‘SEGUNDOU’ NA RESSACA DA VITÓRIA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (7) começa por Cabo Frio, onde o prefeito eleito, Serginho (PL), conquistou o cargo com uma votação recorde: foram 84.317 votos, um percentual de 69,19% dos votos válidos. Venceu em praticamente todas as 313 urnas disponibilizadas neste domingo (6). Uma situação antes distante de acontecer na política da cidade aconteceu. Diante de tamanha polarização, o cabo-friense testemunhou a real democracia, onde um candidato a prefeito de direita se uniu ao vice de centro-esquerda em prol de um mesmo objetivo. Serginho, a esposa Aline, seu vice, Miguel Alencar (União) e toda equipe de campanha, além de amigos e outros familiares, acompanharam o voto a voto no comitê de São Cristóvão. Assim que saiu o resultado, deu algumas entrevistas, foi à Praia do Forte agradecer a vitória e de lá partiram para uma comemoração na casa da deputada Soraya Santos (PL), em São Pedro da Aldeia, apenas para convidados. Já nesta segunda-feira (7), Serginho andou por algumas ruas do Centro para agradecer aos eleitores. Ao passar próximo da agência da Caixa Econômica, gritaram seu nome e teve gente que até saiu da fila para ir abraçá-lo e tirar selfies. Serginho foi bastante cumprimentado nas ruas. Já a prefeita Magdala Furtado (PV) sequer ligou para dar os parabéns. Também não se pronunciou nas redes sociais.
A TRANSIÇÃO É LOGO ALI
Nesta terça-feira (7) será a vez de andar em Tamoios, segundo distrito, para prestar os agradecimentos. Para além disso, conversamos com Serginho para saber das primeiras ações que vai tomar. Ele disse que já oficiou o Gabinete da Prefeitura pedindo informações para iniciar a transição de governo. Também comunicou os órgãos de controle, como Ministério Público, Controladoria e Fazenda. Janeiro é logo ali.
E A PROFECIA SE FEZ
E não é que o ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PMB), acertou em cheio não só com quantos votos (em média) Serginho iria se eleger mas qual seria a diferença dele pro segundo colocado? Quem voltar três colunas antes vai ver que a gente divulgou a “profecia” de Alair. Na ocasião da caminhada de Serginho – que reuniu mais de 20 mil na Praia do Forte uma semana atrás -, o ex-prefeito esteve lá e em entrevista explicou que entre 80 mil e 85 mil iriam escolher Serginho; que Magdala teria de 20 mil a 25 mil votos e que Serginho teria 60 mil votos de frente. Não deu outra. O cara sabe tudo.
ÚNICA CIDADE SEM MULHER NA CÂMARA
Cabo Frio elegeu seus 17 vereadores neste domingo (6). Nenhuma vereadora. Nem umazinha sequer. Eram 78 concorrendo e nada. Algumas chegaram até perto, como Robnízia Martins (Avante), que ficou como suplente do vereador eleito Thiago Vasconcelos (Avante). Outra que bateu na trave foi Alexandra Codeço (REP), que mesmo diante dos 1.982 votos – mais votos que seis dos vereadores eleitos – não conseguiu se reeleger. “É surreal como mulheres não apoiam outras mulheres, se mostrássemos nossa força com certeza faríamos diferença”, disse uma internauta. “Muito triste ver isso”, emendou outra. “As mulheres reclamando que não têm mulheres, a maioria das mulheres de Cabo Frio nunca vai apoiar outras mulheres, triste mas é a realidade”, comentou uma terceira. E por aí vai. A única Câmara Municipal da Região dos Lagos que não elegeu mulher para o legislativo foi a de Cabo Frio. Uma vergonha. Em que pese o número de candidatos ser mais que o dobro das candidatas – dos 264 registros, 78 mulheres e 186 homens -, o resultado é desanimador. Agora é aguardar pra ver, quando 2028 chegar.
QUANTA DIFERENÇA
Acabou o milho, acabou a pipoca. E é vida que segue. Enquanto alguns estão remoendo mágoas e decepção por terem alcançado êxito na votação, Rafael Peçanha (REDE) fez questão de agradecer os votos que recebeu (6.689). Inclusive foi o candidato a prefeito mais votado pelo Rede Sustentabilidade em todo Rio de Janeiro. “Seguiremos na luta sempre e em busca dos próximos desafios, porque nossos sonhos não envelhecem, não cabem e nem acabam numa eleição. Vamos juntos”, escreveu ele em sua rede social.
DEPOIS DO “TCHAU QUERIDA”, VEM AÍ “ARRUMA A MALA AE”
Os memes pós-eleições – sejam eles virtuais ou presenciais – não param desde o final da votação deste domingo (6). Em Cabo Frio, a derrota da prefeita Magdala Furtado (PV), que mesmo com a máquina na mão não chegou a um terço da quantidade de votos de Serginho (PL), já gerou alguns por aí. Depois da faixa escrito “Tchau Querida” em plena ponte Márcio Corrêa, colocaram Magdala dentro de uma Ford Rural, ao som do forró “Arruma a Mala Ae”. A prefeita aparece entre Janio Mendes (PDT) – que teve 795 votos e não conseguiu se eleger vereador – e o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que não conseguiu transferir votos à prefeita e nem à esposa, Kamilla de Marquinho (MDB), que obteve parcos 285 votos.
EMOÇÃO E HIT DAS ELEIÇÕES
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), a primeira-dama Daniele Guimarães, o vice, Leandro da Rasa (SDD), bem como sua equipe de campanha e amigos foram para as ruas da Rasa, na noite deste domingo (6), agradecer pelos 17.517 votos que o levaram à vitória. Chorou bastante e foi muito ovacionado. E, como não poderia deixar de ser, a turma foi pras ruas comemorar ao som de uma música que virou hit da campanha eleitoral: “Vou festejar”, canção de Beth Carvalho, cujo refrão “você pagou com traição a quem sempre te deu a mão” foi a resposta dada a Rafael Aguiar (PL), presidente da Câmara que chegou a ser prefeito interino quando Alexandre foi afastado. Agora à noite, Alexandre participa de um Culto em Ação de Graças, na igreja metodista do Centro.
________________
PORQUE A ZOEIRA NÃO TEM FIM
Já Rafael Aguiar, usou um grupo de WhatsApp local, na tarde desta segunda (7) para enviar uma mensagem de agradecimento e reflexão sobre o processo eleitoral. “Quem não sabe perder, não merece ganhar! Que Deus abençoe a cidade e que quem entrou faça o melhor. A política passa, a amizade fica”, escreveu. Leandro de Búzios (MDB), o candidato a vice, postou um vídeo de gratidão pela campanha. Por outro lado, a turma aproveitou a derrota da chapa de Rafael e Leandro e também “mandou” despachá-los, junto com o grupo da oposição, rumo à Vitória, no caso, a capital capixaba. Além de Rafael e Leandro, compraram passagens para os ex-prefeitos Mirinho Braga e Henrique Gomes, Joãozinho Carrilho (que seria o vice de Rafael antes do fechamento com Leandro), Geraldinho – ex-secretário de Governo de Rafael, Robinho do Salão (que não conseguiu se eleger vereador), Miguel Pereira (PL) – vice-prefeito e pai de Rafael – e o ex-vereador Lorram Silveira – preso em 2021, acusado de chefiar um esquema de venda de alvará dentro da prefeitura no governo anterior ao do prefeito Alexandre Martins (REP).
MAGNO É SÓ ALEGRIA
Quem também teve uma votação avassaladora foi o prefeito reeleito Marcelo Magno (PL). O seu vice na chapa é o Diego Silveira (MDB). Como os votos do Andinho Brito (União) não foram computados porque ele concorreu indeferido, esses votos vão para o vencedor, no caso o Marcelo. Então a porcentagem dele de votos válidos deve chegar a 95%. Andinho sempre falava que era “candidatíssimo” e que os votos seriam computados, só que não foi assim. Até criaram uma pesquisa fake nas vésperas das eleições, dando ganho pro ex-prefeito. A atitude desesperada não adiantou de nada. Em relação aos trabalhos para o segundo mandato, Marcelo destaca a importância de dar sequência ao que fez até agora: “Vamos continuar trabalhando para fazer de Arraial do Cabo uma cidade referência em qualidade de vida. Nosso plano de governo é sólido e cheio de oportunidades reais para a nossa cidade. Vamos consolidar o que construirmos e avançar ainda mais”. A festa da vitória já está no segundo dia, nesta segunda-feira (7) teve mais encontros com a galera da turma cor verde.
________________
PORQUE A ZOEIRA NÃO TEM FIM II
Ainda no Cabo, claro que os memes em relação ao ex-prefeito Andinho (União), que concorreu indeferido, pipocaram dentro e fora das redes sociais. Depois da pesquisa fake publicada por alguns veículos de comunicação que o colocavam na frente do prefeito Marcelo Magno (PL), reeleito com 75,85% dos votos, veio a zoação.
VOTAÇÃO RECORDE
Já em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) foi reeleito prefeito neste domingo (6). O seu vice é Júlio Queiroz (União). Assim como foi em Cabo Frio, com Serginho, e em Arraial, com Marcelo Magno, Fábio do Pastel teve uma votação recorde. Com 76,28% dos votos, totalizando 40.466 votos, o candidato derrotou Cláudio Chumbinho (REP), que ficou em segundo lugar com 11,92%, ou 6.322 votos. Bia (PSDB) ficou em terceiro lugar com 9,36%, totalizando 4.967 votos. E por falar em Chumbinho e Bia, nenhum dos dois falou nada do resultado. Na campanha detonaram Pastel até onde deu. Mas o que não tem remédio, remediado está. Agora é aceitar, dói menos. O jeito é eles irem nas redes sociais e agradecer os eleitores que votaram neles.
MAIOR VOTAÇÃO
Em Iguaba Grande, houve uma votação histórica, elegendo Fabinho Costa (CID) como o novo prefeito, escolhido pelo povo. Seu vice é Marciley Lessa (PL). Fabinho obteve 21.274 votos, correspondendo a 95,09% dos votos válidos, derrotando Marco Antônio (PSB), que ficou em segundo lugar com 3,05%, totalizando 805 votos. Mônica Andrade (PT) ficou em terceiro lugar com 1,31%, recebendo 293 votos. Dos eleitores, 2,45% votaram em branco, e a eleição registrou ainda 4,53% de votos nulos. Fabinho se tornou o prefeito eleito com a maior votação no município, com uma diferença significativa em relação ao seu principal concorrente. A partir de janeiro, Fabinho sucederá o atual prefeito, Vantoil Martins (CID), seu padrinho político, numa posição mais confortável do que quando o atual chefe do executivo assumiu o comando da cidade. Nesse período, o município entrou nos eixos.
FEZ BARBA, CABELO E BIGODE
Falando em Vantoil Martins, ele é só alegria. Fez barba, cabelo e bigode. Elegeu seu sucessor com uma votação acachapante, uma das maiores em todo o estado do Rio de Janeiro, se não a maior, em termos de percentual eleitoral. E ainda elegeu dois vereadores, o sobrinho Allefe Martins (CID), quarto mais votado, com 959 votos, e a Sueli do Galpão (SDD), a Dama de Ferro. Inclusive, Vantoil disse que eleger a Sueli foi algo que o deixou muito emocionado, porque a Sueli é uma pessoa simples, chegou em 2010 a Iguaba, começou a trabalhar como varredora de rua, ficou durante quatro anos varrendo rua até que ele conheceu ela, chamou ela para ser assessora do gabinete dele quando ele foi vereadora, e quando ele virou prefeito, colocou ela como diretora dos serviços públicos, e ela se notabilizou como dama de ferro. Mandava mais de 70 homens, diz que é uma mulher autêntica, mãe, avó, conhecedora dos problemas e da dificuldade da população mais pobre. É aquele tipo de mulher que mete a mão na massa para fazer e dá exemplo de vida. Então, ele falou que não podia deixar de encerrar esse ciclo dele à frente do poder executivo sem reconduzir uma mulher à Câmara, porque há 15 anos a Câmara de Iguaaba Grande não tem uma mulher na vereança. Então, a última foi em 2009.
DANIELA “DE CHIQUINHO”
Em Araruama, a nova prefeita eleita é Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB). Sua vice é Verônica Januário (NOVO). Como já era de se imaginar, e como o próprio Sérgio Ribeiro (DC) havia comentado na semana passada, a cidade estava vivendo um clima de indecisão. E foi dito e feito. Em relação a outros municípios, a diferença foi um pouco mais apertada. Com 54,44% dos votos, totalizando 41.664 votos válidos, a candidata derrotou Penha Bernardes (PL), que ficou em segundo lugar com 38,63%, somando 29.564 votos. Logo após as eleições, Daniela comemorou a vitória em um trio elétrico em frente à Praça Menino João Hélio, junto com Verônica, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) e o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB). Eles até entraram no lago na Praça da Bíblia. Que coisa, hein?! Chiquinho, como sempre, não perde a oportunidade de se exibir em público, parece que ele foi o eleito (bem que ele queria). Mas, como sempre, deu um dos seus indefectíveis coices, logo na imprensa. Quando um repórter da Litoral News tentava entrevistar Daniela, veio logo ele “sem educação” dizendo que naquele momento ela não ia dar entrevista porque era hora de conversar com o povo. E Daniela obedeceu na hora, numa subserviência que Chiquinho adora. Do estúdio, o jornalista Sidney Marinho, que é uma pessoa mega gentil, um gentleman, ficou muito indignado com a atitude do ex-prefeito inelegível e disse que nunca mais o chama de Chiquinho da Educação, mas “Sem Educação”. Sidney pegou foi leve com esse cidadão.
AGRADECERAM PELOS VOTOS
Por outro lado, Penha Bernardes (PL) agradeceu em suas redes sociais nesta segunda-feira (7) aos eleitores pelos quase 30 mil votos conquistados. Ela afirmou que pretende continuar firme e forte em seu legado político na cidade: “Quero fazer um agradecimento especial a Deus e a cada um de vocês. Gente, eu não tinha um time, eu tive um exército, e juntos lutamos com todas as nossas forças para construir uma Araruama mais justa e igualitária. Também agradeço aos eleitores e ao André Mônica (União), que esteve ao meu lado, caminhando pelos quatro cantos da cidade”. Penha reafirmou que a luta continua e que não tem preço, mas sim valores: “A gente sabe hoje a máquina poderosíssima que estávamos enfrentando. Infelizmente, o dinheiro influencia muito a vida das pessoas”. Sobre agradecer à sua adversária eleita, Penha não comentou. Dá para perceber que Penha não vai deixar a peteca cair neste momento e sempre será a pedra no sapato da atual gestão. Quem também não deixou de agradecer aos seus eleitores foi Sérgio Ribeiro (DC). Ele falou que vai ser mais uma voz para a população de Araruama: “Agradeço a todos que estiveram comigo na caminhada e também ao meu vice, Gal Bragança (DC), que seguiu firme e forte comigo. Aos eleitores, muito obrigado! Este é apenas o começo! Tudo que comecei na minha vida exigiu muita persistência e trabalho duro para eu chegar onde cheguei. Posso afirmar que hoje Araruama tem mais uma voz! Uma oposição sim, porém, uma oposição que veio pra somar”. Sérgio também não comentou nada sobre Daniela, que foi eleita. É, dá pra ver que ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte.
O MAIS VOTADO
Ainda sobre Araruama, Daniela conseguiu uma base forte na Câmara através dos vereadores escolhidos. Na base do governo, quem recebeu o maior número de votos foi o Thiago Pinheiro (MDB). Além dele, outros conseguiram se reeleger, entre eles, Roberta Barreto (MDB), Amigo Walmir (REP), Júlio César (MDB), Nelsinho do Som (REP), Magno Dheco (MDB), Thiago Moura (CID), Carlinhos de Deus (CID) e Carlos Russo (PRD). Já pela oposição, se reelegeram o Oliveira da Guarda (União), Aridinho (PL) e Eloi Ramalho (SDD). Se elegeram, ainda, Diego de Ciraldo (REP), Armando Polati (PRD), Rodriguinho das Excursões (Novo), Anderson Moura (PL) e Fábio da Ração (PDT). Pelo que parece, a oposição vai continuar no pé do governo atual. Daniela que se cuide porque, a partir do próximo ano, vai receber muita pressão, ainda mais que está exercendo pela primeira vez um cargo político. A maior novidade foi a entrada do Anderson Moura. Anderson é alinhado com Penha e vai estar no centro das atenções na Câmara Municipal.
VITÓRIA “DAQUELAS”
E por falar em Lucimar Vidal (PL), ela foi eleita prefeita de Saquarema neste domingo (6). A vice-prefeita de sua chapa é a Dra. Raquel (União). Como já era esperado, Lucimar venceria de goleada seus adversários, ainda mais por liderar as pesquisas de intenção de votos. E a vantagem foi expressiva. Com 81,68% dos votos, totalizando 53.788 votos, a candidata derrotou Paulo Melo (MDB), que ficou em segundo lugar com 12,03% (7.923 votos). Em seguida, ficou Rômulo Gomes (Novo), com 6,29% (4.143 votos). Dos 65.854 votos válidos, 1,45% dos eleitores votaram em branco. A eleição teve ainda 3,22% de votos nulos. Lucimar propõe dar continuidade aos projetos da atual gestão da prefeita Manoela Peres (PL). Para comemorar com grande estilo, a famosa trinca de ases – Lucimar, Raquel e Manoela – fez a festa da vitória pelas ruas de Bacaxá, logo após a divulgação do resultado das eleições. E pensam que acabou? Que nada! Nesta segunda-feira (7), ainda aconteceu a carreata da vitória em Bacaxá. Quem deve estar lamentando neste momento são seus adversários, que acreditaram até o fim em um milagre, mas não aconteceu. Agora, é pensar na próxima daqui a quatro anos e focar mais nas campanhas, em vez de ficar criticando o atual governo.
TODOS ELEITOS DA BASE
Falando em Lucimar, ela conseguiu colocar todos os 13 vereadores da base do governo. Ninguém entrou pela oposição. Isso foi um feito histórico na cidade. Até para exercer a função como prefeita, ela terá mais capacidade de aprovar diversos projetos pela Câmara Municipal no início de seu mandato, já em janeiro. Quem foi o mais votado foi Welington de Peres (PL). Em segundo lugar, ficou Heber Kilinho (PSDB), seguido por Abraão da MelGil (União), Rafael Badá (SDD), Dra. Renata (PP), Pitiquinho (União), Adriana de Vander (SDD), Pedro Ivo (PL), Dinei do Raio X (PSD), Roberto Ramalho (PL), Elísia Rangel (PSD), Leandro Franco (PSDB) e Vanildo (PP). A oposição, nessa altura, deve estar roendo todas as unhas possíveis, porque foi uma enorme decepção. Ninguém imaginava que isso iria acontecer. Mas surpresas acontecem. Agora não adianta chorar pelo leite derramado.
DA ÁGUA PARA O VINHO
E quem não deixou de comentar sobre as eleições foi Paulo Melo (MDB). Esse sim demorou a se comunicar em suas redes sociais. Todo mundo na cidade já estava falando que ele tinha sumido e que não iria falar nada depois da derrota cachapante nas urnas. Mas, nesta segunda-feira (7), ele agradeceu a todo mundo: “Estou passando aqui para agradecer a cada um de vocês que estiveram comigo durante mais um desafio. Agradeço não apenas pelo apoio, mas também pelas conversas, pelas trocas de ideias e pela paixão que vocês demonstraram ao longo dessa jornada. Aos candidatos, a toda a população que acreditou em mim e à minha querida amiga, Nurimar do Comércio (MDB), meu mais profundo obrigado!”. E olha que Paulo surpreendeu a todos ao desejar sucesso para a prefeita eleita Lucimar Vidal. Quem diria, hein?! É para ficar com uma pulga atrás da orelha. Outro que também agradeceu pelos votos foi Romulo Gomes (Novo). Só que ele falou da prefeita eleita: “Lucimar, eu realmente espero que Deus te guie e te dê sabedoria para liderar e cuidar da nossa cidade. Que sua gestão possa ser marcada por ações e diferenças na vida das pessoas”. É para arregalar os olhos mesmo. Antes das eleições, cuspiam maribondos em relação a Lucimar; após as eleições, tudo são flores. É, para vocês verem como é a política: tudo muda da água para o vinho.
NOITE DE VITÓRIA
O deputado federal Washington Quaquá (PT) foi eleito prefeito de Maricá neste domingo (6). O seu vice na chapa é o Joãozinho Maurício (PT). Com 73,74% dos votos, no total de 91.789 votos, o candidato derrotou o Fabinho Sapo (PL), que ficou em segundo lugar com 22,30%, com 27.755 votos. Dr. Cláudio Ramos (Novo), ficou em terceiro lugar com 2,37%, com 2.951 votos. A outra candidata, Márcia Santiago (PMB) ficou em quarto, com 1,59%, com 1.984. De 137.678 votos válidos, 3,93% dos eleitores votaram em branco. A eleição teve ainda 5,66% de votos nulos. Depois das eleições, Quaquá comemorou a vitória junto com Joãozinho e o prefeito Fabiano Horta (PT). Durante o seu discurso, Quaquá agradeceu ao povo de Maricá: “Dia em que o povo escolheu democraticamente seguir um legado de transformação que passará por processos ainda mais grandiosos, elevando ainda mais o patamar do nosso país. Viva a democracia! Vale ressaltar que Quaquá vai suceder o atual prefeito Fabiano Horta para o próximo ano.