InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (6)

O fim de semana "de pernas pro ar" de José Bonifácio com o neto; prefeito de Cabo Frio recebe pesquisadores da Uenf e fecha avenida da Praia do Forte; Vantoil Martins anuncia cancelamento do Réveillon e procura estreitar laços com Agenersa; Alexandre Martins comparece a campeonato de surfe; Araruama firma convênio com Proeis; Fábio do Pastel participa de encontro de motos; a expectativa em Arraial pela liberação da estrada da Prainha; PL do auxílio tecnológico em Saquarema; e muito mais...

VISTORIANDO A CIDADE
Coluna Boca Miúda começa nesta segunda-feira (6) por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT), passou boa parte do dia vistoriando os pontos de alagamento da cidade junto com secretário de Governo, Davi Souza; a secretária de Obras, Tita Calvet e Janio Mendes. A chuva torrencial que caiu essa madrugada trouxe diversos transtornos ao município. Por telefone, Zé informou que esteve nos locais mais afetados. Já na parte da tarde, ele convocou uma reunião às pressas com a Prolagos, Comsercaf, Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, para requisitar um planejamento em conjunto com a concessionária e equipe da prefeitura, para garantir que, numa situação similar ao que aconteceu nessa noite, o volume de água possa fluir com mais rapidez. Segundo Bonifácio, nesta noite foram 80 milímetros de chuva: “Isso é um volume assustador. Estamos limpando os bueiros da cidade, mas ainda há muita coisa que precisa ser feita”, disse o prefeito.

REUNIÃO PRA JÁ!
Bonifácio adiantou ainda que na reunião com Prolagos e secretariado, pediu às equipes para apresentarem um planejamento até a próxima quinta-feira (9), com objetivo de fazer com que as duas saídas de água (da Praia do Siqueira e Jardim Excelsior) estejam preparadas para abrir mais rápido as comportas, e assim assegurar o escoamento das águas pluviais com mais velocidade, evitando alagamentos. Sobre a ida dele a Campos para dar início as tratativas da parceira com a UENF, inicialmente prevista para terça (7), acabou adiado para próxima semana. Prefeito disse que de tarde irá a Tamoios acompanhar a chegada dos cavalos e a montagem das baias, porque a partir de quinta-feira (9), começa a Expo Mangalarga Marchador especial de Natal: “Quero acompanhar tudo de perto”, destacou.

FIM DE SEMANA EM FAMÍLIA

Conforme você leu aqui nesta sexta (3), o fim de semana do prefeito José Bonifácio (PDT) foi “de pernas pro ar” com o neto, lá no Rio de Janeiro. O vovô coruja acompanhou João no campeonato dele de futebol, levou o neto para comer macarrão e tava todo feliz com o contato. O neto cobra a presença de Bonifácio que, desde que assumiu a Prefeitura cabo-friense, anda meio atarefado e tem se ausentado. Ai o prefeito foi lá e aproveitou para dar uma descansada do dia-a-dia corrido.

HAJA PANO PARA MANGA

Por falar em Zé Bonifácio, o prefeito de Cabo Frio assinou mais uma medida impopular na última sexta-feira (3). Desta vez, na canetada, Bonifácio determinou o fechamento da Avenida Macário Pinto Lopes, ao lado da orla da Praia do Forte, até as 5h do dia 03 de janeiro de 2022. Ou seja, na prática, uma das vias mais movimentadas de Cabo Frio vai ficar fechada por quase um mês. Se os vereadores da cidade já estavam indignados com o fechamento da avenida de sexta a domingo, imagina o que vão dizer do novo decreto? A sessão da Câmara desta terça (7) promete.

SEGUINDO A TENDÊNCIA

Enquanto isso, em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) anunciou, nesta segunda-feira (6), o cancelamento da programação de Réveillon do município. Até semana passada, estavam confirmados quatro dias de festas para receber 2022. Contudo, Martins optou pela cautela e seguiu a tendência já adotada por quase todas as capitais do Brasil, como o próprio Rio de Janeiro, e cidades da região, como Cabo Frio e Araruama. O motivo da preocupação são os casos da nova variante da COVID-19, Ômicron, registrados no Brasil. Vantoil afirmou ao Portal RC24h que ainda há a possibilidade de acontecer a tradicional queima de fogos em Iguaba, mas não está confirmado. Sobre o Carnaval, o prefeito disse que também pode ser cancelado. Contudo, Martins disse que vai ficar de olho nos dados epidemiológicos para cravar a decisão.

REUNIÃO COM AGENERSA

Além do anúncio do Réveillon, Vantoil passou parte da segunda-feira (6) reunido com o vice-presidente da Agenersa, Vladimir Macedo. O prefeito não quis adiantar o teor da conversa que teve com o executivo, mas informou à coluna que está na busca de estreitar relações com a agência reguladora com foco, principalmente, na fiscalização da Lagoa de Araruama. O ponto de atenção principal do prefeito iguabense são os trechos em que há despejo clandestino de esgoto na laguna. Fiscalizar, inclusive, é uma das atribuições da Agenersa, que também vistoria o trabalho da Prolagos e Águas de Juturnaíba, que são as concessionárias de água e esgoto que atendem à Região dos Lagos. Esse é o primeiro encontro entre os dois, mas parece que parcerias oportunas, muito brevemente, devem surgir. O presidente da Câmara, Balliester Werneck (CID), o líder do Governo iguabense no Legislativo, Luciano Silva (CID), também participaram da reunião, assim como o secretário de Planejamento de Iguaba, Eron Bezerra. O vereador de Arraial do Cabo Juliano do Distrito (PSD) foi outra participação no encontro. Por ser pescador e por Arraial também ser banhada pela laguna, Juliano manifestou interesse de estar no encontro.

FINAL DE CAMPEONATO

No mesmo fim de semana da aguardada abertura do Natal de Iguaba Grande, terminou a 2ª edição do campeonato de futebol amador da cidade. A final terminou com Boa Vista se sagrando campeão em um jogo contra o Cidade Nova. O prefeito, Vantoil Martins (CID), acompanhou a partida e parabenizou o time vencedor e o segundo colocado do torneio. Nas redes sociais, Martins comemorou as estatísticas do campeonato, que teve 14 equipes participantes, 364 atletas inscritos, 70 integrantes das comissões técnicas e nove integrantes da equipe de arbitragem. Ao todo, foram 58 jogos, 513 substituições, 161 gols marcados, 300 cartões amarelos aplicados e 25 cartões vermelhos. Somando as inscrições das equipes com a punição dos cartões recebidos pelos atletas, o campeonato arrecadou 652 brinquedos para doação às crianças.

DEU ONDA!

O sabadão de céu aberto na península mais charmosa da Região dos Lagos deu o tom da disputa de surfe “Búzios Garytos Pro Am 2021”. A etapa foi decisiva para o circuito estadual da modalidade. O surfista buziano Theo Frésia levou a medalha de ouro na competição, que ainda teve a Aysha Ratto, de apenas 14 anos, que foi a 4ª colocada no evento, na Praia de Geribá. O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), compareceu a disputa e, nas redes sociais, elogiou Theo e Aysha, que, nas palavras de Martins, “são talentos natos e representam muito bem a cidade”.

LIVE DO ALEXANDRE

Ainda falando de Alexandre Martins, o prefeito buziano, que voltou a realizar lives na semana passada, agendou um novo encontro ao vivo com a população pelas redes sociais para esta terça-feira (7). Mais uma vez, Martins deve receber convidados da gestão para fazer a tradicional prestação de contas dos trabalhos. Além disso, na conversa, com transmissão pelo Facebook a partir das 19h30, também será falado da esperada cantata de Natal buziana.

ARARUAMA NO PROEIS

A Coordenadoria do Programa Estadual de Implementação de Serviços (CPROEIS) recebeu a secretária de Segurança Pública de Araruama, Flávia Correia, nesta sexta-feira (3) para oficializar o convenio com o município. Através do programa, o efetivo das forças de segurança nas ruas será reforçado. Nas redes sociais, a prefeita, Lívia Bello (PP), escreveu que se trata de um “convênio de suma importância para segurança pública no município”. Além de Araruama, a cidade de Miguel Pereira também aderiu ao convênio na mesma ocasião.

FOGOS SEM FESTA

Ainda em Araruama, a Prefeitura publicou um decreto no fim de semana determinando como será o esquema do Réveillon na cidade. O documento autoriza somente a queima de fogos e o uso obrigatório da máscara de proteção para evitar aglomeração na festa de chegada de 2022. O decreto diz, ainda, que não é permitido montagem de palco para grandes shows. O uso de máscaras de proteção será exigido pela Guarda Municipal. Além disso, o município já realizou licitação para contratar empresa especializada com 100 profissionais para dar apoio à guarda civil municipal neste dia para exigir que a população use a máscara de proteção e, após a queima de fogos, dispersar a população para suas casas e, assim, conter aglomerações. A Prefeitura ainda vai transmitir a queima de fogos em 31 de dezembro ao vivo pela página oficial no Facebook.

CHIQUINHO DA ARTICULAÇÃO

Em mais uma de suas articulações, o ex-prefeito e primeiro-cavalheiro de Araruama e pré-candidato a deputado estadual, Chiquinho da Educação (PATRI), esteve com o deputado federal Júlio Lopes (PP/RJ). A conversa foi em uma tradicional cafeteria de Araruama. Segundo Chiquinho, os dois tomaram um café e falaram de projetos para o estado do Rio de Janeiro. Será que do cardápio desse encontro vai sair dobradinha para o ano que vem? A conferir.

ENCONTRO DE MOTOS NA ALDEIA

Enquanto Búzios teve evento de carros antigos e campeonato de surfe e Iguaba Grande realizou final de torneio de futebol amador, a pedida do fim de semana em São Pedro da Aldeia foi o encontro de motociclistas. Segundo balanço da Prefeitura, a 16ª edição do evento reuniu motoclubes de todo o Estado, além de um público de cerca de 10 mil admiradores do rock and roll e das máquinas de duas rodas. Foram três dias de programação com shows musicais, área de expositores e tendas de comidas e bebidas. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), prestigiou o encontro e brincou ao publicar uma foto em uma moto nas redes sociais: “Quem vê assim até pensa. Não ando nem de bicicleta, pra não cair”.

ISAÍAS DA CASTRAÇÃO

O vereador de São Pedro da Aldeia Isaías do Escolar (PROS) levou mais duas cadelinhas da cidade para serem castradas nesta segunda-feira (6). A iniciativa do edil começou desde antes dele assumir mandato na Câmara Municipal. Mel e Pandora são duas cachorrinhas que moram no bairro Baleia. Isaías faz esse trabalho uma vez por mês, com animais de rua ou resgatados da rua. Ainda nesse mês, o parlamentar levou para castração uma gata que vive no bairro Boqueirão e já tem agendada outra para o dia 15 de dezembro. O trabalho serve para evitar a superpopulação de animais nas ruas. Fica o exemplo.

EXPECTATIVA A MIL

Com a chuva na madrugada desta segunda-feira (6), a Estrada da Rebeche, via alternativa para entrada em Arraial do Cabo, voltou a virar aquele mar de lama quase que intrafegável. Desde que o acesso pela Prainha foi interrompido por conta das obras para contenção da RJ-140, tem sido assim: Choveu, f…. A pista da Prainha vai ser liberada nesta terça (7), conforme determinou o prefeito Marcelo Magno (PL). Exatamente uma semana após o prazo original, de 30 de novembro. O ‘toque final’ que falta é a pintura da faixa amarela que pode ser concluída nesta terça-feira (6), se o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens, Hebert Marques der seu aval, mas isso não vai atrapalhar a inauguração tão esperada. A inauguração tem presenças confirmadas do secretário de Obras do Estado, Max Lemos e do próprio Herbert. Fica a expectativa, porque, do jeito que está, não dá.

CONSELHO DE CULTURA

Em Maricá, o domingo (5) foi de eleição para os novos membros do Conselho Municipal de Cultura. A votação promovida pela Prefeitura foi no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro da cidade. No total, foram eleitos 14 candidatos da sociedade civil e 14 indicados pela gestão na IV Conferência da Cultura de Maricá.

AS BONIFICAÇÕES SAQUAREMENSES

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM), anunciou, nesta segunda-feira (6), o envio à Câmara de dois projetos para fazer o servidor municipal sorrir de orelha a orelha no fim de ano. O primeiro é o (polêmico) auxílio tecnológico, que também foi proposto em quase toda a Região dos Lagos. Em Saquarema, a ideia de Manoela é pagar R$3 mil deste auxilio para os professores da rede municipal em exercício. O outro beneficio é um abono especial natalino. Dirigido a todos os servidores ativos, inativos e pensionistas de Saquarema, o valor proposto é de R$1 mil. A prefeita disse, em vídeo, que espera a aprovação dos projetos pelo Legislativo.

INDIRETAS NO TWITTER
É de conhecimento comum que o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) foi eleito com a ‘benção’ de ex-prefeito, Dr. Aluízio Jr. (MDB). Mas já tem algum tempo que a relação desandou. Mas neste final de semana, a briguinha foi no Twitter, onde o ex-prefeito destilou uma indireta: “ Os corredores do HPM nunca foram silenciosos. Já gritaram em dor, em superlotação, mas nunca foram omissos. Não ficarão calados assistindo o desmonte orquestrado”. Welberth já é conhecido nos bastidores por favorecer amigos, mas, dizem por aí, que tem feito algumas coisas Aluízio não aceitaria, mas ninguém ainda descobriu o porquê do rompimento entre os dois. Estamos curiosos também em saber o motivo disso tudo.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content