BUSCANDO RECURSOS
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (6) começa por Cabo Frio, no dia em que o prefeito Serginho (PL) decretou estado de calamidade financeira no município pelos próximos 6 meses. O anúncio foi feito no início da tarde, por meio da rede social da Prefeitura. Com dívidas que ultrapassam R$ 1,4 bilhão, fora as irregularidades, Serginho busca reorganizar as finanças e priorizar os serviços essenciais para a população. Antes disso, ligou para o governador Cláudio Castro (PL), explanando a situação. Seguiu para a capital, onde conseguiu uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello. Foi acompanhado da secretária municipal de Saúde, Beatriz Trindade, e do secretário de Comunicação, Paulo Becker. O encontro serviu para discutir soluções emergenciais para os problemas enfrentados no sistema de saúde do município. Serginho apresentou as principais demandas da cidade, incluindo a reestruturação de hospitais, a regularização de repasses e a ampliação de serviços essenciais à população. O prefeito também ressaltou a necessidade de parcerias urgentes para garantir o pleno funcionamento da rede de saúde, que atualmente enfrenta desafios críticos. “A saúde de Cabo Frio precisa de uma resposta imediata. Nosso compromisso é garantir que nenhum cidadão fique sem atendimento e que a população sinta, o mais rápido possível, os efeitos das mudanças que estamos implementando”, destacou o prefeito, que agradeceu ao governador. “É um grande parceiro, agradeço pelo empenho e a ajuda que já foi oferecida. Estamos tomando decisões firmes e buscando apoio para reorganizar Cabo Frio. Não será um trabalho fácil, mas nossa prioridade é devolver dignidade aos moradores da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
FIM DE SEMANA CHEIO E MADRUGADA NA UPA
E o fim de semana foi literalmente sem descanso pra Serginho. Foi pra Tamoios, onde acompanhou o mutirão de limpeza nas ruas do segundo distrito – trabalho que vai continuar por toda a semana – acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Jefferson Vidal, e do presidente da Câmara, Vaguinho (PL). No domingo (5) à tarde, reunião com a Comsercaf, que durou um bom tempo. Mal dormiu, acordou na madrugada desta segunda-feira (6) e às 4h30 já estava dentro da UPA do Parque Burle, para conferir se a equipe estava completa e se os pacientes estavam satisfeitos com o atendimento. A resposta foi positiva. De lá, foi fazer atividade física – que ele não dispensa, antes do trabalho, pra aguentar o tranco. Ufa!
GARAGEM IRREGULAR
Ainda em Cabo Frio, o secretário de Mobilidade Urbana, Josias da Swell, também tem bastante trabalho pela frente. No fim de semana, não parou. No sábado (4), ele participou de operação conjunta com o Inea, quando interditaram uma garagem irregular, que estava sendo utilizada por uma empresa que faz a linha (regular autorizada) Cabo Frio x Betim (MG). O local foi interditado e não pode receber mais nenhum ônibus desde esta segunda-feira (6). “Por ser uma linha regular, a empresa só tem autorização de circular na cidade para embarque e desembarque de passageiros na Rodoviária de Cabo Frio, e da rodoviária para uma garagem regular. O que não era no caso em questão. Portanto, foi cumprida a exigência estabelecida no novo decreto, que trata sobre a circulação de ônibus na cidade”, explicou Josias. E nas primeiras horas de domingo, junto com sua equipe, esteve no Foguete (imagem à esq.) para apurar as denúncias de entrada e estacionamento irregular de ônibus de turismo no bairro.
LGBTQIA+ EM AÇÃO
Continuando pelo município cabo-friense, a turma da superintendência LGBTQIA+ está a todo vapor. Além de organizar o departamento, tem percorrido algumas pastas, com vistas a parcerias e trabalho conjunto. Nesta segunda-feira (6), a superintendente, Bárbara Barrozo, e o supervisor, Vinícius Condeixa, estiveram na Assistência Social, onde se encontraram com o secretário Flávio Moreira e a advogada Cíntia Meirelles. Segundo Bárbara, foram muito bem recebidos e em breve haverá boas notícias. Aguardem.
MUDANÇAS NO SECRETARIADO
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) continua a todo vapor neste início de segundo mandato, aliás, mais do que nunca. A cidade está lotada e há muito trabalho a fazer. Para tanto, conta com o trabalho do primeiro escalão, cujos secretários, a exemplo do chefe, começam a trabalhar cedinho. Falando nisso, ficamos sabendo que outras novidades dentro do secretariado cabista devem ser anunciadas ainda nesta semana. É aguardar pra ver.
BOTARAM O PEITORAL PRA JOGO
Ainda no Cabo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Dieguinho (PL), fez uma comemoração, no fim de semana, em sua casa, com direito a piscina e drinques. O clima descontraído, com peitorais desnudos, foi a oportunidade perfeita para ele agradecer ao secretário de Governo, Thiago Fantinha. Dieguinho foi eleito por unanimidade e vai comandar o legislativo cabista no biênio 2025-2026. Além de Fantinha, estiveram por lá os amigos Diego Moura, Rafael e Peri.
“ANIMADO PARA O NOVO DESAFIO”
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) nomeou Thomas Weber como o novo secretário de Turismo. Na imagem, Weber num encontro com o empresário Cristiano Marques, o Tutu, que já foi secretário adjunto da pasta no primeiro mandato de Alexandre. “Estou animado para esse novo desafio e entusiasmado em mapear as ações em andamento para desenvolver um plano de trabalho eficaz, especialmente durante a alta temporada”, disse. E know-how não falta a Thomas, morando em Búzios desde 1981 e empresário do setor hoteleiro, já atuou no Búzios Convention & Visitors Bureau, no Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Sindsol) e foi presidente da TurisRio.
SUBPREFEITO EM MARIA JOAQUINA
Continuando em Búzios, o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Rafael Aguiar, postou um storysta segunda-feira (6), confirmando que aceitou o desafio de trabalhar como subprefeito em Maria Joaquina, bairro que é colado no município buziano, mas que pertence, legalmente, a Cabo Frio. Apesar de ser território cabo-friense, moradores da região utilizam os serviços públicos em Búzios, principalmente Saúde e Educação. No vídeo, Rafael agradeceu ao prefeito Serginho e disse que vai executar a missão “com muito amor e carinho” e pediu paciência e colaboração dos moradores. “Uma missão muito árdua mas com muita confiança de Serginho”.
MUTIRÃO DE SERVIÇOS
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), começou o ano com o pé no acelerador. No último sábado (4), o foco dele foi um mutirão realizado juntamente com o secretário de Serviços Públicos, Mauro Oliveira, e o secretário de Obras, Alexandre Freitag, no bairro Parque dos Desejos. Os trabalhos começaram logo cedo, com ações concentradas na Estrada Nossa Senhora da Nazareth e em várias ruas do bairro. Entre os serviços realizados estavam roçagem, desobstrução de esgoto, retirada de entulhos, poda de árvores e melhorias na iluminação pública.
RELAÇÃO SALUTAR
Apesar do susto da semana passada, quando o vereador Márcio Soares (PL) – que nos bastidores diziam que seria a preferência do prefeito Fábio do Pastel (PL) – não foi eleito presidente da Câmara, derrotado por Jean Pierre (PP), se engana quem pensa que o prefeito vai ter um caminho dificultado no legislativo. Até porque Jean Pierre foi líder dele na Casa no primeiro governo de Fábio. E agora, com Jean Pierre presidente, a aposta é que essa relação flua com naturalidade. Além disso também, a avaliação que o núcleo duro do governo Fábio faz é que nesse segundo mandato dele as coisas estão muito mais favoráveis. Porque no primeiro mandato ele não tinha vereador, nenhum da base, eram todos da oposição. Nesse, ele tem vários da base dele, e o presidente é um parceiro já desde o primeiro mandato. Então, a aposta é que tudo corra bem entre os dois e que a relação entre os poderes executivo e legislativo, além de salutar, seja muito melhor do que foi no primeiro mandato de Pastel.
“BOBALHÃO ATACADÃO INELEGÍVEL”
Já em Araruama, o empresário e ex-candidato a prefeito, Sérgio Ribeiro, soltou um vídeo na noite de sábado (4), bem descontraído, sobre a “fake” espalhada pelo ex-prefeito da cidade, Chiquinho da Educação. Mas bem que Chiquinho queria muito que fosse verdade. Chiquinho inelegível disse aos quatro cantos que o prefeito de Cabo Frio, Serginho, ordenou que Sérgio retirasse os banners referentes ao Cabofolia da Praia do Forte, dando a entender que prefeito cabo-friense e empresário estariam com a relação tremida. Mas não foi nada disso. Antes mesmo de tomar posse, Serginho já havia entrado em contato com Sérgio, que promove a micareta cabo-friense, dizendo que não gostaria do material de propaganda na orla da praia. Sérgio aceitou de pronto e não viu problema nenhum nisso. “Eu prontamente falei para Serginho que é ele quem manda. A gente tem que respeitar a sua vontade. O mais engraçado é que isso gerou aqui em Araruama com o bobalhão atacadão inelegível postando como se o Serginho estivesse contra o evento, e aí alguns puxa-sacos aplaudiram.” Como diz o ditado, “quem ri por último, ri melhor”.
“ELES VÃO PRA PQP, O PAU VAI COMER”
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), não tem papas na língua, mesmo. Ao apresentar suas propostas, disse que a segurança pública é um dos pontos cruciais para melhorar a imagem da cidade. Garantiu que qualquer criminoso que tente intimidar as forças de segurança e as autoridades enfrentará a dura face da lei: “Não vou admitir controle armado de território com fuzil, não vou permitir que vagabundo do Minha Casa, Minha Vida roube as casas das pessoas, roubou mais de 100 apartamentos. Vamos fechar as entradas e saídas da cidade com portais de segurança, câmeras inteligentes. Vai ficar ruim para a bandidagem de Maricá, vai ficar muito ruim para eles, eles vão pra p**a que p**iu, o pau vai comer.” E pronto. Quem vai encarar?
REFERÊNCIA NA SAÚDE
Falando em Quaquá, ele e a primeira-dama de Maricá, Gabriela Lopes, marcaram presença na inauguração do novo setor especializado do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, dedicado à realização de endoscopias, colonoscopias e biópsias de mama, próstata e tireoide. “É mais um avanço significativo para garantir um diagnóstico preciso e ágil, fortalecendo a saúde pública de Maricá. Seguimos trabalhando para oferecer cuidado humanizado e infraestrutura de excelência à nossa população. Maricá é referência”, escreveu ele em sua rede social.
REUNIÃO DE ALINHAMENTO
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), iniciou a semana com um encontro importante sobre o programa Escola Viva. Ela se reuniu com os secretários de Relações Institucionais, Antônio Peres, e de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Patrícia Oliveira. Lucimar pretende dar ênfase à educação, dando continuidade ao trabalho da ex-prefeita Manoela Peres, que realizou diversas obras e inaugurações. Atualmente, Manoela ocupa o cargo de chefe de Governança e Sustentabilidade na prefeitura. Além disso, Lucimar já está atenta aos eventos da cidade. O calendário deste ano está finalizado e promete fomentar ainda mais o turismo e economia locais.
REUNIÕES NO FIM DE SEMANA
Em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) continua realizando diversas reuniões estratégicas. No final de semana, ele estava a “mil por hora”. Todo prefeito, no início de seu mandato, sabe que tem muito trabalho pela frente. No sábado (4), se reuniu com o Conselho Municipal de Educação, ocasião em que foi aprovada, por unanimidade, um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) com o TCE, que abrirá caminho para a contratação de mais professores. Os dados apresentados pelo procurador-geral, Renato Vasconcellos, revelaram que o relatório de transição apontou uma carência superior a 500 professores na rede municipal. Já em pleno domingo (5), ele se reuniu com os profissionais de saúde que estarão na linha de frente do atendimento na cidade. O encontro foi um momento de alinhamento, no qual foi reforçada a importância e a responsabilidade na área da saúde. Assim como em Cabo Frio, tanto a saúde quanto a educação de Rio das Ostras enfrentam um verdadeiro caos deixado pela gestão anterior.