InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (6)

Marcelo Magno e Vantoil Martins finalistas do Prêmio Band de Cidades Excelentes; Maricá também figura na premiação; Lei sancionada por Magdala Furtado repercute; O caroço no angu do secretariado de Lívia de Chiquinho e os passos para a terceira via em Araruama; Alexandre Martins feliz da vida, com Fluzão campeão das Américas; Evento de samba Anima São Pedro da Aldeia... E muito mais!

FINALISTAS DE PREMIAÇÃO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (6) começa falando da premiação Band Cidades Excelentes, realizada na Fecomércio, no Rio, nesta tarde. Os prefeitos de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), estiveram presentes e emplacaram a Região dos Lagos na lista de finalistas do prêmio. Arraial se destacou nas categorias Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Estadual Geral. Acompanhado do secretário de Saúde, Jorge Diniz, Marcelo declarou à coluna que “é uma honra Arraial estar entre as cidades finalistas do prêmio”. “Esse resultado demonstra a dedicação e o esforço dos secretários e servidores em construir uma cidade cada vez melhor pra viver”, finalizou o prefeito.

_______________

REUNIÃO GERAL

Enquanto isso, nas terras de Arraial do Cabo, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, aproveitou a segunda-feira (6) para fazer uma reunião de metas com os professores e discutir os indicadores da educação na cidade. Em síntese, foi uma reunião de alinhamento com o setor pedagógico, como mostra o vídeo acima.

CAPACITAÇÃO TURÍSTICA

Ainda falando de Arraial, teve início, nesta segunda-feira (6), o curso de capacitação para atendimento ao turista na cidade. Cerca de 100 servidores de diversos setores do município participam da iniciativa, que terá dois dias de atividades. O curso, ministrado por especialistas do Sebrae na sede da Faetec, trabalha ferramentas e metodologias voltados para a qualidade, que alinhadas, possibilitam a implantação de um melhor serviço para os visitantes. A ação é coordenada pela secretaria de Turismo, por meio do Qualificatur.

IGUABA NO CIDADES EXCELENTES

Voltando a falar do Prêmio Band Cidades Excelentes, Iguaba Grande foi finalista, pelo 2º ano consecutivo, em duas categorias na premiação. A Prefeitura conseguiu as classificações em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Vantoil Martins compareceu ao evento ao lado do chefe de Gabinete, Fabio Costa; e dos secretário de Educação e Governo, Jales Lins; de Obras, Alexandre Freitag; e de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins; além dos subsecretários de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Rayna Conceição; e de Governo, Luiz Fernando Lima. Vantoil afirmou que é uma grande satisfação esse reconhecimento de estar como finalista nas categorias entre as três cidades com menos de 30 mil habitantes do estado. “Administrar uma cidade é um grande desafio. Estarmos entre os finalistas do prêmio é a certeza de que estamos no caminho certo no nosso governo. Um dos principais objetivos do governo é dar melhores condições de infraestrutura e mobilidade urbana, e não medimos esforços para trabalhar nessa área,” declarou o prefeito.

_______________

OBRAS AVANÇADAS

Enquanto isso, as obras do Mirante em Iguaba Grande estão a todo vapor. Com aproximadamente 230m² metros de área construída e três platôs com vista panorâmica para a laguna de Araruama e para a Região Serrana do Estado e um observatório com vista em ângulo 360º, o local será, na visão da Prefeitura, um grande ponto de encontro para nós moradores e visitantes. O novo ponto turístico da cidade possuirá, também, acessibilidade para pessoas com deficiência, além de um amplo estacionamento, espaço cultural, restaurante, lounge externo e segurança para os visitantes. A previsão de entrega do projeto é para o primeiro trimestre de 2024.

MARICÁ ENTRE OS FINALISTAS

Maricá também foi finalista estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, o município ficou em segundo lugar nos pilares Saúde e Bem estar. No pilar Educação, em terceiro lugar. Representando o prefeito Fabiano Horta (PT), a secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira. Também acompanhou a cerimônia o secretário de Comunicação de Maricá, Eduardo Bahia. “Estar entre os três municípios mais bem avaliados no Estado neste prêmio é indicativo de que estamos no caminho certo. Ainda mais quando consideramos o crescimento exponencial da população de Maricá, justamente pelas políticas públicas eficientes implantadas pelo governo Fabiano Horta”, disse Solange Oliveira.

PROIBIÇÃO DEU O QUE FALAR

Continua dando o que falar a lei que a prefeita Magdala Furtado (PL) sancionou na última semana que proíbe a linguagem neutra nas repartições públicas e nas escolas da cidade, proposta pelo líder do governo na Câmara, vereador Léo Mendes (DC). Ele explicou à coluna que teve a ideia porque “linguagem neutra não faz parte da língua portuguesa” e isso pode prejudicar em alguns aspectos. Pela medida, também está proibida a linguagem não-binária nos editais e processos seletivos do município. A nota que a coluna divulgou sobre o assunto repercutiu à beça, especialmente entre as pessoas do movimento LGBTQI, que apostava que Magdala fosse mais moderna e tivesse um pensamento mais progressista. Criou-se um desconforto e o pessoal, representado pela Ong Grupo Iguais falou sobre isso na matéria do Portal e citou sobre inconstitucionalidade. Por outro lado, a prefeitura afirmou que o parecer da procuradoria-geral do Município não indica vícios de inconstitucionalidade. Também disse, por meio de nota, que “a estrutura administrativa conta com uma Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ atuante, além do Ambulatório Demétrio Campos, que atende especificamente a população transexual e travestis”; mas, isso é outro assunto e não justifica a proibição. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, né? Confira a matéria.

SEGURANÇA E SAÚDE

O deputado estadual Dr Serginho (PL) começou a semana do jeito que ele gosta, no modo turbo. Fez uma rápida live enquanto chegava ao Rio de Janeiro e seguia para a Alerj, nesta segunda-feira (6), para divulgar pautas importantes para a Região dos Lagos. Uma delas se refere à segurança, quando a PMERJ vai receber novos equipamentos de trabalho, cuja entrega ele vai participar juntamente com o governador Cláudio Castro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). Os outros assuntos são relacionados à saúde, sendo uma delas a implantação da Policlínica da Uerj, que vai atender pacientes da Baixada Litorânea e, por consequência, desafogar um pouco as demandas na cidade de Cabo Frio. As outras duas pautas referem-se ao Centro de Tratamento Multidisciplinar para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e uma Faetec voltada para a inserção do segmento de toda terceira idade. Em tempo, Dr Serginho será agraciado pela Câmara de Cabo Frio, na próxima quinta-feira (9), com a medalha Acyr Rocha, durante sessão solene dos 150 anos da Casa de Leis.

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PAUTA

Esta terça-feira (7) é dia do 113º episódio do RC Cast e quem vai bater um papo com a apresentadora Renata Cristiane é o secretário de Assistência Social de Cabo Frio, pastor Fabrício Valladares. Ele, que entrou para o primeiro escalão da Prefeitura logo após Magdala Furtado assumir, vai falar das ações da pasta nesses quase quatro meses de comando da secretaria. O podcast terá transmissão ao vivo a partir das 17h e pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

CALOTE NA CULTURA?

Ainda em Cabo Frio, o pagamento do Edital de Circulação da Lei Paulo Gustavo virou uma polêmica daquelas. Artistas estão denunciando a falta dos repasses, mesmo com o prazo já encerrado. Vários deles estão preocupados, pois assumiram compromissos com outros fornecedores e a Prefeitura não pagou. Em nota, o município informou que “a previsão da secretaria de Cultura é para o pagamento até a próxima sexta-feira (10)”. Ficaremos de olho.

APOIO DE PESO

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), ganhou mais um apoio de peso já nesse clima de aquecimento para a corrida eleitoral do ano que vem. Dessa vez, foi o presidente do Solidariedade no Estado, o deputado federal Áureo Ribeiro, que apertou a mão da parlamentar e declarou que estará ao lado da vereadora. A agenda, na sede do partido, em Duque de Caxias, nesta segunda-feira (6), foi ao lado dos também vereadores de Araruama Eloi Ramalho (PSD) – que costurou a aliança – e Oliveira da Guarda (MDB) – marido de Penha.

Da esquerda para a direita, Carlos Russo, Rone Rossy, Marcelo Amaral e Verônica Januário

TERCEIRA VIA TORTUOSA?

Enquanto isso, na Praça do Blindex, o assunto era que estava prevista, para esta segunda-feira (6), uma reunião do vereador de Araruama, Carlos Russo (PODE), com Rone Rossy, Marcelo Amaral e Verônica Januário para tentar viabilizar uma terceira via no cenário eleitoral. Só que tem uma turma desconfiada por aquelas bandas. Isso porque Rone, já é sabido por muitos na cidade, nutre uma expectativa de descolar uma vaga de vice na chapa da Daniela de Lívia/Chiquinho. O que a coluna apurou é que ele Russo tem parcerias muito próximas com pessoas que são fornecedores da Prefeitura e, dizem as boas – e más – línguas, que é amigo de parentes da nobreza de Araruama. Já Verônica faz parte dessa turma porque ficou magoada por Penha não atender o telefonema dela. Dr. Marcelo Amaral, por sua vez, é empresário do ramo da saúde, tanto pública, quanto privada, e dizem que pra fechar apoio com ele, tem que envolver seus interesses. Isso vem dando liga pra esse grupo que, ao que parece, pode ter Chiquinho da Educação articulando muito nos bastidores para ver se cria mesmo uma terceira via. Na junção desses interesses difusos que unem esse grupo, já tem gente em Araruama chamando esse grupo de “plano B de Chiquinho”. Será?

Da esquerda para a direita, Ana Paula Bragança, Lívia de Chiquinho, Cláudio Barreto e Kátia Gonçalves

TEM CAROÇO NESSE ANGU?

Ainda em Araruama, é muito curiosa a situação que envolveu três dos principais então secretários do município. A ex-titular da pasta da Saúde, Ana Paula Bragança, foi pega com a boca na botija, levando eletrodomésticos da sede da secretaria para um endereço particular. Acabou sendo exonerada e renomeada em um outro cargo na mesma semana. Aquela certeza de impunidade que a gente já conhece. Já o ex-secretário de Obras e então superintendente de Agricultura, Cláudio Barreto, deixou o governo enquanto explodiu um escândalo que envolveu um patrimônio particular de cerca de seis dezenas de imóveis. Um caso de suposto enriquecimento ilícito. O que a turma da Praça do Blindex tem dito por aí é que tem mais secretário envolvido em escândalo. Caso, por exemplo, da titular da pasta de Política Social, Katia Gonçalves, que já foi assunto aqui na coluna Boca Miúda por conta da inscrição num curso integral de medicina. Na cidade, a turma comenta que ela chegou até a usar dinheiro do Fundo Municipal de Assistência Social para pagamento de shows em eventos. Uma coisa um tanto quanto inadequada, né? As especulações dão conta até de que Kátia Gonçalves pode ser a próxima descartada do secretariado de Lívia de Chiquinho (REP). É como se houvesse uma cultura por ali, pelo que dizem as más línguas, de chupar a laranja e jogar o bagaço fora. Será que esse é o destino da secretária, então aliada de primeira hora? O tempo dirá, mas não seria de se chocar.

SORRISO DE ORELHA A ORELHA

Se tem fã de futebol feliz nesse começo de semana, no estado do Rio de Janeiro, é o tal do tricolor. Caso do ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes e também do atual chefe do Executivo de Búzios, Alexandre Martins (REP). O alcaide fez questão de ir para o Rio de Janeiro, ao lado da esposa, Daniele Guimarães, e da filha Alícia para assistir à final da Copa Libertadores da América, direto do Maracanã, no sábado (4). O prefeito vibrou, acompanhou a partida, publicou alguns registros nas redes sociais e, claro, com uma sorrisão no rosto de ver o tricolor das laranjeiras erguendo, pela primeira vez, a taça mais importante do futebol latino-americano. Que momento, hein? A conquista inédita do Fluzão merece, claro, essa comemoração especial do chefe de executivo buziano. Saudações, tricolor!

CÃES NAS PRAIAS

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Marcos Sodré (PROS), trata de regulamentar a circulação e permanência de cães nas praias de Búzios está na pauta da sessão da Câmara desta terça-feira (7). Segundo a proposta, fica permitida a circulação e a permanência de cães nas areias entre 6h e 9h e das 16h às 19h. A permissão, no entanto, não se aplica aos cães das raças pitbull, fila, doberman, rotweiller, mastim napolitano, american stafforshire terrier e raças derivadas. O teor do PL pode ser acessado aqui.

SAMBA SÃO PEDRO

O feriadão foi encerrado em grande estilo, com muita música e animação, em São Pedro da Aldeia. O Samba São Pedro agitou o domingo (5) com a apresentação dos grupos Balacobaco e Imaginasamba, reunindo uma multidão de fãs e apaixonados pelo ritmo brasileiro na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro da cidade. A secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, classificou a iniciativa como um “verdadeiro sucesso”. “Fechou com chave de ouro o feriado prolongado, conseguimos oferecer um evento que uniu um excepcional pôr do sol e muita música boa”, ressaltou.

AGORA É LEI

As pessoas condenadas por crimes de preconceito de raça e cor, previstos na Lei Federal 7.716/89, não poderão ser nomeadas para cargos em comissão de livre nomeação e exoneração. É o que prevê a Lei 10.155/23, de autoria original do deputado Carlinhos BNH (PP), sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e já publicada no Diário Oficial. A proibição valerá desde a condenação em decisão transitada em julgado até o comprovado cumprimento da pena. Na justificativa do texto, o autor aponta que, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2021, foram registradas 1.365 ocorrências de injúria por preconceito em todo o estado, sendo 1.036 delas vítimas negras. Também assinam o projeto como coautores os deputados Índia Armelau (PL), Martha Rocha (PDT), Luiz Paulo (PSD), Tia Ju (REP), Franciane Motta (União), Átila Nunes (MDB), Tande Vieira (PP), Lucinha (PSD), Carlos Minc (PSB), Brazão (União), Marcelo Dino (PL), Rodrigo Amorim (PTB) e Andrezinho Ceciliano (PT).

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo