InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (5)

Alexandre faz mudanças no primeiro escalão; Lorram se licencia da Câmara e Dida assume; Zé exonera secretário da Saúde e participa de live do PDT no Rio; Vantoil consegue autorização da ZEN e comemora sucesso de feirinha; Shogum vai pra Brasília; A enquete de Pastel sobre transporte público; Lívia na frente no vacinômetro... E muito mais!

MUDANÇAS EM BÚZIOS

Em Armação dos Búzios, depois de um fim de semana sem tanto descanso assim – foi vistoriar as obras do Arpoador no sábado (3) -, o prefeito Alexandre Martins (REP) realiza mudanças em seu primeiro escalão nesta semana. A primeira novidade é a nomeação do vereador Dom (PROS) como secretário de Turismo, pasta que será desmembrada da secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, atualmente comandada por Luiz Romano. No lugar de Dom na Câmara entraria o primeiro suplente, Valmir Nobre (PROS). Ocorre que Alexandre também sacou Nobre, que vai trabalhar nos Serviços Públicos, sem mexer no titular da pasta que continua sendo Marcus Vallerius, o Marcão. Com as saídas de Dom e Nobre, quem assume a cadeira no legislativo buziano é Uriel da Saúde (PROS). Movimentações do tabuleiro que certamente vão refletir no executivo e no legislativo simultaneamente.

MUDANÇAS EM BÚZIOS II

Outra mudança no primeiro escalão em Búzios vai se dar na Saúde. O secretário Marcelo Amaral vai deixar a pasta a pedido. Conversando com o prefeito Alexandre Martins (REP), o afastamento já era previsto. Desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano, Marcelo já havia sinalizado ao prefeito que poderia ficar somente seis meses devido a uma pós-graduação, que começa agora. Em seu lugar, assume o médico Leônidas Heringer (foto), que era o subsecretário. A subsecretaria passará a ser comandada por Josiane Meira Rosa.

DEMANDAS JUNTO AO DER

Continuando em Búzios, o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, o Marcão, foi ao Rio, mais precisamente no DER, onde foi recebido pelo presidente, Herbert Marques, e pelo subsecretário de Infraestrutura do Estado, Bruno Vasconcelos, para prestar contas do convênio de pavimentação. Segundo Marcão, foram discutidas ações de recuperação asfáltica, novas obras para o balneário (programa Estado Presente) e a regularização do convênio – assunto que já vinha sendo tratado em reuniões anteriores. O secretário acrescentou que essa prestação de contas desburocratiza e acelera os projetos municipais em andamento.

120 DIAS DE VEREANÇA PELA FRENTE

Ainda em Búzios, Dida Gabarito (PRTB), suplente do vereador Lorram Silveira (PRTB), deve ter chorado de alegria ao saber que vai assumir a cadeira de vereança por pelo menos 120 dias. Deixando de lado a brincadeirinha com a fama de chorão de Dida, Lorram, que saiu da cadeia semana passada após obter habeas corpus, pediu licença para “tratar da saúde e da família” e com isso, Dida assume. Lorram fez uma postagem em seu perfil do Facebook agradecendo às orações de todo pela sua volta, disse que a verdade vai prevalecer e que confia na justiça. Lorram foi preso em abril, após operação do Gaeco e Polícia Civil onde o nome dele aparece como cabeça num esquema de venda de alvarás.

HABEMUS NOVO LÍDER

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), já escolheu quem vai representar o executivo na Câmara Municipal. Será o vereador Alexandre da Colônia (DEM), tal como havíamos antecipado aqui na coluna que ele era um dos nomes prováveis. Alexandre assume a função de Davi Souza (PDT), que se licenciou do legislativo para assumir a secretaria de Governo. Nesta segunda-feira (5), por telefone, Alexandre – que passou o dia em Tamoios organizando um mutirão de limpeza no Rio São João – disse que Zé e ele já vinham conversando sobre essa possibilidade até que o convite propriamente dito veio neste domingo (4) e foi aceito. O vereador destacou que é uma responsabilidade muito grande e vai encará-la “para ajudar a cidade e a população de Cabo Frio”. Sobre Zé, o prefeito vai passar por cirurgia nesta terça (6), em Niterói (para retirada de um nódulo no fígado) e quem assume é a vice, Magdala Furtado (PODE). O prefeito deve voltar à ativa na sexta (9), para acompanhar a reinauguração do IML, que deve ter a presença do governador Cláudio Castro (PL).

EXONERAÇÃO NA SAÚDE

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes foi exonerado nesta segunda-feira (5), pelo prefeito José Bonifácio (PDT), para tomar posse da cadeira do vereador licenciado Davi Souza (PDT), que assume o cargo de secretário de Governo nesta terça (6). Felipe é o primeiro suplente de Davi. Mas tudo não passa de trâmite burocrático, já que quem vai assumir a vacância na Câmara, no fim das contas é outro Felipe, o Monteiro, segundo suplente. Por telefone, Fernandes explicou que para não perder a vaga de vereador, ele assume, no papel, o lugar de Davi e logo depois se licencia para voltar à pasta. Aí sim, quem toma posse no legislativo é Felipe Monteiro (PDT). Apesar de ter vontade de exercer a vereança, Felipe Fernandes disse que o momento é de dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo na secretaria. Apesar de ainda não ter falado com prefeito nas últimas horas, ele revelou que não há no radar nenhuma mudança, ou seja, não está previsto alterações na Saúde, logo, as chances de voltar para função é de 99,9%. Já Monteiro, cruza os dedinhos enquanto isso. Vai que Zé muda de ideia…

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA

Ainda sobre Zé Bonifácio, no final da noite desta segunda-feira (5), véspera de seu procedimento cirúrgico, ele já estava no reduto do PDT, no Rio de Janeiro, prestigiando a apresentação da pré-candidatura de Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói, que pretende concorrer ao cargo de governador ano que vem. Zé também estava ao lado do presidente do partido, Carlos Lupi na ocasião. A apresentação de Rodrigo foi transmitida em live e também teve a participação de nomes como o da deputada Martha Rocha e do deputado Chico D’Ângelo, do prefeito de Niterói Axel Grael, entre outros.

INTERCÂMBIO POLÍTICO

Ainda de Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT), acompanhado de seu novo secretário de Governo, Davi Souza (PDT), do chefe de Gabinete, Pedro José, e do ex-deputado Janio Mendes (PDT) receberam, no fim de semana, a visita do secretário de Educação da capital, Renan Ferreirinha, para uma troca de ideias e experiências de gestão, e do vereador João Victor Pires (PSB), o jovem mais votado da história de São Gonçalo. Quem também se juntou a esse encontro foi a secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira e a adjunta, Marcia Tardelli. “Foi muito bom reencontrar meu amigo Zé Bonifácio, com sua incrível disposição para comandar essa cidade tão especial. Andando, pedalando e, principalmente, ouvindo sempre o povo na rua”, destacou Ferreirinha. O secretário passou fim de semana hospedado na casa de Aquilles Barreto que é seu colega no governo de Eduardo Paes.

OBRA AUTORIZADA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) começou a semana com uma novidade bastante aguardada. É que o município conseguiu autorização do Inea para começar as obras das futuras instalações da Zona Especial de Negócios (ZEN), que ficará numa área de 244 mil m² no Parque dos Desejos. Nesta segunda-feira (5), Vantoil se reuniu com o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e com o superintendente do Inea, Luciano Galdino, no Rio, para oficializar o momento. “Quero agradecer imensamente ao secretário e dizer que estou muito feliz. Nosso objetivo é atrairmos empresas, com incentivos fiscais, para geração de empregos e desenvolvimento, um sonho antigo da população de Iguaba Grande”, disse o prefeito, que também estava acompanhado de seu secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Eron Bezerra.

FEIRINHA DE SUCESSO

Ainda de Iguaba, a primeira edição da Feirinha Criatividades da Terra, realizada no sábado (3), foi um sucesso total. Muitos moradores fizeram questão de prestigiar o evento, que contou com 20 estandes vendendo produtos locais, como hortifrutis e artesanato, além do lançamento da primeira cervejaria da cidade, a Kranz Bier. O prefeito Vantoil Martins (CID), que conferiu de perto toda a montagem da feirinha na semana passada, esteve lá e aproveitou para fazer umas comprinhas também. A Feirinha Criatividades da Terra acontecerá todo primeiro sábado do mês. A próxima edição acontece dia 7 de agosto.

CONEXÃO ARRAIAL DO CABO-BRASÍLIA

De Arraial do Cabo, mesmo nesse início de recesso, o clima na Câmara continua de apreensão desde a semana passada, quando o presidente da Casa, vereador Shogum (PSL) avisou aos nobres edis que teria que cortar cargos dos gabinetes por um erro de cálculo. A notícia, claro, não foi bem recebida e teve até quem aventasse a possibilidade de cassação de mandato dele. Nesta segunda-feira (5), tentamos entrar em contato com Shogum para saber como estava essa questão dos cortes e ficamos sabemos que ele viajou. Foi para Brasília, mas não foi a passeio. É aguardar para ver o que ele vai trazer na bagagem.

POLÊMICA DO TRANSPORTE PÚBLICO

Em São Pedro da Aldeia, continua a enquete lançada pelo prefeito Fábio do Pastel (PL) para saber da população qual seria a melhor saída da Prefeitura sobre a Salineira suspender as linhas da Viação São Pedro na cidade, que param de circular na próxima quinta (8). Desde a última sexta (2), mais de 1,5 mil aldeenses já deram sua opinião. O executivo entrou na justiça, com pedido de liminar, para que a empresa cumpra pelo menos 90 dias antes da rescisão contratual. Fábio também recorreu aos vereadores para uma conversa no intuito de buscar uma solução para o problema.

LIDERANDO O VACINÔMETRO

De Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) “tá com tudo e não tá prosa”, afinal de contas a cidade já começa a vacinar pessoas de 40 anos essa semana e está liderando o vacinômetro na Região dos Lagos. Aliás, o índice de imunização na cidade já passou de 21%: 19,4 mil das 91,8 mil pessoas (com 18 anos ou mais) já receberam as duas doses.

CONVÊNIO AGRO

A Prefeitura de Maricá e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento da cidade) realizam nesta terça-feira (6), às 10h, na Fazenda Pública Joaquím Piñero, no Espraiado, uma cerimônia para a assinatura do “Convênio Projeto Inova Agroecologia Maricá”. A assinatura tem por objetivo a criação e implantação do “Centro Tecnológico Inova Agroecologia Maricá”, que visa institucionalizar e fomentar atividades científicas e tecnológicas como estratégia para desenvolvimento econômico e social da agroecologia no município. Dentre as iniciativas do projeto estão previstas no plano de ação a promoção da inovação em agroecologia, a criação do Horto da Biodiversidade, a formação agroecológica de jovens e a produção agroecológica no município. O convênio vai contar com a parceria da UFF e da UFRRJ.

REJEIÇÃO RECORDE

A semana começou pegando fogo em Brasília depois que divulgaram nesta segunda-feira (5), resultado de nova pesquisa, da CNT/MDA que coloca Jair Bolsonaro (sem partido) em índice recorde de rejeição: 63%. A aprovação pessoal dele despencou. E para desespero do presidente, o principal adversário dele, Luiz Inácio Lula da Silva, em primeiro lugar na disputa de 2022: o petista tem 41,3% do total, ante 26,6% de Bolsonaro. Os demais, que tentam chegar na terceira via patinam em pontuações bem abaixo da expectativa. Vale destacar, ainda, que a pesquisa foi feita antes do novo escândalo sobre as rachadinhas – nome ‘gourmetizado’ para peculato ou apropriação indébita, uma vez que se trata de desvio de dinheiro de servidor que trabalhava como fantasma e repassava a maior parte dos recursos recebidos ao presidente Bolsonaro -, em reportagem divulgada pelo site UOL. Mesmo com a ressuscitação do problema das rachadinhas, que parecia que tinha sido superado, e da nova pesquisa CNT/MDA, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) já declarou que é “Jair Bolsonaro Futebol Clube”. Para agravar ainda mais a situação – ou melhorar para o lado de Bolsonaro -, o vice, General Mourão, é apático, pouco articulado politicamente, do contrário, o impeachment já teria acontecido. Fontes nossas em Brasília avaliam que Bolsonaro deverá forçar a questão da volta do voto impresso – ciente de que não deve ser aprovado e com isso ele vai criar um discurso de que a eleição foi fraudada para tentar um golpe para se manter no poder. Muitos deputados avaliam como certa essa tentativa. Será? Nesta semana ainda tem novos capítulos da CPI da Covid, podem esperar que serão dias de muita emoção em Brasília.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content