InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Rafael Peçanha confirma pré-candidatura pelo PT; Magdala Furtado se preparando para a corrida; Futuro de Alexandre Martins será definido no dia do aniversário dele; Marcelo Magno faz entregas na Educação; Fabiano Horta e Joãozinho do PT se reúnem com Molon; Fábio do Pastel faz um pitstop no fim de semana; Vantoil Martins chama pra evento do Dia da Mulher; Elói Ramalho desiste de reclamar e se vira por conta própria; Penha Bernardes convida Manoela Peres pra debate... E muito mais!

“NÃO VAI TER GOLPE, NÃO VOU ARREDAR O PÉ”

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (4) começa por Cabo Frio, onde o professor Rafael Peçanha reafirmou, agora à noite, sua pré-candidatura a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. Ele disse que o processo de disputa interna começa hoje e que o regimento da federação PT, PV e PCdoB não prevê que Magdala Furtado (PV) tenha preferência na disputa por ser prefeita de mandato, como andaram dizendo. “Faço um alerta aos pré-candidatos que estão com a prefeita que vamos lutar por essa proporcionalidade; o futuro é incerto para quem está com Magdala (…) tenho quase certeza que ela entrou numa furada”, disse ele, que deixou um questionamento: “Vamos escolher uma candidata bolsonarista, sem compromisso com o governo Lula? É essa a escolha? Transfomar a cidade em pandemônio, um governo que faz ameaças? É essa a escolha que será feita pela federação? Não. Vamos lutar internamente, não pela minha pessoa, mas que seja escolhida e respeitada a vontade da militância. Vou trabalhar incansavelmente. A gente não vai deixar esse golpe acontecer”, disse ele. Rafael falou que quer convidar Magdala a fazer um debate das prévias.

ENCONTRO COM QUAQUÁ

Ainda na coletiva, Rafael contou que vai se reunir com o vice-presidente nacional da legenda, deputado federal Washington Quaquá, nos próximos dias. “Sempre jogou limpo, nunca mentiu e nunca deu tapinha nas costas e mudou de opinião sem avisar”, disparou ele, talvez referindo-se ao deputado Lindbergh Farias (PT), que três meses atrás fechou apoio a Rafael, mas foi também quem articulou o encontro de Magdala com o presidente Lula, que aconteceu semana passada. Inclusive teve uma militante que declarou que o presidente Lula “tem que pegar um jato, um avião, um jet ski, mas tem que dar um jeito de vir a Cabo Frio, tirar uma foto com o Rafael, correndo o risco de perder o apoio da militância local, porque todo mundo ficou com raiva e se sentiu humilhado”.

“SITUAÇÃO DEPRIMENTE PARA QUEM ESTÁ COM A MÁQUINA NA MÃO”

Por outro lado, respondendo à coluna se ele ficou ressentido com Lindbergh, Rafael disse que as últimas conversas com o deputado foram de apoio. “Sempre fico com a última palavra (…) Como não falou comigo que não me apoia, fico com a última palavra (…) Se mudar, vamos correr atrás de apoio”. Perguntado se valeria a pena buscar outra sigla, disse que está dois degraus a frente e não um degrau atrás. Ainda deu mais umas diparadas contra Magdala: “Magdala aparece (em pesquisa) como a mais rejeitada, situação é péssima e deprimente para quem está com a máquina na mão”. Confira no vídeo acima.

SE PREPARANDO PRA CORRIDA

Enquanto isso, Magdala participou de uma corrida de Mulheres, neste domingo (3), na companhia inseparável da netinha Lis. A prefeita de Cabo Frio, que não é boba nem nada, quer manter a forma para a outra corrida, que acontece dia 6 de outubro.

CONCESSÃO DO AEROPORTO

A Câmara Municipal de Cabo Frio vai realizar, nesta quarta-feira (6), uma audiência pública sobre a Concessão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. A iniciativa é vereador Davi Souza (PDT). A reunião acontece às 10h e será transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa. O objetivo, além de fomentar o debate sobre a concessão dos serviços de administração, é evitar que o complexo seja administrado por outro município ou volte para as mãos da União. Atualmente, o local é administrado pela Costa do Sol, empresa concessionária, através de aditivo de contrato, pois o mesmo já venceu há um ano. Foram convidados representantes da Superintendência Aeroportuária e Comissão de Licitação, ambas do Executivo; Procuradoria Geral do Município; Secretaria de Turismo; Ordem dos Advogados do Brasil; a administradora atual do Aeroporto; e entidades ligadas ao trade turístico, como Cabo Frio Convention and Visitors Bureau, Associação de Turismo Náutico, de Hotéis, dentre outras.

DIPLOMA JOELMA FIDALGO

A Câmara Municipal de Cabo Frio realiza nesta terça-feira (5) a sessão solene de entrega do Diploma Joelma Fidalgo. A sessão tem início às 10h, com transmissão pelas redes sociais oficiais da Casa Legislativa, e é também uma homenagem à ativista social que dá nome a honraria. Cada vereador propõe a concessão de dois diplomas a mulheres que se destacam por seu relevante papel social em Cabo Frio. A entrega é realizada durante a Semana Internacional da Mulher. Joelma Pereira Fidalgo foi uma filantropa dedicada às causas sociais e deixou um legado notável. Ela foi a fundadora das Apaes locais e do projeto “Idosos com Amor”. Além disso, foi responsável pela criação da “Casa Família de Apoio ao Deficiente” e presidiu a organização “Amigas da Mama”. Em reconhecimento, a Câmara Municipal de Cabo Frio instituiu o Diploma Joelma Pereira Fidalgo por meio da Resolução 1.080, em 29 de março de 2010.

PRA RIR OU CHORAR

Foi marcada para quinta-feira (7) a audiência de julgamento do recurso apresentado pela defesa do prefeito afastado de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP). Na data, que coincide com o aniversário dele, o TSE vai decidir se mantém o afastamento ou não. Pelas redes sociais, Alexandre pediu uma corrente de oração para o momento crucial, tanto para ele, quanto para o futuro da cidade, que passa por uma enorme instabilidade deste seu afastamento. Fato é que, cabe agora ao TSE definir também, como vai ser o aniversário do prefeito afastado. Ou ele vai chorar, ou vai rir muito e comemorar em dose dupla.

VAI TER BATE-CHAPA?

A ex-vereadora Gladys Nunes é pré-candidatíssima a prefeita na eleição suplementar de Búzios, que acontece dia 25 de abril. Ela tem declarado que é do Solidariedade, mesmo partido do Leandro de Búzios, e tem cobrado do pré-candidato que ele ceda a sigla porque é mais antiga que ele. Ainda segundo Gladys, Leandro, por ser militar, pode buscar outro abrigo partidário sem ser prejudicado. Ela vem lembrando, ainda, que o ajudou muito na outra eleição e por isso acredita que ele vai fazer essa, digamos, “cortesia”, mas a gente sabe muito bem que na política esse tipo de esperança de Gladys é ilusão. Fato é que ela declarou estar disposta até mesmo a bater chapa com ele. Portanto, é mais uma pré-candidata na suplementar. Além dela, tem Rafael Aguiar (REP), o prefeito interino; Daniele Martins (REP), esposa do prefeito afastado Alexandre Martins; Josué Pereira (PRTB), presidente da Câmara; Bernardo Ariston (PT); Leandro de Búzios (SDD) e Joãozinho Carrilho (PRD). E parece que ainda tem por aí outros nomes menos conhecidos que também estarão na disputa.

ACIMA DO LIMITE MÍNIMO

As despesas pagas com recursos próprios em ações e serviços da Saúde de Búzios, de janeiro a dezembro de 2023, totalizaram R$ 43,1 milhões, que significa quase 30% dos recursos da Receita de Impostos e Transferências Constitucionais e Legais. O limite mínimo obrigatório pela Constituição é de 15%. Os dados foram apresentados durante a prestação de contas da gestão do Fundo Municipal (FMS), referente ao terceiro quadrimestre de 2023, na última semana. A audiência contou com a presença da secretária de Saúde, Priscilla Gasparetto, da assessoria de Planejamento em Saúde, representada por Adriana Montinho, da coordenadora do FMS, Deise Nunes, do gerente de Vigilância Ambiental, Denis Ferraz, e do médico do município, Antônio Pedro Ruschel. O vereador e presidente da Comissão de Seguridade, Marcos Sodré (SDD) presidiu a audiência.

REINAUGURAÇÕES NO CABO

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) liderou nesta segunda-feira (4) a cerimônia de reinauguração da Escola Francisco Luiz Sobrinho, em Monte Alto. A unidade, que atende alunos do Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passou por uma completa revitalização para proporcionar um ambiente mais adequado e confortável para estudantes, funcionários e professores. No último sábado (2), Magno também fez entrega na Educação, com a reinauguração da Creche Municipal Vicente Rodrigues – imagem acima -, localizada no Morro da Boa Vista. A reformulação na estrutura foi o foco principal das ações. Com a ampliação e reforma total da unidade escolar, a prefeitura será capaz de oferecer mais de 20 novas vagas em período integral para a população.

ALMOÇO EM FIGUEIRA

Mas, como ninguém é de ferro, Marcelo Magno fez uma das coisas que mais gosta, além da política, que é uma boa resenha com amigos. Esteve em Figueira, no último sábado (2) e sua agenda incluiu uma parada no bar do Marreco, para saborear aquele torresminho, na companhia do vereador Pancinha (PV), do secretário de Turismo, Júnior Chuchu, e do secretário de Serviços Públicos, Henrique Vieira. Em seguida, dirigiu-se ao quiosque de seu Wilson para um almoço à base de peixe e pirão, aproveitando para bater um papo com os moradores. O prefeito também reservou um momento para prestigiar o aniversário de seu amigo Alexandre Santos.

ENCONTRO COM MOLON

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), acompanhado por seu secretário de Governo e presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, recebeu nesta segunda-feira (4) o presidente do PSB e ex-deputado federal, Alessandro Molon. Durante o encontro, realizado na sede da prefeitura, foram discutidas as experiências de Maricá, além de políticas relevantes para o futuro do estado do Rio de Janeiro. Horta destacou a importância das iniciativas implementadas no município e como elas podem servir de modelo para outras localidades. Por sua vez, Molon ressaltou a necessidade de cooperação entre diferentes partidos políticos em prol do desenvolvimento do estado. Enquanto isso, nas redes sociais, Joãozinho abordou a conjuntura política tanto do Rio quanto do Brasil. Ele analisou como o processo eleitoral de 2024 poderá impactar os municípios do estado e destacou a importância da participação ativa da população nesse contexto político.

PASTEL NO RANCHO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), não só governa a cidade, mas também sabe apreciar o verdadeiro sabor da vida. Neste domingo (3), ele elevou seu paladar ao máximo, mergulhando em uma deliciosa e suculenta galinha caipira no pitoresco Restaurante Rancho Jacuru. Acompanhado pelos amigos, incluindo Josiane, Cesar, Deivison, Cleide e Ingrid, Fábio não apenas desfrutou de um almoço, mas sim de uma experiência gastronômica que deixaria qualquer um com água na boca.

PESCA ARTESANAL

São Pedro da Aldeia segue investindo em ações para favorecer a pesca artesanal. O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, e o secretário adjunto Breno dos Santos se reuniram com o superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado, Agnaldo Pinto da Silva. No encontro, foram abordadas iniciativas como a doação de um caminhão frigorífico para atender a pesca, além de novos veículos e outra fábrica de gelo para a cidade. “O caminhão vai ficar na Prefeitura, mas vai atender a distribuição de pescados e, com isso, o pescador vai agregar valor ao seu produto para poder vender direto no mercado. Com essa iniciativa, não será mais necessário pagarem um atravessador. O caminhão já deve chegar na próxima semana”, disse o secretário.

DIA DA MULHER EM IGUABA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) e a secretária de Saúde, Carla Valle, anunciaram um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será realizado nesta terça-feira (5), na Praça Edyla Pinheiro, das 9h às 11h. Organizado pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, o evento contará com uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a aula de ioga, ministrada pela professora Heloísa Marques, proporcionando momentos de relaxamento e bem-estar. Além disso, estão previstas dinâmicas com Equipe Multidisciplinar e apresentações de ginástica rítmica pela equipe da Cidade do Idoso, oferecendo oportunidades de movimento e interação. Os participantes terão acesso a serviços de saúde importantes, como aferição de pressão e glicose, teste de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e atualização da caderneta vacinal. Também serão distribuídos fôlderes informativos e fornecidas orientações sobre diversos temas relacionados à saúde.

CANSOU DE RECLAMAR

Em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) continua, mais do que nunca, na mira de opositores devido ao estado precário de diversas ruas nos bairros. Desta vez, a Rua Esperança, localizada no bairro Viaduto, está em destaque. O vereador Elói Ramalho (PSD), que já fez alguns vídeos na localidade, pedindo que a Prefeitura fizesse a manutenção, voltou lá neste domingo (3), de forma voluntária, segundo ele, onde um amigo, de nome Antônio, fez o serviço de roçagem. O parlamentar criticou a falta de resposta às solicitações para a limpeza da área. Conforme o vereador, a rua em questão é frequentada por pedestres, porém “tem sido negligenciada pela prefeita”, resultando em riscos, como a presença de cobras devido ao matagal.

DINHEIRO, TEM

Mas o que a prefeitura de Araruama não pode reclamar é de falta de dinheiro. A cidade figurou entre as 10 que mais arrecadaram royalties em 2023, ficando em 6º lugar, com arrecadação de R$ 427 milhões, R$ 137 milhões a mais que no ano anterior. Então, qual seria o motivo? Seria porque a denúncia veio de um opositor? E o morador que se lasque? Tomara que não, né?

UNIÃO DE ARARUAMA E SAQUAREMA

A pré-candidata a prefeita pelo PL em Araruama, Penha Bernardes, está promovendo um debate de ideias, que acontece na quarta-feira (6), às 19h e vai contar com a presença ilustre da prefeita de Saquarema, Manoela Peres, que é do mesmo partido de Penha. Manoela não tem medido esforços para ajudar Penha na sua empreitada, que é se eleger como prefeita de Araruama. Cabe salientar que ela se envolve nessa disputa com um ingrediente a mais, que é a rivalidade entre as duas cidades. Especialmente uma rivalidade que é muito provocada pelo Chiquinho da Educação, que faz sempre questão de desqualificar e criticar a gestão de Saquarema. Isso tem feito com que Manoela e Antônio Peres se dediquem com mais vontade, podemos dizer, à campanha de Penha. Aliás, ela não é a única política do PL que tem feito esforço para ajudar a Penha. Outros nomes do partido, como por exemplo, o prefeito de São Pedro, Fábio do Pastel, além do deputado estadual e pré-candidato em Cabo Frio, Dr. Serginho – uma liderança importante do PL – já sinalizaram apoio à pré-candidata do Partido Liberal em Araruama.

PROJETO “LAGOS 2030”

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), acompanhada pelo Secretário de Educação, Antônio Peres, a Subsecretária de Educação e pré-candidata a prefeita, Lucimar Vidal, e o deputado estadual, Pedro Ricardo (SDD), participaram no último sábado (2) do projeto “Lagos 2030”, que é finalista no Prêmio SEBRAE de Prefeitura Empreendedora, na categoria de Governança Territorial. Esse reconhecimento é resultado de um ano de dedicação e investimentos em uma série de ações e encontros para fortalecer a parceria entre prefeituras, setor privado, terceiro setor e a Rede Lagos, envolvendo os 10 municípios da Região dos Lagos. Durante 2023, ocorreram eventos significativos para Saquarema e os demais participantes do projeto, como o Saquarema 2030, o primeiro Fórum da Economia do Mar, encontros LIDER SEBRAE e atividades promovidas pela Rede Lagos. A partir desses encontros, surgiu o projeto Lagos 2030, visando desenvolver uma governança colaborativa entre os setores público, privado e terceiro setor, com o compromisso de construir um futuro de desenvolvimento regional integrado e sustentável.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo