FRENTE PELA LAGUNA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (31) começa por mais uma reunião entre prefeitos e representantes dos municípios banhados pela laguna de Araruama, no Rio de Janeiro, com o presidente do INEA, Renato Jordão, e o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. Participaram do encontro os chefes dos executivos de Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, Dr Serginho (PL), Fabinho Costa (CID) e Fábio do Pastel (PL), respectivamente, o secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira – representando o prefeito Marcelo Magno (PL), além de representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e da concessionária Prolagos. Inclusive na ocasião, Pastel recebeu a notícia de que a Agenersa aprovou o investimento da Prolagos para a finalização do cinturão de proteção da lagoa ao longo de toda a orla de São Pedro da Aldeia. Serginho tratou da dragagem do lodo na Praia do Siqueira; assim como Fabinho, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, leva adiante o trabalho que tem sido feito, como vistoria em condomínios que permeiam a laguna e a discussão sobre o cinturão do Rio Salgado, onde, ainda este ano, a água será captada e bombeada direto para a estação de tratamento.

REFORMA DA UPA
Em Cabo Frio, Dr. Serginho anunciou que vão começar as obras da nova UPA do Parque Burle, incluindo uma entrada exclusiva pediátrica naquele espaço. A novidade foi divulgada na rede social de Serginho, na noite deste domingo (30), durante uma inspeção surpresa ao local. Na ocasião, percorreu todos os setores do equipamento, conferiu a escala de serviço e conversou com pacientes. “Vamos montar uma nova estrutura para melhorar o atendimento. A gente começa a construir já na semana que vem”, afirmou.

PEDIRAM REVOGAÇÃO
Ainda em Cabo Frio, os proprietários de imóveis de temporada e os hoteleiros estão pressionando o prefeito Dr Serginho a voltar atrás no decreto com novas regras e reajuste de tarifas no Terminal de Ônibus de Turismo. A medida entrou em vigor na última sexta (28). Os donos de casas de aluguel se reuniram hoje, cerca de 100 pessoas participaram – imagem acima – e os de hotéis e pousadas se encontram nesta terça-feira (1º). Em nota, a Prefeitura informou que “o reajuste foi definido com base em um estudo comparativo com outras cidades turísticas de porte semelhante ao de Cabo Frio. Além disso, o valor corresponde a uma média de aproximadamente R$ 50,00 por passageiro, considerando a capacidade dos veículos, o que representa uma contribuição justa para a organização do turismo local e para a manutenção da cidade como destino turístico qualificado”.


TROCA DE COMANDO
Continuando pelo município cabo-friense, hoje teve troca de comando da Capitania dos Portos, que agora tem a frente o delegado Bruno Arruda. Dr Serginho e seu secretário de Meio Ambiente, Jailton Dias, participaram, assim como a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinot. Outras autoridades das cidades vizinhas se fizeram presentes, como o secretário de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia, Diego Alves – representando o prefeito Fábio do Pastel (PL); o vereador aldeense, Moisés Batista (SD); o secretário de Ordem Pública de Búzios, Sérgio Ferreira – representando o prefeito Alexandre Martins (REP), entre outros.

RECEBEU ALTA
O secretário de Cultura de Cabo Frio, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, ajá recebeu alta médica, depois de ter sido internado neste domingo (30), na emergência do Hospital Santa Izabel. Ele havia passado por uma cirurgia cardíaca logo após o Carnaval, recebeu o diagnóstico de flutter atrial, um tipo de arritmia caracterizado por batimentos cardíacos acelerados nos átrios. Ele foi submetido a um procedimento de cardioversão elétrica, que utiliza choques controlados para restaurar o ritmo normal do coração. Há 12 dias, Carlão passou por uma ablação — procedimento realizado para corrigir arritmias — e que o quadro de flutter atrial surgiu durante a recuperação. Mas agora já se recupera e passa bem.

HOSPITAL MUNICIPAL E CASA DO AUTISTA
Em Iguaba, o prefeito Fabinho Costa (CID) anunciou no fim de semana que a Prefeitura vai dar início às obras do Hospital Municipal e da Casa do Autista. No sábado (29), ele recebeu em seu gabinete o deputado federal Áureo Ribeiro (SDD) para conversar sobre a construção. Também participaram o vice-prefeito, Marciley Lessa (PL), e os vereadores Allan Rodrigues (MDB) e Renatinho da Saúde (SDD). Após a reunião, Fabinho e Áureo seguiram para visitar os terrenos onde as obras começarão, próximos ao Condomínio Vila Branca. Fabinho, em tom de anúncio, declarou: “O Hospital Municipal e a Casa do Autista não são mais uma promessa, são realidade. Iguaba está avançando como nunca, e essas obras vão transformar a vida da nossa população”. O deputado Áureo reforçou a necessidade da parceria entre os governos municipal e federal para que tudo aconteça: “A saúde é prioridade, e ver o comprometimento do Fabinho e do Renatinho com essa obra tão esperada pela população reforça a importância do trabalho conjunto. Vamos seguir atuando para garantir os recursos necessários e tirar esse projeto do papel”. Fabinho, que não quer perder tempo, aposta que as obras serão um marco para a cidade e toda a região. Afinal, ele quer ver Iguaba se desenvolvendo rapidamente.

TRILHA TRANSLAGUNAR
Com incentivo ao turismo ecológico e sustentável, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia participa de iniciativa intermunicipal. Foi inaugurado, nesta segunda-feira (31), o primeiro trecho da Trilha Translagunar Regional, que liga a Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, à Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, ambas com o selo internacional Bandeira Azul. O percurso possui diversos trechos com sombra e é de fácil condução. A gestão municipal foi representada pelas secretarias de Meio Ambiente e Pesca, Turismo e Educação. Para o secretário de Turismo aldeense, Rodolfo Jotha, a iniciativa é de grande relevância. “O ecoturismo está crescendo cada vez mais e integrar a preservação ambiental aos nossos pontos turísticos é uma prioridade. Queremos não apenas valorizar nossas riquezas naturais e culturais, mas também fortalecer o sentimento de pertencimento da população. Conectar os aldeenses aos atrativos turísticos da cidade é essencial para que todos reconheçam e cuidem do nosso patrimônio, impulsionando o turismo de forma responsável e sustentável”, apontou o secretário. O projeto é uma proposta da consultora do Programa Bandeira Azul no município, Paloma Arias, com o trabalho técnico entre os municípios de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Cabo Frio e Arraial do Cabo.



NOMEAÇÕES EM BÚZIOS
Em Búzios, vai ter novidade no primeiro escalão nesta semana. O prefeito Alexandre Martins (REP) vai colocar mais uma mulher a frente de uma das pastas: a da Causa Animal. De início, quem assumiria a função seria o vereador Toni Russo (MDB), o que não se confirmou. Agora serão seis pastas sob o comando delas: além da Causa Animal, Secretaria da Mulher; de Administração; de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda; Controladoria Geral; e Pessoa com Deficiência. Alexandre deve divulgar o nome da secretária nas próximas horas. Além disso, outras duas secretarias têm novos titulares: a recém-criada pasta da Juventude, que terá Gugu Braga (ex-secretário de Esporte) no comando e a secretaria do Idoso, que será reassumida por Niltinho de Beloca.

ENTREGA COM TUTUCA
Falando em Búzios, o balneário recebeu nesta sexta-feira (28) a visita do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, cuja agenda principal foi a entrega de 129 carteiras de artesão, como parte do Programa Estadual do Artesanato. O evento reforça a importância do setor para o turismo local e a economia criativa. O evento também contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, como o prefeito Alexandre Martins, os secretários municipais de Turismo, Thomas Weber, de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara, e de Governo, Marcus Valérius – o Marcão, além do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, e representantes da Secretaria da Mulher. O evento também foi marcado pela presença significativa de mulheres artesãs, refletindo a importância do empoderamento feminino no setor cultural e turístico.

DIÁRIO OFICIAL DO LEGISLATIVO
A Câmara Municipal de Búzios vota nesta terça-feira (1º) o projeto de lei que pretende instituir o Diário Oficial Eletrônico do Legislativo como meio oficial de publicação dos atos processuais, administrativos, normativos e informativos da Casa Legislativa. De acordo com o projeto, o Diário será disponibilizado no site oficial da Casa. Também será votado amanhã o Projeto de Lei 62/2024, de autoria do vereador Raphael Braga (PRD), que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo no município. A proposta se baseia na Lei Federal 14.944/ 2024 (Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo). Além disso prevê que o Poder Executivo disponibilize um canal direto de denúncia para a população comunicar focos de fogo e práticas irregulares de queimadas. A sessão legislativa pode ser acompanhada ao vivo, a partir das 10h, pelo Facebook da Câmara de Búzios e pelo canal oficial no YouTube.

INAUGURAÇÃO DA SALA LILÁS
A prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da secretaria de Saúde, inaugura, nesta terça-feira (1º), duas Salas Lilás destinadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Esses espaços fazem parte do Programa Nacional “Antes que Aconteça”, com foco na proteção das mulheres. As salas foram implantadas no Hospital Geral e no Pronto-Socorro de Figueira. Para garantir a segurança das vítimas, a localização exata das unidades não será divulgada. Por isso, a inauguração ocorrerá de forma simbólica, com uma cerimônia no plenário da Câmara Municipal, às 15h. De acordo com a Patrulha Maria da Penha, nos últimos dois anos, foram realizados 250 atendimentos a vítimas de violência doméstica no município, sendo que 106 mulheres estão sob medidas protetivas. As Salas Lilás foram planejadas para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, com foco em um atendimento humanizado às vítimas.

TERRITÓRIO EMPREENDEDOR
Em Araruama, a prefeita Daniela Soares (PL) se reuniu em seu gabinete, nesta segunda-feira (31), com representantes do Sebrae e secretários. O objetivo do encontro foi discutir o Programa Empreendedor. Mais cedo, Daniela já havia antecipado algumas novidades que estão por vir durante a semana: “Está chegando muita coisa boa por aí!”. O programa tem como propósito apoiar as prefeituras na implementação de estratégias de fortalecimento socioeconômico local. A iniciativa propõe um trabalho integrado entre Sebrae, Prefeitura e gestores públicos, visando fortalecer o empreendedorismo e transformar a cidade. O “Território Empreendedor” abrange oito eixos: políticas públicas, educação empreendedora, empreendedorismo social, turismo, economia criativa, comércio, alimentação fora do lar e agronegócio.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), apareceu na última sexta-feira (28) para ver de perto as obras em Manitiba, no bairro Barra Nova. Ao lado dela, o secretário de Infraestrutura, Cledson Bitencourt, também esteve presente. Lucimar anunciou esse conjunto de 28 ruas, prometendo 6 km de pavimentação e 4 km de drenagem, com o objetivo de evitar os alagamentos que ocorriam no bairro. A drenagem será direcionada à lagoa, o que, segundo o planejamento, deve melhorar o trânsito dos moradores. A prefeita aproveitou para lembrar que já falava disso na campanha: “Você me trouxe na época Cledson quando eu estava fazendo a caminhada na campanha e eu já fui anunciando para as pessoas que aqui já iria começar uma grande obra”. O secretário também comentou sobre o andamento da obra: “Isso já tem 6 meses aproximadamente nós estamos aqui com essa obra. Nas próximas semanas no início do mês de abril a gente já vai começar a fazer a pavimentação de algumas ruas aqui já liberando o trecho para os moradores”. Lucimar segue acompanhando obras pela cidade e planejando outras intervenções para diferentes bairros.
“BANDIDO EM MARICÁ NÃO TERÁ VEZ!”
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou nesta segunda-feira (31), na sede do CIOSP, que a Guarda Municipal será armada para aumentar a segurança no município. A decisão foi compartilhada ao lado do secretário de Segurança Cidadã, coronel Júlio Veras. Além disso, Quaquá informou que será criado um novo grupamento para a Guarda Municipal, acompanhado de um plano de cargos e salários. “Maricá, nós vamos armar a Guarda Municipal! Não vamos dar mole para a bandidagem. Nossa cidade terá uma segurança forte e preparada, com uma Guarda equipada e valorizada. Vamos construir um grupamento com toda a estrutura necessária, além de implantar o plano de cargos e salários para garantir melhores condições aos nossos agentes. E tem mais: serão 7 mil novas câmeras com inteligência artificial, monitorando cada canto da cidade. Bandido em Maricá não terá vez!”, afirmou o prefeito. Quaquá ainda reforçou seu posicionamento: “Bandido que entrar nas articulações do Estado, no que é do Estado, que é dar a vida boa para o povo, vai pra vala!”. Então tá.

INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DO AUTISTA
Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CID) participou nesta segunda-feira (31) da inauguração da Clínica do Autista, no Centro. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Fabiano Paschoal (MDB), do secretário Municipal de Saúde, Lucas Dias, e da secretária Executiva de Atenção Básica, Simone Sales. O local tem a finalidade de oferecer atendimento terapêutico individualizado e multiprofissional a crianças de dois a 11 anos com TEA. Welberth destacou a importância do acolhimento para tornar a cidade mais inclusiva: “O atendimento multidisciplinar aos pacientes com TEA e o apoio necessário aos familiares são grandes conquistas para o município”. Welberth também ressaltou que um dos objetivos do serviço é estimular a comunicação e a fala dos pacientes assistidos. Boa iniciativa!

BILHETAGEM ELETRÔNICA
O secretário de Transporte Público, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras, Alexandre Pitombo, realizou uma reunião com um representante de uma empresa especializada em bilhetagem eletrônica para avaliar a implantação de um sistema digital de pagamento. No primeiro encontro, foram discutidas as possibilidades e impactos da mudança, incluindo a praticidade para os passageiros e o controle operacional para os permissionários. A empresa responsável deverá apresentar uma proposta detalhada nos próximos dias, permitindo um estudo mais aprofundado sobre a viabilidade da parceria. De acordo com Alexandre, a iniciativa tem potencial para impactar a mobilidade urbana da cidade, otimizando o processo de embarque e garantindo maior segurança nas transações.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
A secretaria de Gestão Pública de Rio das Ostras segue com a realização das audiências públicas de Planejamento e Orçamento Participativo para 2025. No dia 9 de abril, a audiência do setor D será realizada no Colégio Professora América Abdalla, contemplando a localidade de Nova Cidade. Já no dia 16, ocorrerá a audiência pública do setor E, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiro Rangel, no Parque Zabulão. Este setor abrange as localidades de Gelson Apicelo, Liberdade, Nova Cidade, Parque São Jorge, Parque Zabulão, Village e Sol e Mar. Durante as reuniões setoriais, as demandas locais são apresentadas e debatidas para definição de prioridades conforme o orçamento municipal. O Orçamento Participativo possibilita que os moradores discutam e participem das decisões sobre investimentos e políticas públicas no município.