InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (31)

A comemoração da vitória de Lula em Maricá e Cabo Frio; Miguel Alencar estará no RC Cast pra falar de plano verão e a alegria com o resultado nas urnas;; Secretário de Búzios vibra com eleição de Lula; Eleitor de Bolsonaro, Vantoil Martins declara apoio à união do país; O clima sepulcral em São Pedro da Aldeia; A turma cabista que fechou com Lula; O silêncio ensurdecedor de Chiquinho da Educação... E muito mais!

PRESIDENTE DO PT-RJ COMEMORA VITÓRIA DE LULA

A terceira vitória nas urnas do ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição mais acirrada do país na últimas décadas neste domingo (30) monopolizou as discussões e conversas no Brasil e no mundo. Como não podia ser diferente, a coluna Boca Miúda desta segunda-feira (31) começa tratando justamente sobre esse momento histórico. O secretário de Governo de Maricá, Joãozinho Maurício, que é presidente estadual do PT, disse à coluna nesta segunda-feira (31) que Lula venceu “a eleição mais importante da história deste país”. Para João, o resultado “definiu o curso da democracia” no Brasil. “Foi um voto contra a fome, o desemprego, a desigualdade. Por isso que nós lutamos muito para eleger o Lula”, afirmou o político, que fez a otimista previsão que o próximo presidente do páis terá popularidade acima dos 70% depois de um ano, um ano e meio de governo. “A gente sabe do jogo sujo de mentiras, da utilização de tempos religiosos pra fazer a campanha descaradamente. Então, a gente sabe que o jogo foi muito duro. Uma máquina do Governo Federal sendo utilizado noite e dia, mas o povo brasileiro reconheceu e sabe do compromisso do presidente Lula e deu a ele uma nova oportunidade de poder resgatar essa dignidade”, finalizou João.

Foto: Faqueco Corrêa

EM ÊXTASE

A festa foi grande na Maricá do prefeito Fabiano Horta (PT), que ficou extasiado e celebrou a vitória de Lula nos braços do povo. Ele também subiu em um palanque que estava no local. Nas redes sociais, Fabiano Horta escreveu que Maricá “celebrou a vitória do amor, da democracia, da liberdade”. Na cidade, o presidente eleito ficou com 48,26% dos votos válidos, atrás do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que teve 51,74%. No entanto, Lula conseguiu uma pontuação bem mais expressiva que a de Fernando Haddad (PT), que ficou com 37,70% na cidade em 2018.

CARRETA DA VITÓRIA EM CABO FRIO

Além de Maricá, outros municípios da área da Costa do Sol tiveram atos devido a eleição do ex-presidente Lula. Em Cabo Frio, a carreata da vitória teve concentração inicial na Praça de São Cristóvão com a reunião de militantes de diversos partidos, como o PT e o PSOL, e apoiadores, eleitores e/ou simpatizantes do petista. O movimento passou pela Rua Porto Alegre, pelas avenidas Teixeira e Souza e Assunção e pelo bairro da Passagem até chegar à Praça da Cidadania, com uma comemoração na Praia do Forte.

MIGUEL EMOCIONADO

O chefe do Legislativo de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), ficou eufórico com o resultado das urnas. Em vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (2), o vereador disse, com uma alegria que não cabia dentro de si, que o ex-presidente vai unir o país e afirmou que quer fazer parte desse projeto de reconstrução. “Me coloco à disposição para esse novo governo. Tenho certeza que Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer muito pela nossa região”, declarou Alencar, que chegou a ficar emocionado com a vitória de Lula.

PLANO VERÃO E RESENHA PÓS-ELEIÇÃO

Por falar em Miguel Alencar, o vereador cabo-friense convocou uma audiência pública na Câmara para a próxima segunda-feira (7), às 9h, sobre o Plano Verão 2023. A reunião tem como objetivo fomentar o debate sobre o planejamento para a alta temporada. Foram convidadas autoridades municipais como os secretários de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, vereadores, representantes do trade turístico, comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da sociedade civil e imprensa. Sobre esse assunto e eleições, é claro, o vereador será o convidado da nova leva de episódios do RC Cast, nesta terça-feira (1º), a partir das 17h30, com transmissão ao vivo nas páginas e perfis do Portal RC24h na internet.

AGRADECE OS VOTOS

Ainda em Cabo Frio e ‘beeem’ diferente da postura (ou falta de) do seu “capitão”, o deputado reeleito Dr Serginho (PL), maior cabo eleitoral de Bolsonaro na Região dos Lagos, foi outro que trabalhou demais, diariamente para reeleger seu presidente: organizou carreatas, adesivaços, caminhadas, enfim, fez o seu trabalho. Mas, nem por isso, maldisse o resultado ou ficou de bico, que nem aqueles meninos malcriados. Muito pelo contrário. Foi para a rede social e agradeceu a todos que votaram no atual presidente. Democracia é isso, vida que segue.

ROMANO EMOCIONADO

Em Armação dos Búzios não tem ninguém mais feliz do que o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, nesta segunda-feira (31) pós-vitória de Lula. A lembrar, ele foi um dos poucos a assumir seu voto em Lula na cidade e o único a se posicionar pró-Lula dentro da Prefeitura. E por causa disso sofreu até perseguição de colegas, além de passar alguns constrangimentos por conta de sua ideologia. Mas, por telefone, Romano contou que apesar de ter sofrido muita perseguição, tá todo mundo perdoado, e é vida que segue. Para os que estão chorando de luto, o secretário lembrou da fatídica frase do presidente: “e daí? não sou coveiro”. E disse mais: “eles que mandem chamar o padre Kelmon para a missa de sétimo dia do candidato deles”, disparou. Fora isso, comemorou o discurso de Lula, “que citou a palavra cultura 14 vezes em seu discurso”, e disse que está muito confiante de que “agora as coisas vão melhorar muito para setor”, acrescentou.

‘UM NOVO RECOMEÇO’

Após declarar voto em Bolsonaro no segundo turno das eleições, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), publicou um vídeo de reflexão na manhã desta segunda-feira (31). Citando os “novos rumos para o nosso país”, Vantoil disse que o placar dessa eleição mostra um Brasil dividido, mas que é hora de “estarmos todos juntos”, “de braços dados”, “pensando no melhor”. O prefeito disse torcer para que o país continue avançando.

CABISTAS COM LULA

O município de Arraial do Cabo deu ao presidente eleito Lula 8.428 votos, 35,88% do total de votos válidos. Apesar do governo do prefeito Marcelo Magno (PL) ter um posicionamento mais voltado ao conservadorismo, sendo ele próprio apoiador declarado do presidente Jair Bolsonaro, o time de “Cabistas com Lula” contou com nomes de peso da base governista: além da advogada Ana Carolina Melman, os vereadores Professor Tayron (UNIÃO) e Pedro Caju (UNIÃO) e o secretário de Habitação, Wellington Lacerda. A turma acompanhou a apuração dos votos, juntos e misturados com bolsonaristas, do jeito que a democracia gosta: todo mundo junto com respeito.

ISENTÕES DO CABO?

Enquanto figuras de Arraial, como essa galera apoiadora de Lula e Marcelo Magno e o ex-prefeito da cidade Andinho Brito, que declararam voto em Bolsonaro, teve um outro grupo que levou umas alfinetadas, sendo considerados como “gente que não tem lado”. Entre esses isentões estariam o ex-vereador Ton Porto (PDT), que publicou uma foto com os dizeres “independente do voto, exerça sua democracia”, e o parlamentar Junior Chuchu (PV), que postou apenas fotos com os filhos na seção eleitoral dizendo “fizemos nossa parte. Vivemos esperando dias melhores”. O vereador Chuchu não abriu o voto mesmo, mas Ton Porto publicou foto fazendo o tradicional L após o resultado.

CIDADE MAIS BOLSONARISTA DA REGIÃO

O município de São Pedro da Aldeia mostrou mais uma vez que é a cidade mais bolsonarista da Região dos Lagos, região aliás, que votou em massa pela reeleição de Bolsonaro. Assim como no primeiro turno, mais de 70% dos eleitores aldeenses deram seu voto ao atual presidente. Neste domingo (31), a porcentagem foi de 72,13% (37.646 votos), contra 27,87% dos eleitores (14.548 votos) que escolheram Lula.

OS INCONFORMADOS DA ALDEIA

E alguns bolsonaristas da Aldeia que não se conformaram com o resultado, resolveram fazer uma manifestação no fim da tarde desta segunda-feira (31), na RJ-140, próximo à base aeronaval, com bandeiras e camisas verde e amarelas. Atrapalhou um pouco o fluxo naquele momento, ainda mais em horário de pico, nada grave, mas os motoristas reclamaram do ato atrapalhando o trânsito. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), inclusive, iria soltar nota pedindo a pacificação do movimento a fim de evitar o acirramento de ânimos.

CLIMA DE PESAR

Falando em São Pedro, o prefeito Fábio do Pastel (PL) é que deve ter ficado chateado com a derrota de seu candidato, porque cá entre nós, Pastel trabalhou incansavelmente pedindo votos para Bolsonaro. Mesmo que o presidente não tenha pisado na cidade uma vez sequer durante seu governo. No domingo (31), depois de votar, foi comer um peixe junto com o irmão e a secretária de Saúde, Maria Márcia. Mas o dia seguinte não foi lá muito bom, não, disseram que o clima era de intenso pesar nos corredores da prefeitura aldeense. E também ficamos sabendo que o clima de velório não era só lá não. Parece que num certo condomínio que fica perto da base aeronaval a tristeza era geral.

SILÊNCIO SEPULCRAL

Quase tão silencioso quanto o futuro presidente da República derrotado nas urnas sobre a eleição de domingo (2) ficou um dos aliados de ocasião dele na Região dos Lagos. O ex-prefeito de Araruama Chiquinho da Educação (UNIÃO), que chegou a se autoproclamar coordenador da campanha de Lula (PT) na região no ano passado, virou a casaca, como já é uma das marcas registradas em sua tortuosa trajetória política, ao ver o indice de votação que Bolsonaro (PL) atingiu em Araruama no primeiro turno. Será que ele volta pro Lula Futebol Clube, fica no muro mesmo ou vai ter um raro momento de coerência e constância mantendo apoio ao autointitulado capitão do povo?

ENQUANTO ISSO, NA OPOSIÇÃO

Já os vereadores de oposição ao grupo de Chiquinho, Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) declararam voto em Lula e devem estar felizes com o resultado das urnas. Diversos fatores podem ter contribuído com a decisão do casal, como o apoio ao presidente eleito do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (UNIÃO), líder político da dupla araruamense. Inclusive, no ano passado, naquela reunião em que Chiquinho promoveu na Câmara para o diretório estadual do PT, Oliveira chegou a declarar que tinha sido Lula a vida toda.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo