COMEÇOU A SEMANA COM FESTA SURPRESA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (30) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito, Marcelo Magno (PL), completou idade nova, 52 voltas em torno do sol. A turma da Prefeitura não deixou por menos: “surpreendeu” Marcelo, em seu gabinete, com uma festa surpresa que teve direito a tudo: bolo, salgadinho e até escudo do Vasco (ninguém é perfeito…). E tava todo mundo lá, secretários, colaboradores, além da primeira-dama, Gabriele Netto, e o filho, João Marcelo. No início da noite, conversando com Marcelo para dar os parabéns, ele disse que a festinha já é tradição e que “é um carinho gostoso, mostra carinho do servidor e união da equipe”. O festejo em família, disse Marcelo, vai ser em casa mesmo, “quietinho com a esposa e o filhão”.

FAKE, NADA MAIS
Ainda em Arraial, o domingo (29) foi de emoção com a 1ª Copa Atcheza de Canoa de Boçarda, na bela Praia Grande. Pra quem não sabe, a canoa de borçada é uma modalidade tradicional da região, que remete à técnica de virar a embarcação para limpeza e conservação, que se transformou em corrida de 500 metros ida e volta no mar disputada por pescadores. O público animou a competição e por lá também estavam o prefeito Marcelo Magno, seu vice, Diego Silveira (MDB), e o ex-prefeito de Iguaba, Vantoil Martins (CID), atual secretário de Desenvolvimento Econômico iguabense. Aliás, a presença de Vantoil ao lado de Marcelo e todo sorridente, desfaz os boatos que surgiram nas redes, espalhados por disseminadores de fakes, dizendo que Marcelo – e também o prefeito cabo-friense, Dr Serginho (PL) – havia rompido com ele.
VANTOIL NA RCFM
Falando em Vantoil, ele esteve no estúdio da rádio RCFM, nesta segunda-feira (30), onde foi entrevistado no programa “Renata Cristiane Online”. Na ocasião, falou, entre outros assuntos, do consórcio multifinalitário da Região dos Lagos e Baixada Litorânea. Aproveitando o ensejo, ao final do programa, quando o entrevistado dá o seu “like” e seu “deslike”, Vantoil reafirmou que não houve rompimento com o prefeito de Arraial. Assim como também não houve rompimento com o de Cabo Frio (vídeo acima). “Querem criar confusão e se incomodam com a união”, disparou.
REVITALIZAÇÃO DE CARTÕES POSTAIS
O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), usou as redes sociais, nesta segunda-feira (30), para apresentar os projetos arquitetônicos do Boulevard Canal, da Praça das Águas e do novo Pontal do Santo Antônio, em Tamoios. O novo espaço contará com praça, terminal de embarque e desembarque, Casa do Pescador, Mercado do Peixe e um polo gastronômico. “Trata-se de um conjunto arquitetônico com padrão internacional, concebido para estar à altura da cidade mais bonita do Brasil. Cabo Frio está sendo preparada para o futuro, com planejamento, trabalho e ousadia. A revolução urbana já começou”, afirmou o prefeito.

VIVER + DIABETES
Cabo Frio deu início, nesta segunda-feira (30), a uma nova fase do programa municipal “Viver + Diabetes”, voltado ao atendimento de pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus. A iniciativa passou por uma reestruturação completa e agora conta com uma plataforma informatizada, ampliação dos polos de atendimento e a obrigatoriedade de recadastramento para todos os usuários. Dr. Serginho esteve no evento e destacou a importância da reformulação do programa como política pública de acesso e equidade. “Estamos dando um salto importante no cuidado com os nossos pacientes. Com essa nova fase, ampliamos o alcance do atendimento e garantimos dignidade, qualidade de vida e acesso à saúde para todos”, afirmou. A secretária municipal de Saúde, Bia Trindade, também celebrou a nova etapa do projeto: “O Diabetes exige acompanhamento constante, e nosso compromisso é com um cuidado integral e acessível. O Viver + Diabetes agora se moderniza para atender melhor quem mais precisa”, concluiu.

ÚLTIMOS DIAS PARA ENVIAR SUGESTÕES
A revisão das leis de zoneamento, uso e ocupação do solo em Cabo Frio entra na reta final: moradores, técnicos e interessados têm até o dia 11 de julho para enviar sugestões. O processo é uma oportunidade para discutir o futuro urbano da cidade e ampliar a participação social nas decisões que impactam diretamente o desenvolvimento e a organização dos bairros. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail conselhodacidade@cabofrio.rj.gov.br ou por formulário on-line.

NOVA PRAÇA
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve no bairro Alecrim, nesta segunda-feira (30), visitando a nova praça, que em breve será entregue para a população. Os últimos detalhes estão sendo finalizados para que tudo fique pronto o quanto antes. Segundo Pastel, é “mais um espaço de lazer que vai fazer a diferença na vida dos moradores”. “Deixo aqui meu agradecimento ao vereador Jean Pierre, que contribuiu com a indicação da emenda para a realização dessa obra. Com a união de esforços, seguimos avançando e levando mais qualidade de vida para a nossa cidade”.

DISCUSSÃO DE TEMAS ESTRATÉGICOS
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), participou do Fórum Municipal de Educação, na última sexta (27), que reuniu representantes dos conselhos escolares, servidores da rede municipal e integrantes do colegiado da educação buziana. Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o fortalecimento da educação no município, como os sistemas de avaliação, a implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) nas unidades escolares, o uso de novas tecnologias, os impactos das mudanças climáticas, entre outros assuntos fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino. “Esse diálogo é essencial, pois trata, acima de tudo, de como vamos cuidar do futuro das nossas crianças”, avaliou Alexandre.

BALANÇO DE GOVERNO
Falando em Alexandre Martins, ele fará um balanço dos seis primeiros meses do seu segundo mandato à frente da Prefeitura, em entrevista no “Renata Cristiane Online”, da rádio RCFM, nesta terça-feira (1º). Alexandre vai detalhar os principais avanços da gestão, os desafios enfrentados em áreas estratégicas como turismo, infraestrutura e saúde, além de apresentar as perspectivas e metas para o restante do ano.

MEDALHAS E TÍTULOS
A Câmara Municipal de Araruama realizou, no sábado (28), uma emocionante cerimônia no Teatro Municipal para homenagear 28 mulheres que se destacam em diversas áreas da sociedade. Durante o evento, foram entregues as Medalhas Maria Rosa Tavares e os Títulos Mulher Cidadã 2024, reconhecendo trajetórias marcadas por luta, dedicação e transformação social. A solenidade, comandada pelo vereador Magno Dheco (MDB), contou com a presença de autoridades, familiares e representantes de diferentes setores. As homenagens reforçaram o compromisso da Câmara com a valorização da mulher e a promoção da igualdade de gênero. As homenageadas foram indicadas pelos vereadores e atuam em áreas como serviço público, educação, saúde, cultura, empreendedorismo e voluntariado.

IMPACTO DA COMPETIÇÃO
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), comemorou o encerramento de mais uma edição do WSL na cidade. Em publicação nas redes sociais, ela destacou a importância do evento para o município, que mais uma vez foi palco de uma das principais competições do surfe mundial. “Encerramos mais uma edição inesquecível do WSL em Saquarema! A vitória foi americana, mas o verdadeiro presente foi poder receber esse evento grandioso mais uma vez na nossa cidade”, afirmou. Lucimar ressaltou ainda o impacto positivo da competição, que movimentou diversos setores. “Foram dias de muita vibração, esporte, turismo, cultura e oportunidades. Agradeço imensamente a todos os envolvidos na organização, às equipes que atuaram com tanta dedicação e, claro, à nossa população e aos visitantes que prestigiaram e fizeram parte dessa grande festa”, completou. Quem também esteve ao lado de Lucimar foi seu secretário de Esporte, Rafael Badá, e a prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL).

INJEÇÃO DE R$ 47 MILHÕES
Boas notícias para os servidores de Macaé: o prefeito Welberth Rezende (CID) antecipou o pagamento da primeira parcela do 13º salário, depositada nesta segunda-feira (30) junto com o salário de junho. O valor foi creditado sem os descontos de INSS e IRRF, beneficiando mais de 15 mil profissionais e movimentando a economia local com uma injeção de quase R$ 47 milhões. A medida representa um alívio no bolso e um incentivo ao planejamento financeiro.

NOVAS SECRETARIAS
A Câmara de Vereadores de Maricá aprovou, em regime de urgência, a criação de três novas secretarias: Transição Climática e Resiliência Ambiental, Recursos Hídricos e Minerais, e Justiça e Cidadania. A medida, aprovada pela maioria dos parlamentares, recebeu votos contrários apenas dos vereadores Chiquinho e Ricardinho Netuno, ambos do PL. Com isso, a prefeitura passa a contar com 44 pastas. As duas novas secretarias ambientais têm como foco o enfrentamento das mudanças climáticas, a gestão da água e dos recursos minerais, e a promoção de ações sustentáveis. Já a Secretaria de Justiça e Cidadania foi criada para suprir demandas não atendidas pela Defensoria Pública local. O vereador Richard (PV) deixará o cargo na Câmara para assumir a Secretaria de Transição Climática, sendo substituído pelo suplente Thiago Fonseca (PT). O prefeito Washington Quaquá (PT) defende a medida como um passo estratégico para modernizar a gestão ambiental e garantir segurança hídrica no município.

NOVOS PROGRAMAS
Rio das Ostras recebeu dois novos programas da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ): “PrePara o Futuro” e “Programa Trabalho Protegido na Adolescência”. Voltadas a jovens de 15 a 17 anos, as iniciativas oferecem cursos de qualificação e apoio socioeducativo, com foco na inserção no mercado de trabalho e preparação para vestibulares e concursos. A implantação contou com duas cerimônias inaugurais na última sexta (27), com a presença do prefeito Carlos Augusto (PL), autoridades municipais e representantes da FIA. A ação é fruto de parceria entre o Governo do Estado e as secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e de Assistência Social.
O ‘CORO’ TÁ COMENDO
Uma sessão marcada por tensão e troca de acusações tomou conta da Alerj nesta segunda-feira (30), quando o presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União), protagonizou um embate direto com o deputado Rosenverg Reis (MDB). O confronto teve início durante a votação de um requerimento da CPI da Transparência, que prevê a convocação do secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB) — irmão de Rosenverg — para prestar esclarecimentos sobre o preço das passagens e os recorrentes problemas no transporte público fluminense. Em tom exaltado, Rosenverg saiu em defesa do irmão e sugeriu, em retaliação, a criação de outras CPIs. A reação de Bacellar foi imediata: “Não me confunda com Cláudio Castro”, disparou, recusando ataques pessoais e afirmando que Rosenverg era livre para “destruir o próprio irmão da forma que achasse melhor”. Apesar da confusão, o requerimento assinado pelo presidente da CPI, deputado Allan Lopes (PL), foi aprovado em plenário. O episódio escancarou o desgaste público entre Bacellar e Rosenverg, além de evidenciar uma crescente tensão entre o presidente da Alerj e o secretário estadual de Transportes.

CRITICOU E IRONIZOU
A Alerj derrubou, nesta segunda-feira (30), o veto do governador Cláudio Castro (PL) e aprovou a lei que transfere novamente para o governo estadual a gestão do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A proposta, de autoria do líder do governo na Casa, deputado Rodrigo Amorim (União), foi aprovada por 38 votos a favor e 19 contrários — e acirrou ainda mais a disputa política entre o grupo do governador e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Logo após a votação, Paes reagiu nas redes sociais com duras críticas e ironias. Disse que pretende recorrer à Justiça para barrar a medida e questionou a prioridade do governo estadual em meio a tantos desafios. “Isso tudo porque o Estado do Rio está muito seguro, sem qualquer problema em suas forças de segurança e com a situação financeira muito estável. Ou seja: com tempo e dinheiro para cuidar do carnaval. Meu Deus do céu! Só a discussão desse tema já é uma perda de tempo tão grande”, ironizou. Apesar das críticas, o prefeito fez questão de lembrar que o projeto havia sido vetado por Cláudio Castro, e que a derrubada partiu da base aliada ao governador na Alerj. Nos bastidores, a decisão é interpretada como mais uma jogada política do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União), que vem articulando sua pré-candidatura ao governo do estado em 2026 — e usa a pauta do carnaval como peça estratégica no tabuleiro político fluminense.