02/01/2025 — 20:00
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

Posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores mobiliza cidades da região; Serginho vai implantar novas medidas a partir de 2 de janeiro; Alexandre Martins esclarece obra na Rua das Pedras; Marcelo Magno nos últimos preparativos para o Réveillon; Vantoil Martins com o influenciador Wallacy França; Disputa acirrada pela presidência da Câmara em São Pedro; Daniela de Lívia planeja manter secretária; Washington Quaquá durante reunião com os camelôs; Manoela Peres se emociona em despedida do cargo de prefeita... E muito mais!

Compartilhe

CONTAGEM REGRESSIVA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (30) começa pela expectativa da posse de novos prefeitos e prefeitos reeleitos, bem como seus respectivos vices, além dos vereadores, na próxima quarta (1º). Com exceção de Cabo Frio, onde o prefeito eleito Serginho (PL) vai ser empossado pela manhã, às 10h, na Câmara Municipal, as solenidades das outras cidades – Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema, Maricá, Macaé e Rio das Ostras – vão acontecer na parte da tarde. As cerimônias são abertas ao público. E entre todas estas, podemos arriscar, ou melhor, dizer com 99% de certeza que a expectativa maior pelo 1º de janeiro está concentrada no município cabo-friense, que nos últimos 17 meses vem sofrendo com os escândalos do (des)governo Magdala Furtado (PV). Confira a matéria aqui.

13º E DEZEMBRO

Falando nas mazelas políticas de Cabo Frio, tá rolando um áudio, desde o domingo (29), que supostamente seria do secretário de Saúde, Bruno Alpacino, explicando que estaria resolvendo problema da folha de pagamento do 13º salário do setor, que havia sido creditada com erro, e que já teria enviado a folha de dezembro para a secretaria de Fazenda. No entanto, segundo teria dito no áudio, ele não veria possibilidade de pagamento ainda em 2024. Será que vai sobrar pra Serginho? Que situação, hein?

NOVAS MEDIDAS A PARTIR DE 2 DE JANEIRO

O prefeito eleito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), anunciou uma série de medidas que entrarão em vigor a partir de quinta-feira (2), voltadas à organização das praias da cidade durante a alta temporada. As novas regras visam ordenar o uso dos espaços públicos, valorizar os trabalhadores locais e proporcionar uma experiência mais agradável para turistas e moradores. Entre as principais mudanças está a limitação de guarda-sóis por barraqueiro. Além disso, será proibido que ambulantes e carrinhos disponibilizem mesas, cadeiras e guarda-sóis, prática que ficará restrita aos barraqueiros autorizados. Após o fim da alta temporada, a Prefeitura dará continuidade ao processo de organização com a padronização das barracas e a oferta de programas de qualificação para trabalhadores, que serão obrigatórios para quem deseja atuar nas praias. Essas ações serão orientadas por estudos de capacidade ambiental e estrutural de cada praia, visando a sustentabilidade. “Queremos transformar Cabo Frio em uma referência de organização, sustentabilidade e hospitalidade. Vamos valorizar os trabalhadores locais e preservar o patrimônio natural, fortalecendo nossa economia e garantindo uma experiência de excelência para todos”, destacou Serginho, que nesta segunda-feira (30) se encontrou com a comandante do 25º BPM, coronel Andréia Campos. A propósito, a militar reuniu a imprensa também nesta segunda, juntamente com o e o futuro secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Leandro, para falar de como irá funcionar o esquema de segurança no Ano Novo e dias subsequentes (confira aqui).

REPARO SIM, MUDANÇA ESTRUTURAL NÃO

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta segunda-feira (30), para esclarecer que a obra feitas na Rua das Pedras trata-se de reparos necessários para a segurança dos pedestres e não de mudança estrutural, como muitos acharam. Isso chegou a virar munição pra oposição e causou um disse-me-disse danado. Desta forma, Alexandre resolveu postar uma explicação a fim de evitar ruído na informação. “Realizamos reparos na Rua das Pedras, uma ação preventiva realizada a cada dois anos para garantir a segurança de todos. Nosso objetivo é evitar acidentes causados pelas valas que se formam entre as pedras, um problema que já resultou em ferimentos graves a turistas e moradores. Esses reparos são essenciais para proteger os transeuntes, tornando o local mais acessível para cadeirantes, idosos e crianças. Importante destacar que a estrutura da Rua das Pedras permanece preservada – usamos pó de pedra para nivelar os espaços, e ele desaparece naturalmente com o tempo”, disse ele que, no fim da postagem pediu compreensão. Ainda conforme o prefeito, a última manutenção aconteceu em 2022 e que o procedimento atual segue a mesma lógica de preservar a estrutura original da rua.

OPERAÇÃO VERÃO

Falando em segurança de turista e morador, a exemplo do que Serginho vai fazer em Cabo Frio, Alexandre Martins já proibiu a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo na península até dia 20 de março. O decreto, entretanto, libera a entrada dos veículos para embarque ou desembarque nas proximidades da hospedagem do grupo, no horário de 7h às 9h. Os ônibus devem ser direcionados para a área de estacionamento próximo à Faetec. Neste verão, a expectativa é que Búzios registre mais de 80% de ocupação hoteleira.

ÚLTIMOS PREPARATIVOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), já está nos preparativos para o Réveillon na cidade. E os turistas, que estão de olho na festa – incluindo os de Cabo Frio, onde não haverá festejo -, já começaram a chegar no fim de semana. No último sábado (28), Magno esteve com diversos secretários em Praia Grande para discutir os planejamentos. Estiveram presentes os secretários de Segurança Pública, Magda Fraga; de Turismo, Júnior Chuchu; de Meio Ambiente, Jorge Oliveira; de Saúde, Jorge Diniz; e o vice-prefeito, Diego Silveira (MDB). Eles acompanharam a montagem dos palcos, a instalação de geradores e a colocação de banheiros químicos no local, a fim de evitar transtornos. O município também terá shows e queima de fogos em Monte Alto e Figueira. Vale ressaltar que Marcelo já vinha se preparando para a alta temporada de verão. Arraial já está em um “caldeirão” com a chegada dos turistas.

ENCONTRO COM INFLUENCIADOR

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve com o influenciador humorístico Wallacy Franca para divulgar seus conteúdos. O encontro ocorreu no Mirante Dona Célia, local escolhido para o anúncio de uma novidade. Wallacy foi convidado para conhecer e gravar com o influenciador “Valdomirinho”, no dia 15 de janeiro, em Goiânia. Durante a viagem, Wallacy e sua família irão produzir diversos conteúdos. Vantoil aproveitou a oportunidade para convidar o público a conhecer o trabalho de Wallacy nas redes sociais. Além disso, o prefeito recebeu um presente do influenciador, que é autista e tem 17 anos. Segundo Martins, Wallacy é um exemplo de superação e talento, e Vantoil tem se divertido ao acompanhar seus conteúdos.

Márcio Soares e Vitinho de Zé Maia

DISPUTA ACIRRADA

Já em São Pedro da Aldeia, todo mundo quer saber quem será o presidente da Câmara. Façam suas apostas, senhoras e senhores! Compõem o grupo do vereador Márcio Soares (PL), Jean Pierre (PP), Moisés Batista (SDD), Pedro Abreu (REP) e Paulo Santana (PP). Aliás, o outro grupo é o de Vitinho de Zé Maia (MDB), com Mislene de André (PL), Zezinho Martins (REP), Fernando Mistura (SDD) e Jackson Souza (PODE). A decisão está difícil. Tudo indica que a situação está bem dividida entre os vereadores: quatro apoiam Márcio e outros quatro apoiam Vitinho. Ou seja, temos um empate, que dá vantagem para Márcio, por ser o mais velho. Isso já está gerando bastante conversa nos bastidores da política aldeense. Será que a decisão vai para os pênaltis?

VAI MANTER SECRETÁRIA?

Em Araruama, a prefeita eleita, Daniela de Lívia (MDB), dizem assim nos bastidores, anda um pouco perdida para o início de seu mandato. Até agora, ela não definiu todos os secretários. No entanto, tem uma que, ao que parece, ela vai manter, é a titular de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, Kátia Gonçalves. O nome de Kátia foi citado, no início do ano, num escândalo por suposta compra de imóvel em nome de sua companheira, num valor que beiraria os R$ 700 mil, além de cotas de resort no sul do país. E pensam que acabou por aí? Outro episódio envolvendo Kátia ocorreu no segundo semestre de 2023, quando a secretária teria contratado a bateria da escola de samba Unidos do Viradouro para se apresentar em uma festa da pasta. Além disso, foram gastos R$ 150 mil em prêmios, com verba da secretaria, para a festa de final de ano de 2022, incluindo pacotes de viagens, notebooks e outros itens. É, Daniela vai ter uma “batata quente” já no início de seu governo.

FORMATURA DA GM

Continuando em Araruama, a prefeitura realizou, no último domingo (29), a “Cerimônia de Armamento da 1ª Turma da Guarda Civil de Araruama”. O evento ocorreu no Teatro Municipal, localizado na Praça Menino João Hélio, no Centro da cidade. O município se tornou o primeiro da Região dos Lagos e o segundo do estado do Rio a equipar a Guarda Civil Municipal com armamento, uma medida voltada para a segurança pública. A formatura contou com a participação de 34 agentes da Guarda Civil. De acordo com a prefeita Lívia, o objetivo do armamento não é promover confrontos, mas permitir que os guardas atuem em cooperação com a Polícia Militar, reforçando a segurança no centro urbano e liberando a PM para o combate ao crime organizado em outras áreas do município. O armamento das Guardas Civis Municipais é regulamentado pela Lei Federal nº 10.826.

REUNIÃO COM OS CAMELÔS

Em Maricá, o prefeito eleito, Washington Quaquá (PT), já está de olho na cerimônia de posse. Com poucos dias para o evento, ele tem se dedicado a uma intensa agenda de reuniões para alinhar seus projetos. Um dos encontros foi com os comerciantes do CECOP. No último sábado (28), Quaquá reuniu-se com os camelôs para tratar da ocupação das calçadas na Rua Ribeiro de Almeida após a urbanização do local. Durante a reunião, ouviu as demandas, principalmente sobre o fato das vendas abaixo do esperado no novo espaço. Estiveram presentes no encontro o vereador André Casquinha (PT), futuro secretário de Transportes; Dayrlene Costa, futura chefe de Gabinete; Matheus Gaúcho, futuro secretário de Economia Solidária; e outras autoridades municipais. O CECOP, localizado em um ponto afastado da área comercial movimentada, opera em um espaço alugado e depende de geradores, o que tem prejudicado o fluxo de clientes e gerado insatisfação entre os comerciantes. Quaquá garantiu aos camelôs que poderão voltar às ruas: “Lugar de vender não é escondido, lugar de vender é onde passam as pessoas”. Um exemplo disso é que, no mesmo dia, diversos camelôs recém-chegados à cidade estavam vendendo livremente nas ruas, sem qualquer interferência da fiscalização de posturas. Organizar essa situação será um desafio que o prefeito eleito terá pela frente.

INAUGURAÇÃO DO VIADUTO LEONEL BRIZOLA

Ainda em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) entregou o Viaduto do Flamengo em grande estilo nesta segunda-feira (30). Para fechar o mandato com “chave de ouro”, ele aproveitou a ocasião para homenagear o ex-governador Leonel Brizola, dando seu nome ao viaduto, que conecta as rodovias RJ-106 e RJ-114, facilitando o trânsito entre São Gonçalo, Maricá e a Região dos Lagos. Horta celebrou a conclusão do projeto como um marco de sua gestão: “Este viaduto simboliza progresso e integração. Encerro meu mandato com a sensação de dever cumprido.” Demonstrando descontração, Horta ainda apelidou a obra de “Viaduto Botafogo”, reforçando seu conhecido amor pelo clube. Estiveram presentes representantes da SOMAR, empresa responsável pela construção, e o vice-prefeito eleito, Joãozinho Maurício (PT). Joãozinho destacou a relevância da obra para o desenvolvimento regional e o legado da administração de Horta. Fabiano encerra seu mandato deixando a gestão municipal nas mãos de seu sucessor, o prefeito eleito Washington Quaquá (PT), que já prepara diversas ideias inovadoras para a implementação de novos projetos.

DESPEDIDA EMOCIONANTE

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) caiu em prantos, na última sexta-feira (27), ao se despedir da população pelo fim de dois mandatos consecutivos. Na escadaria da Prefeitura, uma multidão se juntou para ouvir as palavras de agradecimento de Manoela, que deixa a administração municipal com 95% de aprovação. Junto da prefeita, o primeiro-cavalheiro, Antônio Peres, os filhos, secretários e outras autoridades, como o deputado estadual Pedro Ricardo (PP). “Hoje eu me despeço, transbordando emoção, de um ciclo de oito anos que passaram tão rápido. Um ciclo cheio de desafios e obstáculos, mas que, com muita fé em Deus, o carinho e a confiança de vocês e a determinação em fazer dar certo, conseguimos superar todos eles. Estou me despedindo do meu cargo de prefeita com a sensação de que cumpri minha missão de cuidar das pessoas e da cidade que eu amo, com a consciência de que ainda há muito trabalho a ser feito! Quando assumi o mandato, em meu discurso eu disse que gostaria de encerrar saindo pela porta da frente e recebendo tanto carinho quanto eu recebi naquele dia que entrei. E parece que Deus, como sempre, planejou cada mínimo detalhe para que tudo se cumprisse exatamente desse jeitinho. Não é um adeus, é um até logo! Que o futuro reserve ainda mais oportunidades de contribuir para transformar a vida das pessoas e da nossa cidade. Muita gratidão por cada momento que compartilhamos nessa jornada. Nos encontraremos em breve! Muito obrigada, Saquarema”, disse ela.

BOAS LEMBRANÇAS

O ex-deputado estadual Glauco Lopes, filho do ex-prefeito de Macaé, Sylvio Lopes, relembrou nas redes sociais um momento simbólico da gestão do atual prefeito, Welberth Rezende (CID). No início de seu mandato, Welberth realizou uma visita à casa de Sylvio Lopes, acompanhado de Juninho Luna, Secretário de Governo, em um gesto que demonstrou respeito ao legado político e às obras realizadas durante a administração de Sylvio. Segundo Glauco Lopes, o encontro foi marcado pela disposição de Welberth em retomar e concluir obras importantes para a cidade, que haviam sido deixadas de lado por administrações anteriores. Entre as obras mencionadas estão o Centro de Convenções, o Ginásio Poliesportivo e o Parque da Cidade, além de outros projetos estruturais que marcaram a gestão de Sylvio Lopes.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo