InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (29)

Troca de padrinho em Arraial do Cabo? Entrega de obra na Prainha vai demorar um pouco mais; Fábio do Pastel será oficiado pelo MP por conta de dívida da Salineira; Troca de comando em Cabo Frio; Iguaba também será point de esporte radical e a moeda social é quase realidade; Alexandre Martins se reúne com campeões e anuncia live; Lívia Bello abre Natal de Araruama nesta terça e Elói é o 'garoto' do governador... E muito mais!

ABANDONANDO O BARCO?

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (29) começa por Arraial do Cabo, onde o ex-candidato a prefeito da cidade, Ton Porto, que tinha assumido a presidência municipal do PDT, ao que parece abandonou o barco da candidatura a deputado estadual de Janio Mendes. O mesmo Janio (que tenta conquistar em 2022 um cargo na Alerj) que levou Tom Porto para ingressar no PDT. Inclusive há um registro fotográfico deles ao lado de Lupi, quando ele assumiu a presidência da sigla, e que teria um acordo para compor o grupo de apoio de Janio. Mas os planos mudaram, já que Tom publicou nesta segunda-feira (29), nas redes sociais, um post anunciando seu apoio ao deputado estadual Victor Junior (que tem 3 mandatos em Niterói). Mas o fato é: esse é o segundo líder político da região que abandona Janio. O primeiro foi Chumbinho, de São Pedro da Aldeia, que passou a ingressar a União Brasil. E mais um detalhe: a Executiva provisória do PDT venceu, ou seja, Tom Porto não é mais o presidente do partido de Arraial. Será que Ton está fazendo caminho fundo de Niterói para garantir que continue no comando da sigla na cidade? Em Arraial, a novidade já caiu na boca do povo que afirma: “Esse aí é malandro. Pesca com três linhas”. Porque apoiou Janio, retirou o apoio, e agora cola com Victor Junior e também ao candidato a deputado federal, Caio Vianna, de Campos. Essa ‘blindagem’ com nomes poderosos seria para garantir sua permanência no controle da PDT de Arraial? Troca de padrinho que fala?

A PROVA

E pra não dizerem que é mentira o acordo outrora feito entre Ton Porto e Janio Mendes, taí a imagem divulgada pelo próprio Ton, em julho deste ano, quando ele se filiou ao PDT e agradeceu a Janio pelo “apoio na realização de um sonho”.

VEM OU NÃO VEM AÍ?

Ainda de Arraial, a entrega das obras de contenção da RJ-140, na Prainha, não deve ser entregue nesta terça-feira (30), conforme previsão. A Comunicação do município se limitou a dizer que a reforma deve ser inaugurada até sábado (4), se o tempo favorecer. Ou seja, nada tão certo quanto o calor do fogo, já que São Pedro anda meio confuso quanto ao tempo no país nos últimos dias, venhamos e convenhamos. Brincadeiras à parte, o Portal RC24h tentou contato com o DER, órgão estadual que está tocando a obra, mas, até o fechamento da coluna, não tivemos resposta.

VAI SER OFICIADO

Em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura deve receber um oficio do Ministério Público para que o prefeito, Fábio do Pastel (PL), se manifeste sobre uma suposta dívida da Viação São Pedro com o município. De acordo com a vereadora Mislene de André (SDD), o Grupo Salineira deve R$ 740 mil à Prefeitura desde que assumiu a concessão do transporte na cidade, em 2012. Com correção monetária, a dívida chega à casa do milhão. A vereadora, conforme você leu na coluna Boca Miúda de quinta-feira (25), fez uma investigação minuciosa e criteriosa dos contratos entre a Salineira e a Prefeitura após reclamações diversas dos servidores sobre a mudança na forma de pagamento do vale-transporte do funcionalismo público. A denúncia de Mislene foi encaminhada ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público, que foi quem nos informou sobre o oficio que será enviado à Prefeitura, como um próximo passo para o andamento da denúncia.

O QUE CHAMA ATENÇÃO

Nessa história toda, um ponto que chama a atenção é a falta de aplicação do know how de Fábio do Pastel na situação. Ok. Em 2012, o prefeito da cidade era Carlindo Filho. Depois, até chegar no Rei do Pastel, foram oito anos de Cláudio Chumbinho (sem partido). Mas como um empresário com tanto conhecimento, articulação empresarial e competência em negociações, como Fábio, fez um acordo tão controverso com a Salineira – no caso da implantação do bilhete eletrônico para os servidores, que gerou muitos protestos – mesmo com essa dívida pendente. Pelo visto, até que se prove o contrário, mais um equívoco do prefeito, que caminha em uma gestão vista por muitos como impopular. A gente aqui não faz juízo de valor da qualidade dos acordos firmados por prefeito, qualquer que seja, mas a turma da Praça do Canhão deita e rola quando vê algo do gênero e aqui estamos para acompanhar o desenrolar desse novelo.

RUY FRANÇA VAI ACUMULAR DUAS PASTAS

Em Cabo Frio, o secretário de Administração Ruy França passa a comandar, também, a pasta de Direitos Humanos e Segurança, a partir desta terça-feira (30). Nesta segunda (29), a até então, secretária, Aglaia Olegário entregou pedido de exoneração ao prefeito José Bonifácio (PDT), alegando motivos pessoais. Durante o dia, chegaram a divulgar que Aglaia tinha sido demitida e que Bonifácio iria definir quem assumiria seu lugar. Mas não foi nada disso. França, que é coronel da PM cedido à prefeitura e já foi comandante do 25º BPM, vai acumular as duas pastas, mas sem gerar acúmulo de salário, segundo o prefeito. Aglaia vai retomar a função na Guarda Civil Municipal, da qual faz parte há 27 anos. Uma coisa é certa: Ruy tá com moral com prefeito. A credibilidade e profissionalismo dele estão acima de qualquer suspeita, por isso, ganha cada dia mais a confiança do Zé.

DOMINGO EM TAMOIOS

Ainda em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) passou o domingo (28) onde mais gosta, na Fazenda de Campos Novos. Ficou bem movimentado o fim de semana por lá com a feira do produtor rural e outros eventos, como gastronomia, música, ciclismo e corrida. A propósito, Zé e a secretária de Agricultura, Katyuscia Brito estão na maior expectativa para a 1ª Expo Natalina Mangalarga Marchador, que acontece no parque de exposições de 9 a 11 de dezembro. “O Parque de Exposições de Tamoios está se consagrando como uma grande área para eventos de todos os segmentos”, contou Katyuscia.

ESPORTE RADICAL NA PEDREIRA

Em Iguaba Grande, o fim de semana teve vistoria do prefeito Vantoil Martins (CID), na Pedreira, com a equipe Rio Radical, empresa que está trazendo algumas modalidades de esportes radicais para a Região dos Lagos. Já levaram o rapel para a Praia Grande, em Arraial do Cabo, e querem colocar uma tirolesa no município iguabense, saindo no Morro da Caixa D’Água. Por conta disso, tirou o sábado (27), para ir até o local com os empresários Thiago Gomes e Fernando Gringones e checarem o ponto de perto. Também acompanharam Vantoil, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, e o chefe de Gabinete Fábio Costa. A tirolesa de Iguaba vem aí, hein?! Será um incremento turístico bastante interessante, pode apostar.

MOEDA SOCIAL DE IGUABA

Continuando em Iguaba, a moeda social da cidade já e quase uma realidade. Falta pouco. Nesta terça (30), o Conselho Municipal de Assistência Social vai apreciar o projeto, discutido pelas secretarias de Assistência Social, Trabalho e Renda, de Planejamento e de Governo. A partir daí, o documento será enviado à Câmara como Projeto de Lei par tramitação. O benefício vai atender, de início, 2.083 pessoas, com o valor de R$ 120,00 por mês. As famílias atendidas receberão um cartão de crédito para utilização nos comércios da cidade. As empresas que se cadastrarem para vender através da moeda social terão custo zero em pagamentos de taxas. A moeda social ainda não tem nome, que deverá ser escolhido pela própria população em forma de enquete. A previsão é que o benefício comece a valer no fim deste ano.

CONVÊNIO COM MATERNIDADE

Ainda de Iguaba, o secretário de Saúde, Valdeci Júnior assinou um convênio importantíssimo para as futuras mães da cidade, com o Hospital e Maternidade Missão de São Pedro (em São Pedro da Aldeia). Com o acordo, parturientes que realizaram o acompanhamento de pré-natal pelo SUS no município iguabense, poderão ser atendidas na unidade. Segundo Valdeci, serão realizados parto normal de baixo risco, cesariana e atendimento emergencial a gestantes em trabalho de parto prematuro ou que tenham complicações na gravidez e abortamento. “Com o convênio, também iremos diminuir o tempo resposta para o atendimento, evitando o sofrimento para a mãe e para o bebê”, comentou o secretário de Saúde.

MANHÃ COM CAMPEÕES

A manhã desta segunda-feira (29), em Armação dos Búzios, foi de encontro do prefeito, Alexandre Martins (REP), com campeões de Jiu-Jitsu. O chefe do Executivo da península mais charmosa da região recebeu, no gabinete, cinco atletas buzianos que participaram, neste fim de semana, do World Cup da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Olímpico. O evento foi realizado na Arena da Juventude, na Vila Militar no Rio de Janeiro. Os atletas receberam o apoio da Prefeitura de Búzios e competiram em várias lutas. Todos foram premiados com medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Ayrton Dylan, 2º lugar no Circuito Estadual de surfe da categoria PRO Series do Recreio, também esteve com o prefeito de Búzios. A 2ª etapa do torneio, inclusive, será na Praia de Geribá, entre 1º e 5 de dezembro. O vereador Gugu de Nair (DEM) participou dos dois encontros.

RETORNO DAS LIVES

Por falar em Alexandre Martins, uma prática comum no início do governo dele vai voltar nesta terça-feira (30): a live semanal. A transmissão, a partir das 19h30, terá participação de mais convidados a serem confirmados. O prefeito disse que as lives são “um canal importantíssimo para prestar contas da gestão” e convocou os moradores a deixarem perguntas nos stories e nos comentários da postagem sobre a live nas redes sociais.

ENCONTRO POPULAR

Ainda na península buziana, o sábado (27) foi dia da 1ª edição do Encontro de Cultura Popular Brasileira na cidade, realizado no Espaço Zanine. O prefeito, Alexandre Martins, marcou presença no evento, ao lado de Luiz Romano, secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios. As expectativas de Martins, agora, se voltam para a abertura do Natal de luz, cada dia mais próximo…

POR FALAR EM EXPECTATIVA

Agora, quando o assunto é expectativa em Armação dos Búzios, o que dizer do vereador Aurélio Barros (PATRI)? O projeto dele sobre as políticas públicas municipais para uso de medicamentos com canabidiol será votado na íntegra, com todos os ajustes e emendas aprovados, na sessão Legislativa desta terça-feira (30). O vereador acredita que o PL vá ser aprovado por unanimidade. Ao Portal RC24h, Aurélio se disse muito feliz e agradeceu a Deus, aos colegas e ao prefeito por “estarmos prestes a fazer um bem enorme a centenas de pessoas que serão beneficiadas com essa PL”. Vamos aguardar os resultados

NATAL À LA ARARUAMA

Faltando menos de um mês para o dia mais gostoso do ano, segundo quem vos escreve, a Prefeitura de Araruama já está pronta para a chegada do Natal. A abertura da festa do bom velhinho será inaugurada nesta terça-feira (30), a partir das 18h30. A cerimônia na Praça Menino João Hélio, vai contar com peça de teatro, orquestra municipal, desfile com a chegada do Papai e Mamãe Noel, ao lado da Terceira Idade de Araruama, além da reabertura da Casa do Papai Noel e apresentação de músicas natalinas com Alan Quintanilha. O uso de máscara no evento é obrigatório. No pacotão de fim de ano em Araruama, também é previsto queima de fogos no Réveillon e iluminação de Natal em todos os distritos.

DA FESTA A TORTA DE CLIMÃO

Um pouco menos festivo que a abertura do Natal de Araruama deve ser a sessão da Câmara do mesmo município no começo da noite desta terça-feira (30). A julgar pela repercussão enorme nas redes sociais das falas da prefeita, Lívia Bello (PP), por conta do “moleque político”, o encontro do Legislativo promete ser dos mais imperdíveis. Por aqui, a gente está de olho no movimento e os detalhes, você já sabe, estarão aqui na Boca Miúda.

MOLEQUE PARA A PREFEITA, MAS “GAROTO” DO GOVERNADOR

Se para Lívia, o vereador Elói Ramalho (PSD), ao que tudo indica, é um “moleque político”, a outros olhos, na “praça do Blindex”, ele é “o garoto do governador”. Acontece que Elói é sempre muito bem recebido com suas demandas pela equipe de Cláudio Castro (PL). As relações e pontes ali são excelentes. Tanto é assim que um apelo antigo da população araruamense, a instalação de um radar eletrônico na frente de um condomínio Sonho de Vida, com cerca de 2,5 mil casas em Ponte dos Leites, foi levado por Elói para o secretário estadual das Cidades, Uruan Andrade, e o pedido foi atendido. Mais um motivo para Lívia de Chiquinho (PP) ficar irritadíssima, afinal de contas, era uma briga antiga dos moradores e que só o Elói conseguiu resolver. Por essas e outras que a prefeita “está pelas tampas” com o vereador, a quem ela tem chamado de moleque mas que, na verdade, é o garoto do governador.

AGORA É LEI ESTADUAL

As instituições bancárias e empresas responsáveis pela manutenção e disponibilização de caixas eletrônicos são obrigadas a instalar frascos de álcool gel 70% próximo aos caixas eletrônicos. É o que determina a Lei 9.480/21, de autoria do deputado Márcio Canella (MDB), sancionada nesta segunda-feira (29) pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial do Executivo. A norma, que altera a Lei 9.034/20, prevê que deverá haver um dispenser de álcool em gel para cada cinco caixas, quando houver mais de um equipamento no mesmo local. A regra determina ainda que é indispensável a instalação de suportes do produto entrada e na saída dos acessos aos caixas. Já existe até uma lei nesse sentido em Cabo Frio, que foi um decreto do ex-prefeito Dr Adriano Moreno, mas ela não é respeitada. Vamos ver se com essa engrossada de coro com Alerj, os bancos começam a cumprir.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content