FECHOU COM A OPOSIÇÃO
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (29) começa por Búzios, onde Leandro de Búzios (MDB) – que até a manhã de hoje era pré-candidato a prefeito – fechou com Rafael Aguiar (PL) para ser candidato a vice na chapa dele. O policial militar vinha sendo cobiçado tanto por Rafael quanto pelo prefeito Alexandre Martins (REP), pré-candidato à reeleição, mas não abria mão de ser o cabeça e queria candidatura própria. No entanto, no início desta tarde veio a informação de que Leandro bateu o martelo pela oposição, logo após uma reunião, na sede do PL, no Rio. Coisas da política. Nesse encontro também estavam o presidente da executiva estadual do PL, deputado federal Altineu Côrtes, e dos pré-candidatos a prefeitos de Arraial do Cabo e Cabo Frio, Marcelo Magno (PL) e Dr Serginho (PL), respectivamente. Também fizeram parte da reunião Joãozinho Carrilho (PRD) e Pastor Filipe (MDB). O governador Cláudio Castro (PL) e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, participaram por teleconferência. Os caciques do partido afiançaram a palavra do acordo que prevê que Rafael fique 8 anos e depois apoie Leandro para os oito anos seguintes. Resta saber se a palavra vai valer até lá. Depois da reunião, o grupo também esteve na sede do MDB, com Washington Reis.
FUNDAMENTAL NO PROCESSO
Aliás, Dr Serginho participou pessoalmente desse fechamento, era uma situação que já vinha sendo sinalizada e o parlamentar estava se esforçando pra garantir que essa aliança acontecesse. Tanto é que deixou a campanha dele de stand-by, nesta segunda-feira (29), em função desse encontro. Para o grupo de Rafael, foi um gol de placa, visto que pesquisas recentes o colocaram como o fiel da balança. Ou seja, existe a expectativa de que ele consiga fazer uma transferência de votos que assegure a vitória. É aguardar pra ver.
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA E LIBERDADE
Ainda sobre Búzios e Rafael Aguiar, ele teve um encontro com o general Pazuello (PL), deputado federal, que esteve na Região dos Lagos no fim de semana, como demonstração de apoio à corrida eleitoral dos pré-candidatos e candidatos pela legenda.
LEMBRAM DO VÍDEO DO TAPETÃO?
Logo que divulgamos a informação sobre o fechamento de Leandro de Búzios com Rafael Aguiar, começou a circular, em lista de transmissão, um vídeo que Rafael soltou em março deste ano, nas suas redes sociais, desafiando o então candidato à suplementar (que acabou não acontecendo porque Alexandre foi reconduzido ao cargo). “Chega de tapetão. Vem disputar comigo nas urnas”, disparou ele à época. “Leandro, mais uma vez você está judicializando a eleição. Já tirou Alexandre e meu pai (Miguel Pereira, vice-prefeito) no tapetão, e agora, mais uma vez, está recorrendo à justiça para tentar assumir a Prefeitura de Búzios. Para com isso. A população de Búzios não aguenta mais essa instabilidade política que você insiste em causar toda eleição. Deixa o povo decidir”, desafiou Rafael. E cá estamos nós, quatro meses depois, vendo os dois juntinhos para formar chapa no próximo sábado (3), quando acontece a convenção de Rafael. Que coisa, hein?
NO CORRE
Enquanto isso, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), que se divide entre o expediente na administração municipal e a pré-campanha, está na expectativa para os eventos de agosto, que já começam nesta semana com o “Degusta Búzios”. Em seguida, na metade e no fim do mês, respectivamente, vem a “Semana da Juventude” e “Búzios Biker Fest”. Neste domingo (28), Alexandre guardou o dia para encontro com familiares e amigos e dar aquele gás para começar a semana.
EM MODO TURBO
Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV) confirmou, conforme havíamos divulgado, que a convenção para confirmar seu nome como candidata à reeleição será na próxima quinta-feira (1º), a partir das 17h30, na Associação Atlética Cabofriense. E o fim de semana de Super Mag foi em modo turbo. No sábado (27), esteve em Duque de Caxias, na convenção que confirmou Zito (PV), da oposição, como candidato a prefeito da cidade que tem o segundo maior número de eleitores do Estado. Na ocasião, também se encontrou com várias lideranças, entre elas o deputado federal Lindbergh Farias (PT), um dos responsáveis pela prefeita trocar Bolsonaro por Lula. No domingo (28), ainda teve fôlego para ir no show do Pagode do Varão, durante o dia, e no do cantor Xamã, do festival Sesc de Inverno, à noite, na Praia do Forte. Que fôlego, hein?
MANIFESTAÇÃO NESTA TERÇA (30)
Mas a pergunta que fica é se vai sobrar fôlego pra Magdala encarar os aposentados e pensionistas da Educação, que nesta terça-feira (30) farão uma manifestação, às 9h30, em frente ao Ibascaf, em São Cristóvão. A mobilização é organizada pelo Coletivo de Aposentados do Sepe Lagos e reivindica a paridade salarial e outras reivindicações trabalhistas. Confira a matéria, na íntegra, AQUI.
FESTA DA PADROEIRA
Ainda em Cabo Frio, para além da corrida eleitoral, aconteceu na tarde desta segunda-feira, uma reunião no auditório da Guarda Municipal para discutir a organização da festa da Padroeira, que acontecerá de 14 a 18 de agosto. Estiveram na reunião o padre Marcelo Chelles, o vereador Ruy França (PRTB) e representantes das secretarias de Saúde, Turismo, Posturas, Eventos, 25º BPM, GCM, Defesa Civil, Meio ambiente e Obras.
FALTA POUCO
A oposição cabo-friense, também representada pelo pré-candidato a prefeito, Rafael Peçanha (Rede) – federação PSOL/Rede, anunciou a data da convenção, que acontece em poucos dias, na sexta-feira (2), às 18h50, no hotel Malibu, mesmo dia do evento de Marquinho Mendes (MDB), que fará a convenção no clube Progresso. Falando em corrida eleitoral, no fim de semana Rafael esteve no Rio, participando de caminhada e reuniões de apoio da pré-candidata a vereadora Heloísa Helena, no Rio.
REUNIU CERCA DE 5 MIL
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) confirmou seu nome para a reeleição na noite de sexta-feira (26), juntamente com seu vice, Diego Silveira (MDB). O evento, que aconteceu em frente a Praça Victorino Carriço (antiga praça do Sindicato), ficou lotado. No caminho até lá, a sensação era que estávamos indo participar de algum grande show de música, com direito bateria e muito festejo (veja vídeo abaixo); achar uma vaga de estacionamento foi uma luta árdua. Segundo a organização, cerca de 5 mil pessoas foram prestigiar esse encontro, dentro da quadra e no entorno. Entre as presenças, várias autoridades municipais e até do estado, como o deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Pela majoritária, o PL, MDB, Federação Cidadania e PSDB, PSD e Podemos formaram a coligação “A Força do Trabalho”. Para as eleições do cargo de vereador, foram aprovados os nomes de 50 candidatos que irão concorrer às eleições municipais em seus respectivos partidos. O que resta à oposição, agora, é tentar convencer o eleitorado de que eles são a melhor opção. A turma de Ton Porto (PDT) e Andinho (União) faz a convenção no próximo sábado (3).
_______________
CONVENÇÃO ATRAI 3 MIL
Em Iguaba Grande, o foco foi no último sábado (27), na convenção que oficializou a candidatura de Fabinho Costa (CID) à prefeitura e de Marciley Lessa (PL) à vice na chapa. Além da Federação PSDB/Cidadania, Fabinho está aliado a outros 8 partidos: PL, MDB, União Brasil, PSD, Solidariedade, Republicanos, Agir e PRD. O Arena Sport7, no Centro, onde ocorreu o evento, ficou lotado. Com o tema “Iguaba vai continuar avançando”, o encontro atraiu cerca de 3.000 pessoas. É muita gente se pararmos pra pensar que é uma cidade de pequeno porte. Entre os presentes, o prefeito da cidade, Vantoil Martins (CID), o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, o presidente estadual do partido e prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e do deputado estadual e candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), além de várias autoridades locais. Em discurso, ele enfatizou a importância de manter o projeto bem-sucedido, já que atua em parceria com Vantoil há 12 anos, desde o tempo em que trabalharam juntos na Câmara Municipal. Por outro lado, a oposição está atenta, com o presidente municipal do PBS e pré-candidato a prefeito, Marco Antônio, buscando irregularidades para desestabilizar o governo atual. No entanto, o feitiço vira contra o próprio feiticeiro, porque Marco recentemente enfrentou problemas com a justiça eleitoral, sendo condenado a pagar uma multa de R$ 10 mil por propaganda extemporânea, o que pode vir a prejudicar sua posição.
ENCONTRO COM DEPUTADO
Depois da convenção partidária que aconteceu na última sexta-feira (26), onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) confirmou seu nome e o de seu vice, Júlio Queiroz (União), como candidatos à reeleição no pleito de outubro, Pastel esteve neste domingo (28) em um almoço com o ex-ministro da Saúde e deputado federal General Pazuello (PL). O encontro aconteceu num restaurante da Praia do Sudoeste. Entre um petisco e outro, conversaram sobre o futuro da cidade e o legado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do executivo aldeense tem 7 partidos na corrida eleitoral, além do PL e União, compõem a coligação Progressistas, Podemos, MDB, Solidariedade e PSD.
PENHA COM PAZUELLO
A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), também recebeu, no último sábado (27), a visita do general Pazuello (PL). O encontro teve como objetivo discutir projetos e o futuro da cidade. Pazuello visitou Araruama para apoiar a pré-candidata na convenção partidária, que ocorrerá na quarta-feira (31). Durante a convenção, será escolhido o vice na chapa. Além do PL, Penha conta com o apoio do União Brasil, PDT, Solidariedade, Progressistas, PSD, Avante e PMN. Penha está envolvida na organização do evento, que contará com a presença de políticos regionais, incluindo a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). O evento será realizado no Diretório do PL, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, a partir das 20h.
OFICINA DE IDEIAS
Ainda sobre Araruama, na última sexta-feira (26), foi realizada uma oficina de ideias com ‘Eles e Elas do MDB’, entre as candidatas, Daniela de Lívia e Chiquinho (MDB) à prefeita e Verônica Januário (Novo) como vice. O objetivo do encontro foi falar sobre as propostas de governo para a cidade e ouvir os moradores. E quem diria, hein, que as duas estariam juntas? A política, definitivamente, é uma caixa de Pandora.
CONVENÇÃO DO PSDB/CIDADANIA
Já em Saquarema, mais uma convenção partidária ocorreu na última sexta-feira (26) em apoio à candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL). O PSDB/Cidadania confirmou sua inclusão na coligação. Outros partidos que apoiam a candidata são o PSD, PP, Republicanos e União Brasil. Lucimar tem mostrado uma agenda bastante ativa em Saquarema, afinal os três meses que estão faltando para as eleições vão passar num piscar de olhos.
CONVENÇÃO DO MDB
Outra convenção partidária que ocorreu em Saquarema foi da oposição, neste domingo (28). O ex-deputado Paulo Melo (MDB) foi confirmado como candidato a prefeito, com Nurimar do Comércio (MDB) como vice. A coligação de Paulo inclui nove partidos: MDB, Agir, Avante, PDT, PMB, Podemos, PRD, PRTB e PSB. O evento, realizado no diretório municipal emedebista, em Bacaxá, contou com a presença de várias figuras políticas, incluindo a deputada estadual Franciane Motta (União). Paulo busca fortalecer sua campanha em resposta à liderança de sua concorrente, Lucimar Vidal (PL), que se mantém à frente nas pesquisas com uma imagem positiva.
HORTA E QUAQUÁ NO CORRE
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), não pode concorrer nas eleições deste ano, mas também não abriu mão de participar de tudo que é evento político dos pré-candidatos que fazem parte da federação PT-PV-PC do B. O sábado (27) dele foi em modo turbo. Esteve na convenção partidária de Fernanda Ontiveros (PT), candidata à prefeita de Japeri. No evento, estavam presentes Washington Quaquá (PT), candidato à prefeitura de Maricá, e Joãozinho Maurício (PT), seu vice. Também participaram as deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Marina do MST (PT), além dos deputados federais Lindbergh Farias (PT) e Reimont (PT). Após o encontro, Fabiano e Joãozinho foram a Magé para a convenção de Renato Cozzolino (Progressista), candidato à reeleição. No domingo (28), Horta e Quaquá compareceram à convenção de Adriana Costa (PT), candidata a vereadora de Maricá. Ufa! Esse prefeito tá “on” à beça.