22/12/2024 — 13:28
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (29)

Julgamento de Alexandre Martins entra na pauta do TRE esta semana; José Bonifácio investe em shows e aniversário de Cabo Frio deve ser recheado de atrações; Vantoil Martins comemora adesivaço de candidato bem-sucedido; Lívia de Chiquinho prestigia evento de kitesurf enquanto Raiana sofre perda na família; Fábio do Pastel bom de garfo na casa de aldeense; Arraial celebra ranking do ICMS Ecológico... E muito mais!

Compartilhe

EXPECTATIVA DE ALEXANDRE

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (29) começa por Armação dos Búzios, onde a semana já se iniciou em clima de alta expectativa com o julgamento do prefeito, Alexandre Martins (REP), no TRE por conta de um Ação de Investigação Judicial Eleitoral que o acusa de abuso de poder econômico. Na primeira sessão, um dos desembargadores pediu vistas do processo. A continuação, que será transmitida pelo YouTube do TRE está na pauta da Justiça para quinta (1º). O advogado do prefeito, Dr. Pedro Canellas, disse à coluna ter “muita confiança na análise técnica e imparcial que o TRE/RJ faz dos fatos que ocorreram em Búzios nas Eleições 2020”. Os olhos da península estão atentos.

EVENTOS BOMBADOS

Por falar em Alexandre, o prefeito teve um último fim de semana agitado, com participação em dois eventos bem robustos que agitaram o balneário. No sábado (27), Martins conferiu a abertura do Inesquecível Casamento e acompanhou de perto o trabalho dos prestadores de serviço e fornecedores que movimentam o segmento dos casamentos na cidade. Alexandre anunciou que, a partir do ano que vem, o IC Week Búzios fará parte do calendário anual do município e parabenizou aos organizadores e a todos os presentes no evento. Além disso, Alexandre esteve no 9º Búzios Biker Fest 2022, que atraiu centenas de motociclistas durante quatros dias. O evento, na Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), no Centro, contou com exibições como show de wheeling e globo da morte, expositores, praça de alimentação, além de muito rock’n’roll.

BANDEIRA AZUL EM BÚZIOS

Após ganhar o aval do júri nacional para certificar a Praia do Forno com o selo Bandeira Azul para temporada 2022/23, a Prefeitura de Búzios não perdeu tempo e já iniciou o processo para efetivar a candidatura da Praia Azeda/Azedinha para a edição 2023/24 do programa. A secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo realizou, na sexta-feira (25), a primeira coleta de amostras para análise da qualidade de água do mar da praia. As análises precisam totalizar uma quantidade de 80 amostras, com seus respectivos laudos, até o mês de maio/2023, para que a praia possa efetivar sua candidatura. De acordo com o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, espera-se que seja equacionada uma convergência de esforços, englobando diferentes atores sociais para que a melhoria global da Praia da Azeda/Azedinha, alcance os critérios pertinentes ao PBA. Por enquanto, a Praia do Peró, em Cabo Frio, é a única contemplada com a Bandeira Azul na Região dos Lagos. No entanto, em outubro, o júri internacional avalia a candidatura, além da já citada Praia do Forno, a Praia de Itaúna, em Saquarema. Expectativas a mil.

‘CARA DE CIDADE TURÍSTICA’

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) tem melhorado seu índice de rejeição junto à população, a ver pelos eventos que têm sido promovidos pela Prefeitura, após um longo e tenebroso inverno, onde geral elogiou. Nos dois últimos fins de semana, o ‘Viva o Compositor Brasileiro’ fez o público mais maduro voltar a frequentar o Canal, nas imediações da Orla Scliar. E Zé esteve em todos, do início ao fim, sem medo de ser feliz ou de ser criticado no meio do público. Nada disso. No sábado (27), esteve com Kleiton e Kledir pessoalmente e depois foi para a multidão ver o show, sozinho no início e depois acompanhado da esposa, Ana Valladão e mais um casal de amigos. O comentário unânime é que foi uma escolha assertiva, porque além de revitalizar aquele trecho – que é um dos pontos mais visitados por turistas, agora só falta a orla da Praia do Forte – voltou com a tradicional feirinha, só com artesanatos. “Agora sim, tá com cara de cidade turística. Que saudade de ver esse local movimentado desse jeito”, disse um morador. Além disso, os donos de bares e restaurantes do entorno eram só alegria com o grande movimento, assim como a hotelaria, que comentou o aumento de visitantes nesse período. E tem mais novidade por aí. Fontes da coluna confirmaram que o aniversário de 407 anos da cidade prevê quatro ‘showzaços’ nos dois distritos: Paulinho da Viola e Tereza Cristina, no primeiro distrito, e a banda Melim e o cantor Péricles em Tamoios, serão os nomes que vão abrilhantar a noite cabo-friense em novembro.

‘CACIQUEANDO’ NO FESTIVAL DO MAR

Falando em showzaço, quem animou a galera do Segundo Distrito neste domingo (28) foi o Cacique de Ramos, que voltou à cidade pelas mãos do “padrinho” deputado federal Julio Lopes (PP), no Festival do Mar, em Tamoios. O evento já era demanda antiga dos comerciantes daquela região, e assim como foi feito na Passagem, mês passado, Lopes – “caciqueando” na imagem – articulou com os empresários e conseguiu levar o festejo para a região. Foi sucesso.

TRÊS MIL EM PLENO SABADÃO

Continuando em Cabo Frio, o candidato a deputado federal Jefferson Vidal (PODE), reuniu nada menos que cerca de três mil pessoas na Associação Atlética Cabofriense, no sábado (27), no lançamento de sua candidatura. Comemoração em dose dupla, já que o evento foi na mesma data de seu aniversário de 48 anos. Há que se ressaltar que essa lotação não é pra qualquer um, ainda mais em se tratando de fim de semana e com shows e outros eventos pela cidade. A propósito, Jefferson é o convidado do 27º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (30), quando vai falar um pouco da sua vida biografia, carreira e as estratégias para encurtar distância entre Cabo Frio e Brasília. O podcast será a partir das 17h30, com transmissão ao vivo pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h e O Dia & RC24h), Instagram (@rc24hnoticias) ou no YouTube (Portal RC24h Cabo Frio).

LÉO PÉRICLES EM CABO FRIO

Outro aniversariante que aproveitou o dia também para uma caminhada eleitoral, na última sexta (26), foi o candidato à presidência da República, Léo Péricles (UP). No dia em que completou 41 anos, ele aproveitou sua passagem por Cabo Frio para comemorar conversando com moradores do Quilombo Botafogo e do Manoel Corrêa. Na visita ao quilombo, Léo esteve na casa de Jaqueline e Jandir, com presença das lideranças históricas da comunidade, seu Genildo, dona Maria e seu João. À noite, participou do ato de apoio à candidatura a deputada estadual de Chantal Campello, que contou com a candidata a vice-governadora, Juliana Alves, o candidato a senador, Raul Bittencourt e o deputado federal Glauber Braga (PSOL).

DANDO O QUE FALAR

Falando em candidatos, não para de repercutir em Cabo Frio o caso do carro vandalizado da vereadora e candidata a deputada federal Carol Midori (PP), na última quinta (25), em São Cristóvão, onde teve o comício do governador Cláudio Castro (PL). A própria Midori disse que não foi crime de roubo, pois nada foi tirado de dentro do veículo, inclusive uma bolsa que ela havia deixado lá dentro. Quanto a ser crime de ódio, este também foi praticamente descartado. Especulações pela rede apontam que tenha sido por motivação pessoal. Fato é que o vídeo foi apagado das páginas da vereadora, que também evita falar sobre o assunto. Que mistério, hein?

RODA DE CONVERSA

O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de Cabo Frio, realiza, nesta terça-feira (30), a partir das 16h, no Tamoyo Sport Club, roda de conversa sobre ‘Violência Doméstica’, pelos 16 anos da Lei Maria da Penha. Entre os palestrantes, a delegada da DEAM cabo-friense, Waleska Garcez; o comandante do 25º BPM, tenente-coronel Leonardo Oliveira; a presidente do Conselho Comunitário, Patrícia Cardinot; a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Ludmila Roque; representantes da Patrulha Maria da Penha e a secretária municipal da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.

ADESIVAÇO EM IGUABA

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) ficou feliz da vida com o resultado do adesivaço que promoveu para seu candidato a deputado estadual, Comte Bittencourt (CID). Neste domingo (28), na Praça Edyla Pinheiro, no Centro, mais de 300 carros foram adesivados O prefeito afirmou que outros adesivaços serão feitos.

PRÉ-CONFERÊNCIA DE CULTURA EM IGUABA

Ainda de Iguaba Grande, no sábado (27), mais de 150 agentes públicos, representantes da sociedade Civil e agentes culturais das cidades da Baixada Litorânea participaram da Pré-conferência Regional de Cultura. O encontro foi na Escola Municipal Deputado Cláudio Moacyr de Azevedo, em Iguaba Pequena. Através da reunião será possível preparar o documento que norteará a organização da 3ª Conferência Regional em 2023 e, também, a elaboração do Plano Regional e Capacitação, em sintonia com o Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (Lei 7035/2015). A programação foi dividida em temáticas dentro de grupos de trabalhos e cada agente pode apresentar ideias voltadas para a elaboração de projetos culturais regionais.

EVENTOS EM ARARUAMA

Em Araruama, o fim de semana também foi recheado, com a realização do Campeonato Nacional de Kitesurf, na Pontinha do Outeiro, no bairro Areal. A prefeita da cidade, Lívia de Chiquinho (PP), acompanhou o evento e o classificou como “um verdadeiro sucesso”. A partir de sexta (2), a cidade recebe ainda a 2ª Festa do Produtor, em São Vicente, com atrações musicais, como os grupos Molejo e Só Para Contrariar. Serão três dias de festa com barracas vendendo pratos típicos, como galinha caipira com aipim, feijão tropeiro, torresmo e produtos, como farinha de amendoim, sola, beiju, galinha caipira e mel.

LUTO EM ARARUAMA

A vice-prefeita de Araruama, Raiana de Chiquinho (PSD), sofreu uma importante perda neste fim de semana. O irmão dela Ricardo Schinckoeth Berling Junior foi vítima de um acidente de moto fatal. O corpo dele foi velado na noite deste domingo (28) e sepultado nesta segunda (29). A coluna Boca Miúda, em nome do Portal RC24h, lamenta a perda de Ricardo e se compadece da dor de Raiana, sua família e amigos.

FALTA DE AMPARO?

Nesse momento de luto e consternação para a vice-prefeita, a falta de manifestações da chefe do Executivo de Araruama e prima dela, Lívia de Chiquinho, chamou a atenção. A prefeita nada comentou sobre o assunto em suas redes sociais nem no domingo (28), nem nesta segunda (29). Pelo contrário, usou sua página apenas para divulgar o evento de Kitesurf no último fim de semana e a Festa do Produtor Rural no próximo. Aguerrido à internet, o marido de Lívia, Chiquinho da Educação (UNIÃO), se limitou a compartilhar a publicação de Raiana com a legenda “MEUS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS A FAMÍLIA E AMIGOS”. Como Raiana é a escolha do clã Chiquinho para substituir a candidatura do inelegível à Alerj, teve quem dissesse na cidade que beira a falta de humanidade a ação (ou falta dela) de prestar solidariedade à vice-prefeita.

GALINHADA COM PASTEL

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), como é sabido, é um fiscalizador incansável das obras que estão sendo realizadas por seu governo. O cara não para, roda quilômetros toda semana, visitando o andamento dos serviços. Para manter a disposição, não abre mão de se alimentar bem. Fábio é do tipo “bom garfo” e não dispensa um convite para café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Se for galinhada então… nem se fala, é um dos pratos preferidos dele. E neste domingo (28), foi exatamente este o cardápio saboreado pelo chefe do executivo aldeense na casa de dona Leia e seu Fernando, moradores do bairro São João. “Me chamou pra comer galinha caipira, não tem jeito… eu vou! Rsrs”, postou ele em seu perfil. Bateu um bom papo e um bom prato com a turma.

COMEMOROU RESULTADO

A Prefeitura de Arraial do Cabo comemorou, nesta segunda-feira (29), o resultado no ranking geral do ICMS Ecológico Estadual. Foi a primeira vez que, entre os 92 municípios do Rio de Janeiro, Arraial ficou entre os 15 com o melhor desempenho e performance de gestão ambiental. A cidade ainda ficou entre as 10 primeiras no índice que mede a qualidade do sistema municipal de meio ambiente e entre as 10 melhores no índice de tratamento de esgoto. Melhores marcas do município desde 2008. A Prefeitura relembrou que o ICMS Ecológico foi criado com o objetivo de reconhecer as boas práticas ecológicas realizadas nos municípios, recompensando-os pelos investimentos ambientais realizados, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos, constituindo um importante instrumento de política pública.

ALERJ PROMULGA NOVAS LEIS

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), promulgou 14 novas leis que haviam sido vetadas pelo Governo do Estado, e outras duas leis foram atualizadas. A Lei 9.819/22, dos deputados Dr. Serginho (PL) – imagem – e Lucinha (PSD), autoriza o Poder Executivo a negociar, com a concessionária, a limitação da instalação de radares eletrônicos fixos para controle de velocidade e aplicação de multas na Rodovia Estadual RJ – 124, a ViaLagos. Também foi promulgada a Lei 9.818/22, de Alana Passos (PTB) e Dionísio Lins (PP), que autoriza o executivo municipal a dispor sobre as permissões administrativas para a exploração do serviço de buggy-turismo. Foi mantido o veto ao artigo que estabelecia que aqueles que atualmente exploram o serviço nos municípios tenham permissão para exploração do serviço pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogado pela política pública de turismo no município.

PROTOCOLO PARA VÍTIMAS DE RACISMO

O protocolo de atendimento ‘Durval Teófilo’ – para atendimento às vítimas de racismo e condutas análogas; incluindo suas famílias – pode ser criado pelo governo no Estado do Rio. A Lei que autoriza o Poder Executivo a adotar a medida, é de autoria dos deputados Carlos Minc (PSB), Renata Souza e Mônica Francisco, ambas do PSOL. A norma foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada na edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (26). O nome é uma homenagem a Durval Teófilo Filho, assassinado aos 38 anos, em fevereiro deste ano, ao ser confundido com um bandido pelo vizinho, um militar da ativa. “Pessoas negras são perseguidas, mortas, agredidas, presas pelo simples fato de serem negras. Isso aponta para um sistema estrutural onde racismo é o principal problema social a ser enfrentado para construirmos uma sociedade segura para a população negra”, afirmou Minc, que preside a Comissão de Combate às Discriminações da Alerj. O protocolo prevê o uso da comunicação preferencialmente oral, com registros midiáticos, com linguagem, direta, simples e acessível, podendo levar em conta suas características especiais.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo