InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (28)

Fábio do Pastel empossa Conselho Municipal de Saúde; O novo imbróglio entre a Cultura e a Prefeitura de Araruama; Manoela Peres em agenda especial pelo Dia do Feirante; Magdala Furtado participa do Agosto Lilás e se reúne com quiosqueiros da Praia das Conchas; Vantoil Martins de olho nas chuvas; Projetos futuros da secretaria da Mulher de Búzios; Marcelo Magno de olho no esporte... E muito mais!

POSSE DO CONSELHO DE SAÚDE

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (28) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito, Fábio do Pastel (PL), empossou, nesta tarde, o Conselho Municipal de Saúde. O evento ocorreu na Câmara Municipal. Quem assumiu a presidência foi a diretora de Vigilância em Saúde, enfermeira Tatiana de Cássia Ferreira Leal de Oliveira; o vice-presidente é o assessor especial jurídico da Saúde, Fhelipe de Sousa Amorim. Na ocasião, Pastel parabenizou os conselheiros e desejou um bom trabalho neste mandato. “O Conselho Municipal de Saúde é um órgão muito importante para o nosso município e a Secretaria de Saúde estará de portas abertas para que essa parceria entre poder público e sociedade civil seja um sucesso, sempre pensando no melhor para o nosso munícipe”, disse o prefeito aldeense.

CARTA DA CULTURA

Em Araruama, o assunto dos últimos dias foi uma carta que fazedores de cultura entregaram à prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), e à secretária de Cultura, Danieli Braz. O documento aborda diversas preocupações relacionadas à área no município. O Fórum de Cultura de Araruama solicita informações sobre a realização das etapas municipais da Conferência de Cultura. Sobre a Lei Paulo Gustavo, o grupo levanta críticas ao processo de elaboração do Plano de Ação da Lei e destaca problemas com o formulário de participação e dificuldades no acesso ao link de cadastro. Nesse sentido, requisita reuniões com agentes culturais, chamada pública, revisão do Plano de Ação, diálogo com o Fórum Cultural Municipal, métodos alternativos de mapeamento cultural e oficialização do Comitê Paritário. Além disso, é claro, de transparência sobre a lei no site oficial da Prefeitura. A carta questionou ainda a falta de atualização do plano municipal de cultura e a inoperância do conselho municipal de políticas públicas culturais, afetando o acesso ao fundo municipal de cultura. Além disso, eles pedem o cumprimento da Lei Municipal 1.817 para a reestruturação do Sistema Municipal de Cultura. Sobre os equipamentos do município, são questionadas medidas de cobrança não respaldadas por lei no Teatro Municipal e a ausência de um meio específico para agendamentos por parte dos agentes culturais. A carta cita princípios constitucionais e leis que garantem os direitos culturais, destacando a busca do Fórum Cultural de Araruama por diálogo com a gestão pública, enfatizando a necessidade de respostas e ações concretas.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Araruama informou que “todas as ações estão dentro do planejamento, sendo executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura”. Mais uma vez, o município foi para o lugar de sempre e declarou que “a manifestação citada está sendo política”. Segundo a nota, “a secretaria não vislumbra confundir o andamento das ações que estão dentro do prazo com pessoas mal-intencionadas”. A resposta da comunicação declara que a “Prefeitura vem investindo na Cultura do município com diversas atividades nos distritos, proporcionando entretenimento, com peças teatrais gratuitas à população”. Além disso, diz que “ações também são realizadas todos os finais de semana na Praça Menino João Hélio, no centro, na Cidade das Crianças, no bairro Outeiro, na Praça do Mataruna, na Praça de São Vicente e no Calçadão Cultural de Praia Seca, oportunizando a participação dos artistas locais”. “O teatro municipal no Centro e o teatro da Cidade das Crianças também têm atividades mediante agendamento prévio dos artistas para suas apresentações. Com relação à Lei Paulo Gustavo, o município já sinalizou ao Ministério da Cultura e as etapas estão sendo cumpridas. Lembrando que só podem participar aqueles que se enquadram nos parâmetros estabelecidos pelo convênio”, finalizou a Prefeitura.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SEGURANÇA

Uma audiência pública foi realizada em Araruama na sexta-feira (25), reunindo deputados estaduais, autoridades de forças de segurança e representantes da sociedade civil. O objetivo do encontro na Câmara foi debater e encontrar soluções para a crescente preocupação com a segurança pública na Região dos Lagos. Quem convocou o encontro foi o deputado estadual Marcelo Dino (UNIÃO), membro da Comissão de Segurança da Alerj. Segundo o Portal Costa do Sol, o parlamentar destacou a importância da colaboração entre entidades para abordar eficazmente a segurança pública. Diversas autoridades locais estiveram presentes, incluindo representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, membros da Câmara de Vereadores e do Conselho Comunitário de Segurança de Araruama. O Tenente-Coronel Leonardo Oliveira, comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, por exemplo, apresentou dados comparativos do ano de 2023 com anos anteriores, em relação a roubos de rua, veículos e cargas, além de apreensões e ações integradas entre as forças policiais.

CAFÉ DA MANHÃ NA AGRICULTURA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), esteve na manhã desta segunda-feira (28) em um café da manhã na Secretaria de Agricultura. O objetivo foi realizar um encontro em alusão ao Dia do Feirante, comemorado na sexta-feira (25). Em tempo, a prefeita entregaria nesta segunda-feira a Creche do Idoso, um projeto bastante interessante. No entanto, devido ao mau tempo, a inauguração foi adiada. A nova data de entrega deve ser na próxima semana, após a confirmação das agendas das autoridades municipais que estarão presentes no evento.

ENTRE TAMOIOS E CENTRO

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), teve um dia agitado nesta segunda-feira (28). Pela manhã, em Tamoios, a chefe do Executivo municipal participou de uma agenda da programação do Agosto Lilás na cidade. Trata-se da campanha referente ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de Magdala, prestigiaram o evento a secretária-adjunta de Assistência Social em Tamoios e organizadora do evento, Nelly Ricardsen; a secretária da Melhor Idade, Cristiane Fernandes; o secretário de Direitos Humanos e Segurança, André Magalhães; o coordenador-geral de Tamoios, Felipe Gonçalves; a guarda civil municipal Regiane Cardoso, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da GCM; o inspetor Márcio Pacheco, representando a Polícia Civil; o tenente Felipe Nuno, representando o 25º BPM; e a coordenadora-geral da secretaria da Criança e do Adolescente em Tamoios, Kátia Logão. Na parte da tarde, no gabinete, Magdala recebeu quiosqueiros da Praia das Conchas para tratar da ordem de demolição no local. Também participaram da reunião a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Marcela Sant’Anna, e o vereador Roberto Jesus (MDB).

MAGDALA NO RC CAST

Desde que assumiu o governo em julho, Magdala Furtado tem mantido uma agenda agitada, com diversos compromissos e reuniões, tanto na cidade quanto fora dela. Além disso, tem enfrentado polêmicas, especialmente por ser alvo de críticas de adversários políticos de diferentes espectros. Quase como uma outsider, ela está no centro das atenções e críticas de todas as partes. Para discutir essas circunstâncias e as ações do governo, Magdala será a convidada do 100º RC Cast, nesta terça-feira (29). O bate-papo será transmitido ao vivo pelas páginas e perfis do Portal RC24h no YouTube, Facebook e Instagram, a partir das 17h. Vale a pena acompanhar.

APOIO DE QUAQUÁ

Um tema que tem gerado discussões é o apoio que o deputado federal Washington Quaquá (PT) ofereceu à prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado. Nas redes sociais, a foto dos dois com a declaração de Quaquá de que “vamos entrar firmes no apoio a ela e a Cabo Frio” se tornou um dos assuntos mais comentados na política da Região dos Lagos. O ex-prefeito de Maricá afirmou na ocasião: “Vamos juntos construir, com apoio do governo federal, um projeto para os próximos 10 anos”.

MAS E O PT DE CABO FRIO?

Entretanto, o PT possui um pré-candidato próprio à Prefeitura de Cabo Frio para o próximo ano. Pelo menos, foi isso que foi decidido nas primeiras reuniões partidárias no município. Rafael Peçanha, ex-vereador e ex-secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, é o pré-candidato. Ao colunista, Peçanha declarou que Quaquá está “totalmente correto” ao apoiar o governo. Ele enfatizou a importância de trazer emendas e recursos para a cidade. Peçanha destacou que a eleição é outra questão e afirmou ser o pré-candidato do PT em Cabo Frio, com apoio unânime dos diretórios municipal, estadual e nacional. Ele reforçou o compromisso com a governabilidade da cidade e a colaboração com os federais do PT para trazer benefícios. Rafael ainda mencionou uma reunião com o deputado federal Reimont (PT), seu amigo de longa data, e ressaltou a consolidação de parcerias para os desafios futuros.

DE OLHO NAS CHUVAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve acompanhando de perto os impactos deixados pela chuva no município nesta segunda-feira (28). De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, foram registrados 88mm de chuva desde o fim de semana. Essa quantidade é mais que o dobro do que choveu durante todo agosto de 2022, para fins de comparação. Apesar disso, conforme observado pelo próprio prefeito em uma postagem da Prefeitura nas redes sociais, as obras de macrodrenagem parecem ter conseguido evitar os alagamentos em áreas que costumavam ser afetadas pelas chuvas. No entanto, o alerta continua, já que há previsão de chuvas até quarta-feira (30) em Iguaba Grande.

FORMATURA DE CURSOS

Apesar das chuvas, o prefeito de Iguaba Grande esteve presente na manhã desta segunda-feira (28) para a entrega de certificados aos alunos que concluíram cursos no Centro de Capacitação Lahylton César. Durante o evento, o prefeito parabenizou a equipe da instituição e ressaltou que os alunos estão agora preparados para ingressar no mercado de trabalho. Vantoil destacou que, embora seja um desafio, o esforço investido no aprendizado vale a pena no final. Ele também mencionou a chegada de novas empresas à cidade e salientou que participar de cursos como os oferecidos pelo Centro de Capacitação torna os alunos aptos a trabalhar nos futuros empreendimentos locais.

OUVIU UM NÃO? RESPEITE A DECISÃO

Em Armação dos Búzios, a secretária da Mulher, Daniele Martins, recebeu a superintendente de Autonomia Econômica da Secretaria de Estado da Mulher (SEM), Karol Mendez, para um bate-papo e articulações de atividades que dizem respeito ao combate à violência contra a mulher. Acompanhando Karol, também estavam a coordenadora de autonomia econômica de SEM, Fernanda Carvalho, e assessora da superintendência de Enfrentamento à violência contra a mulher SEM, Gláucia Rocha. Aliás, a superintendente passou por outros municípios da Região dos Lagos para esse estreitamento com as secretarias municipais. Na pauta desse encontro, a autonomia econômica das mulheres, cursos de qualificação e inserção das mulheres no mercado de trabalho, campanhas de prevenção e combate à violência, ampliação de serviços e projetos futuros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda em Búzios, teve audiência pública na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (28), em defesa do Centro Histórico de Búzios, solicitada pelo Fórum de Entidades Civis de Armação dos Búzios. A região está passando por obras e no local estão sendo construídos calçadões, fato que desagradou uma banda da população, que reclama da “descaracterização” do local. Por outro lado, a revitalização que está sendo feita agradou ao comércio e moradores, segundo disse à coluna o prefeito Alexandre Martins (REP). Alexandre disse, ainda, que não abre mão da autonomia de ser chefe do executivo e quem estaria descontente com essa decisão seriam pessoas de fora da cidade.

ESPORTE E LEGADO

Depois de uma semana agitada e de inaugurações, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), dedicou sua atenção ao esporte neste domingo (27), quando aconteceu a copa de jiu-jitsu Joamir de Mello, evento que reuniu cerca de 300 atletas de várias cidades do estado. Além de prestigiar os participantes, Marcelo fez questão de lembrar do legado do mestre faixa preta, que faleceu este ano. “Homenagem merecida a um mestre que dedicou sua vida ao ensinamento e à disseminação do esporte”, postou o prefeito.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo