24/12/2024 — 13:45
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (28)

Fábio do Pastel, Alexandre Martins, Marcelo Magno e Vantoil Martins vão às ruas para checar ocorrências causadas pelas chuvas; a história maluca da estátua de JK 'roubada' em Búzios; José Bonifácio fica em silêncio, mas vereadores conferem estado das enchentes em Cabo Frio; secretários de Iguaba Grande no RC Cast; Prefeitura de Araruama ignora chuva; e muito mais...

Compartilhe

ATENTO E VIGILANTE

As chuvas no fim de semana deixaram lideranças políticas da Região dos Lagos atentas a eventuais ocorrências em seus municípios. Em São Pedro da Aldeia não foi diferente e a coluna Boca Miúda desta segunda-feira (28) começa com o prefeito da cidade, Fábio do Pastel (PL), que foi para a rua ainda na madrugada de domingo (27). No mesmo dia, Fábio já decretou situação de emergência em São Pedro e fez live sobre o assunto, pedindo também doações para os desalojados. Interlocutores afirmam que Pastel não consegue dormir quando tem chuvarada, então prefere pegar o carro e ir pra rua ver a situação. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia conseguiu viabilizar, já nesta segunda, junto ao Governo do Estado apoio para as ações no intuito de resolver os estragos causados pela chuva. Os trabalhos, além da mão de obra da Prefeitura, contavam com equipe do Inea e do DER. O segundo órgão focou as atividades em Praia Linda, onde já estava empenhado em outras intervenções.

DERAM COM OS BURROS N’ÁGUA

Ainda sobre os estragos causados pelas chuvas em São Pedro da Aldeia, quem deu com os burros n’água foi o grupo de patriotas que está acampado em frente à base aeronaval. Alagou tudo , prejudicou o esquema do movimento pró-golpe e agora pedem doações de quentinhas, já que a cozinha ficou alagada. A lista de compras é a cereja do bolo: pedem pães, bolos, carne fresca, bacon, refrigerante, creme de leite, frutas e por aí vai. Não são pessoas carentes, são gente que têm casa, comida e conforto, quando tantos por aí não sabem sequer se vão conseguir comer no dia seguinte. Enquanto isso, do outro lado do mundo (pelo visto, tá nem aí para os protestos), Eduardo Bolsonaro, que tentou esconder sua ida ao Catar, está lá, de boa, com a camisa da seleção. A mesma que os golpistas estão evitando de usar para boicotar o mundial.

ALEXANDRE E MIGUEL NA RUA

O próximo município a decretar estado de emergência na Região dos Lagos deve ser Armação dos Búzios. O prefeito da cidade, Alexandre Martins (REP), nesta segunda-feira (28), também não parou quieto e ficou de olho nos estragos provocados pela chuva, ao lado do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira. À coluna, Alexandre comentou que, além das quatro bombas para drenagem instaladas em Manguinhos, a Prefeitura colocou uma em Tucuns para drenar as águas pluviais do bairro de Cem Braças. Ao longo do dia, a comitiva municipal passou pelos bairros Manguinhos, Cem Braças, São José, José Gonçalves, Tucuns, Baia Formosa e Geribá.

HISTÓRIA BIZARRA

Ainda sobre Búzios, viram que historinha mais bizarra que rolou no fim de semana, sobre o sumiço da estátua de JK? Primeiro, a denúncia de furto que mobilizou toda segurança pública e a divulgação dos supostos criminosos. Em seguida, a viúva do doador da escultura deu sinal de vida e disse que tudo não havia passado de um mal-entendido, já que ela havia mandado buscar para que fosse feita restauração (sem pedir autorização e de madrugada). Mas até que se prove que focinho de porco não é tomada, o caso foi registrado como furto e o monumento tá de volta ao balneário. Que doideira, hein?

IMPLICÂNCIA?

Falando nisso, logo que houve a divulgação do suposto furto na orla Bardot, muito internauta fez críticas do tipo “faz o L” e tal. E aí tiveram que “enfiar a viola no saco” depois de descobrirem que a viúva que teria mandado remover a escultura de JK é bolsonarista de carteirinha. Inclusive ficamos sabendo que ela teria ficado bem irritada ao saber que o secretário de Cultura de Búzios apoia Lula, achou um absurdo. Isso bem antes do sumiço de JK.

CHUVA NO CABO

Arraial do Cabo foi a cidade da Região dos Lagos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, onde mais choveu no fim de semana. Foram 210 mm registrados no município. O prefeito, Marcelo Magno (PL), na manhã de domingo (27), foi outro chefe do Executivo que ficou em função de vistoriar os estragos causados pelas enchentes. Na cidade, a Prainha chegou a ser interditada por conta do rompimento da tubulação de escoamento da lagoa do Parque Público. Na Praia dos Anjos, o canal de escoamento foi aberto na quinta (24). Também foram identificados problemas na trilha que leva à Praia do Forno, por segurança o acesso a praia também foi interditado. Além disso, houve contato da lagoa com o mar, por isso, a Prolagos foi acionada para ajudar no monitoramento da qualidade da água.

CHUCHU NA BRONCA

Ainda em Arraial, mas no campo do poder Legislativo, o vereador Júnior Chuchu (PV) também ficou muito atento a situação da chuvas. Nas redes sociais, nesta segunda-feira (28), o parlamentar criticou a Prolagos por conta do esgoto. Chuchu disse que não viu ganhos desde que a empresa assumiu a concessão do serviço e ainda criticou o cheiro da estação de tratamento dos efluentes. Na próxima sessão da Câmara, o parlamentar afirmou que vai solicitar a abertura de uma CPI para tratar sobre essa questão.

VEREADORES NA LABUTA

Em Cabo Frio, que teve um volume acumulado de precipitação similar ao de São Pedro da Aldeia, nem o prefeito, José Bonifácio (PDT), e seu auxiliar mais próximo, o secretário de Saúde Janio Mendes, se pronunciaram até a tarde desta segunda-feira (28). No entanto, no domingo (27), os vereadores Davi Souza (PDT) e Roberto Jesus (sem partido) arregaçaram as mangas e foram para as ruas verificar a situação. Jesus fez uma transmissão ao vivo na parte da manhã mostrando o estado naquele momento do Parque Burle. Davi, por sua vez, afirmou que esteve com secretário de Obras do município, Vanderson Bento, para discutir os problemas ocasionados pela chuva.

INTEGRAÇÃO COM A PM

Ainda em Cabo Frio, o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, usou as redes sociais nesta segunda-feira (28) para tratar de uma reunião recente que teve com o 25º BPM. De acordo com França, na pauta da conversa, estiveram a implantação do sistema digital de comunicação da PM e o avanço no estabelecimento dos rádios fixos e portáteis da Guarda Municipal. “Melhorando a comunicação, teremos mais eficiência no atendimento à população”, escreveu o secretário.

PROVA REAL

Em Iguaba Grande, a chuva não causou tantos estragos e ocasionalidades como nas cidades vizinhas. Mesmo assim, o prefeito Vantoil Martins (CID) optou por tirar a prova real e conferir pessoalmente pontos da cidade para se certificar da ausência de ocorrências mais sérias. Na avaliação do Executivo, os trabalhos de pavimentação feitos em vias de Iguaba, que há muito sofriam com as enchentes, foram bem executados e cumpriram o objetivo de prevenir maiores danos.

SECRETÁRIOS NO RC CAST

Por falar em Iguaba, nesta semana serão entregues, enfim, os cartões da Moeda Social Caboclinho aos beneficiários do programa. Para tratar desse assunto e de outros projetos em curso no município iguabense, o RC Cast desta terça-feira (29) recebe a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda de Iguaba, Cláudia Souza, e o titular da pasta de Planejamento, Eron Bezerra. A entrevista será transmitida ao vivo pelas páginas e perfis do Portal RC24h no Facebook, no YouTube e no Instagram, a partir das 17h30. O internauta pode interagir com o podcast através do chat. Vale a pena conferir e participar.

SILÊNCIO NA TERRA DE CHIQUINHO

Assim como em Iguaba, a cidade de Araruama também registrou menos ocorrências do que o que vinha sendo comum até aqui. Apesar de alguns pontos, como o bairro Coqueiral, no qual motoristas chegaram a perder a placa do carro, problemas crônicos parecem ter sido solucionados com as obras de pavimentação e drenagem realizados nos últimos meses. Assim como José Bonifácio, a prefeita do município, Lívia de Chiquinho (PP), não se pronunciou até o momento sobre as chuvas. Mas, diferente de Cabo Frio, a Prefeitura de Araruama, em momento algum, usou as redes sociais para dar qualquer orientação aos moradores quanto à eventuais emergências. Nesse contexto, serviços que podem ser oferecidos pelo município em momentos como este foram solenemente ignorados pelos canais oficiais da Prefeitura. Que coisa, hein?

NATAL MÁGICO

Belíssima apresentação de cores, caixas de presente luminosas e até “neve”, no Natal Mágico de Marica, inaugurado no fim de semana. Não faltou nada. Tá de parabéns.

CHUVA EM SAQUAREMA

Outro município da Região dos Lagos bastante atingido pelas chuvas foi Saquarema. No bairro Verde Vale, parte de uma ponte cedeu e um veículo acabou caindo dentro do buraco formado. O carro precisou ser rebocado na manhã deste domingo (27). Alguns bairros do município ficaram sem energia e a estrutura da feira de artesanatos do “Natal de Luz”, que está em frente a Igreja Nossa Senhora de Nazareth, no Centro de Saquarema, foi quase toda derrubada. Apesar disso, a iluminação de Natal segue em funcionamento e chamou a atenção pela beleza e adornos instalados.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo