MAIS DE 60 MUNICÍPIOS CONTRA ENEL
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (27) começa por uma reunião que aconteceu nesta manhã, em Niterói, com prefeitos de dezenas de municípios do Estado da áreas de concessão de energia da Enel. Da Região dos Lagos participaram Vantoil Martins (CID), de Iguaba; Alexandre Martins (REP), de Búzios, e Manoela Peres (PL), de Saquarema. Da Baixada Litorânea estiveram Welberth Rezende (CID), de Macaé, e Ramon Gidalte (CID), de Casimiro de Abreu. No encontro, que acontece pouco mais de uma semana após apagões em várias cidades, por causa dos temporais, foi acordado que os 66 municípios que são atendidos pela Enel entrarão com ação coletiva contra a empresa e que enviarão cartas de manifestação de repúdio à Aneel e ao Ministério de Minas e Energia. O prefeito niteroiense, Axel Grael (PDT) afirmou que o município precisa de uma concessionária que tenha uma resposta mais rápida diante de eventos como o ocorrido. A maioria dos chefes do executivo está preocupada, principalmente, com a chegada do verão, quando as cidades aumentam suas populações por conta dos turistas da alta temporada. Nesta terça-feira (28), a CPI dos Serviços Delegados e das Agências Reguladoras da Alerj deve realizar audiência pública com a convocação dos presidentes das empresas Enel e Light para prestarem esclarecimentos sobre a falta de energia em diversos pontos do estado durante os últimos dias.

_______________

VERÃO TÁ AÍ
Como é o caso de Iguaba e Búzios. O prefeito iguabense contou que a ‘Princesinha dos Lagos’ duplica sua população no verão, época em que a energia costuma ter quedas mais recorrentes, problema esse ainda não solucionado até hoje. “Infelizmente os serviços prestados são de péssima qualidade. Tenho escolas equipadas com ar-condicionado, mas que não podem funcionar, deixando mais de mil alunos com calor. O fornecimento de água também fica prejudicado. Mas tenho a máxima convicção que esse encontro foi positivo, viemos aqui para defender os interesses da população”, disse Vantoil Martins. Já o prefeito buziano afirmou que percebeu o quanto “a empresa tem prestado um desserviço, em todos os lugares os problemas são sempre os mesmos. “O período de verão preocupa, Búzios quadriplica a população nesse período”, emendou Alexandre Martins.
_______________

FAVORÁVEL
Falando em Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu do TCE parecer prévio favorável à aprovação das contas de seu governo relativas a 2022. No documento, assinado pela conselheira-substituta Andrea Siqueira Martins, foi destacado que a Prefeitura cumpriu o artigo 212 da Constituição Federal, ao aplicar 30,57% da receita oriunda de impostos e transferências na manutenção do ensino público do Município, acima, portanto, do mínimo exigido de 25%, além de superar os investimentos, previstos em lei para a saúde do município. No parecer, o Tribunal expediu recomendações ao chefe do executivo buziano para o cumprimento de outros procedimentos considerados imprescindíveis para a gestão fiscal responsável, além da observância aos princípios orçamentários aplicáveis para abertura de créditos adicionais suplementares, a fim de que se consignem percentuais autorizativos razoáveis, que permitam ajustes ao longo do exercício orçamentário sem descaracterizar o orçamento inicialmente aprovado. A prestação de contas segue agora para a Câmara de Vereadores para julgamento.

JOSUÉ PEREIRA NO RC CAST
Para fechar o mês em que se homenageia a Consciência Negra, o 116º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (28), vai trazer o vereador Josué Pereira (PRTB), vice-presidente da Câmara Municipal de Armação dos Búzios, uma das poucas cidades da Região dos Lagos onde há representantes negros no parlamento e no poder executivo, em diversas secretarias. Ao ocupar a vice-presidência de um parlamento, Josué tem uma importância fundamental nesse debate. Vamos entender como Búzios conseguiu esse feito inédito, que inclusive é objeto de um balanço feito pelas entidades de promoção da igualdade racial, que é a falta de ocupação de espaços de poder por negros e negras no Brasil. O município consegue ter um diferencial nesse quesito. A transmissão ao vivo é a partir das 17h e pode ser acompanhada pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).
ENTREGA NO GUARANI COM PROTESTO
Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) participou, nesta segunda-feira (27), da inauguração da Escola Municipal Professora Amena Mayall, no bairro Guarani. A nova unidade é resultado da incorporação das escolas municipais Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila e Luiz Lindenberg, e terá capacidade para atender até 900 alunos do Ensino Fundamental II. A foi construída no mesmo local onde antes funcionava a Escola Municipal Luiz Lindenberg. A escolha do nome da nova unidade foi definida pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Guarani e pelos Conselhos Escolares. Alguns alunos e professores chegaram a protestar contra mudança alegando que o governo estava fechando uma unidade escolar. Entretanto, a prefeita, a secretária de Educação e a diretora da escola ficaram o tempo todo buscando se defender das acusações dos últimos dias que o governo estava fechando uma escola, quando na realidade, as unidades foram fundidas numa só, com mais vagas e infraestrutura muito melhor. É importante salientar que o investimento no prédio foi da ordem de R$ 12 milhões.

ATO POLÍTICO DE PRÉ-CAMPANHA?
A repercussão sobre a vinda do cacique do MDB a Cabo Frio, Leonardo Picciani, na última sexta (24), com o objetivo de sacramentar o apoio à pré-candidatura de Miguel Alencar (União) a prefeito em 2024, foi um dos assuntos mais comentados nas rodas de política neste fim de semana. Primeiro porque o presidente da Câmara sai fortalecido com uma ala do MDB. Por outro lado, foi intrigante a postura do ex-prefeito Marquinho Mendes ter dito e feito o convite para a equipe do RC24h e toda imprensa a fim de acompanhar o ato de filiação dele ao MDB, transformando isso – pelo que deu pra entender – num ato político de pré-campanha. Marquinho foi bastante irônico com relação à vinda de Picciani, desafiou dizendo que o presidente estadual da legenda não iria ao evento com Miguel, mas ele foi. Questionou, ainda, a ausência de Gutemberg Reis, cuja presença nem estava prevista no evento. Todos sabem que a família Reis é liderada pelo segundo secretário da executiva nacional da sigla e secretário estadual de Transportes, Washington Reis, que tem uma amizade antiga com Marquinho, embora tenha tido decepção recentemente.

‘PUXADOR DE TAPETES’
Fato é que o ex-prefeito de Cabo Frio dobrou a aposta e pagou pra ver, literalmente, e tem dito por aí que Miguel, se quiser, iria muito bem na nominata de vereador dele. Contudo Miguel tem demonstrado mais tranquilidade e tem falado que não está aí para medir força com MM, mas atendeu a um convite do MDB. Vamos ver no que isso vai dar. De qualquer forma, é importante considerar que Marquinho já tirou doce da boca da criança por, pelo menos, três vezes. Quem conhece a política cabo-friense se lembra que quando o próprio sobrinho dele, Aquiles Barreto (imagem acima) era o franco favorito na disputa eleitoral na época em que MM foi afastado do cargo e puxou o tapete do sobrinho e se lançou candidato à eleição que ele sequer podia participar. E num passado nem tão distante assim ele também já puxou o tapete de Alfredo Gonçalves como também já deu uma ‘calça arriada’ no próprio Bernardo Ariston. Há que se ter cuidado quando o assunto é Marquinho Mendes e MDB.
LINDBERGH EM CABO FRIO
O deputado federal Lindbergh Farias (PT) veio a Cabo Frio na última sexta (24), num encontro que estava marcado para as 18h mas ele só conseguiu chegar por volta das 19h30, discursou por cerca de 30 minutos e empolgou bastante os militantes. E uma coisa ficou clara: Lindbergh está fechadíssimo com Rafael Peçanha e não abre. Não é só ele, a militância em peso do Partido dos Trabalhadores também está com Rafael. A gente acompanhou de perto toda essa movimentação. Portanto, aos secretários, assessores e até ao mesmo líder do governo Magdala Furtado (PL) na Câmara, leia-se vereador Léo Mendes (DC): acreditar que o PT pode apoiar Magdala em 2024 nos parece uma ilusão muito frágil de se acreditar. Quem esteve no evento pode perceber que a sigla está com Rafael Peçanha. O PT é um partido de base o qual não adianta querer impor por cima, pois não vai ser fácil.

1º FESTIVAL DE CINEMA DE ARRAIAL
O encontro de audiovisual no último sábado (25) em Arraial do Cabo, aconteceu no auditório do Centro Cultural e Educacional Manoel Camargo, antes mesmo do espaço ser inaugurado. O local foi cedido para um pequeno grupo de produtores, roteiristas, cineastas, enfim, realizadores da indústria do cinema e do entretenimento em audiovisual como um todo. Eles estiveram na cidade durante três dias e puderam conhecer os locais que potencialmente servem de cenário para essas produções e ficaram encantados. Todos saíram com a cabeça fervilhando de ideias, mas o que ficou definido ao final do encontro é que Arraial vai realizar, ainda no primeiro semestre de 2024, o primeiro festival de cinema. Os participantes prometem não medir esforços para fazer do evento um dos principais da indústria do País. Importante dizer que vocação Arraial tem de sobra para locações de produções do setor, talvez o que falte mesmo é o mundo saber disso. E esse pequeno grupo se revelou disposto a levar essa informação pelo Brasil e mundo afora para a indústria do audiovisual.

JANTAR COM CASTRO E BOLSONARO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) e sua secretária de Saúde, Maria Márcia, assim como outros prefeitos e vice-prefeitos do PL do Estado, participaram de um jantar com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Cláudio Castro, como divulgamos aqui na última sexta (24). E a propósito disso, as postagens de Pastel renderam comentários, a maioria positivos. No entanto, nas redes sociais do Portal RC24h as opiniões ficaram divididas. Enquanto uns aprovaram a foto que o prefeito tirou com Bolsonaro, outros não concordaram. Muita gente acha que Fábio está fazendo um excelente governo e não precisaria de ninguém para garantir a sua reeleição, já que ele tem feito ‘dever de casa’ certinho.

MULHERES PRESENTES
A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL) participou do ‘Grande Encontro Estadual do PL Mulher’, num Riocentro lotado, no último sábado (25), na capital, quando também teve a posse da deputada federal Chris Tonietto na presidência da agremiação. Penha levou várias militantes da cidade também (veja vídeo abaixo). Ainda estavam por lá a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a deputada federal Soraya Santos e a prefeita de Saquarema, Manoela Peres.
_______________

INTERRUPÇÃO DE PAGAMENTO
Por decisão monocrática da conselheira Mariana Montebello Willeman, o TCE-RJ determinou aos secretários de Saúde de Saquarema e outros municípios de Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e São Gonçalo o não reconhecimento de despesas e a interrupção imediata de pagamentos à Organização Social (OS) Projeto Social Cresce Comunidade – Prima Qualitá destinados a contratações com suspeitas de irregularidades. A decisão saiu no último dia 22 e atendeu a representação formulada pela Coordenadoria de Auditoria de Políticas em Saúde (CAD-Saúde), da secretaria-geral de Controle Externo. Ao longo de auditoria de conformidade, foi verificado que a relação contratual estabelecida pelos municípios com a OS violou os princípios da impessoalidade, da moralidade e da probidade administrativa, afrontando à legislação de regência das OS’s.