InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (26)

PT bate o martelo e desembarca da candidatura de Magdala; PSD também deve pular fora e fechar com Dr. Serginho; Patrícia Cardinot assume Superintendência dos Direitos da Mulher; Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) nega pedido de Rafael Aguiar para ser assistente de acusação no processo contra Alexandre Martins em Búzios; Maycon Siqueira assume secretaria de Turismo no lugar de Cristiano Marques; Alexandre Martins é convidado do RC Cast nesta terça (27); Leandro de Búzios declara pré-candidatura; Fábio do Pastel vai à barbearia e vistoria obras; prefeitura de São Pedro marca audiência pública; obras da Creche Municipal Vicente Rodrigues, em Arraial do Cabo, entram na reta final; Monte Alto vai receber nova rede coletora de esgoto e elevatória; aniversário de Fábio Costa em Iguaba Grande; Lívia de Chiquinho dá mais um show de grosseria; Manoela Peres acompanha obras da Praça da Casa da Pedra; Maricá lança Mapa da Mulher Maricaense... E muito mais!

PT BATE O MARTELO PARA RAFAEL PEÇANHA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (26), começa por Cabo Frio, onde, ao que tudo indica, o deputado federal Washington Quaquá (PT) cansou da Prefeita Magdala Furtado (sem partido) e está desembarcando da tentativa dela se eleger em outubro. Com isso, o Partido dos Trabalhadores bate o martelo e reafirma seu projeto político com o nome de Rafael Peçanha. O jovem pré-candidato a prefeito vinha sofrendo uma pressão tremenda nos últimos meses com o fantasma Magdala, que tentava cooptar o PT para o projeto político dela de reeleição. Mas o que descobrimos nos bastidores é que Quaquá andou se decepcionando com as atitudes de Furtado. E a família dela teria alguma relação com essa desistência? Dizem que sim. Portanto, babau blindagem! Uma outra questão que também pesou muito é que a própria militância petista da cidade, não abre mão de Peçanha, e isso vinha gerando um desgaste tremendo dentro do próprio partido. Até porque o que corria nas entrelinhas era que Magdala até queria o PT, mas não queria ser candidata pela sigla. Ou seja, topava fazer um ‘lovezinho, mas sem beijo na boca’. Aí não dá, né?! Para encarar o PT em Cabo Frio, tem que ser com beijos, abraços e juras de amor públicas. Afinal de contas, a maioria do eleitorado aqui da cidade é bolsonarista. Paixão de eleição não cola. Não vale ser candidato aproveitando o tempo de TV, o fundo partidário, a militância dos petistas, mas sem querer carregar a estrelinha vermelha no peito. Não rola.

PSD TAMBÉM VAI PULAR FORA?

Outra informação que a coluna obteve de várias fontes fidedignas, mas que ainda não se confirmou, é que até o PSD também está declinando do projeto Magdala. O que tem se falado por aí é que o partido do Eduardo Paes deverá oficializar fechamento de apoio ao deputado estadual Dr. Serginho (PL), que é pré-candidato a prefeito em Cabo Frio. Portanto, Serginho vai pegar um partido que estava no extremo raio de interesse da Magdala. Não só o PT, como o PSD era visto como um dos partidos que a prefeita dava como certo caminhar com ela. Tem ainda aqueles que dizem que a Magdala pode pegar o PV, só que o PV está na federação com o PT e com a Rede. Ao que tudo indica, a Magdala ainda não tem partido. Mas a pré-campanha já está comendo solta, e a dúvida que fica é: será que vai sobrar algum partido para a Magdala disputar a eleição? Melhor ela se adiantar o quanto antes…

CARDINOT NA SUPERINTENDÊNCIA DOS DIREITOS DA MULHER

Patrícia Cardinot, empresária que se consagrou no ramo imobiliário, também presidente do Conselho Comunitário de Segurança, foi escolhida pela prefeita Magdala Fultado para comandar a Superintendência dos Direitos da Mulher no lugar de Tânia Lopes Muri. Ela assumiu na última semana e, já deu início à atuação recebendo a visita do Secretário da Assistência Social SEMAS, com equipe técnica e atuante.

PGE NEGA PEDIDO DE RAFAEL AGUIAR

Em Armação dos Búzios, o cenário político continua pegando fogo. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) emitiu parecer nesta segunda-feira (26), negando o pedido do prefeito interino, Rafael Aguiar (REP), para ser assistente de acusação no processo contra o prefeito afastado Alexandre Martins (REP) e seu próprio pai, o vice-prefeito afastado Miguel Pereira (PL). Aguiar, que se colocou como parte interessada no processo pois seria pré-candidato na eleição suplementar. Porém, ele enfrenta um cenário desafiador, com seu próprio partido (REPUBLICANOS) virando as costas para ele e manifestando apoio incondicional a Alexandre/Danielle Martins. Com isso, Rafael parece estar fora da disputa política. Será? Fato é que Rafael corre contra o tempo.

MUDANÇA NO TURISMO (SEGUE TROCA-TROCA)

Maycon Siqueira assumiu nesta segunda-feira (26) a secretaria de Turismo de Búzios no lugar de Cristiano Marques, que conforme já era sabido, estava deixando o cargo para fazer uma cirurgia e depois vai se dedicar a sua campanha de vereador. Maycon já comandou a pasta e chegou a ser subsecretário de Cristiano. A expectativa é que outras mudanças no primeiro escalão de governo aconteçam ainda nesta semana.

ALEXANDRE MARTINS NO RC CAST

Aliás, o convidado do 123º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (27), é Alexandre Martins (REP). No bate-papo, ele vai falar sobre a decisão do TSE que o afastou da chefia do governo, sobre as acusações de que ele teria deixado um rombo nos cofres públicos e toda essa instabilidade que dominou Búzios nas últimas semanas. Outra pauta que deve entrar na conversa é o lançamento da esposa dele, Daniele Martins, que foi anunciada como pré-candidata na eleição suplementar pelo Republicanos, além de outros assuntos que tratam da política da península, que vive tempos de extrema instabilidade política. A transmissão ao vivo tem início às 17h e perguntas podem ser enviadas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

LEANDRO DE BÚZIOS AFIRMA CANDIDATURA

Quem está se dando bem com a instabilidade da península buziana é o Leandro de Búzios (ex Leandro do Bope), que aproveitou a oportunidade para declarar oficialmente sua pré-candidatura nas eleições suplementares da cidade. Leandro, que ficou em segundo lugar na disputa das eleições em 2020, perdendo para Alexandre, vê uma nova chance para conquistar a chefia do governo e, se as redes sociais forem uma régua, ele está sendo bem recebido. A publicação que reafirma sua candidatura teve um número impressionante de quase 1.100 curtidas que, se comparadas com os demais candidatos, tem uma performance de destaque na rede social. Seria isso o indicativo, conforme as pesquisas já vêm afirmando?

PASTEL NA BARBEARIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), agitou as ruas neste domingo (25) ao fazer uma parada estratégica na Barbearia do Douglas. Sem perder ele mesmo a piada, Fábio optou por aparar a barba sem mexer nos fios, mostrando que está sempre pronto para zoeira da turma da Praça do Canhão: “Que fique claro: fui fazer a barba, e não cortar cabelo. Antes que alguém queira me lembrar que sou careca”, disse Pastel. O prefeito fez questão de destacar o papel vital do comércio local, enfatizando sua determinação em impulsionar os negócios que movem a cidade, gerando empregos e fazendo a economia pulsar. Uma dose de bom humor direto da cadeira do barbeiro, para mostrar simpatia pode ser sim uma forma divertida de conquistar o eleitorado. Afinal, dizem que “é dos carecas que elas gostam mais”.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Mas pra falar de coisa séria, Fábio do Pastel (PL) convocou uma audiência pública para quarta-feira (28) com o intuito de realizar a prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2023. O evento, marcado para ocorrer na plenária da Câmara Municipal a partir das 14h, abordará os dados dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do referido ano. A apresentação será conduzida pela Controladoria-geral e a Secretaria Municipal de Saúde, sendo aberta a toda população. As audiências públicas são mecanismo de transparência na gestão fiscal, em conformidade com as leis complementares n°101 de 2000, que dispõe sobre a realização e avaliação das metas fiscais nos meses de fevereiro, maio e setembro, e n° 141 de 2012, que prevê apresentação, pelos gestores do SUS, de relatórios quadrimestrais detalhados. Todos os dados apresentados durante o evento estarão disponíveis para acesso no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

VISTORIA NAS OBRAS

Continuando em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) e o vereador Fernando Mistura (REP) estiveram no último sábado (24) para inspecionar as obras do posto de saúde no bairro Poço Fundo. O projeto busca proporcionar aos moradores uma unidade de saúde moderna e bem estruturada, com atendimento humanizado. Durante a visita, o prefeito manifestou sua expectativa em entregar o posto à população, prometendo uma inauguração aguardada por todos.

REINAUGURAÇÃO EM ARRAIAL

As obras da Creche Municipal Vicente Rodrigues, no Morro da Boa Vista, em Arraial do Cabo, estão entrando na reta final. A reinauguração já tem data marcada, ela acontece no sábado (2), às 9h. A reabertura contará ainda com a entrega dos kits escolares dos estudantes da creche e com o Programa Saúde nas Escolas, iniciativa que tem como princípio a oferta de serviços de saúde dentro das instituições de ensino municipais. “Satisfação enorme em poder devolver às nossas crianças um espaço que é delas, modernizado, seguro. Feliz de poder proporcionar aos responsáveis por elas a sensação de que elas estão sendo bem cuidadas, coisa que é prioridade para nossa equipe. Com muita alegria no coração a gente reinaugura essa unidade tão sonhada”, disse Bernardo Alcantara, Secretário de Educação da cidade.

NOVA REDE DE ESGOTO E ELEVATÓRIA EM ARRAIAL

Em Arraial do Cabo, representantes do Consórcio Lagos São João, juntamente com membros da Secretaria do Ambiente e Saneamento, Secretaria de Obras, Prolagos e Darwin Engenharia se reuniram, nesta segunda-feira (26), para discutir o início da obra que vai implementar rede coletora de esgoto e elevatória em Monte Alto. O projeto visa corrigir deficiências, evitando o descarte inadequado de esgoto na área da laguna que não tem rede separadora. Um investimento de quase 3 milhões em qualidade de vida, que vai beneficiar cerca de 300 residências no bairro. Os recursos para a implementação vem do Comitê de Bacias, que utilizará verbas do fundo estadual de recursos hídricos, destinadas para saneamento. O objetivo é minimizar os impactos ambientais sobre a laguna. A previsão é que, uma vez iniciada, a obra seja concluída no prazo de até 5 meses.

DESEJOU PARABÉNS

O Secretário de Turismo de Iguaba Grande, Marcelo Durão, utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (26) para parabenizar o Chefe de Gabinete, Fábio Costa, pelo seu aniversário. Em uma postagem, Durão destacou a importância do dia e demonstrou seus desejos de saúde, paz e prosperidade para o aniversariante e sua família. Ele ressaltou as qualidades de Fábio, enfatizando sua integridade, honestidade e disposição para ajudar os outros. A mensagem foi recebida com carinho pelos seguidores, que também se uniram para desejar feliz aniversário. A coluna aproveita para dar os parabéns para Fábio Costa, que é secretário de Governo e futuro sucessor de Vantoil Martins.

MAIS UM ESPETÁCULO DE GROSSERIA

Em Araruama, teve mais um espetáculo de grosseria protagonizado pela prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Em uma cena digna de novela, ela inaugurou a Policlínica no bairro XV de Novembro, nesta segunda-feira (26), mas parece que já está certa que vai conseguir eleger sua sucessora, logo, não parece precisar de ninguém. Com um ar de quem já se vê no poder eternamente, Lívia tratou a Secretária de Obras, Liane de Oliveira, e o Secretário de Ambiente, Cláudio Barreto, como se fossem figurantes políticos descartáveis, uma dupla de NADA. Vergonha alheia que fala?! Mas que ela fez? Um verdadeiro show de desrespeito, digno de entrar para os anais da história de Araruama. Agarrou o microfone com fúria, exigiu a placa de inauguração da Policlínica e deu um ultimato ameaçador: “ou eles providenciavam a placa imediatamente, ou enfrentariam as consequências”. É como se ela fosse uma mãe impaciente educando os filhos que fizeram alguma bobagem. Ou ainda aqueles patrões que tratam funcionários como lixos. Um espetáculo deprimente que deixou todos atônitos. Parecia o próprio Chiquinho falando. Se tem uma coisa que Livia combina com seu maridão é esse estilo arrogante de ser.

E TOMA-LHE OBRAS

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) esteve na última sexta-feira (23) acompanhando as obras da Praça da Casa da Pedra. Localizada próxima à igreja de Nossa Senhora de Nazareth, a região oferece uma vista privilegiada para os moradores e visitantes. A nova área de lazer em desenvolvimento incluirá um píer, praça de alimentação e quiosques de artesanato, proporcionando oportunidades para registros fotográficos e momentos marcantes na cidade. A prefeita demonstrou interesse com o progresso da obra, destacando a promoção do turismo local e o apoio aos setores de artesanato e alimentação. Além disso, enfatizou a relevância da preservação ambiental ao mencionar o plantio de mais de 50 mudas de árvores nativas na área.

FEMINICÍDIO EM SAQUAREMA

Um caso de feminicídio abalou a cidade de Saquarema no último domingo (25), quando Dyonatans Tatagiba de Mello tirou a vida de sua ex-companheira, Luana de Souza Carvalho, no bairro de Barra Nova. A prefeita Manoela Peres (PL) recorreu às redes sociais para abordar o trágico acontecimento, destacando a urgência de um mundo sem violência contra a mulher. Luana, uma jovem descrita como alegre e dedicada aos estudos, estava buscando um futuro promissor para sua família, sendo aluna do COUNI e realizando seus sonhos. Manoela demonstrou sua consternação diante do acontecido e pediu conforto divino para os entes queridos de Luana durante este momento difícil.

LANÇAMENTO EM MARICÁ

Nesta terça-feira (27) será lançada em Maricá, o Mapa da Mulher Maricaense, uma pesquisa elaborada pelo Instituto Darcy Ribeiro (IDR) sobre a realidade da população feminina, como o acesso aos serviços e a garantia de direitos no município. A solenidade vai acontecer no Cine Henfil, a partir das 17h, e contará com as presenças do prefeito Fabiano Horta (PT); do secretário municipal de Governo, João Maurício de Freitas; da primeira-dama Rosana Horta; da diretora da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carla Ramos; da secretária de Estado das Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar; da deputada estadual Rosangela Zeidan (PT), e do presidente da Câmara Municipal de Maricá, Aldair de Linda.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo