InícioRegião dos LagosAraruamaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (24)

Alexandre avisa que estrada da Fazenda vai sair e desmente Rafael Aguiar; Câmara de Cabo Frio preocupada com privatização da saúde, Fábio do Pastel em Brasília, deputado Júlio Lopes na Usina Fotovoltaica de Iguaba; empresário usa bom humor na pré-campanha de Araruama; Marcelo no WTR de Arraial; Sábado de correria para Fabiano em Maricá; e Manuela recebe Esquadrilha da Fumaça em Saquarema. Tudo isso... E muito mais!

ON THE ROAD IN BÚZIOS

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (24) começa por Búzios, onde a estrada da Fazendinha está no GPS, sim senhor! A informação foi divulgada pelo próprio prefeito, Alexandre Martins (REP) logo pela manhã, ao compartilhar o aviso de convocação para próxima sexta-feira (28), da abertura do envelope das propostas de preços das empreiteiras que disputaram a licitação de uma das obras mais aguardadas da península. Já tinha quem fizesse piada achando que não iria acontecer: “Agradeço ao pessoal que torce contra. Isso só me dá mais motivação”, ironizou Alexandre. Fato é que o projeto está literalmente saindo do papel. O prefeito explicou a importância de realizar essa promessa de campanha, afirmando que vai interferir diretamente na mobilidade urbana encurtando a distância entre Rasa e Baía Formosa, garantir o desenvolvimento daquela região e melhorar o acesso por que “mesmo fazendo manutenção, quando chove fica intransitável prejudicando moradores, estudantes e professores na escola que temos ali”, pontuou o alcaide.

FALANDO EM ALEXANDRE

Aproveitando a ligação, perguntamos se tinha visto a provocação do seu ex-amigo, presidente da Câmara, Rafael Aguiar (PL), que afirmou em vídeo nas redes sociais, que quando prefeito interino, fez corte de 20% nos contratos para “economizar” no período que Alexandre foi afastado. Martins desmentiu: “Não cortou absolutamente nada! Aliás, pagou R$ 935 mil antecipadamente em shows. Ainda fez dois contratos emergenciais. Um no aluguel de ônibus escolar e outro na compra de medicamentos que estão apreendidos até hoje”, denunciou. Já sobre ele ter dito que Alexandre foi “cassado por abuso de poder econômico”, Martins foi direto: “Fui inocentado. Mas ele sim cometeu abuso de poder econômico e improbidade nos contratos emergenciais”, disparou.

NOVA PLACA E REUNIÃO COM MÃES

Para encerrar a celeuma, só mais uma polêmica. Alexandre reinaugurou (conforme prometeu) a escola municipal Darcy Ribeiro. Retirou a placa colocada pelo Rafael, e a substituiu por uma com seu nome. Ele disse quando assumiu que faria isso. Dito e feito. E hoje, ainda deu tempo de se reunir com mães atípicas e o secretário de saúde Leônidas Heringer para tratar da melhoria no atendimento da clínica Beija Flor e soluções de algumas demandas. No encontro foram traçadas metas referentes a novos profissionais, além de adaptações na estrutura da clínica.

INAUGURAÇÃO DA FEDERAÇÃO PSOL-REDE

Aconteceu em Cabo Frio, na última sexta-feira (21), o evento de inauguração do diretório municipal da Federação PSOL-REDE. O encontro, que, de acordo com os organizadores, reuniu cerca de 250 pessoas, contou com a presença de várias autoridades políticas, como a senadora Heloísa Helena (REDE) e o pré-candidato a prefeito pelo mesmo partido, Rafael Peçanha. Ele, inclusive, comemorou o evento, do qual definiu como “tão especial”. “Foi lindo ver a presença de tantas amigas e amigos, autoridades e colaboradores que reafirmaram a minha certeza de que estamos no caminho certo”, disse Rafael.

PEJOTIZAÇÃO DA SAÚDE

A pauta desta terça-feira (25), na Câmara de Cabo Frio, vai tratar sobre dois assuntos de interesse aos servidores de maneira geral. Primeira é a readequação salarial dos professores que estão nessa luta desde que Magdala assumiu a prefeitura. Já tomaram até gás de pimenta na “cara” por isso. E a outra e a tentativa de pejotização da Saúde de Cabo Frio. O que vem a ser a tentativa do governo Magdala de colocar uma empresa para administrar a saúde do município como já acontece em algumas cidades. Tudo bem se não houvesse tantas denúncias sobre os diversos setores. Para evitar que esse projeto passe sem que o povo entenda direito do que se trata, o vereador Davi Souza (PP) entrou com requerimento pedindo maiores esclarecimentos sobre essa questão. Por isso, os sindicatos estão convocando os servidores para que tomem pé da situação, antes que seja tarde demais.

PISO SALARIAL

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (União), reuniu-se nesta segunda-feira (24) com os presidentes do Sindcaf e Sindsaúde. O encontro teve como objetivo discutir, buscar informações e cobrar posicionamento sobre a possível privatização da saúde municipal, mencionada no estudo do impacto orçamentário financeiro anexado ao projeto de lei complementar sobre a adequação do Piso Salarial Nacional ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do Magistério municipal, de 2012. Durante a reunião, Miguel Alencar comprometeu-se a apresentar uma ressalva desvinculando a aplicação da referida adequação à privatização da saúde. A matéria está pautada para a sessão plenária desta terça (25). Em razão disso, foi convocada uma concentração de servidores da saúde para acompanhar a sessão, marcada para as 9h em frente à Câmara Municipal.

MAGNO TÁ ON!

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), marcou presença no último sábado (22) no evento da WTR, destacado por sua relevância econômica ao impulsionar a rede hoteleira e o comércio local. O evento atraiu 1.500 atletas inscritos e foi elogiado pela organização exemplar da prova, que alcançou a marca de reciclagem de cerca de 90% dos resíduos gerados, com o apoio da Cooperativa de Coleta e Reciclagem da Costa do Sol. Além de promover o evento esportivo, o prefeito aproveitou a oportunidade para divulgar a temporada de observação de baleias aos atletas vindos de diversas partes do país. Após isso, Magno juntamente com o secretário de Turismo, Junior Chuchu, participou das comemorações do aniversário do pré-candidato a vereador Bismark Gomes (MDB) e, posteriormente, esteve presente no lançamento das pré-candidaturas a vereador de Claytinho Leite e Ayron Freixo (REP). Os encontros políticos tiveram como objetivo principal o diálogo com os moradores locais e o alinhamento das propostas dos pré-candidatos para as próximas eleições municipais.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Ainda sobre Arraial, o secretário de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, estará presente nesta terça-feira (25) no Centro Manoel Camargo para participar da 4° Conferência Municipal de Meio Ambiente. A participação no evento requer inscrição prévia, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de contribuir com sugestões e participar de discussões sobre questões ambientais.

DESAFIO ACADÊMICO

O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcantara, marcou presença na última sexta-feira (21) no Desafio Nacional Acadêmico 2024, uma iniciativa voltada aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O evento, organizado pela equipe Atcheza, coordenada pela Professora Ana Paula, desafia os participantes com 36 horas ininterruptas de exercícios online. Arraial está se destacando na competição, que ocorre no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. Além de acompanhar de perto o desempenho dos estudantes, o secretário aproveitou a oportunidade para promover a rica história e cultura local, levando benício para um passeio no Museu Castorina Rodrigues.

PASTEL EM BRASÍLIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), iniciou nesta segunda-feira (24) uma viagem à Brasília com o intuito de buscar apoio parlamentar para fortalecer o orçamento municipal. Acompanhado pelo secretário de obras Fernando Frauches, Fábio fez uma transmissão ao vivo durante seu deslocamento para a capital federal, onde planeja visitar ministérios e encontrar-se com deputados nos próximos dias. Segundo o prefeito, sua agenda prevê permanência em Brasília até quinta (27), com visitas programadas aos Ministérios da Infraestrutura e da Integração. Fábio lamentou não poder acompanhar de perto o início dos trabalhos de asfaltamento no bairro Boa Vista, previsto para terça (25), ressaltando sua afinidade em observar o processo de chegada e aplicação do material asfáltico.

ESTÁ AVANÇANDO

Nesta segunda-feira (24), uma reunião foi realizada para dar continuidade ao projeto de instalação da Usina Fotovoltaica de Iguaba Grande. O encontro contou com a presença do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio, do deputado federal Júlio Lopes (PP) e do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Moraes (PL), além do secretário de Planejamento de Iguaba, Eron Bezerra. O projeto, desenvolvido em parceria com autoridades municipais, visa a geração de energia sustentável para a universidade e a comunidade local. Parte da energia gerada será destinada à manutenção dos custos dos prédios da UFF, enquanto outra parte será concedida à prefeitura para beneficiar moradores de baixa renda, selecionados a partir do Cadastro Único. A inauguração da usina está prevista para agosto.

SÓ RINDO…

O pré-candidato a prefeito de Araruama, empresário Sergio Ribeiro soltou um vídeo no início da noite dessa segunda-feira (24), em suas redes sociais, que acertou em cheio na criatividade, bom humor, sem deixar de fazer uma crítica à gestão do casal Lívia/Chiquinho. O vídeo relembra a grosseria histórica da prefeita com seus secretários por causa de uma placa de inauguração que não estava na obra. Ela chegou a fazer ameaças no microfone durante a cerimônia. A equipe de marketing de Sergio aproveitou essa deixa e brincou com o tema, mas o que realmente importa é que refrescou a memória do povo de Araruama sobre o clima de assédio e intimidação que vive a população há 8 anos. Vale dar uma conferida.

CENÁRIO CRÍTICO

O Atlas da Violência 2024, divulgado na última semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta um cenário preocupante para a segurança pública na Região dos Lagos. Cabo Frio e Araruama figuram entre os 15 municípios mais violentos do estado e entre os 100 mais perigosos do Brasil, no ranking de cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Os números são referentes a 2022. A cidade araruamense, conforme os dados, registrou um aumento de 6,1% entre 2021 e 2022, ou seja, em termos práticos, isso significa que a cada 100 mil habitantes, 1,8 vidas a mais foram perdidas para a violência em 2022 em comparação com o ano anterior. Já a cabo-friense encontra-se na 8ª posição entre as mais violentas do Rio.

PRÉ-CAMPANHA A TODO VAPOR

A pré-campanha está a todo vapor em Araruama. As redes sociais amanheceram movimentadas nesta segunda-feira (24), com a pré-candidata Penha (PL) mostrando sua movimentação do fim de semana). Mas não para por aí, não. Mesmo sem pausa durante o sábado e domingo, Penha percorreu as ruas da cidade e conversou com a população do bairro Outeiro, buscando entender as necessidades locais. É, minha gente… O ‘game’ em Araruama só está começando.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), reuniu-se na última sexta-feira (21) em seu gabinete com a pré-candidata à prefeita Lucimar Vidal (PL), a vice-presidente da Câmara e pré-candidata à vice-prefeita, Dr. Raquel (SDD), e o ex-secretário de Educação, Antonio Peres. O encontro teve como objetivo discutir e organizar as propostas do partido para as próximas eleições. Durante a reunião, Manoela destacou a importância de finalizar o planejamento para apresentar as ideias à população em reuniões futuras, permitindo a contribuição da comunidade com as propostas. Lucimar mencionou a expectativa de criação de empregos, enquanto Dr. Raquel apontou planos para a área da saúde, incluindo a construção de um novo hospital de emergência e duas UPAs em Jaconé e Vilatur. Antonio enfatizou a importância de levar o rascunho das propostas às reuniões do partido nas comunidades, buscando a participação popular para o desenvolvimento de novos planos.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Falando em Manoela, no último sábado (22), ela esteve na Base Aérea de São Pedro da Aldeia para receber a equipe de pilotos da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. No domingo (23), os pilotos realizaram uma apresentação aérea durante o Campeonato Mundial de Surf na Praia de Itaúna. Durante o evento, foi emitido um alerta de segurança solicitando que as pessoas evitassem soltar pipas, usar drones ou qualquer outro objeto que pudesse interferir no voo durante a demonstração.

SABADOU NA CORRERIA

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) teve uma agenda movimentada no último sábado (22), marcada por diversos encontros políticos. Primeiramente, esteve em São Gonçalo no lançamento da pré-candidatura a prefeito de Dimas Gadelha (PT). Estiveram presentes no evento João Mauricio, presidente estadual do PT e pré-candidato a vice-prefeito de Maricá, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e a deputada federal Benedita da Silva (PT), além de várias lideranças políticas. Logo em seguida, Horta dirigiu-se a Nova Iguaçu para acompanhar o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Antonio Araujo. Entre os presentes estavam a deputada estadual Elika Takimoto (PT) e a deputada estadual Marina do MST (PT). Encerrando os compromissos políticos do dia, Horta esteve em Pinheiral no lançamento do pré-candidato a prefeito de Pedrosa Pinheiral (PT). Também estavam presentes o deputado federal Lindbergh Farias (PT), o deputado federal Reimont (PT), o deputado estadual Jari Oliveira (PSB) e o ex-deputado federal e presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT). Além dos eventos políticos, o prefeito participou da entrega de mais de 1.300 novos Bilhetes Únicos, beneficiando estudantes de diversos níveis de ensino, encerrando assim um sábado de intensa atividade política e social em Maricá.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo