PESQUISA POLÊMICA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (23) começa por Búzios, onde duas pesquisas foram divulgadas. Nas duas o prefeito Alexandre Martins (REP) está na frente, em 2º lugar vem Rafael Aguiar (PL) e 3º Gladys Nunes (PSD). Mas o curioso é que os números são díspares. Enquanto a pesquisa encomendada pelo grupo do prefeito, feita com instituto GERP (no mercado há mais de 40 anos), Alexandre aparece com 60% da intenção dos votos na estimulada. Já Rafael Aguiar com 18%, seguido de Gladys, com 7%. Nesta, a diferença entre o prefeito e o presidente da Câmara é de 42%. Mas na pesquisa de Rafael, do Instituto Intelligence, embora Alexandre lidere, a diferença entre os dois é de 10%. Segundo o único veículo de comunicação que publicou, um site de Macaé, na pesquisa estimulada, Martins tem 48%, enquanto Aguiar aparece tem 38% e Gladys 3%. O site macaense destaca, de acordo com pesquisa da Intelligence, que 67% dos entrevistados já definiram voto, mas 29% podem mudar até 6 de outubro. No entanto, tem um detalhe importante: a rejeição dos candidatos.
QUEM TEM MAIOR REJEIÇÃO?
Todas as pesquisas revelam que a maior rejeição entre os candidatos está com Rafael Aguiar (PL). Na Intelligence, Rafael é rejeitado por 28%, enquanto Alexandre por 23% e Gladys por 22%. Não souberam ou não responderam atinge 27%. Logo, se o otimismo da turma de Aguiar é sobre isso, temos uma má notícia. Considerando que 29% pode mudar o voto até a eleição, Rafael tem 28% de rejeição, portanto, a chance dele conquistar esse voto é de 1%. Baseado na aritmética pura, com uma diferença de 10 pontos percentuais, faltando 13 dias para eleição, Rafael precisaria crescer 0,77 ao dia. E ainda rezar para o prefeito despencar, ou minimamente, estacionar. Tarefa nada, nada fácil!
OUTRA PESQUISA
Como são duas pesquisas com resultados bastante diferentes (embora as duas apontem liderança de Alexandre), o jeito é buscar uma terceira para um tira-teima. Nesta terça-feira (24) ou quarta-feira (25), no mais tardar, serão liberados os dados do Instituto Ágora. Neste, Alexandre apareceu bem há duas semanas, com números dentro da margem de erro da GERP. Cabe salientar que a GERP atua desde 1983 no mercado e tem uma pesquisa muito bem elaborada, inclusive, tivemos acesso ao levantamento completo. Já o Intelligence tem várias ações de investigação na justiça com acusações de manipulação. Basta dar um google. Outro detalhe: os advogados de Alexandre entraram com uma ação para impedir a publicação desta pesquisa da Intelligence, mas diante da morosidade da justiça eleitoral, o prazo de liberação dos dados veio antes do juiz apreciar a petição. Mas corre o risco da justiça dar deferimento ao pedido e a publicação poderá ser suspensa, com determinação para que seja removida da internet. Vamos aguardar o que acontece nos próximos dias.
ASSIM NÃO VALE, NÉ?
Em Cabo Frio, deu o que falar o grande número de visualizações da live que a prefeita Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, fez na última sexta-feira (20). Surpreendeu por chegar a 3 mil, principalmente em se tratando de uma baita sexta à noite, quem trabalha com internet sabe que é um dia da semana que não dá nada. Mais gente na live que no comício que ela fez em São Cristóvão. No entanto, um especialista em monitoramento de rede social que estava acompanhando a live, percebeu uma movimentação típica de quem compra curtidas, audiência e visualização. Ele mostrou a prova (vídeo acima) e o site onde é possível adquirir. Será que a live desta noite vai ser nessa pegada? Assim não vale, né?
HOMENAGEM À ESPOSA
Em meio a uma campanha política marcada por grandes desafios e conquistas, o candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL) enfrenta, no âmbito pessoal, momentos de grande sensibilidade. A esposa, Aline, que está enfrentando um câncer, tem sido a maior incentivadora e companheira, demonstrando uma força e determinação que comovem a todos. Na note de sábado (21), durante um comício em Tamoios, Serginho preparou uma surpresa emocionante para Aline. Após um discurso inspirador da companheira, o candidato exibiu uma camiseta com a frase “eu voto no marido da Aline”. A atitude emocionou o público presente, que ovacionou o casal. Nesta terça (24), Serginho tem gravação de programa durante o dia e reunião com candidatos a vereadores, à noite.
SEM PARAR
O candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (REDE), não parou neste fim de semana. No sábado (21), começou o dia com caminhada na rua das Pacas em Tamoios, depois seguiu para uma feijoada e uma feira beneficente. No mesmo dia, à tarde, esteve no Horto Municipal onde discursou ao movimento de escoteiros, destacando a sua importância para a sociedade. Depois o candidato seguiu para a orla das Palmeiras, onde plantou uma muda de jasmim em homenagem ao Dia da Árvore. À noite, Rafael prestigiou a apresentação de Teatro de Bonecos do mestre Clarêncio. Neste domingo (22), o candidato aproveitou para fazer algumas visitas a lideranças de bairro, atendimentos individuais, reuniões internas de campanha e almoço com a família. Já nesta segunda-feira (23), o candidato fez corpo a corpo na Praia do Siqueira e Parque Burle (imagem). Agora à noite tem reunião com eleitores em Unamar. Para esta terça (24), Rafael tem reunião com lideranças de bairros, corpo a corpo em São Cristóvão, panfletagem numa universidade e reunião com moradores do Guarani.
ANIVERSÁRIO EM CAMPANHA
Continuando em Cabo Frio, a última sexta-feira (20) foi dia do vereador Davi Souza (PP) unir o útil ao agradável. O candidato à reeleição realizou uma grande reunião no Clube Progresso, marcando as comemorações de seu aniversário de 32 anos e o início da reta final de sua campanha eleitoral. Quem esteve lá para apoiá-lo também foram os candidatos a prefeito e vice, Serginho (PL) e Miguel Alencar (União). O evento reuniu aproximadamente 1.000 pessoas, conforme a organização. No sábado (21), ele participou de uma caminhada com 200 apoiadores pelo bairro Jacaré (imagem). Ao que parece, Davi tem registrado um crescimento no apoio popular nas últimas semanas, dado o aumento no número de participantes nesses encontros.
UM OLHO NAS OBRAS E OUTRO NA CAMPANHA
Em São Pedro da Aldeia, o candidato à reeleição para prefeito, Fábio do Pastel (PL), está com a máquina na mão, entregando diversas obras. Ele recebeu o deputado estadual e candidato a prefeito de Cabo Frio, Serginho (PL), no último sábado (21), quando os dois bateram um papo para falar das obras no bairro Alecrim, acompanhando de perto a pavimentação. E as caminhadas não param. Já no domingo (22), Pastel, junto com o seu vice, Júlio Queiroz (União), fez caminhada do bairro Baixo Grande ao Porto do Carro. Mesmo com o tempo fechado e uma chuvinha caindo, Pastel abraçou as pessoas e falou de suas propostas. O candidato está assim: um olho nas obras e outro na campanha. As eleições estão chegando e ele está mais “on” do que nunca.
CHAMOU PARA DEBATE
Já o adversário de Pastel, o ex-prefeito e candidato Cláudio Chumbinho (REP), não vai parar de dar aquela cutucada de sempre no atual governo. As indiretas entre os candidatos já estão dando o que falar durante a campanha. Dessa vez, Chumbinho, em suas redes sociais, desafiou Fábio do Pastel para um debate em praça pública. Será que Pastel iria? E as indiretas continuaram: “Hoje fui citado pelo prefeito, que está nervoso, não sei por que. Semana passada mesmo, ele publicou uma pesquisa mostrando que ele estaria disparado na frente. “Eu acho que quem está com uma vantagem dessa não era para ficar preocupado”, disse Chumbinho. Que coisa, hein?! E por falar em caminhadas, elas estão acontecendo a todo vapor. Neste domingo (22), Chumbinho, junto com seu vice, Paulo Martins (REP), percorreu o bairro Rua do Fogo até o Campo Estrelinha. No trio elétrico, ele falou também que o governo atual não faz nada pela população.
AGENDA MOVIMENTADA
Pelo outro lado, a candidata a prefeita, Bia (PSDB), anda focada na campanha. Ela no último sábado (21), esteve junto com o seu vice, Flávio Calixto (Avante), no Centro da cidade para conversar com os comerciantes divulgando o plano de governo. Já no domingo (22), os dois foram para o Porto da Aldeia e na Baleia. Uma curiosidade foi que os apoiadores da Bia estavam vestidas de “abelhas”. Até na música cantaram “45 é a marreta biônica deixa a oposição toda de cabeça tonta”. Será que foi alguma jogada de indireta relacionado ao Fábio do Pastel? Até pode ser. Enfim! E por enquanto as agendas dela continuam agitadas. É a penúltima semana de campanha e Bia está de olho nos seus opositores. Nesta terça-feira (24), Bia junto com Flávio estarão em uma caminhada nos bairros Jardim Primavera e Colinas, às 9h. Na quarta (25), eles vão percorrer os bairros Cruz e Sergeira, no mesmo horário. Já pra fechar a semana, na sexta (27), eles vão estar no Estação, e no domingo (29), às 9h, participarão de uma caminhada nos bairros São João, Colinas e Campo Redondo.
DETONOU SECRETÁRIO
A vereadora e candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), divulgou um vídeo em suas redes sociais no último sábado (21) sobre o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB), junto com sua esposa, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), a vereadora Roberta Barreto (MDB) e o secretário de Obras, Cláudio Barreto, em Veneza, na Itália. Penha detonou ele: “Secretário de obras da prefeitura, com tantos imóveis adquiridos, fazendo viagens luxuosas para a Europa? Tem coisa aí.” Que paulada, hein?! É, quem diria que isso está acontecendo na cidade. Penha já havia afirmado que Cláudio seria responsável pela construção de mais de 60 imóveis em Araruama, com base em processos administrativos que ela afirma estarem registrados em nome dele. “Hoje ele declara à Justiça Eleitoral um patrimônio de quase R$ 8 milhões. Eu não aceito uma cidade onde secretários enriquecem absurdamente e não temos um leito de UTI para salvar vidas da nossa população.” Penha já tem toda a documentação em mãos para provar as irregularidades. Vamos ver o que vai rolar nessa história. Tem muita água pra rolar. É aguardar as cenas dos próximos capítulos.
CAMINHADA COM FLÁVIO BOLSONARO
Falando em Penha Bernardes, ela esteve em uma caminhada com o senador Flávio Bolsonaro (PL) no último sábado (21). A concentração aconteceu no diretório municipal do PL, no Centro. Quem também esteve presente foi seu vice, André Mônica (União). Penha sabe que o apoio da família Bolsonaro será importantíssimo para a reta final de sua campanha. Pelo que foi visto nas ruas, o apoio popular foi expressivo. E falando em apoios, Penha recebeu mais um, da deputada federal Chris Tonietto (PL). Penha continua com seus comícios pelos bairros. Ela está agora à noite participando de um no bairro da Fazendinha, onde conversa com os moradores sobre seus projetos. Haja fôlego! Desde sábado, é adrenalina pura.
“CLARA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA”
O vereador araruamense, Aridinho (PL) foi liberado da prisão e já está em casa com a família, após uma detenção controversa que movimentou a cidade. Na última sexta (20), ele foi alvo de uma ação conjunta do MPRJ e Polícia Civil, durante a qual uma arma de fogo foi encontrada em sua residência. O parlamentar foi conduzido à 118ª DP, mas afirmou que a arma pertence ao filho e que apresentou a documentação necessária às autoridades. Após a libertação, Aridinho se manifestou nas redes sociais, classificando sua prisão como parte de uma “clara perseguição política”. Ele deu uma entrevista exclusiva, confira acima.
“QUE XOU DA XUXA É ESSE?”
Ainda em Araruama, um vídeo comparando a política local ao famoso programa de televisão “Xou da Xuxa” viralizou nesta segunda-feira (23). A gravação retrata a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) no papel da apresentadora, acompanhada de outras figuras políticas associadas a personagens do programa. A candidata a prefeita, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), aparece como uma das “paquitas”, assim como a candidata a vice-prefeita, Verônica Januário (Novo), e a atual vice-prefeita, Raiana Alcebíades (PSD). O vídeo também compara o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Barreto, ao personagem “Praga” Barreto, e o doutor Marcelo Amaral ao “Dengue”. Já o ex-prefeito, Chiquinho da Educação (MDB), é associado à empresária e produtora de TV, Marlene Mattos. Confira.
COMENTOU MAIS UMA VEZ
Continuando em Araruama, o candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) comentou, mais uma vez, sobre a retirada das bandeiras de diversos bairros, que anda acontecendo repentinamente. Ele pontuou que a comunidade não está permitindo que sua equipe entre para realizar a campanha. Até ele achou estranho, pois as dos outros candidatos estão em todos os bairros, como, por exemplo, a de sua concorrente, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB). Sérgio até falou de um vídeo do ex-secretário de segurança, Wellinton Tavares, que afirmou que “Araruama está entregue ao narcotráfico”. Vale lembrar que esse ex-secretário já foi exonerado pela prefeita Lívia de Chiquinho, porque mandou as forças de segurança acompanharem Daniela em uma caminhada em Mataruna. O mais curioso nessa história é que ele ainda apoia o governo. Sérgio anda indignado porque isso está prejudicando sua própria campanha: “Por que alguns candidatos aliados ao atual governo têm passe livre para fazerem suas campanhas nos bairros, e eu, por exemplo, fui obrigado a retirar minhas bandeiras? Por que Dani anda nesses bairros enquanto candidatos como eu, que não apoiam esse governo manipulador, somos impedidos de fazer campanha?”. É bem estranho. Uns podem e outros não. A regra tem que valer para todos. A liberdade de ir e vir é a essência da democracia.
LUCIMAR COM FLÁVIO BOLSONARO
Outro encontro que também agitou a região foi a presença de Flávio Bolsonaro em Saquarema. A candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL), recebeu-o na Casa Verde e Amarela no último sábado (21). Estiveram presentes também a sua vice, Dra. Raquel (União), a prefeita Manoela Peres (PL), o deputado estadual Pedro Ricardo (PP) e o presidente municipal do PL e ex-secretário de Educação, Antonio Peres. Vale ressaltar que Lucimar fez uma manobra assertiva, já que mais de 70% da população saquaremense é bolsonarista. Por outro lado, quem deve ter se preocupado com a visita do senador é a oposição, que até agora não falou nada. No mesmo dia, houve uma caminhada na Basileia e um comício presencial para fechar a agenda. Lucimar continua focada, sem se preocupar com seus concorrentes. Eles dizem que ela precisa comparecer aos debates para falar de suas propostas, mas ela não dá importância. O que ela quer é falar com o povo na rua.
“DESAPARECI, PERESNÓQUIO?”
Ainda sobre Saquarema, outro candidato a prefeito que tem criticado severamente o governo atual e denunciado diversas irregularidades é Romulo Gomes (Novo). Ele não perde a oportunidade de alfinetar o ex-secretário de Educação, Antonio Peres. Romulo ficou indignado quando Peres disse durante um comício que ele havia desaparecido do cenário político e queria ocupar o lugar da prefeita Manoela Peres (PL): “Desapareci, Peresnóquio? Tem certeza? Eu apenas defendi o interesse do povo, e quem deveria denunciar vocês são os procuradores do município, que, coincidentemente, um é cunhado da prefeita e outro é sócio da empresa de vocês. E me chamam de traidor? Por quê? Vocês me chamaram para eu roubar com vocês e eu não quis? Eu decidi me afastar para não comer o farelo da corrupção.” Dá para perceber que a situação está quente entre eles. Aliás, Rômulo não quer nem saber; ele vai lá e detona sua ex-parceira. Eram muito amigos, agora inimigos. É, como diz aquele ditado: “Quem se mistura com o povo, farelo come.” Nessa, ele pegou pesado.
“BASTA DE PERSEGUIÇÕES”
Pelo lado da oposição, o candidato a prefeito Paulo Melo (MDB) está focado em divulgar suas propostas, mas, ao mesmo tempo, aproveita para fazer diversos vídeos provocando a gestão atual. Neste domingo (22), ele se reuniu com sua equipe no diretório municipal do MDB para falar sobre os preparativos da reta final de campanha. No entanto, Paulo não deixa a peteca cair. Ele é corajoso e enfrenta seu adversário. Desta vez, afirmou que os moradores e os servidores estão cansados de tanta perseguição política: “Quero libertar o povo de Saquarema dessa ditadura. Basta de perseguições e de tanta opressão deste governo. As pessoas têm o direito de ser o que querem e de andar com quem quiserem.” E por falar em comício virtual, Paulo estará junto com sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), nesta terça-feira (24), às 19h30, para falar sobre seu plano de governo. Uma coisa que não se pode negar: Paulo fará de tudo para tentar desestabilizar o governo. Ele enfrenta a mídia sem receio e não tem medo. Até convida Lucimar para ir aos debates, mas ela não cai muito na dele. Há muitas diferenças entre os dois.
EM FRANCA CAMPANHA
Depois de uma inauguração de comitê animada, na última sexta (20), na Praia Grande, o candidato Andinho (União), mesmo impugnado pela justiça eleitoral, segue em franca campanha. Neste fim de semana, esteve na região dos distritos, conversando com a população e contando de seus feitos nos governos passados. Pelo andar da carruagem, Andinho não vai abrir mão de seu nome nas urnas, mesmo com os votos anulados.
PROMESSAS PRA PRAINHA E ESTACIONAMENTO
A outra candidata da oposição, Arlete do Mercado (NOVO), usou as redes sociais, nesta segunda-feira (23), para prometer melhorias na Prainha. Criticou a gestão atual por não ter aplicado verba que teria sido destinada para esse fim e disse que, se eleita, uma das primeiras ações será o projeto para a orla do local, incluindo banheiros públicos. Outra promessa, feita no fim de semana, é a de melhorar a infraestrutura do estacionamento dos ônibus de excursão.
COPIANDO AS PROPOSTAS?
Em Iguaba Grande, quem apareceu de novo foi o candidato a prefeito Marco Antônio (PSB). Dessa vez, foi para falar do seu opositor, Fabinho Costa (CID). Ele disse que Fabinho está copiando todas as suas propostas de governo. Será mesmo? Porque Marco anda com diversas ideias mirabolantes. Ele aproveitou, como sempre, para alfinetar. Marco afirmou que “Fabinho não vai cumprir todas as propostas”. Só sabemos que Fabinho continua focado em sua campanha, reunindo diversos moradores nos comícios. É aquela dor de cotovelo. Quanto mais Marco vê Fabinho crescendo, mais ele fica angustiado.
FIM DE SEMANA AGITADO
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), anda de um lado para o outro apoiando diversos candidatos. No último sábado (21), ele foi à carreata do candidato a vereador, Fabricinho do Horta (PSD). O candidato a vice-prefeito, Joãozinho Maurício (PT), também estava lá. Já no dia seguinte, no domingo (22), Horta participou do lançamento de candidatura para vereador, Rony Peterson (PSD). Quem esteve presente durante o evento foi o deputado estadual Renato Machado (PT). Para finalizar, o prefeito se encontrou com o candidato à reeleição para vereador, Jorge Castor (PT). Até o início de outubro, Horta estará assim. Só que ele, é claro, não esquece de ver os jogos do seu time de coração, o Botafogo. Ele fica com os olhos bem abertos, sempre torcendo. As obras também não param pela cidade. Até dezembro, tem muitas inaugurações. Tem que deixar a casa em ordem porque é final de mandato.
QUAQUÁ NO ROCK IN RIO
O deputado federal e candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), partiu para a capital no último sábado (21) para curtir o Rock in Rio. Por lá, ele se encontrou com Rômulo, Neia e Caldeira. “Não é exatamente a nossa praia o rock and roll! Sou da favela e amante do samba, e meu amigo Rômulo Costa é o paizão do funk”, disse Quaquá. O deputado fez uma pausa na política para aproveitar o evento. Agora, é hora de voltar para Maricá e focar nessa reta final de campanha.