ASSOCIAÇÃO DAS CÂMARAS
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (23) começa com a iniciativa do presidente do Legislativo de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), de criar a Associação de Câmaras Municipais da Região dos Lagos. O vereador recebeu, em terras cabo-frienses, os colegas que comandam as casas de lei de Saquarema a Búzios. Segundo Miguel, o objetivo é fortalecer a representação política, a troca de experiências e conhecimento. Desta maneira, será possível debater de maneira integrada pautas de interesse das nossas cidades, como Segurança Pública, Meio Ambiente, dentre outros assuntos. Rafael Aguiar (REP), de Búzios; Denilson Guimarães (SDD), de São Pedro da Aldeia; Pedro Caju (UNIÃO), de Arraial do Cabo; Nelsinho do Som (PODE), de Araruama; Marciley Lessa (PL), de Iguaba Grande; e Dinei do Raio X (PDT), de Saquarema, estiveram presentes na ocasião. À coluna, Pedro disse que a reunião foi “muito boa”. “Foi uma demanda coletiva dos municípios. Segurança pública, demarcação dos limites entre municípios, entre outros assuntos. Marcamos de ir ao Rio, na Alerj, e estreitar os laços com o Governo do Estados e algumas entidades. como a PM, PCERJ, Bombeiros. Estamos envolvidos em trazer benfeitorias para o nosso município, até mesmo com emendas vindas de Brasília”, explicou o chefe do Legislativo cabista. Rafael Aguiar destacou ainda que o grupo vai montar uma associação legítima, registrada em cartório. “Quando o nosso tempo acabar, quem for presidente já tem associação criada para seguir com esse trabalho”, declarou. Aguiar pontuou que o grupo já tem agenda marcada com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacelar (PL), que deve conectá-los ao governador, Cláudio Castro (PL). Ainda de acordo com Rafael, o deputado federal Altineu Côrtes (PL) se comprometeu a levar o grupo ao novo comandante da Polícia Civil.
BAIXA NO GOVERNO
Ainda em Cabo Frio, a semana começou nesta segunda-feira (23) com mais uma baixa no governo de Magdala Furtado (PL): Cristina Frazão, então secretária-adjunta de Comunicação. No cargo há dois meses, a jornalista disse à coluna que teve que gerir a pasta sem recursos para coisas básicas, como publicidade, outdoor, redes sociais e teve que “tirar leite de pedra”, com destaque no aumento da produtividade de forma mais assertiva, no atendimento à imprensa e mudança de linguagem das redes sociais. Segundo a própria, o assessor especial da prefeita, Luciano Régis, foi uma das causas principais de sua exoneração. Frazão alegou que, de certa forma, se sentiu vítima de mansplaining. Em resposta, Luciano Régis se defendeu, afirmando que Magdala “é uma mulher forte”. “Ela ouve opiniões, mas, todas as decisões são dela. Se a prefeita fez a alteração na Comunicação, foi por alguma insatisfação”, arrematou. Que coisa, hein? Fato é que com esse secretariado itinerante nesses poucos mais de 90 dias de governo Magdala, quem será que vai ficar até o fim?
CLIMA PESADO
Os ares depois da mudança na Comunicação de Cabo Frio, não poderia ser pior. A jornalista Cris Frazão, pelo telefone, disse que iria pedir demissão na sexta-feira (20), por estar se sentido isolada, desprestigiada e percebendo o ambiente pesar. Acabou deixando para esta segunda (24). Mas quando chegou à prefeitura foi informada que a própria prefeita decidiu demiti-la e já tinha um outro para assumir. Ninguém na região sabe quem é. Tampouco a equipe, que pareceu rendida. O clima foi de comoção, tristeza e insegurança generalizada. Cris chorou muito quando foi aplaudida pelos ex-comandados. Já o novo secretário-adjunto, Acyr Chagas, ficou trancado na sala durante todo expediente sem dizer uma única palavra à equipe, que “passou um dia de cão” com preocupação do futuro incerto e sem direção do que fazer. Ninguém queria falar. Todos foram informados que o novo responsável pela pasta irá demitir geral para montar novo grupo de trabalho.
EXPOSTA E NA PISTA
Cabe salientar que Cris, desde que assumiu, colocou a “cara na janela” e fez o enfrentamento direto a setores da mídia cabo-friense que costumam distorcer a informação e propagar fake news com propósito de auferir vantagens financeiras. Ela não cedeu, e como prêmio, ao que parece, tomou um belo chute no traseiro. A prefeita a convidou para assumir o Cerimonial, mas, segundo a jornalista, a oferta “está sob análise”. Agora ficou exposta aos novos inimigos que passaram o dia tripudiando dela. Abalada, Cris acredita piamente em fogo amigo. Já sobre a tal da sororidade que Magdala cobra ou o clamor de paciência que reivindica por parte da classe política ou da sociedade, pelo visto, não se aplicam da porta pra dentro da prefeitura. Seriam dois pesos e duas medidas? Vamos ver quem será o próximo a cair. Mais cedo, tivemos a informação de que outro secretário, insatisfeito também com “conspirações”, tentava se demitir. Sem falar na pressão que vem sofrendo Bruno Alpacino da Saúde. Será que vai aguentar?
REPUBLICANOS PEDIU?
Mais tarde, surgiu uma versão que tem bastante fundamento: que a prefeita Magdala Furtado (PL) está realmente de malas prontas para o Republicanos, partido do deputado Marcello Crivella, da Igreja Universal e da TV Record. E o novo secretário, foi um pedido da executiva da sigla. Acyr era da TV de Edir Macedo. Aí sim a conta fecha. Seria mais digno a prefeita ter olhado nos olhos da jornalista e sido franca. Do jeito que a coisa aconteceu, acendeu mais um sinal de alerta. Dá pra confiar em Super Mag?
TURISMO EM PAUTA
O 110º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (24), terá como entrevistada a secretária de Turismo de Cabo Frio, Paula Pinheiro. Durante o bate-papo, ela vai falar sobre o planejamento para o verão, expectativa para a alta temporada, aniversário de Cabo Frio, Réveillon, Carnaval, entre outros assuntos. A transmissão começa a partir das 17h, nas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).
PRÉ-CANDIDATA A CONTRAGOSTO?
A informação de que o ex secretário Janio Mendes pretende lançar a esposa de José Bonifácio (1945 – 2023), Drª Ana Valladão, como pré-candidata à prefeita, soou como uma anedota em Cabo Frio. Não por Ana, que é uma figura muito respeitada e querida, mas por mais uma tentativa do PDT de usar uma figura de respeito para tentar projetar o grupo político que tem Janio por trás. Aquele filme que já foi visto. É a mesma coisa quando o Zé estava no ostracismo, que Janio articulou nos bastidores e se vangloriava de tê-lo eleito. O resultado foi essa gestão que deu ao ex-prefeito 75% de desaprovação e um apontamento nas pesquisas de apenas 7%. A própria Magdala Furtado (PL), que substituiu Zé e tem feito um governo que ainda não disse a que veio, já conseguiu quase que dobrar a quantidade de intenção de voto do ex-prefeito. Essa nova tentativa de tirar um nome na cartola para usar e tentar fazer um puxador de voto para garantir espaço político, tem muita gente que já entendeu e que promete que não cair outra vez. O comentário nas esquinas da Praça Tiradentes é que Drª Ana é muito querida para se permitir ser usada por esse grupo político, que já mostrou que não tem o menor respeito quando o assunto é acordo político. Fontes ligadas a ex-primeira-dama garantem à coluna que nem mesmo a própria Ana tem vontade de sair candidata. Que situação, hein?
MUTIRÃO DA SAÚDE
O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), fez questão de comparecer, nesta segunda-feira (23), ao começo de mais uma ação do Outubro Rosa na cidade. Trata-se do Mutirão da Saúde, na sede da secretaria de Saúde, que conta com a parceria da secretaria da Mulher. Aliás, a primeira-dama e titular da pasta, Daniele Guimarães, esteve ao lado do prefeito, acompanhando a iniciativa, que visa oferecer exames de ultrassonografia, preventivos e marcações de mamografias. O mutirão será realizado ainda nos dias 24, 30 e 31 de outubro.
PAU QUE DÁ EM CHICO NÃO DÁ EM FRANCISCO?
Ainda falando sobre Búzios, na inauguração da Policlínica da Rasa, na sexta-feira (20), o comentário que se fazia era sobre o discurso do vereador Rafael Braga (UNIÃO) na sessão da Câmara de quinta (19). Na ocasião, ele declarou que Alexandre Martins tem aderido a muitas atas. Evidentemente que, nos bastidores, o pessoal questionou por que o vereador só enxerga esse tipo de prática na Prefeitura de Búzios. O pai dele, Mirinho, foi chefe de Gabinete e considerado prefeitinho de Cabo Frio em boa parte do último governo José Bonifácio, que bateu recorde absoluto de adesão de atas durante toda a história da política cabo-friense. Tem gente que diz ainda que, até nas licitações que não haviam necessidade nenhuma, o triunvirato que comandava a Prefeitura e o próprio José Bonifácio preferiam adesão de ata ao invés de fazer licitação ou chamada. Que coisa, hein?
BRAGA PRÉ-CANDIDATO
Além disso, Mirinho Braga (PDT) anunciou, na convenção do PDT em Búzios, na sexta-feira (20), sua pré-candidatura a prefeito. A gente já sabia. Ao que tudo indica, pelas presenças de Robinho do Salão, Joãozinho Carrilho e Henrique Gomes no evento, ele está liderando o “novo grupo político” (cheio de figuras repetidas) e esse pessoal estará junto, do outro lado da trincheira, para enfrentar Alexandre Martins nas urnas. O único que não compôs e que disse um sonoro “não” para eles foi Leandro do BOPE, que prefere seguir com sua pré-candidatura independente, pelo Solidariedade. Aliás, ainda sobre a convenção política, nos arredores da Orla Bardot, o que se comentou é que a equipe de Mirinho deveria ter, pelo menos, limpado as paredes do local que ia receber uma convenção partidária. Mesmo o encontro não estando vazio, o comentário é que tinha mais percevejo do que gente por lá. Que fase, hein?
20 ANOS DO ESTATUTO DO IDOSO
A Prefeitura de Iguaba Grande realizou, nesta segunda-feira (23), uma roda de conversa em parceria com a superintendência de Políticas para Pessoa Idosa, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Além do prefeito, Vantoil Martins (CID), e do secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Paulo Rito, o evento ficou abarrotado de autoridades do município. Estiveram por lá, o vice-prefeito Alexandre Carvalho (PL); o chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos, Fábio Costa; além dos titulares das secretarias de Cultura, Miquéias Gomes; Desenvolvimento Econômico, Wallace Martins; Saúde, Carla Valle; Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza; Compras e Licitação, Herique Corrêa; Planejamento, Eron Bezerra; Ambiente, Vinícius Lavalle; Agricultura, Vagnei Lessa; e da Controladoria, Paulo Sérgio. O presidente da Câmara, Marciley Lessa (PL), também esteve presente, assim como os vereadores Silvana Grimaulth (CID) e PC Brazil (CID). Por fim, os subsecretários Cássio Rodrigues, Caio Pedroza, Zé Antônio, Daiana Monteiro, Rayna Conceição, Renatinho da Saúde, Felipe Nogueira e Ricardo Coutinho foram outras autoridades no evento, assim como o Comandante Oliveira e a patrulha Maria da Penha.
_______________
ANIVERSÁRIO PRESTIGIADO
A subsecretária de Saúde de Arraial do Cabo, Carla Kakau, completou mais um ano de vida neste domingo (22) com uma festa pra lá de prestigiada. A comemoração no espaço de eventos Casa da Piscina contou, por exemplo, com a presença ilustre do prefeito Marcelo Magno (PL) e da primeira-dama, Gabriele Neto. Entre familiares e amigos, o espaço ficou pequeno para tamanha quantidade de pessoas. Os secretários de Governo, Thiago Fantinha, e de Saúde, Jorge Diniz, também foram autoridades municipais presentes na festa, assim como o assessor e “homem do chapéu”, Ronnie Plácido.
PROJETO DE RECICLAGEM
Nas terras cabistas a semana começou com o feriado municipal de Ação de Graças nesta segunda-feira (23). Apesar disso, o secretário de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, tratou de botar a mão na massa em prol do projeto de reciclagem do vidro na cidade. “Recebemos representantes do grupo Seiva para avançarmos em uma parceria com o grupo Heineken que vai contribuir com o nosso Programa Municipal de Coleta Seletiva e ressignificar este resíduo que é tão impactante para a natureza e praias do nosso município, o Projeto Orla Limpa”, explicou Jorge. Segundo o secretário, a economia circular do vidro é uma abordagem sustentável que visa maximizar o valor e a vida útil do material, ao mesmo tempo em que minimiza o desperdício e o impacto ambiental, sendo uma é uma parte importante dos esforços para diminuir a pegada de carbono e minimizar o uso de recursos naturais. “Este é um parceiro importante para maximizar nossa coleta seletiva”, arrematou.
CHUCHU EM MARICÁ
Quem também não deixou de trabalhar no feriado em Arraial do Cabo foi o secretário de Turismo, Junior Chuchu. O vereador licenciado botou o pé na estrada com destino a Maricá para tratar de um plano de desenvolvimento do turismo sustentável. Na ocasião, Chuchu esteve com o secretário de Turismo maricaense, Robson Dutra, que também é vereador licenciado. O cabista ainda se encontrou com o titular da pasta de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida. Ex-secretário de Turismo e turismólogo, Zé é o responsável pela implantação do calendário de eventos de Maricá, além de ser o responsável por partes das iniciativas que se veem na cidade nesse setor. Deve vir coisa boa por aí, hein?
BENÉ EM MARICÁ
Aliás, Maricá recebeu outra visita para lá de especial no fim de semana. A deputada federal Benedita da Silva (PT) passou pelo município e foi recebida – e tietada – pelo chefe do Executivo municipal, Fabiano Horta (PT). “Corações ansiosos com com mais uma vitória do Botafogo”, escreveu o prefeito. Esse é fogão até a última gota de sangue, hein?
CONVERSANDO COM QUEM ENTENDE
Em Saquarema, o secretário de Educação, Antonio Peres, começou a semana com um encontro nota 10. Ele recebeu, nesta segunda-feira (23), o titular da mesma pasta de Sobral (CE), Herbert Lima. Pra quem não sabe, a cidade cearense é campeã nacional do Ideb – superou as médias estadual e nacional -, com nota 8,0. Além disso, possui nove escolas entre as 100 melhores do Brasil. Uma equipe da educação de Saquarema, capitaneada pela subsecretária Lucimar Vidal, já esteve por lá, inclusive, para conhecer de perto os métodos utilizados na área. E agora foi a vez do secretário vir à Região dos Lagos. Segundo Peres, a troca de experiência é a pauta principal. “A gente precisa buscar experiência onde está dando certo”, disse.
SEMANA EVANGÉLICA
Em São Pedro da Aldeia, a segunda-feira (23) expectativa é pela Semana Evangélica, que começa nesta terça-feira (24). O evento, que será itinerante e passará por alguns bairros, é do Conselho de Ministros Evangélicos da cidade e tem apoio da Prefeitura. O encerramento será no sábado (28), com a cantora Gabriela Gomes, na Praça Agenor Santos, no Centro, com entrada gratuita. Como bom evangélico, o prefeito Fábio do Pastel (PL) certamente estará na abertura, que acontece na Praia da Pitória, a partir das 19h.
ORÇAMENTO ROBUSTO
O contraste entre o orçamento robusto de Araruama e a vontade da Prefeitura de aumentar a arrecadação por meio de impostos segue sendo assunto entre a oposição a prefeita, Lívia de Chiquinho (REP). A vereadora Penha Bernardes (PL) voltou a falar no assunto nesta segunda-feira (23), em um vídeo questionando para onde está indo o orçamento – quase bilionário – que o município passou a receber neste ano. Pelo visto, essa história ainda vai dar muito pano para manga, viu?