BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (23)

Zé nem tão Highlander assim, testa positivo para COVID; prefeito de Arraial e cia vão de ônibus para festão de deputado; Fábio do Pastel inaugura nova sede da secretaria de Saúde; Vantoil acompanha capacitação de servidores; Alexandre participa de audiência sobre violência contra mulher e secretário animado com projetos culturais em Búzios; aniversário de Maricá chegando; nova denúncia contra governo protocolada na Câmara de Araruama; e muito mais...

1381

BONIFÁCIO COM COVID

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), testou positivo para a covid-19 nesta segunda-feira (23). O chefe do Executivo cabo-friense apresentou sintomas leves na sexta (20) e teve a confirmação após a realização de exame. O prefeito está em dia com a vacinação e apresenta bom estado de saúde, de acordo com nota emitida pela Prefeitura. Zé ficará em isolamento domiciliar até o teste negativo. Enquanto isso, seguirá realizando normalmente os despachos necessários a partir de sua residência. É importante destacar que apesar dos números da Pandemia estarem em franca queda, a Covid-19 continua por aí. Há alguns dias, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), também testou positivo para a Covid, assim como José Bonifácio, pela 2ª vez. A coluna estima melhores para o alcaide cabo-friense.

HIGHLANDER DA RESTINGA

Mas é preciso fazer um apontamento. Existe uma brincadeira entre os aliados de Zé, que o chamam de “Highlander”, em referência ao personagem do filme de 1986 “Highlander – O Guerreiro Imortal”. Só que a verdade precisa ser dita. José Bonifácio é um idoso que acaba de chegar aos 77 anos de idade. Após passar por um cancêr não faz tantos anos, Bonifácio teve Covid em fevereiro de 2021, no começo de seu terceiro mandato na Prefeitura de Cabo Frio. Quatro meses depois, em junho, ele passou por uma cirurgia ao sofrer um acidente no qual uma tábua de madeirite caiu no nariz dele. Em julho, foi a vez de se ausentar da Prefeitura para operar um nódulo no fígado. Para o mesmo fim, mas em um procedimento muito mais agressivo, Zé foi submetido a nova cirurgia há menos de dois meses. O povo brinca com essa questão, de que Zé é imortal, mas é preciso se atentar os sinais. Embora seja forte e “duro na queda”, Zé se precipitou na volta ao Governo e poucos dias após sair do hospital, foi com bolsa de colostomia e tudo ao lançamento da pré-candidatura de Janio Mendes (PDT) a deputado estadual. Ambiente com aglomeração, lotado. Como diz o ditado: “devagar com o andor, porque o Santo é de barro”. O prefeito pode não ser de barro, mas é de carne e osso e tem tido problemas recorrentes de saúde. Melhor tomar cuidado e a assessoria preservá-lo ao máximo.

JANIO ARTICULADO

O restaurante Village da Vila Nova, em Cabo Frio, continua sendo o point favorito dos políticos para almoçar durante o período eleitoral. Nesta segunda-feira (23), quem passou por lá foi Janio Mendes com assessores. A Andreia Moreira e Rafael Soares, sócios do Village, aproveitaram e fizeram registro do momento. À coluna, o pré-candidato a deputado estadual contou que fez uma agenda nesse fim de semana no Rio e Região Metropolitana. Esteve em Niterói, Campo Grande, Santíssimo, São Gonçalo na favela Cavalo de Aço e, no domingo (22), ainda passou por Rio das Ostras. Ou seja, está indo buscar voto fora do município e da região. Afinal, como a gente sempre diz aqui, “outubro é logo ali”.

FESTANÇA REGADA

Em Arraial do Cabo, o fim de semana na classe política marcado por festões de arromba. A primeira não foi bem na cidade, mas envolve a classe política dela. Um ônibus foi fretado neste domingo (22) para levar a turma cabista, incluindo o prefeito, Marcelo Magno (PL), para o aniversário do deputado Laterça lá em Niterói. E não foi qualquer evento, não, tá? Festão para ninguém botar defeito. Tudo do bom e do melhor, muita comida e bebida e bastante gente prestigiando. É, o parlamentar tá podendo, hein?

NOIVADO BADALADO

O outro evento do fim de semana que balançou a política do Cabo no fim de semana foi o noivado de Walter Lúcio Pinheiro Cardoso, o Tê (PSDB), ex-candidato a vice-prefeito do município com Juliana Vianna, irmã do ex-prefeito de Arraial Renatinho Vianna. Após se separar da ex-mulher, Tê engatou um relacionamento com Juliana, que é uma figura muito importante para o irmão. A comemoração do enlace neste sábado (21) teve direito a fogos e tudo.

SAÚDE ALDEENSE DE CASA NOVA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugurou o novo espaço da secretaria de Saúde na tarde deste sábado (21). A cerimônia foi comandada pelo prefeito, Fábio do Pastel (PL), e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, do deputado federal, Dr. Luizinho (PP), e da deputada estadual Franciane Motta (UNIÃO). A secretária municipal de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, juntamente com o prefeito, recebeu o vice-prefeito, Dr. Julinho, secretários municipais e vereadores. A nova sede, além da administração da pasta, abrigará o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Farmácia Municipal, o programa Melhor em Casa, PAISMCA, Regulação Municipal, Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Tratamento Fora do Município (TFD) e o setor de Vigilância em Saúde, que compreende as Vigilâncias Ambiental, Sanitária, Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Bem-estar Animal. Confira parte da cerimônia no vídeo abaixo:

CAPACITAÇÃO EM IGUABA

A Prefeitura de Iguaba Grande começou, nesta segunda-feira (23), em parceria com o Sebrae-RJ, um curso de capacitação “Excelência no Atendimento ao Público e Empreendedores”. A iniciativa é da secretaria adjunta de Desenvolvimento Econômico e Urbano. O prefeito, Vantoil Martins (CID), acompanhou o começo das atividades. O curso, ministrado pelos consultores do Sebrae, Cristian Araújo, Sandro Alves e Celso Nunes, contempla, aproximadamente, 100 servidores das secretarias municipais, divididas em quatro turmas de atuação direta com o público. As aulas acontecem até o dia 02 de junho. Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcello Costa, o município precisa receber bem a todos. “Estamos empenhados na capacitação de nossos servidores, auxiliando no desenvolvimento de seus conhecimentos acerca de atendimento ao cidadão”, ressaltou Marcello.

TURMA SATISFEITA

Ainda em Iguaba Grande, a turma do PT ficou bem satisfeita com o lançamento da pré-candidatura da advogada Drª Margoth Cardoso a deputada federal e do servidor público Fernando Santoro a estadual neste sábado (21). Apesar da ausência do pré-candidato ao Governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB), que chegou a ser anunciado por Margoth, a executiva da sigla disse à coluna que “o evento foi maravilhoso”. Vai ser a primeira vez que o PT de Iguaba lança duas candidaturas às eleições gerais.

SEGURANÇA DAS MULHERES EM PAUTA

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), participou, nesta sexta-feira (20), de uma audiência pública na Câmara Municipal realizada pela Comissão de Defesa da Mulher para tratar de segurança e políticas públicas de combate à violência contra a mulher, além dos recentes casos de feminicídio na cidade. Na ocasião, a Patrulha Maria da Penha e a Guarda Municipal foram parabenizadas pela importante atuação do grupamento na cidade. A audiência foi solicitada pela Frente Feminista de Búzios, Movimento de Mulheres Olga Benário, Movimento de Mulheres da Região dos Lagos e Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres de Armação dos Búzios. Além dos vereadores da Casa, o evento contou com a participação do juiz Raphael Baddini, da 2ª Vara Cível do Fórum de Armação de Búzios, da representante do Ministério Público, Polícia Militar, do secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, dentre outras autoridades.

ANIMADO COM UMA FESTA, PENSANDO NA PRÓXIMA

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, está todo animado com o resultado da Festa de Santa Rita de Cássia, realizada no fim de semana pela Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia em parceria com a Prefeitura. O evento marcou a volta da comunidade religiosa nas ruas da cidade. Segundo Luiz, a festa foi um espetáculo que reuniu cultura, esportes, religiosidade e encontro das famílias. E tem mais vindo por aí. Depois do bem-sucedido festival de Jazz e do MPBúzios, que deve ser realizado em breve, Romano recebeu carta branca para organizar também festival de chorinho e samba de roda na península. É, minha gente, nesse ritmo, não vai ter mais baixa temporada na cidade, hein?

FESTA EM MARICÁ

O aniversário de Maricá está se aproximando e a Prefeitura, enfim divulgou as atrações que se apresentam nos dois primeiros dias da festa, que começa nesta quarta-feira (25). Para abrir as comemorações, vai ter show da cantora gospel Marine Friesen. Conforme você já leu aqui, ela será a atração principal do evento “Maricá para Cristo”, em comemoração ao Dia Municipal do Evangélico, a partir das 20h, em Araçatiba. No dia 26 de maio, quando Maricá completa 208 anos, a cantora Vanessa Da Mata se apresenta a partir das 22h, também na orla da Lagoa de Araçatiba. A cidade vai ter programação de shows até o dia 29 de maio e deve anunciar, a qualquer momento nas redes sociais, as mais de 30 atrações nos quatro palcos que serão montados na cidade.

NOVA DENÚNCIA NA CÂMARA

Um cidadão protocolou na Câmara de Araruama uma denúncia que aponta que empresas atuam irregularmente ganhando contratos sem licitação. A empresa envolvida na questão seria uma firma beneficiada através de um contrato com dispensa de licitação e com sucessivos aditamentos que superam mais de R$1 milhão em 2020. “O que motiva a contratação da LG da Silva Serviços combinados sem participar de nenhuma licitação em Araruama?’ Só adesão de ata. Por que não faz processo licitatório? Não recolhe FGTS, não havendo certidão que comprove isso, INSS, não paga as verbas rescisórias, não paga adicional de insalubridade, não paga adicional noturno de seus funcionários, foi contratada sem processo licitatório, teve contrato aditado inúmeras vezes”, questionou a vereadora Penha Bernardes na última sessão da Câmara. Será que é mais uma flama para incendiar o parlamento araruamense? A conferir. Tem sessão nesta terça (24).

PDT ARARUAMA NA FEIRA

Em uma ação integrada ao movimento estadual do PDT, o diretório da sigla em Araruama organizou um ato na feira do município no sábado (21) para divulgar as propostas do pré-candidato ao governo Rodrigo Neves (PDT). O ex-prefeito de pré-candidato a deputado federal André Mônica (PDT) foi um dos presentes na ocasião. O grupo estendeu bandeiras e conversou com eleitores e simpatizantes sobre o projeto do governador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui