InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

O sucesso da vinda de Barroso à Cabo Frio; Zé Bonifácio inaugura deck do Canal; as movimentações de Aquiles, Marquinho, Serginho e Romário no fim de semana; Chiquinho admite chance de não poder ser candidato, diz que não vai para o 'tudo ou nada' e ataca PSOL; Fábio do Pastel comemora reação do povo ao transporte público; o andamento da Moeda Social de Iguaba; mais uma mulher encontrada morta repercute em Búzios; Procurador de Arraial entra na Justiça contra Sepe Lagos... E muito mais!

EVENTO IMPECÁVEL

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (22) começa por Cabo Frio, onde 600 pessoas lotaram o auditório de um hotel no Braga, nesta segunda-feira (22), para assistir a palestra que o ministro do STF Luís Roberto Barroso com o tema “Os Jovens e o Exercício da Cidadania nas Eleições 2022”. Essa foi a primeira vez que um ministro do STF vem à Região dos Lagos e há que se apontar o mérito dessa vinda ao presidente do legislativo cabo-friense, vereador Miguel Alencar (União). Ele esteve em Brasília para fazer o convite pessoalmente. O público-alvo foi composto basicamente por estudantes de 14 a 17 anos da rede municipal de ensino da Região dos Lagos, que ouviram atentos sobre fake news, segurança e transparência da urna eletrônica, democracia e direitos humanos, entre outros. Em dado momento, um dos monitores que fazia a retransmissão da palestra sofreu tentativa de invasão de algum hacker, o qual tentava defender o presidente Bolsonaro, atacando o principal adversário dele na disputa eleitoral que se aproxima, o ex-presidente Lula. Mas o ocorrido não atrapalhou o sucesso do evento. Após a palestra, Barroso se uniu a Bonifácio e Miguel para um almoço. Antes disso, falou rapidamente com a coluna:

______________

SÓ UM PREFEITO PARTICIPOU

Ainda sobre o palestrão de Barroso, de todos os prefeitos convidados (de Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema), apenas o chefe do executivo cabo-friense, José Bonifácio (PDT) participou. Além dele e da secretária de Educação, Elicéa Silveira, 11 dos 17 vereadores, incluindo Miguel, prestigiaram o evento. Aliás, impecável evento, todos saíram de lá maravilhados com a verdadeira aula que receberam do magistrado. Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.

JÁ NÃO ERA SEM TEMPO

A gente continua em Cabo Frio porque o último fim de semana, apesar da baixa temperatura foi de festa no Boulevard Canal. A Prefeitura, enfim, entregou a revitalização do deck de madeira. Não que tenha sido feita uma superprodução no local, mas era uma medida providencial para retomar uma boa imagem para turistas e moradores de um trecho tão marcante da cidade. Era trivial dar alguma dignidade ao local. O prefeito, José Bonifácio (PDT), marcou presença, mas foi, de certa forma, desprestigiado, já que ex-prefeitos convidados para a inauguração não compareceram ao evento no sábado (20). O município organizou uma programação de shows, que também se realizou no domingo (21), mais uma vez, com a presença de Zé.

AQUILES NA GUANABARA?

Outro lugar que o prefeito cabo-friense marcou presença no sábado (20), na parte da manhã, foi o megaevento de lançamento da candidatura de Aquiles Barreto (PSD) a deputado federal. O ato encheu a Associação Atlética Cabofriense. Além da vasta presença feminina no palanque, com direito até a mãe de Aquiles, Laura Barreto, estrelando um dos materiais de campanha, foi o discuro do prefeito do Rio de Janeiro e padrinho político de Aquiles, Eduardo Paes (PSD), que roubou a cena. O presidente estadual do partido de Aquiles enalteceu os predicados de Barreto e chegou a dizer até que o espera candidato a governador. “A gente precisa de lideranças, de gente capaz e preparada para conduzir os rumos desse estado e o Aquiles tem todas essas qualidades”, disparou Paes. Que moral, hein?

TODO TODO

Quem estava “todo todo” no evento de Aquiles é o tio dele, o ex-prefeito cabo-friense Marquinho Mendes. Pré-candidato à Prefeitura já para 2024, Mendes subiu no palanque e ficou mandando beijos aos presentes. No dia seguinte, lá estava ele, de chinelão e bermuda na feira, com suas sacolas de mercado, fazendo compras, mas, é claro, já fazendo aquele corpo a corpo tradicional com a população. Outubro já é quase agora, mas, para nomes como Marquinho, 2024 é logo ali.

ROMÁRIO NOS LAGOS

Ainda em Cabo Frio, mais especificamente, no distrito de Tamoios, o senador e candidato à reeleição Romário (PL) fez uma caminhada na manhã de sábado (20) ao lado do deputado estadual Dr. Serginho (PL) e da vice-prefeita da cidade, Magdala Furtado (PL). Os três estiveram na Feira de Tamoios conversando com a população. Romário disse que é “uma honra e um prazer” visitar Tamoios e citou R$ 12 milhões em emendas que mandou ao município nos últimos anos. Em tempo, o senador também passou por Araruama, em agenda ao lado do médico e ex-vice-prefeito do município Dr. Marcelo Amaral.

POSSE DA UERJ

A cerimônia da instalação do campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Cabo Frio, na Avenida Júlia Kubitschek, bairro Jardim Flamboyant, foi marcada para sexta-feira (26), às 13h, com presença de várias autoridades. A Justiça autorizou a posse do imóvel, onde funciona a faculdade Ferlagos na última semana. No entanto, a instituição particular poderá continuar a ministrar seus cursos pelos próximos 18 meses ou fazer sua instalação noutro local. A Uerj vai oferecer vagas para os cursos de Medicina (40), Geografia (50) e Ciências Ambientais (50) e o primeiro vestibular será no dia 4 de dezembro.

RENATA SOUZA NO RC CAST

Excepcionalmente nesta terça-feira (23), o RC Cast será exibido mais cedo, às 10h30, com uma entrevista com a deputada estadual Renata Souza (PSOL). A jornalista, ícone da luta pelos direitos humanos no Estado, estará nos estúdios do Portal RC24h para falar sobre seu mandato, o papel dela nas denúncias contra os governos de Wilson Witzel e Cláudio Castro e também sobre seu novo livro, “Cabeça Erguida”. A parlamentar, que tenta renovar o mandato na Alerj, tem marcado para a noite desta segunda (22) uma agenda com o coletivo GRIOT e, portanto, vai dormir em Cabo Frio. O bate-papo promete.

CHIQUINHO DA ESQUENTAÇÃO

Outro assunto que, certamente, será questionado à Renata Souza é o posicionamento recente do ex-prefeito de Araruama Chiquinho da Educação (UNIÃO) sobre o partido dela, o PSOL. Em uma live no sábado (20), na qual, apesar de afirmar que acredita piamente no contrário, admitiu que existe a possibilidade de não poder ser candidato a deputado estadual, Francisco detonou o PSOL por conta da representação do partido pedindo a impugnação da candidatura dele. Condenado em diversos processos na Justiça e com multas pendentes de pagamento na ordem do milhão aos cofres públicos, Chiquinho chamou o PSOL de partido de comunistas e “da maconha”. Ele, que de Educação, pouco – ou nada – tem, ainda deu a entender que a sigla tem inveja de pessoas que tem legado, já que, segundo Chiquinho, eles não têm nada a oferecer ao povo. Espumou, hein? O primeiro-cavalheiro também comentou o parecer do Ministério Público contra a candidatura dele, mas disse que seus advogados garantiram-no que ele tem viabilidade política para concorrer e que ele não botaria seu nome à disposíção em caso contrário. Com todas as letras, o candidato disse que “não vai partir para o tudo ou nada”. Vamos ver, então, né?

DESPACHO DO DRACO

Como polêmica pouca é bobagem, na sexta-feira (19), o nome de Chiquinho foi parar em um despacho da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE), da Polícia Civil. É que a polícia encontrou, lá em Olaria, na Zona Norte do Rio, um veículo de luxo, uma Porsche, com material de campanha da dobradinha entre Chiquinho e o vereador de Araruama e candidato a deputado federal Carlos Russo (PODE), acompanhado de R$ 138 mil. Pouco suspeito, né? O condutor do veículo, que dizem por aí ser um nome conhecido na cidade de Araruama, teria chegado a passar uma noite preso e, na sequência, teria saído do Estado. Nós entramos em contato com a Polícia Civil, que informou que o caso foi encaminhado para a Polícia Federal, que dará prosseguimento às investigações. A gente lembra que essa situação vem na esteira de um recente escândalo da Casa do Trabalhador de Araruama, que explodiu, justamente, nas mãos de Russo e, por extensão, de Chiquinho da Educação. Mais uma polêmica pra conta dessa dobradinha? Dá até indigestão, né não?

POPULARIDADE LÁ EM CIMA

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), como de costume, fez aquele bate-papo com a população via live, no início do fim de semana, para prestar contas de seu trabalho. Falou das muitas obras em andamento pela cidade e outras tantas que serão licitadas ainda esse ano, principalmente nas que envolvem reforma de escolas. Mas a tônica dessa transmissão foi sobre o novo modelo de transporte público, que começou a operar há duas semanas. “A gente precisa ainda corrigir algumas falhas, mas está indo muito bem”, ressaltou. Disse que, desde então, é sempre parado nas ruas por usuários de ônibus que fazem questão de cumprimentá-lo e parabenizá-lo.

CABOCLINHO EM ANDAMENTO

De Iguaba Grande, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, esteve, na manhã desta segunda-feira (22), em reunião com o pessoal da secretaria de Assistência Social para alinhar os prazos do chamamento público para a entrega dos cartões aos beneficiários da Moeda Social Caboclinho. Segundo Eron, são 2.117 pessoas contempladas. O chamamento público será dia 6 de setembro e a Prefeitura se planeja para fazer o primeiro pagamento do programa já em dezembro. Além da titular da pasta de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, e equipe, participaram da reunião também o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Iguaba, Marcello Costa, e seu pessoal.

INAUGURAÇÃO ADIADA

Em Armação dos Búzios, o corpo de uma mulher encontrado sem a parte da roupa de baixo em um terreno próximo ao Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé fez com que a Prefeitura adiasse a inauguração da Casa da Mulher Buziana. A solenidade seria realizada nesta segunda-feira (22), mas a Prefeitura optou por transferir o evento para quarta (24) e, no lugar, emitir uma nota de repúdio a toda e qualquer forma de violência contra as mulheres. Além de lamentar o falecimento de Ana Júlia Leal da Silva, a nota exige das autoridades competentes a investigação do caso, “bem como a responsabilização do culpado”. É mais um da série de crimes contra a mulher na península. Já a Casa da Mulher Buziana, que foi planejada e estruturada para atender as moradoras da cidade a partir dos 16 anos com a prestação de diversos serviços voltados para o público feminino, será entregue na quarta, às 17h, com a presença do prefeito, Alexandre Martins (REP), e da esposa dele e secretária da Mulher e do Idoso de Búzios, Daniele Guimarães. O espaço fica na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, lote 70, próximo ao Cruzeiro, em frente a Auto Escola da Rasa.

VEREADOR AFASTADO NA MIRA DO MP

Outro caso de grande relevância em Búzios que continua repercutindo na cidade foi a ação do Gaeco, do Ministério Público, contra o vereador afastado do município Lorram Silveira (PRTB). Na sexta-feira (19), a Operação Cryptolavagem, que tinha como alvos Lorram e Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó das Bitcoins, apreendeu R$ 48 mil com o político buziano. A acusação é de lavagem de dinheiro. No ano passado, Lorram chegou a ser considerado foragido da Justiça, acusado de falsificação de alvarás. No meio de 2021, o parlamentar pediu licença do cargo por 120 dias. Nesse meio tempo, uma decisão judicial afastou o vereador da atividade legislativa. O setor do departamento técnico legislativo da Câmara de Búzios informou à coluna que acredita que o afastamento não tenha prazo, “a não ser que a decisão seja reformada”.

DECISÃO CONTRA SEPE

A juíza de Arraial do Cabo Juliana Goncalves Figueira Pontes deferiu um pedido do Procurador-Geral do município, Dr. Daniel d’Assumpção Costa, contra o SEPE Lagos por calúnia, injúria e difamação. Em uma publicação, o sindicato trazia uma fala da coordenadora da entidade, Denize Alvarenga, divulgando fatos ofensivos à reputação e honra do advogado, acusando-o de assédio moral e abuso de autoridade, na medida em que teria solicitado a retirada de Denize das dependências da Procuradoria pela Guarda Municipal. Uma rádio também foi alvo da ação, por repercutir o posicionamento. Segundo a sentença, proferida no dia 12 de agosto, “a manutenção da publicação na página da Sepe Lagos, bem como a permanência de divulgação desta publicação na Rádio Ondas, revelam-se potencialmente causadoras de lesão ao querelante, na medida em que alcança cada vez maior número de pessoas”. A não-exclusão da publicação resultaria em multa diária de R$ 250,00, limitada, inicialmente, ao valor de R$ 10.000,00. Já a rádio deveria se abster de divulgar a referida publicação da Sepe Lagos, sob pena de multa de R$ 2.000,00 por cada divulgação realizada em descumprimento à decisão.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo