InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (20)

Os bastidores da troca na liderança de Governo do Cabo; Cabo-frienses pedem ação ao prefeito ocupado com inaugurações de quiosque da Prefeitura; Cabo Frio e quebradeira de supostas pirâmides virou piada na Praça; A agenda badalada do prefeito interino de Búzios; Vantoil anuncia chegada do auxílio tecnológico; A delicadeza de Lívia e o novo decreto de Araruama; Fim de semana com mutirão de vacina contra a COVID em São Pedro... E muito mais!

VAI TER TROCA SIM

Parece haver um ruído na comunicação entre a Prefeitura de Arraial do Cabo e o então líder do Governo na Câmara, Junior Chuchu (PV). Nesta segunda-feira (20), Chuchu voltou a dizer ao que ainda não chegou nenhum oficio até ele comunicando a troca de cargo, mas está confirmadíssimo por nossas fontes fidedignas que Pedro Caju (PSL) é o novo líder. Segundo apuramos, nos corredores da Prefeitura, o comentário é que essa mudança se deu sem comunicar previamente ao Chuchu porque, da mesma forma, o Chuchu tomou a decisão de vir candidato no ano que vem sem conversar com o prefeito, Marcelo Magno (PL), ou com o núcleo duro do governo. Isso fragilizou as relações e fez com que se criasse o entendimento interno que não dava para ter o Chuchu como líder do Governo se ele não discute os projetos pessoais dele que envolvem a administração municipal.

VAI TER TROCA SIM II

Questionamos nossas fontes se não houve conversa de Chuchu com o prefeito sobre o desejo dele de concorrer a Alerj ou sobre o convite que recebeu de Paes para compor uma secretaria na capital, mas a resposta foi “zero, nenhum comentário direto”. Parece que Marcelo Magno ficou sabendo das novidades por comentários na cidade e das notas publicadas por aqui, na Boca Miúda. A gente tentou entender o que aconteceu com o vereador e o comentário da fonte, que prefere não se identificar, é que Chuchu estaria caindo no “canto da sereia” de Aquilles Barreto (PSD) e tendo uma postura com decisões totalmente isoladas e que isso não se explica, já que o governo de MM, na avaliação da fonte, vem crescendo, desenvolvendo, inaugurando projetos toda semana. Parece que o prefeito não está conseguindo entender o que levou Chuchu a abandonar tudo isso para seguir com Eduardo Paes. No Beco da Fofoca há quem aposte que o vereador está deslumbrado com a figura do prefeito da capital e envolvido com a habilidade de Aquilles de convencer as pessoas a somarem pro seu jogo.

PRENÚNCIO DO VERÃO

Lembram da máxima “imagina na copa”? Pois então, “imagina Arraial no verão”. A ver pela enorme movimentação de turistas nesse fim de semana pós-feriado, já dá para se ter uma “vaga” ideia de como vai ficar o território cabista na alta temporada. A coluna conversou por telefone com o secretário de Turismo, Marco Simas, que garantiu que o plano verão já está sendo desenhado. Questões como limitação do número de ônibus de turismo acessando a cidade e ordenamento dos passeios de barco estão sendo estudadas. Inclusive na próxima quinta (24), já está prevista uma ação de ordenamento na área externa e interna da Fipac.

O DILEMA DE BONIFÁCIO

“Deixe-me ir / Preciso andar / Vou por aí a procurar / Sorrir pra não chorar”. Os versos gravados e escritos por Cartola em 1976 dão a dica do que o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), tem precisado: se encontrar. No fim de semana, foi inaugurado um quiosque da Prefeitura na Praia do Forte, com toda pompa e circunstância, mas os comentários revelam a clara dificuldade do prefeito em emplacar um movimento político que gere simpatia junto ao cabo-friense. É isso ou o povo, simplesmente, já perdeu a paciência com o veterano até aqui. Até os apoiadores, como já foi pontuado pela coluna, estão mais otimistas do que satisfeitos. A inauguração contou com muitos membros do secretariado e da equipe do governo e, assim como já foi feito em outros momentos com inaugurações de grandeza questionável, foi transformado em um evento pomposo com direito até a fita, em um momento em que as ruas de Cabo Frio têm mais crateras que a face da lua, há reportes de escolas sem professores e a marcação de consultas na rede pública é alvo de infindas reclamações. E agora, José? (não cansamos de perguntar) Cadê os projetos? É o que a população espera. Paralelo a isso, o guru do prefeito, Janio Mendes (PDT), em suas andanças de pré-campanha a deputado, enviou um vídeo neste domingo (19) de um churrasco com a presença de Bonifácio, causando surpresa aos presentes, sendo muito bem recebido pelos moradores. De qualquer forma, vide os comentários recentes e tire suas conclusões. Soluções ainda há, mas ao que tudo indica, carece de bússola.

CPI COM TRANSMISSÃO

A Câmara dos Vereadores de Cabo Frio começou a transmitir as reuniões da CPI da COVID realizada pela Casa nas redes sociais a partir desta segunda-feira (20). No encontro da primeira transmissão, foram aprovados 13 novos requerimentos para o chefe do Executivo e empresas que fornecem medicamentos e insumos à Prefeitura de Cabo Frio. Participaram da sessão o presidente da CPI, Roberto Jesus (MDB), o relator, Rodolfo de Rui (SDD), e os vereadores Alexandre da Colônia (DEM), Alexandra Codeço (REP) e Vinicius Corrêa (PP). O parlamentar Josias da Swell (PL) também participou do encontro. Só dá oposição nesse parlamento, hein?! Nadando de braçada, como se diz no popular.

NA MESMA PRAÇA, NO MESMO BANCO

A história de Cabo Frio e os desenrolos do novo Egito já pode ser considerada até item da cultura popular brasileira em 2021. Depois de estampar longas reportagens no principal jornalístico semanal do Brasil, a cidade foi parar até no humorístico mais longevo da TV: “A Praça É Nossa”, do SBT. Os humoristas brincaram com a situação da cidade: “mas quem não está [atrás de dinheiro], né? Cabo Frio inteira está atrás de dinheiro. Fazendo passeata”. Pelo menos, alguns dos clientes das supostas pirâmides que viraram o assunto da cidade nas últimas semanas tem tidos decisões favoráveis na Justiça para reaver o investimento. Em uma decisão dada na sexta-feira (17), por exemplo, cinco moradores da Barra da Tijuca conseguiram o bloqueio de R$ 705 mil de contas bancárias vinculadas à GAS Consultoria Bitcoin, do empresário Glaidson Acácio. A outra novidade sobre o assunto foram as conversas interceptadas pela polícia, que vazadas nas redes sociais nesse fim de semana, revelam que o Faraó não é “santo” que muitos defendem ardorosamente e poderia até ter envolvimento numa tentativa de homicídio contra um concorrente em Cabo Frio. Em tempo, nesta segunda-feira (20) teve novo protesto a favor da soltura de Glaidson, no centro do Rio, em frente à sede do TJ-RJ. Vai vendo…

MIGUEL NAS RUAS

O prefeito interino de Búzios, Miguel Pereira (PL), teve um dia de atendimentos e vistorias nesta segunda-feira (20). Ao lado dos vereadores Niltinho de Beloca (PROS) e Aurélio Barros (PATRI), Miguel visitou obras na Vila Verde, no Arpoador, em José Gonçalves, em Tucuns e a pavimentação da principal. Na sequência, recebeu pessoas no gabinete, de onde foi despachar. É aquilo: na ausência de Alexandre Martins (REP), o trabalho segue normal.

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BÚZIOS

Ainda sobre Búzios, foi remarcado para a próxima segunda-feira (27), a audiência pública sobre a criação das Unidades de Conservação das APA das Águas de Tucuns, Parque das Dunas e Restingas de Tucuns. O encontro, promovido pela secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo será das 14h às 17h, na Câmara Municipal de Búzios, de forma hibrida, com transmissão pelo Facebook da pasta responsável pela audiência.

AUXÍLIO TECNOLÓGICO

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) fará uma live nesta terça-feira (21), a partir do meio-dia, voltada para os profissionais do magistério que atuam no município, para informar que o pagamento do auxílio tecnológico vai acontecer. Já havíamos antecipado aqui na coluna sobre esse PL de iniciativa do prefeito, enviado mês passado à Câmara para aprovação. O abono será no valor de R$ 1,5 mil, como forma de oferecer apoio financeiro para as aulas remotas na rede municipal de ensino.

NO PALÁCIO DAS LARANJEIRAS

Ainda sobre Iguaba Grande, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra esteve no Palácio Guanabara nesta segunda-feira (20), onde foi recebido pelo chefe de Gabinete da Casa Civil, Marcos Simões. Quem também esteve nesse encontro foi o ex-deputado federal Alexandre Santos. Eron contou que levou os projetos de macrodrenagem e de engorda da laguna – sobre os quais já falamos aqui na coluna. Além destes, o secretário já aproveitou a viagem e levou outros dois debaixo do braço: um sobre implantação de novos quiosques e outro que fala da criação de um polo gastronômico na entrada da cidade.

MISS SIMPATIA

Sempre muito didática e nem sempre tão simpática nas redes sociais, a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), deu mais uma resposta daquelas a uma seguidora nesta segunda-feira (20). A internauta contestou as filas que estão sendo formadas para adquirir o cartão de transporte e garantir a tarifa de ônibus mais barata. Direta e objetiva, como de costume, Lívia disse “cada um utilize a máscara de proteção e mantenha distanciamento. As informações já foram bem divulgadas e o povo está bem informado quanto a necessidade dos cuidados”, escreveu Lívia. A prefeita reforçou que fica difícil de controlar a população “quando fazem manifestações de forma irresponsável” e jogou na galera dizendo que “cabe à consciência de cada um”. “Eu e minha família fazemos uso da máscara sempre. Grande abraço”, finalizou. Essa não manda recado.

CASAS DE SHOW DE VOLTA

Ainda em Araruama, na sexta-feira (17), a Prefeitura publicou o decreto que entra em vigor no dia 1º de outubro, renovando boa parte das medidas sanitárias para conter o avanço da COVID-19. A novidade principal do documento passa a valer no dia 15 de outubro: a reabertura das casas de show. A medida foi justificada pela Prefeitura pelo avanço na vacinação. Como era esperado, haverá protocolos de segurança e será cobrado comprovante de vacinação na entrada dos estabelecimentos.

VISTORIA E DRIVE-THRU

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e o secretário de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches, estiveram nesta segunda-feira (20) na rua Travessa José Portela, no Baixo Grande, para verificar a situação do local e viabilizar o projeto de drenagem e pavimentação da rua. O pedido para a intervenção, segundo a Prefeitura, veio do vereador Chiquinho de Dona Chica (PP). E no fim de semana, a cidade realizou mais um mutirão de vacinação contra a COVID-19. No local, foram aplicadas segundas doses de quem estava em atraso e também teve repescagem de quem não se vacinou. A abertura do evento contou com o prefeito, Fábio do Pastel (PL), e, de acordo com o município, 1,6 mil pessoas receberam doses de imunizantes contra a doença. A ação serviu como um “pedala Robinho”, afinal, São Pedro é a lanterninha na campanha de vacinação aqui na região. Será que deu uma acelerada? Pega mal para um prefeito que é comerciante estar atrás das outras cidades no quesito imunização. Até porque, como Fábio é bolsonarista, a oposição o acusa de “fazer corpo mole”, só para atender ao chefe da nação.

FRENTE FORA BOLSONARO

A cidade de São Pedro da Aldeia é considerada a mais bolsonarista da Região dos Lagos. Nas eleições de 2018, foi a que mais votos deu ao presidente. Por outro lado, o povo da aldeia que é progressista está se organizando para evitar que o mesmo retrato se repita. Tanto é assim, que nesta segunda-feira (20), um grupo se reuniu na Praça da Águas para criar uma frente. A informação foi dada pelo presidente do PDT da Aldeia, Filipe Oliveira: “Tivemos hoje a primeira reunião com as lideranças progressistas da cidade para tratarmos de uma frente ampla Fora Bolsonaro. Compareceram lideranças do PSOL, PT, PDT, UP, PV e demais membros da sociedade civil organizada”, disse Filipe. A ideia, segundo disse, é organizar atos contra Bolsonaro além de capilarizar outros grupos de pessoas descontentes com o atual governo. Vale destacar na imagem a militante trans, Sara Wagner York, que também protagoniza nesse reagrupamento.

‘PASSAPORTE DA VACINA’ EM MARICÁ

Uma novidade relacionada ao enfrentamento da COVID-19 despontou em Maricá. Foi publicado pela prefeitura o decreto municipal nº 739, que determina mudanças na convivência em locais públicos e privados. A partir desta data, moradores e visitantes terão que apresentar comprovante de vacinação em toda a cidade, para garantir acesso às atividades. O passaporte de vacinação será exigido em locais, com 15 ou mais pessoas simultaneamente, sejam eles privados ou públicos. Então atenção, só vão poder frequentar locais desse tipo quem comprovar estar em dia com o calendário de vacinação.

PELOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), anunciou, via Facebook, nesta segunda-feira (20), que envia à Câmara nesta semana um PL que adeque o salário de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate Endemias (ACE) ao piso nacional das categorias. Segundo o prefeito, até hoje, o município paga um salário abaixo do piso nacional e faz uma complementação financeira que equipara o valor, mas que não soma nada à previdência e outros direitos dos servidores. “Com essa lei vamos atender a um pleito antigo dessa categoria e corrigir mais uma das muitas distorções salariais de servidores que herdamos de gestões anteriores”, disse o prefeito, que afirmou que, caso seja aprovada, a lei terá vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES

A proposta de reajuste e compensação salarial para os servidores do Estado, estabelecida no Projeto de Lei 4.680/21, começa a ser discutida no plenário da Alerj nesta terça-feira (21). O texto, de autoria dos deputados André Ceciliano (PT – foto) e Luiz Paulo (Cidadania), obriga o Governo a conceder reajuste acumulado aos servidores desde 2017. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta. “Conversamos com o governador e ele entendeu que a gente precisa, no mínimo, corrigir os salários desde 2017. É uma correção justa para os servidores que estão há anos sem reajuste”, comentou o deputado André Ceciliano, que estima que o reajuste chegará aos 23%.

BARRADO NO BAILE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a representar o Brasil no exterior com mais um vexame daqueles na cúpula da Assembleia Geral da ONU em Nova York. Por não ter tomado apresentado comprovante de vacinação contra a COVID-19, Messias não pode frequentar restaurantes na cidade e teve que se contentar com uma pizza na calçada mesmo. Que fase, hein?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content