CADÊ OS FOGUETINHOS?
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (2) começa por Cabo Frio, onde tem muita gente perguntando onde estão os “foguetinhos” da prefeita Magdala Furtado (PV), os quais ainda não deram o ar da graça, desde o dia 30 de agosto, com o início do horário eleitoral gratuito. Para quem não sabe, os foguetinhos são aquelas inserções mais curtinhas que passam na TV e no rádio durante 45 dias; vai até 3 de outubro. A impressão que se tem é que apenas Serginho (PL) e Rafael Peçanha (REDE) estão no jogo. E tempo perdido em campanha pode ser fatal pra toda uma coligação. Questionando a comunicação da campanha de Magdala, afirmaram que está tudo normal. No entanto, pode ter uma explicação aí, apesar de ser lamentável. Soubemos que a equipe de Magdala contratou uma produtora, às pressas e às vésperas de entregar o material para as emissoras, por problemas técnicos, o que acabou por atingir os vereadores, que também não aparecem. Hoje foi o terceiro dia de propaganda na TV e nada de foguetinho. Alguém viu?
FIM DE SEMANA MOVIMENTADO
Por outro lado, Magdala teve um fim de semana bastante movimentado, com agendas em Cabo Frio e Tamoios. No sábado (31), ela esteve na Feira do segundo distrito, onde cumprimentou feirantes e cidadãos. Em seguida, ela se reuniu com apoiadores no Jardim Esperança. Mais tarde, fechando a agenda do sábado, Magdala, e o vice, Léo Mendes, participaram de reunião com mulheres no bairro Jacaré, realizada pelo candidato André Jacaré (PSB). O ex-prefeito, Marquinho Mendes também participou da reunião. Já no domingo (1°), Magdala e Léo Mendes iniciaram a manhã na Casa de Campanha, no bairro Palmeiras, com diversas lideranças e o candidato a vereador Cati Mendes (MDB). Em seguida, eles estiveram na Feira Sebastião Lan. Nesta segunda-feira (2), fez caminhada no bairro Jardim Peró e reunião com candidatos na casa de campanha. Agora à noite, prestigia o lançamento de campanha de Janio Mendes, candidato a vereador.
BATEU FUNDO
Ainda em Cabo Frio, o candidato a vice de Magdala, Léo Mendes (MDB), foi pra rede social indignado da vida com parte do discurso do senador Flávio Bolsonaro (PL), na última sexta (30), que esteve no comício do concorrente, Serginho (PL), no Jardim Esperança. No evento, Flávio afirma que não direciona emendas a Cabo Frio por não confiar em Magdala. Bolsonarista de carteirinha que é, o jovem político falou que o senador é uma “grande decepção”. Em sua fala, na ocasião, Flávio disse que “a União tem muito dinheiro e um senador pode trazer muitos recursos, só que eu não tenho confiança em tirar dinheiro de Brasília e colocar na mão dessa prefeita”. A colocação do senador bateu fundo em Léo Mendes, que devolveu dizendo que o senador tem que fazer sua parte. “Se você não confia na prefeita pra enviar recurso, pelo menos faça a sua parte, envia e depois cobra e fiscaliza”.
FIM DE SEMANA PÓS COMÍCIO
Já o candidato Serginho (PL), depois do comício da sexta (30) no Jardim Esperança, fez um sábado (31) de reuniões com os candidatos à vereança da cidade. No domingo (1º), fez ‘aquele’ peixe na brasa pra família e foi à missa com a esposa, Aline Rabelo. Esta segunda-feira (2), começou a semana com gravação de conteúdo para a campanha e de tarde andou com carro de som pelas ruas. Agora à noite, novas reuniões com candidatos. Na rede social, Serginho está bastante ativo também e hoje lançou um desafio para responder 22 (seu número) perguntas enviadas por eleitores nos comentários. O tema é livre.
FICOU DODÓI
Falando em Serginho (PL), o ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PMB), fez questão de postar em suas redes sociais o porquê de não ter ido ao comício do candidato a prefeito, na última sexta. Segundo Alair, ele ficou doente e acabou aceitando o fato de que seria melhor ficar em casa, como proposto pelo filho Marcello. “Serginho, como sempre, com o microfone em punho, desfilou pelo palco mostrando suas já vitoriosas propostas (…) Com Deus a frente do nosso projeto, Serginho devolverá a paz a nossa gente”, escreveu o político.
REUNIÕES, ENCONTROS E DEFERIMENTO
O candidato à prefeitura de Cabo Frio, Rafael Peçanha (REDE), teve um sábado (31) de reuniões de organização interna de campanha e no domingo (1º), encontro com lideranças evangélicas e quilombolas em Botafogo (imagem acima), zona rural de Tamoios. Neste encontro, Rafael discursou sobre o abandono da região e ressaltou a ausência dos demais candidatos na localidade: “Pagam cabos eleitorais, terceirizam o contato com vocês porque têm medo ou acham que vocês não são importantes. Eu estou aqui, estou junto com vocês”, disse. Acompanhado dos candidatos à vereança Celso Campista (REDE) e Michele do Quilombo (REDE), Rafael ressaltou a força de Tamoios na composição da nominata da Rede Sustentabilidade, seu partido, que tem 5 das 11 candidaturas vindas do distrito. Nesta noite de segunda-feira (2), tem reunião com o setor de cultura no comitê de campanha. Já na terça (3), Rafael participa de corpo a corpo no Jacaré (15h), seguido de reunião com profissionais da Saúde no Hotel Malibu (19h) e às 20h, participa do lançamento de campanha do candidato Lucas Müller (PSOL). A propósito, a justiça eleitoral deferiu, no início desta noite, o registro de candidatura de Rafael.
“DENOTA CLARO DESPREPARO”
Em Armação dos Búzios, os servidores públicos estão fulos da vida com o discurso que o candidato a prefeito Rafael Aguiar (PL) expôs num vídeo, neste fim de semana, acusando a administração municipal de ser “a pior da história da cidade” e que se trata de um “sistema corrupto”. “A manifestação do candidato demonstra claro despreparo, desespero e atenta contra a postura exigida a um candidato que pretende representar o povo buziano”. A gente procurou a assessoria de campanha de Rafael, a qual informou que o candidato não iria comentar o assunto.
SEGUE O FLUXO
Enquanto isso, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), e seu vice, Leandro da Rasa (SDD), seguem nas longas caminhadas de campanha. No sábado (31), um “mar de gente” tomou a tradicional Orla Bardot, acompanhando o carro de som com os candidatos, que também pisaram o chão pra cumprimentar e tirar fotos com moradores. Nas redes sociais, Alexandre tem postado suas propostas e nesta segunda-feira (2), disse que, se for eleito, a cidade vai ganhar um Polo da Saúde, que ficará em frente ao hospital municipal. “Vamos construir as clínicas da Mulher, da Criança, do Idoso e de Especialidades”, disse.
MAIS ON DO QUE NUNCA
No município aldeense Fábio do Pastel (PL), candidato à reeleição para prefeito, está mais “on” do que nunca e sempre com o sorrisão indefectível. No último domingo (1°), ele e o fiel escudeiro, Júlio Queiroz (União), seu vice, realizaram uma caminhada do Centro à Baleia, com uma parada estratégica na Praça das Águas. A multidão aplaudiu, e o prefeito, agradecido, prometeu que esse apoio será crucial nas eleições. Com toda essa energia, os outros concorrentes terão que se esforçar muito. Não vai ser nada fácil. Eles vão tentar até o último suspiro.
BIA NOS BAIRROS
Ainda sobre São Pedro, a candidata a prefeita Bia (PSDB) continua com suas caminhadas durante a campanha. No último sábado (31), ela e seu vice, Flávio Calixto (Avante), iniciaram o percurso no bairro Rua do Fogo, passando pelo CTG, Gelson Pinheiro e finalizando no Campo do Estrelinha. Com uma agenda movimentada, Bia está tentando se fortalecer na campanha. No entanto, a concorrência está acirrada. Enquanto ela caminha pela cidade, Fábio do Pastel está atraindo mais pessoas nas ruas. A campanha é uma maratona e, no ritmo atual, parece que a corrida pela prefeitura vai precisar de muito mais do que apenas passos!
CHUMBINHO NAS CAMINHADAS
Por outro lado, o candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (REP), sem perder tempo, resolveu encarar mais uma caminhada no calorão do domingo (1º). Desta vez, o destino foi do Balneário à Praia Linda. Ele e seu vice, Paulo Martins (REP), fizeram o percurso como quem tenta recuperar o fôlego e chegar mais perto de Fábio do Pastel, que está bem a frente nas pesquisas, e baixar o índice de rejeição ao ex-prefeito aldeense. A corrida é longa e a chegada, incerta.
FOI PRA RUA CONVIDAR GERAL
Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID) e seu vice, Marciley Lessa (PL), estão agitando o Parque dos Desejos nesta segunda-feira (2), onde acontece um comício esta noite, na Rua Nossa Sra de Nazareth, esquina com o campo do América. E nada melhor do que convidar todo mundo cara a cara, né? Pela manhã, a dupla caminhou pelo bairro chamando os eleitores para irem ao evento, mas também aproveitaram para conversar com moradores e ouvir suas demandas. Enquanto isso, o concorrente parece estar na tranquilidade total, com uma campanha mais parada do que nunca nas ruas, já que ele só fica nas redes sociais.
MAIS PROMESSAS
Falando nisso Marco Antônio está de olho na movimentação política de Fabinho. Ele demorou a aparecer, mas agora está dando as caras. Começou a campanha, pelo menos nas redes sociais, e continua com aquelas promessas mirabolantes. Há muitas propostas que parecem difíceis de cumprir, como construir um novo hospital municipal, dobrar o valor da moeda social, oferecer uma bolsa de estudo integral e implantar um transporte gratuito. Será que ele teria dinheiro para fazer tudo isso? É necessário muito investimento para implementar esses benefícios, mas deve-se levar em conta que o município não arrecada tanto em royalties do petróleo em comparação aos outros municípios da Região dos Lagos.
“CAMINHADA DA VITÓRIA”
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), candidato à reeleição, se seu vice, Diego Silveira (MDB), come estão chamando candidatos e eleitores a participarem do que estão chamando “a caminhada da vitória”, que acontece no próximo sábado (7), dia da Independência. Durante a semana, Marcelo tem se dividido entre a Prefeitura e as reuniões com candidatos à vereança.
REGISTRO PENDENTE DE JULGAMENTO
Ainda em terras cabistas, o candidato a prefeito, Andinho Brito (União), e seu vice, Ton Porto (PDT), seguem em campanha e não parecem preocupados com a pendência do ex-prefeito, condenado por improbidade administrativa e que o próprio MPE já pediu o indeferimento do registro de candidatura dele. Tem aproveitado as redes sociais para alfinetar o concorrente e feito caminhadas nas ruas. Na quarta-feira (4), tem corpo a corpo no bairro Sítio, a partir das 16h.
ENSINO EM TEMPO INTEGRAL
Continuando em Arraial, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara fez questão de posar em frente às fachadas das escolas municipais Inelda Ramos Franco e Helena Saraiva, no Novo Arraial, que fazem parte do Polo do Ensino em Tempo Integral dos distritos. “É um orgulho que não cabe no peito. Uns falam, nós trabalhamos e fazemos. E quem quiser que conte outra”, postou.
“CHEGA DE CORONELISMO”
Já em Araruama, estão dizendo que o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) está desesperado e que estaria tentando prejudicar a campanha da candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL). Só que o feitiço virou contra o feiticeiro. Penha não ficou calada e se pronunciou em relação a esse acontecimento. A prefeita, Lívia de Chiquinho (REP), nesta semana, fez uma petição à justiça eleitoral para impedir campanha durante o desfile cívico de São Vicente, realizado no domingo (1º). “Eles sabem que São Vicente não quer mais saber desse governo. Inclusive, a prefeita chama o nosso povo de palhaço. E como eles sabem que não são bem aceitos, queriam impedir a nossa caminhada”, disse Penha, que registrou ocorrência na delegacia. “Fiz mais um boletim de ocorrência contra esse fanfarrão, esse coronel que se coloca acima de Deus e de todos. E milicianos são pessoas que roubam casas de famílias, conforme estão sendo investigados na justiça sobre o Minha Casa, Minha Vida. ‘Chega de Coronelismo’. O povo precisa se libertar”. É treta atrás de treta.
“UM SUJO FALANDO DO MAL LAVADO”
E, continuando sobre esse episódio polêmico na cidade, que aconteceu no último sábado (31), quem também fez críticas foi o candidato a prefeito, Sérgio Ribeiro (DC). Ele ficou espantado “com o tamanho da ignorância do grupo político do Chiquinho da Educação (MDB)” durante o desfile cívico em São Vicente: “O que eu vi foi uma prefeita que só falou de obras e fez propaganda política o tempo inteiro.” Sérgio afirmou que funcionários de setores foram obrigados a estar ali (…) Chiquinho grava um vídeo, esquecendo que as minhas bandeiras estavam lá, de forma ordeira, na entrada de São Vicente, e foram retiradas pelos ônibus da prefeitura. Ali é um sujo falando do mal lavado. Ele é um melancia, verde por fora e vermelho por dentro. E não vai respeitar de novo no próximo final de semana, obrigando todos a estarem ali para poder mostrar sua propaganda política disfarçada”, disparou o candidato.
‘MARICÁ VAI VIRAR BAILE‘
O candidato a prefeito de Maricá, deputado federal Washington Quaquá (PT), compareceu neste domingo (1°) na quadra da Mangueira, para o lançamento da candidatura do vereador Júnior da Mangueira (PT). Quaquá aproveitou o evento para se encontrar com o candidato a reeleição para prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), ambos acompanhados de seus respectivos candidatos a vice, Eduardo Cavalieri (PSD) e Joãozinho Maurício (PT). A entrada dos políticos foi marcada pelo entusiasmo do público, embalado pelo jingle de campanha que adaptou o famoso funk de MC Darlan, “O Rio vai virar baile”. Durante o evento, Quaquá destacou uma característica que ele acredita unir o candidato vereador a Paes: o compromisso com as favelas e suas populações. Esse encontro deles já está dando o que falar.
COMÍCIO E EXPECTATIVA DE PESQUISA
A candidata a prefeita de Saquarema, Lucimar da Educação (PL), segue firme em seus comícios. Um deles aconteceu no último sábado (31), em Barra Nova. Sua vice, Dra. Raquel (União), também estava presente. As duas conversaram com os moradores e falaram sobre as propostas. A prefeita Manoela Peres (PL) compareceu ao evento. Mas o que o povo quer mesmo saber é resultado de pesquisa. Aliás, nos próximos dias já deve sair uma, registrada no TSE, na última sexta-feira (30), pelo Instituto Paraná Pesquisas.
ALFINETOU DE NOVO
E a oposição também se movimenta em Saquarema. O candidato a prefeito, Rômulo Gomes (Novo), durante a reunião de campanha na última sexta-feira (30), disparou, mais uma vez, contra a gestão da prefeita Manoela Peres (PL) sobre as denúncias envolvendo improbidade administrativa. “Eles conseguem ser cassados saindo da prefeitura por roubo e voltam como vítimas. Um monte de gente morrendo por falta de recursos. Parentes deles ganhando R$ 100 mil em hospital sem fazer nada e falam que não tem recurso. Isso é uma vergonha”.