FECHADO COM QUASE TODA REGIÃO
A primeira coluna Boca Miúda do ano começa por Cabo Frio, cidade natal do deputado Dr Serginho (PL), que nesta segunda-feira (2) retomou a cadeira de secretário estadual de Ciência e Tecnologia. Disse que vai executar o maior programa do Brasil de iniciação científica e de inclusão digital no estado do Rio de Janeiro. “O maior hub de inovação no país será implementado no RJ”, disse ele, por telefone. Da Região dos Lagos estiveram prestigiando a posse dele e do governador Cláudio Castro (PL), os chefes do executivo de de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). Aliás, Serginho teve mais voto pra deputado por lá do que o próprio Pastel para prefeito. “Vantoil é um parceiro querido, que também está comigo num projeto de Cabo Frio. Fábio do Pastel também”, destacou ele, completando que Marcelo Magno (PL) e Alexandre Martins (REP) não puderam estar presentes, mas que ambos também estão fechados com Serginho. “Vou desembarcar tudo que é equipamento do Estado para ajudar na reeleição deles”, acrescentou. Cabo Frio, claro, está no radar. Independente do PDT querer ou não, o secretário disse que vai investir na cidade.
CAPACIDADE DE SE REINVENTAR
Continuando sobre a volta de Dr. Serginho ao primeiro escalão do governador Cláudio Castro, alguns sites da região davam como certa a perda da secretaria pelo deputado e deram a maior barrigada quando logo depois afirmaram que ele havia perdido a pasta. Na ocasião, entramos em contato com Dr. Serginho o qual afirmou que “o jogo ainda não estava perdido” e pediu para que não alardeássemos o fato, já que ele ainda estava em tratativas com o executivo. No fim das contas, recuperou a pasta. E aos que anunciaram que ele ia perder a secretaria, vão ter que se acostumar essa capacidade dele de se reinventar.
MAIS UM BIÊNIO
Falando em recondução, o vereador de Cabo Frio, Miguel Alencar (União) foi eleito para mais um biênio (2023-2024) à frente da presidência da Câmara Municipal. A cerimônia aconteceu neste domingo (1º), com transmissão pelas redes sociais da Casa Legislativa. Este foi o primeiro compromisso oficial dos parlamentares neste ano. O secretário de Governo, Betinho Araújo, também esteve presente. A Mesa Diretora passará a ter a seguinte composição: Miguel Alencar (presidente), Douglas Felizardo (Avanet – vice-presidente), Alexandra Codeço (REP – 1ª secretária) e Roberto Jesus (MDB – 2º secretário).
TEVE FOGOS COM BARULHO
Continuando em Cabo Frio, a expectativa era grande quanto à chegada da meia-noite, na Praia do Forte, por conta da dúvida se haveria ou não fogos de artifício com barulho, já que uma lei promulgada pela Câmara Municipal em novembro proíbe a prática. E teve. De qualquer forma, legal ou não, o show pirotécnico fez a alegria dos turistas e moradores que escolheram a cidade para a virada de ano. Se foi o maior Réveillon de Cabo Frio dos últimos tempos não dá para dizer. Mas que o de Arraial deve ter sido maravilhoso, não resta dúvida. Até mesmo quem estava na orla do maior cartão postal cabo-friense não pode deixar de reparar isso. Para quem não sabe, da praia do Forte dá para avistar Arraial. E a visão era maravilhosa, chegou a dividir os olhares do público quando rolaram os fogos.
VANTOIL NA POSSE DE CASTRO
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve, na manhã desta segunda-feira (2), no Palácio das Laranjeiras, no Rio, para a cerimônia de posse do governador, Cláudio Castro, e do vice, Thiago Pampolha (UNIÃO). A comitiva de Martins tinha ainda o braço-direito do prefeito, chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fàbio Costa, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Costa. “Parabéns à esse timaço responsável pelos futuros trabalhos do nosso estado do Rio de Janeiro”, escreveu o prefeito, estedendo as congratulações ao secretariado de Castro empossado na ocasião.
POSSE NA CÂMARA
Ainda falando sobre Iguaba Grande, o vereador Marciley Lessa (PL) foi empossado nesta segunda-feira (2) como novo presidente do Legislativo municipal pelos próximos dois anos. O parlamentar substitui Baliester Werneck, que teve sucessivos mandatos à frente da Casa. Eleito nos últimos dias de 2022, o chefe do Legislativo terá, nas vice-presidências ao longo do próximo biênio, Marcelo Durão (PL) e Elifas Ramalho (PP).
IMBRÓGLIO COM A SALINEIRA
No fim do ano passado, a Salineira anunciou que ia tirar linhas dos ônibus dos distritos de Arraial do Cabo. O prefeito, Marcelo Magno (PL), teve que sentar com a concessionária e resolveu a situação. No entanto, nesta segunda-feira (2), a notícia surpresa foi que os ônibus não iriam entrar no Centro do município porque a cidade estava muito tava cheia e não tinha como circular. A Auto Viação Salineira emitiu nota e disse que, na manhã e início da tarde desta segunda, alguns ônibus foram impedidos de seguirem o itinerário pelo fato de existirem carros particulares estacionados de forma irregular. “O setor operacional da empresa entrou em contato com uma equipe da guarda municipal que estava próxima do local e após a liberação das vias, os itinerários dos coletivos foram restabelecidos”, esclareceu. O que tem gente dizendo por aí, no entanto, é que o objetivo principal da empresa é criar atrito e, assim, barganhar com a Prefeitura para conseguir resolver o tal déficit operacional, como fez em São Pedro da Aldeia. Será que tem barra sendo forçada ali?
SUCESSO DE PÚBLICO
Mesmo sem grandes atrações de Réveillon para além da queima de fogos, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), comemorou o sucesso de público na cidade. Apesar das críticas da oposição por não ter contratado shows no fim de ano, o chefe do Executivo acredita que foi assertiva. “Acho que funcionou. Não contratamos, não por economia, mas por entender que a cidade já estava lotada e que shows iriam tumultuar”, disse. Foram cerca de 300 mil presentes na Praia Grande na noite da virada. Segundo o prefeito, mesmo com tanta gente, só teve uma ocorrência de furto e uma briga.
TURISMO EM BÚZIOS
O município de Armação dos Búzios, como falamos na sexta-feira (30), não teve show pirotécnico próprio no Réveillon, mas as festas particulares garantiram cidade lotada. Com a expectativa de público nas alturas para a alta temporada, o prefeito Alexandre Martins (REP) inaugura, nesta terça (3), a nova sede da secretaria municipal de Turismo. A cerimônia será às 17h30, na rua Turíbio de Farias, no Centro. O antigo imóvel público estava abandonado e foi todo reformado e adaptado. A inauguração seria na semana passada, no dia seguinte à entrega do Centro de Apoio ao Turista em Manguinhos (foto acima), mas foi adiada por conta da chuva.
AGENDA EM BRASÍLIA
Ainda sobre Búzios, o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, já tem agenda marcada em Brasília, no âmbito do governo Lula. A agenda será no recém-criado Ministério dos Povos Originários e vai tratar de projetos sobre a inclusão do povo caiçara buziano como parte da população a ser tratada pela nova pasta. O compromisso foi contado à coluna Boca Miúda no fim de semana pelo próprio Luiz Romano, que disse que a agenda será em fevereiro.
RÉVEILLON EM FAMÍLIA E TRABALHO LOGO CEDO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), virou o ano na companhia da família. O chefe do Executivo municipal publicou registros do primeiro dia de 2023, este domingo (1º), ao lado do pai, dos irmãos, dos sobrinhos e das cunhadas, ressaltando a importância da família em momentos como esses. Nesta segunda (2), Pastel tratou de correr para o Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar a cerimônia de posse do secretariado do governador Cláudio Castro (PL). O prefeito, inclusive, chegou a fazer uma transmissão ao vivo nas redes sociais mostrando parte da solenidade.
BATENDO EM RETIRADA
A arregada do ex-presidente da República que não será nomeado aqui em fugir do país para não passar a faixa ao sucessor democraticamente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provocou um efeito de revolta na turma que aguardava ansiosamente por um golpe de estado. Obviamente, não se deve à falta de postura democrática do ex-chefe do executivo federal, mas, sim, por ele ter sido considerado uma espécie de traidor do movimento ao simplesmente bater em retirada sem dar satisfações e não fazer nada além daquela live meio sem pé nem cabeça no fim da semana passada. Em São Pedro da Aldeia mesmo, o acampamento montado após a derrota do capitão da reserva foi desmobilizado ao longo do fim de semana. Vamos ver se cessou o choro dos derrotados inconformados ou se vamos ter que esperar mais 72 horas para uma resposta concreta.
DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Na última semana, você leu aqui na coluna Boca Miúda que a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), causou um mal estar com o 25º BPM. Ela reclamou de uma foto que agentes da corporação haviam feito para ilustrar a chegada de viaturas da corporação ao município com o objetivo de reforçar a segurança na cidade, que tem índices de criminalidade em ascenção. Pois bem, acontece que, diferente do escândalo que a prefeita fez com a Polícia Militar por conta dos policiais terem colocado a viatura em cima da calçada, a coluna recebeu essa imagem que mostra um carro da própria Guarda Municipal fazendo a mesma coisa. Só que não para tirar foto ou coisa parecida, apenas por estar. A turma na praça do Blindex chegou a especular que a irritação com a secretaria estadual de Polícia Militar se deve a laços políticos mal resolvidos. Será que é isso ou a prefeita apenas não tomou nota do que acontece debaixo do nariz dela, no âmbito do próprio Poder Público Municipal? A conferir…
MESA DIRETORA EMPOSSADA
O vereador de Saquarema Odinei Garcia, o Dinei do Raio-X (PDT), tomou posse neste domingo (1º) da presidência da Câmara. A solenidade foi realizada pela manhã, com transmissão ao vivo pela TV Câmara de Saquarema. A nova mesa diretora é composta pela chapa Saquarema Mais Forte, eleita por unanimidade. Raquel de Oliveira Sant’ana, a Drª Raquel (PROS), ocupa a vice-presidência da Casa pelo próximo biênio e os vereadores Elisia Rangel (PDT) e Ueverton Siqueira da Silva, o Heber Kilinho (PSDB), serão os secretários.
MOMENTO HISTÓRICO
Pode até ser clichê, mas não tem como não dizer que a posse do presidente Lula (PT) foi um momento histórico. A começar pela passagem de faixa. Como Bolsonaro meteu o pé do Brasil dias antes, a solução escolhida (havia outras) foi pra lá de assertiva ao colocarem verdadeiros representantes do povo brasileiro, a começar pelo cacique Raoni – tão maltratado no governo anterior -, bem como o garotinho preto que é campeão de natação; a catadora de recicláveis, que é a terceira geração a sobreviver desse trabalho; o operário e o portador de deficiência. Sem esquecer de “Resistência”, a cachorrinha vira-lata adotada por Lula e Janja, a primeira-dama. A passagem da faixa presidencial vai ficar na História. Com H maiúsculo mesmo.
CABO FRIO PRESENTE
Falando na posse de Lula, teve gente de Cabo Frio no planalto central. Os caras não cabiam em si de tanta alegria. Petistas de carteirinha, lá estavam secretário Adjunto da Melhor Idade, Ricardo Cardoso, o superintendente de Assistência Social da prefeitura cabo-friense, Adriano Brisola, além de José Marcos e Everton. Quem também prestigiou a chegada do novo presidente do Brasil foi o casal de advogados Fábio Rigueira e Dani Rigueira com os filhos Maria e João. Momento que dificilmente sairá da cabeça deles.