BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (1º)

Casa do Trabalhador de Araruama suspende trabalhos logo após denúncia política; Wine & Jazz enche praça araruamense; Festival de Marisco lota Peró, Zé Bonifácio não aparece mas Julio Lopes participa com Magdala; O domingo de Fábio do Pastel e a expectativa da votação do PL do transporte; Chumbinho é oficialmente candidato; Prefeitura de Búzios apoia atletas de canoa para mundial na Inglaterra; Festival da Lagoa em Arraial lota Figueira e próximo será em Monte Alto; Secretário protocola PL do bem-estar animal no Cabo; Olhos voltados à Câmara de Iguaba; Maricá tem melhor índice de geração de empregos neste ano; Witzel candidato a governador... E muito mais!

1009

NOVA POLÊMICA NA PRAÇA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (1º) começa falando de Araruama, porque a Casa do Trabalhador do município suspendeu as atividades para “reformulação”, curiosamente, após matérias na imprensa começarem a colocar o órgão como um dos principais na lista de “cargos secretos” do governador Cláudio Castro (PL). De Araruama, especificamente, a Casa tinha na coordenação Maria Ignez Gomes, que, aparentemente é cabo eleitoral do candidato a deputado federal Carlos Russo, filiado ao Podemos, partido presidido no Estado pelo secretário Estadual de Trabalho e Renda, Patrique Welber. O Portal RC24h recebeu o relato de uma ex-funcionária que informou que os servidores da unidade eram obrigados a se engajar na campanha de Russo e do candidato a deputado estadual, Chiquinho da Educação (UNIÃO). Houve ainda denúncia de que houve um loteamento de cargos na Casa do Trabalhador com distribuição de indicados de Russo, de Chiquinho e da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e de vereadores que apoiam a candidatura de Russo. Na cidade, Chiquinho e Russo combinaram de fazer uma dobradinha nas eleições deste ano, naquela já conhecida ‘surubaiada’. É, minha gente, chumbo grosso por ali, hein?

TOPA TUDO PARA ENCHER

Por falar em Chiquinho da Educação, teve até disputa entre os vereadores de Araruama de quem levava mais gente para a convenção do União Brasil, no Rio. Luiz do Táxi (PL), por exemplo, levou dois ônibus e estava convidando pessoas para ir ao Rio, visitar o AquaRio, Museu do Amanhã. Ou seja, de tudo para convencer. Acabou que, no fim das contas, o esforço foi “em vão” e Chiquinho discursou para ninguém. É que a turma de Araruama chegou atrasada e ficou do lado de fora. Segundo fontes da coluna, após o discurso do primeiro-cavalheiro araruamense, ninguém bateu palma e ele ficou todo sem graça. Pode ver que nem vídeo compartilhado tem nas redes sociais, nada do feitio dele, né? Que adora ficar postando vídeo de discurso. Fontes disseram ainda que ele ficou muito estressado. A gente procurou o Luiz do Táxi para se posicionar sobre essa história da promessa, já que ele ainda teria dado “calote” no povo e não teria levado ninguém para lugar nenhum, além da convenção. Contudo, o nobre edil não respondeu nosso contato.

Imagem: Marcelo Figueiredo

SUCESSO NA PRAÇA

Para não dizer que não falamos das flores, o Araruama Wine Jazz Festival no último fim de semana foi um grande sucesso na Praça João Hélio. Quem passou por lá elogiou a estrutura e, principalmente, as atrações do evento. A programação contou com bastante músicos do cenário nacional e internacional do jazz e do blues. A estratégia da Prefeitura em atrair um público diferente dos eventos cotidianos parece ter sido certeira e surtido resultado. A economia local agradece.

FESTIVAL DE MARISCO E RC CAST

Continuando em Cabo Frio, o deputado federal Julio Lopes (PP) foi prestigiar o Festival do Marisco do Peró, que volta a acontecer depois de nove anos após uma articulação do parlamentar com empresários e comerciantes locais, os quais ansiavam pelo retorno do evento. E pelo tanto de gente que foi para a Praça do Moinho nestes três últimos dias, foi um sucesso. Julio esteve lá no primeiro dia, na sexta (29), ocasião em que nem a chuvarada que caiu na cidade desanimou o público. Também apareceram por lá a vice-prefeita cabo-friense, Magdala Furtado (PL), o vereador Vinícius Corrêa (PP), entre outras autoridades. A propósito de Julio, o deputado é o convidado do 19º RC Cast, nesta terça-feira (2), a partir das 17h30, fiquem ligados!

SERÁ QUE FOI BIRRA?

Quem faltou ao evento do Peró foi o prefeito José Bonifácio (PDT). Não deu as caras no festival de Marisco, que apesar de ficar tanto tempo sem acontecer, é super tradicional na cidade, a turma já estava ansiosa por esse retorno. No domingo (31) esteve em Tamoios, onde participou da Santa Missa na fazenda Campos Novos (não poderia ter ido ao Peró depois?). Apesar da iniciativa de voltar com o festival não ter sido da Prefeitura, Zé poderia muito bem ter dado um pulinho lá e ter feito a social, como o fez no mês passado, por ocasião do evento com o Cacique de Ramos na Passagem; apesar deste igualmente não ter sido por iniciativa municipal, o prefeito perdeu uma baita oportunidade. E tem mais, correu nos bastidores do festival que Zé Bonifácio teria dito que queria mudar o nome para “festival do pescado” porque ele não gosta de marisco. Como não teve apoio para esta mudança, boicotou o evento. Será que isso tem lógica? A Prefeitura não moveu nenhuma palha para a realização e ainda queria mudar o nome – de uma década – do festival? Aí já não seria demais?

CONTRA O MACHISMO, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO E DESIGUALDADE

As Mulheres Negras da Região dos Lagos participaram neste domingo (31) da caravana organizada pela Rede das Pretas, que lotou a orla de Copacabana, no Rio. A VIII Marcha das Mulheres Negras teve participação de mulheres de várias instituições – Quilombolas, Mulheres de Matriz Africana, LGBTQIA+ e militantes do Movimento Negro. O grupo se dividiu em três ônibus e uma van, que saíram de Saquarema, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio (Tamoios), graças ao apoio de prefeituras e colaboração das próprias participantes, que fizeram um lanche coletivo super organizado. “Marchamos contra o machismo, o racismo e as desigualdades sociais. Marchamos pelo fim da violência e da discriminação. Marchamos por dignidade, oportunidades e pelo direito à vida”, disse uma das participantes.

REZAR, COMER E CONVERSAR

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) começou o domingo (31) com muita oração e diálogo. Participou de missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Balneário das Conchas, celebrada pelo amigo monsenhor Guedes, onde teve participação especial e aproveitou para falar da importância do trabalho social feito pela congregação. Mas como nem só de oração vive o homem, Pastel aproveitou e deu um corre no estabelecimento do ‘Betinho do Guerreiro’ para almoçar um bom peixe. Abençoado e alimentado para iniciar a semana.

EXPECTATIVA NA ALDEIA

Continuando em São Pedro, expectativa tremenda para a volta dos trabalhos do legislativo, nesta terça-feira (2). Todo mundo quer saber se os vereadores vão aprovar o Projeto de Lei do prefeito Fábio do Pastel (PL), propondo que o preço das passagens passe a custar R$ 2,50 – 41% menor que o anterior, que era R$ 4,30. O clima que precede essa votação não é lá dos melhores, a lembrar que parte do imbróglio que a população sofreu foi por conta de um PL do executivo, que não foi autorizado pela Câmara municipal. A propósito, o novo sistema de transporte – cujos ônibus serão como este da imagem – entra em vigor semana que vem, dia 9 de agosto.

CHUMBINHO CANDIDATO

Voltando a falar da convenção partidária estadual do União Brasil neste domingo (31), o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia Cláudio Chumbinho foi oficilalizada no disputa para deputado federal. “Que alegria de participar dessa Convenção Estadual Partidária. Seguimos avançando, vamos juntos fazer história na nossa região”, escreveu Chumbinho.

APOIO AOS ATLETAS

Em Armação dos Búzios, a Prefeitura está dando apoio aos 17 atletas que vão representar o balneário no Mundial de Canoa Havaiana, que acontece este mês, em Londres. Aliás, promover o esporte tem sido pauta constante do prefeito Alexandre Martins (REP), a ver o Bolsa Atleta. O grupo foi recebido pelo prefeito interino, Miguel Pereira (PL) e pelo secretário municipal de Lazer e do Esporte, Gugu Braga. “Essa galerinha buziana leva em sua bagagem muita dedicação e vontade de brilhar em mais um grande evento esportivo de nível internacional. Promover o esporte é apostar em um futuro com oportunidades. Contem comigo!”, disse Alexandre no seu perfil, nesta segunda-feira (1º). Cabo Frio deveria se inspirar nessa iniciativa, porque uma cidade em que se tem vários e ótimos esportistas, incluindo aí a canoa havaiana, a qual a cidade foi precursora na modalidade – chegou-se a cogitar em colocar o município como capital deste esporte – deveria era dar o exemplo. Incentivo zero por aqui.

FECHOU COM AQUILES

Figura pública da política buziana, Robinho Mota fez que ia apoiar o candidato a deputado federal Daniel Soranz (PSD), mas fechou questão mesmo foi com Aquiles Barreto (PSD) para o cargo. Mota recebeu de Barreto a incumbência de estruturar o PSD em Búzios e ser, é lógico, um dos braços fortes da campanha de Aquiles na cidade. Robinho já foi chefe de Gabinete do ex-prefeito Henrique Gomes e secretário de Esporte de André Granado. É uma figura atuante na política de Búzios e, além de Aquiles, está com Luiz Cláudio (PSD) na campanha para deputado estadual.

FESTIVAL DA LAGOA

O 1º Festival da Lagoa agitou o distrito de Figueira, em Arraial do Cabo, durante o fim de semana. O evento teve início na quinta-feira (28) e encerrou no domingo (31). Artistas locais como Léo Parazi, Ramona Rox, Will e Bamboocha agitaram a galera que compareceu para curtir a festa. Israel Novaes fechou a festa, com chave de ouro, cantando o melhor do sertanejo universitário. Tiee, que cantaria na sexta (29), teve o show cancelado devido ao mau tempo e fortes ventos no local. O prefeito Marcelo Magno (PL) compareceu ao Festival e elogiou bastante a organização que teve como responsável, as Secretarias de Governo, Eventos, Esporte e Lazer e de Turismo. A Prolagos e as Associações de Pescadores de Figueira, Monte Alto e Parque das Garças apoiaram o evento. No ano que vem, segundo o diretor de Eventos do município, Max Magalhães, a festa será em Monte Alto.

DIREITOS DOS ANIMAIS

Ainda no Cabo, o Projeto de Lei do bem estar e proteção animal enfim foi protocolado na Câmara Municipal. A novidade foi anunciada pelo secretário do Ambiente do município, Jorge Oliveira, nesta segunda-feira (1º). É grande a expectativa para projetos voltados para a questão animal no município. Inclusive, será construído uma clínica municipal nos próximos meses na cidade. Demanda crescente, diga-se de passagem.

OLHOS VOLTADOS PARA A CÂMARA

Quem acompanha a política de Iguaba Grande está com altas expectativas para a sessão da Câmara desta terça-feira (2). É que todo mundo quer saber os rumos daquela confusão formada sobre a reunião que o presidente da Casa, Baliester Werneck (CID) deseja realizar para criar o planejamento das eleições da mesa diretora para o próximo biênio. Na semana passada, teve aquela animosidade entre Baliester e Marciley Lessa (PL) e a turma da Praça Edyla Pinheiro que mais é acompanhar o próximo capítulo dessa história. Do lado do parlamento, não tá no gibi a quantidade de edil de olho na vaga. Fato é que só um poderá ser eleito para a sucessão de Werneck. A conferir…

MELHOR GERADOR DE EMPREGOS

Maricá tem o melhor índice de geração de empregos formais do Brasil em 2022, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia. O Caged dos seis primeiros meses do ano registra 7.390 admissões contra 5.069 desligamentos na cidade, o que representa uma variação de 11,42% em relação ao estoque total de vagas. No estado, essa variação foi de 0,69%, enquanto na região Sudeste chegou a 3,16% e no Brasil alcançou 3,28%. “Esse resultado é fruto da prática da economia circular em Maricá. Nós incluímos no orçamento os mais pobres, transferindo renda à população que mais precisa, por meio da nossa moeda social Mumbuca. Assim, geramos segurança alimentar, mais vendas no comércio, o surgimento de mais micro e pequenas empresas e, por tabela, mais empregos, renda e aumento de vagas formais de trabalho”, ressaltou o prefeito Fabiano Horta (PT).

CANDIDATO PELO PMB

O diretório estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB) confirmou Wilson Witzel no sábado (30) como candidato a governador nas eleições de 2022 no Rio de Janeiro. Witzel sofreu impeachment em 2020 e se tornou inelegível por cinco anos. “Estou muito feliz com a vitória nesse processo democrático intrapartidário onde fui escolhido pela convenção Estadual do PMB para concorrer ao Governo Do Estado do Rio”, afirmou o ex-governador após a escolha do partido. Witzel tenta reverter a inelegibilidade com recursos judiciais, mas até agora não conseguiu nenhuma decisão favorável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui