A PAUTA É: HIDROVIA NA LAGUNA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (17) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito, Fabinho Costa (CID), recebeu representantes do DNIT para a segunda etapa da visita técnica que avalia a viabilidade da futura hidrovia na Lagoa de Araruama, projeto que pretende integrar os municípios da região por meio do transporte aquaviário. A equipe apresentou avanços do estudo, que analisa aspectos operacionais, ambientais e logísticos e começa a definir os possíveis pontos de embarque e desembarque. Fabinho defendeu a criação de um ramal próximo ao aeroporto de Arraial do Cabo para ampliar o potencial logístico e econômico da região. “O projeto da hidrovia representa um importante passo para modernizar a mobilidade regional, incentivar o turismo e integrar os municípios do entorno”, afirmou. O setor pesqueiro também foi incorporado às análises. Segundo o secretário de Pesca, Leandro Coutinho, já foram identificados possíveis conflitos entre rotas tradicionais e o futuro traçado da hidrovia. Ele destacou que o estudo irá mapear essas áreas para garantir segurança e preservar a atividade pesqueira.

NOVO ENCONTRO EM DEZEMBRO
Todo o estudo, incluindo as avaliações ambientais, está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, que representa os municípios envolvidos. Uma nova reunião está marcada para o início de dezembro, quando o jurídico do DNIT deverá apresentar a documentação necessária para dar continuidade ao processo. Estavam presentes na reunião, além do prefeito Fabinho e do vice, Marciley Lessa (PL), o vereador Luciano Silva (União), o secretário de Pesca, Leandro Coutinho, o secretário de mobilidade urbana de Arraial do Cabo, Maicon Victorino, o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Nogueira, o secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira, a secretária executiva do consórcio Lagos São João, Adriana Saad, e o pescador Chico Elias, que é presidente da Câmara técnica de pesca do comitê de bacia.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O RJ
O vice-presidente estadual do Cidadania e pré-candidato a deputado estadual, Vantoil Martins, participou na última sexta (14) de uma reunião no auditório da Associação Comercial de Niterói, que reuniu mais de 100 lideranças municipais e regionais. O encontro foi convocado pelo presidente nacional da legenda, Comte Bittencourt, e teve como pauta central a formulação e o debate de políticas públicas para o Estado do Rio. Segundo Vantoil, a agenda reforça o diálogo entre setores políticos, empresariais e representantes municipais. Ele esteve acompanhado de Márcio Rezende, irmão do prefeito Welberth Rezende e liderança de Macaé, que também integrou as discussões. O encontro abriu espaço para novas articulações voltadas ao fortalecimento do Cidadania e à construção de propostas para os desafios do Estado.

PRESENTEADA PELA CRIANÇADA
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), compartilhou nas redes sociais, nesta segunda-feira (17), um vídeo em que comenta a participação no desfile cívico de 15 de novembro e mostra uma caixa com bilhetes entregues por alunos de uma escola do município. No material, ela lê duas mensagens de estudantes que agradecem ações da gestão e elogiam os eventos promovidos na cidade. Daniela destacou a importância do diálogo com a comunidade escolar e afirmou estar “feliz por ver crianças acompanhando e participando da cidade”. A prefeita também reforçou que novas ações estão previstas e convidou a população para a inauguração da Praça da Bandeira, agora à noite.

SANEAMENTO BÁSICO
Falando em Araruama, a cidade segue avançando na atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico, documento fundamental para orientar políticas e investimentos em água potável, esgotamento sanitário, drenagem, manejo das águas pluviais, limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos. A etapa final do processo será marcada por uma Audiência Pública nesta terça (18), às 15h, na Praça Antônio Raposo, no Centro. Aberto à população, o encontro busca ampliar o diálogo com a sociedade e garantir que o plano reflita as verdadeiras demandas da cidade. A prefeita Daniela Soares (PL) reforçou a importância da participação popular. “O Plano define como vamos cuidar da água, do esgoto, do lixo e da drenagem pelos próximos 25 anos. A participação da população é o que garante um plano completo, justo e feito para todos”, afirmou. Sugestões e contribuições podem ser enviadas até o dia 21 de novembro, por meio deste formulário online, ou pelo e-mail pmsbararuama@gmail.com.


“CONTANDO A HISTÓRIA DE QUEM FEZ A HISTÓRIA”
A Câmara Municipal de Armação dos Búzios realizou, no último sábado (15), a Sessão Solene pelos 30 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrados em 12 de novembro. O evento, no hotel Atlântico, teve como tema “Contando a História de quem fez a História” e marcou a homenagem a todos os parlamentares que já passaram pela Casa Legislativa. Durante a solenidade, foram entregues Títulos de Cidadã e Cidadão Buziano, Medalhas Doutor José Bento Ribeiro Dantas e Moções de Congratulações. Entre os agraciados esteve o prefeito Alexandre Martins (REP), reconhecido pelo período em que atuou como vereador. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, que, ao lado do prefeito, visitou a base do programa “Segurança Presente”, prevista para ser inaugurada em breve.

MUDANÇA NO 1º ESCALÃO
Falando em Alexandre Martins, teve movimentação estratégica em seu primeiro escalão. A troca de comandos aconteceu entre duas secretarias-chave. Marcelo Luiz Libonati Junior deixa a secretaria de Serviços Públicos para assumir Obras, pasta diretamente ligada às intervenções estruturantes do município. Com 31 anos de experiência na construção civil, Júnior já era apontado internamente como nome natural para a área. Com a mudança, o vice-prefeito Leandro da Rasa (REP), que vinha à frente de Obras, assume os Serviços Públicos. Ex-vereador por duas legislaturas e ex-chefe de gabinete, Leandro passa a acumular a função na pasta responsável pelo dia a dia urbano e pela execução de serviços essenciais.

TTS DE BÚZIOS
A Câmara de Búzios começa a analisar nesta terça (18) a Emenda Modificativa 16/2025, do vereador Raphael Braga (PRD), que altera o projeto da Taxa de Turismo Sustentável (TTS). A proposta restringe o uso dos recursos da taxa a ações de fiscalização ambiental, ordenamento do tráfego turístico e mitigação dos impactos urbanos, proibindo sua aplicação em obras permanentes sem relação direta com a atividade turística. A emenda também obriga o Executivo a publicar, até abril de cada ano, relatório detalhado de arrecadação e gastos da TTS. Após leitura em plenário, o texto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

LIMPEZA NO ITAJURU
Cabo Frio realizou no sábado (15) a segunda etapa do mutirão de limpeza do Canal do Itajuru, ação que mobilizou servidores, mergulhadores e voluntários. O prefeito Dr. Serginho (PL) participou da operação e destacou o engajamento da população. “Tem cada vez menos pneus, e isso é um bom sinal. Isso é um trabalho que não é simplesmente da Prefeitura. É a sociedade civil reunida, as pessoas que amam Cabo Frio colocando a mão na massa”, afirmou. Ao longo de 900 metros, mais de 160 pneus e diversos resíduos foram retirados e encaminhados à destinação correta pela Comsercaf. Integrando o calendário dos 410 anos da cidade, a mobilização contou com apoio de representantes de várias secretarias, instituições e praticantes de esportes náuticos.


INVESTIMENTOS EM MODERNIZAÇÃO
O presidente da Enel Rio, Francesco Moliterni, o deputado federal Júlio Lopes (PP) e o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), participaram, na última sexta (14), da inauguração da nova loja de atendimento da concessionária em Unamar. A unidade agora fica no primeiro andar do shopping Unapark, para um atendimento mais moderno e confortável para os moradores de Tamoios. A reabertura visa reforçar a proximidade com os consumidores, com investimentos em modernização de postos, criação de novos ambientes e ampliação das unidades móveis que percorrem os 66 municípios de sua área de concessão.

III FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DA REGIÃO DOS LAGOS
O secretário de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia, Diego Alves, apresentou no III Fórum de Segurança Pública da Região dos Lagos e Baixada Litorânea dados da FGV que apontam queda expressiva da criminalidade em municípios com guardas armadas. Segundo ele, o estudo mostra redução média de 44% nos índices após dez anos do armamento com equipamentos de menor potencial ofensivo, chegando a 63% nas cidades mais violentas. Diego destacou ainda que a medida representa, em média, 31 homicídios a menos por ano a cada 100 mil habitantes, reforçando a efetividade da política.


REUNIÃO DE SECRETARIADO
Já em São Pedro da Aldeia, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), reuniu o secretariado nesta segunda (17) para alinhar demandas e avançar no planejamento das metas da gestão. No encontro, reforçou a importância do trabalho integrado. “Acompanhar de perto o que cada pasta está fazendo é essencial para a gente seguir avançando. Quando todo mundo trabalha junto, quem ganha é a nossa cidade”, afirmou. As equipes apresentaram ações em andamento, desafios e prioridades das pastas, fortalecendo o alinhamento estratégico da administração. Participaram secretários e representantes de diversas áreas do governo municipal.

NOVAS REGRAS
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), assinou decreto – publicado na última sexta (14) – que regulamenta os passeios turísticos de quadriciclo no município, alinhando a atividade à Lei Municipal nº 2.679/2025. O governo municipal estabelece novas regras de segurança, ordenamento e proteção ambiental para um dos segmentos mais procurados pelos visitantes. O decreto autoriza até 55 operadores e possibilidade de revogação imediata em caso de irregularidades. As rotas permitidas foram delimitadas na entrada da Rebeche e na antiga ponte de descarte da Álcalis, ficando proibida a circulação fora desses trechos, incluindo beira-mar e áreas de restinga. O objetivo é reduzir impactos e preservar ecossistemas sensíveis. A fiscalização será integrada entre as Secretarias de Mobilidade Urbana, Ambiente e Saneamento, Posturas e Segurança Pública.

POLÍTICAS INCLUSIVAS ITINERANTE
Arraial do Cabo recebe, nesta terça-feira (18), o Programa Políticas Inclusivas Itinerante, uma ação do Governo do Estado em parceria com a Fundação Leão XIII, a Alerj e a Prefeitura. A iniciativa leva serviços gratuitos à população, das 9h às 14h, na quadra da Secretaria Municipal de Educação, na Praça Victorino, na Praia dos Anjos. Entre os atendimentos oferecidos estão emissão gratuita de segunda via de RG e certidões, orientações sobre benefícios sociais, vacinação, aferição de pressão, testagem de glicose, cuidados de saúde bucal e informações sobre saúde do homem, ISTs e alimentação saudável. O atendimento será por ordem de chegada.

CONTADORA DE HISTÓRIAS
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), que também é professora, participou nesta segunda-feira (17) da FLIS, a Feira Literária, e destacou a emoção de vivenciar um momento marcante com os alunos da Escola Municipal Jardim Ipitangas. Segundo ela, a experiência de contar histórias para as crianças durante a FLIS foi “daquelas que aquecem o coração”. Lucimar ressaltou a energia da troca com os estudantes, afirmando que ver “os olhinhos brilhando” torna tudo ainda mais especial. A prefeita enfatizou que a educação tem o poder de transformar e inspirar, lembrando diariamente o motivo pelo qual todo esforço na área “vale tão a pena”.


SALA INSS DIGITAL
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), inaugurou nesta segunda-feira (17) a Sala INSS Digital no Centro de Cidadania, resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Município e o INSS. O novo espaço oferece mais de 15 serviços e elimina a necessidade de deslocamento dos moradores para outras cidades. Durante a solenidade, o prefeito destacou que a reativação da sala ocorreu após tratativas em Brasília. A cerimônia contou com a participação da secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, e do gerente executivo do INSS em Campos dos Goytacazes, Daniel Molisani, além da superintendente Regional Sudeste III, Angélica Arrieta. Também foi anunciada a implantação do Projeto Inclusão INSS, que permitirá que crianças neurodivergentes com direito ao BPC sejam avaliadas em uma escola da Rede Municipal.

OUVIDORIA E COMPLIANCE NA GESTÃO PÚBLICA
Macaé recebe na quarta-feira (19) o IV Encontro Regional de Ouvidores do Rio de Janeiro e o II Seminário de Ouvidoria Pública da Uenf, no Paço Municipal, das 8h30 às 16h. Com inscrições abertas, o evento reunirá profissionais de várias cidades fluminenses para fortalecer o diálogo entre governo e população. Com o tema “Ouvidoria e Compliance na gestão pública municipal”, a programação inclui debates sobre proteção de dados, governança, combate ao racismo institucional e humanização no atendimento, ampliando o papel das ouvidorias como canais de escuta e participação social.





