29/04/2025 — 05:39
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)

Fábio do Pastel obstinado na recuperação da laguna de Araruama; Dr Serginho se reúne com secretário sobre volta da moeda Itajuru; Fabinho Costa assina contratos de jovens aprendizes; Alexandre Martins guia visita à usina de reciclagem; Secretário de Educação presente na volta às aulas em Arraial; Daniela Soares quebra "tradição" de anos; Lucimar Vidal reúne secretariado sobre ações no Carnaval; Quaquá e Joãozinho no 1º Seminário Integrado da Prefeitura; Welberth Rezende no clima do "abre alas"; Carlos Augusto no "Pedal da Família"... E muito mais!

Compartilhe

OBSTINADO COM A SALUBRIDADE DA LAGUNA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (17) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) está obstinado em começar a resolver a salubridade da laguna de Araruama. Depois de já ter se reunido com alguns prefeitos da Região dos Lagos e com a Prolagos, hoje ele recebeu os pescadores do Boqueirão, Camerum, Mossoró, Poço Fundo e Baleia, para debater a situação e ouvir sugestões. Realizada na sede da Prefeitura, as demandas da comunidade pesqueira aldeense também estiveram na pauta. Na oportunidade, Pastel destacou a importância do cuidado com a laguna, enfatizando o compromisso do Gabinete de Ações Pró-Lagoa. Os secretários de Governo, Luiz Fernando Jr, de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, e de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, o secretário adjunto de Pesca, Breno Santos, e o chefe de gabinete, Fernando Frauches, também participaram da reunião, que durou cerca de 2 horas. Pastel destacou que essa “não é uma questão unicamente da prefeitura de São Pedro da Aldeia, mas é responsabilidade de todos os municípios da Região dos Lagos banhados por ela”. No encontro com os pescadores que, aliás, nunca haviam sido ouvidos por nenhum prefeito, segundo eles, pediram que outros prefeitos fizessem o mesmo, pois a categoria quer colaborar. Uma das ideias proposta por estes profissionais seria a abertura de uma vala paralela para receber os resíduos de esgoto, ao que o prefeito respondeu que vai pedir uma pesquisa para saber se é possível.

RECEBEU PROTESTO COM NATURALIDADE

Continuando sobre a questão da laguna em São Pedro, teve protesto na última sexta (14), na Praça do Canhão em virtude da falta de balneabilidade. O prefeito entendeu com naturalidade a manifestação, mas avaliou que “muitos politiqueiros se aproveitaram da situação pra desgastar a administração municipal”. Pastel também ressaltou o papel do Gabinete de Ações Pró-Lagoa, voltado a entender e atender às manifestações.

PRIMEIRO HOSPITAL MUNICIPAL

Ainda em São Pedro, Fábio do Pastel segue acompanhando de perto o andamento das obras de construção do primeiro Hospital Municipal. O chefe de gabinete, Fernando Frauches, também esteve presente na visita. Atualmente, são realizados os serviços de hidráulica, elétrica, construção e emboço de alvenarias no primeiro e segundo andar, além da demolição de estruturas antigas. A construção tem um investimento superior a R$ 15 milhões, fruto de repasses da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O hospital, que contará com dois pavimentos, está sendo construído no mesmo terreno onde funcionava o antigo Pronto-socorro, às margens da Rodovia RJ-140, no bairro Morro do Milagre. O espaço também abrigará um Centro de Imagens, oferecendo exames como raio-X, ressonância e mamografia, entre outros, proporcionando mais comodidade à população.

MOEDA ITAJURU

O prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL), se reuniu com o secretário de Assistência Social, Flávio Moreira, para tratar do retorno da moeda social Itajuru. Ambos avaliam a volta do projeto, mas por enquanto estão em fase de apuração. Serginho se reuniu e pediu que a equipe do secretário levantasse todas as irregularidades, principalmente as apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado. O prefeito pediu esse raio-X completo para estudar a possibilidade de retomada do benefício, já que a população mais carente é que era usuária desse programa.

RETIRADA DE PNEUS

Depois de ver um vídeo nas redes sociais, de um sobrevoo de drone mostrando o canal do Itajuru, onde centenas de pneus podem ser vistos do alto, Serginho tomou uma decisão e convocou um mutirão de limpeza que vai acontecer no próximo sábado (22), a partir das 7 da manhã. Serginho chamou amigos mergulhadores, a equipe da Comsercaf, das secretarias de Ordem Pública, de Meio Ambiente, Turismo, Cidade, a Guarda Marítima e Ambiental e a ONG Mar Sem Lixo. Ele também vai participar pessoalmente dessa empreitada e vai mergulhar para retirar os pneus. Serginho disse que depois de ter visto aquele vídeo a situação o deixou muito incomodado. Vale ressaltar que um pneu pode demorar cerca de 600 anos para se decompor na natureza. Além da limpeza, haverá trabalho de conscientização também, tratando do assunto. Serginho, mergulhador apaixonado que é, ele falou que vai ser o primeiro a entrar no canal e começar a retirada.

CONTRATOS ASSINADOS

Na manhã desta segunda-feira (17), um momento de muita emoção e expectativa marcou o início de uma nova fase na vida de 100 jovens, que terão a oportunidade de ingressar nos setores da Prefeitura de Iguaba Grande a partir desta terça (18). A assinatura do Termo de Adesão ao Programa Jovem Aprendiz 2025 foi realizada no auditório da Escola Municipal Oscar Magalhães. O prefeito, Fabinho Costa (CID), seu vice, Marciley Lessa (PL), o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Vantoil Martins, bem como o consultor de Desenvolvimento Econômico, Eron Bezerra, participaram da cerimônia. “Tive a honra de, juntamente com o prefeito Fabinho e o secretário Vantoil Martins, participar da assinatura dos contratos do Programa Jovem Aprendiz. De suma importância, o projeto é voltado para a preparação e inserção de jovens no mercado do trabalho, qualificando-os e promovendo a inclusão social destes”, disse Marciley Lessa. Segundo a Prefeitura, desde janeiro os jovens se dedicaram a intenso processo de preparação, com cursos de capacitação das rotinas administrativas, palestras e tecnologia de mídias digitais. Até março, eles continuarão a jornada de aprendizado, agora com foco em aprimorar a Língua Portuguesa e se aprofundar em conhecimentos essenciais para o futuro.

RECICLAGEM DO LIXO

Em Armação dos Búzios, depois que o prefeito Alexandre Martins (REP) foi vistoriar o início das obras da usina de reciclagem do balneário, junto com o secretário Meio Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, semana passada, veio uma enxurrada de pedidos de secretários e vereadores para conhecerem o local. “Vamos resolver o problema do lixo em nossa cidade e, com isso, aumentar o ICMS Verde, além de gerar mais de 60 empregos com as cooperativas”, afirmou o prefeito, na ocasião da visita com o secretário. Então, na última sexta (14), logo após a entrega da E.Mz. Eulina Marques, Alexandre foi com a turma do primeiro escalão e alguns parlamentares para fazer uma nova visita. O vice-prefeito, Leandro da Rasa (REP), também foi. Representantes das empresas responsáveis explicaram o funcionamento da nova estrutura. “Mesmo ainda em construção, a usina já desperta grande interesse na Região dos Lagos, com cidades vizinhas estudando sua viabilidade. Mais uma vez, Búzios sai na frente e se torna referência”, destacou o prefeito.

COMPOSIÇÃO DE COMISSÃO DA CÂMARA

A Câmara Municipal de Búzios realiza, nesta terça-feira (18), a eleição para composição da Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso (CDMCAJI), visando substituir a vereadora Jô da Saúde (REP), licenciada para assumir a gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Ainda na sessão legislativa, será lida e encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 01/2025, de autoria do vereador Anderson Chaves (REP), que propõe incluir como atribuição da Câmara de Búzios, além da convocação do prefeito e de secretários municipais, a convocação de representantes de empresas privadas que trabalham para o município. Também integra a pauta desta terça a Indicação 24/2025, do vereador Toni Russo (MDB), que solicita a realização de estudos para viabilização de bicicletário nas dependências da Escola Municipal Eva Maria, no bairro da Rasa. A proposição será votada na ordem do dia. Outras matérias também integram a pauta da sessão de amanhã, que poderá ser acompanhada presencialmente, a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal, ou remotamente, por meio das transmissões ao vivo no Facebook e YouTube da Casa Legislativa.

PROGRAMA PARA CULTIVO DA CANNABIS MEDICINAL

Falando em Câmara, o vereador Anderson Chaves (REP) fez uma indicação legislativa que recomenda a implantação de um programa para o cultivo de cannabis medicinal no município, com o objetivo de fomentar pesquisas sobre a produção de medicamentos à base do canabidiol, ampliando o acesso a tratamentos para diversas condições de saúde. A indicação do parlamentar se deu em vista dos bons resultados obtidos pela clínica municipal Beija-Flor, que utiliza o canabidiol no tratamento de crianças e jovens autistas. Além disso, Anderson ressaltou que diversos estudos científicos comprovam os benefícios da cannabis medicinal no tratamento de condições neurológicas e psiquiátricas, como epilepsia refratária e dores crônicas. Válido lembrar que hoje o STF decidiu, por unanimidade, manter a íntegra da decisão em que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantidade de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes. A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público.

PRESENTE NA VOLTA ÀS AULAS

O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, fez um tour pelas escolas da rede municipal nesta segunda-feira (17), primeiro dia da volta às aulas. Ele verificou as salas, conversou com professores e com a criançada. Na parada em Monte Alto, ele aproveitou e fez a entrega de kits escolares para pais de alunos da Creche Municipal Maria do Socorro. Bernardo aproveitou para destacar que algumas escolas vão começar na quarta-feira (19) porque ainda é preciso terminar a parte de climatização das salas.

1ª SESSÃO DO ANO E AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda no Cabo, a Câmara Municipal realizará sua primeira sessão ordinária do ano nesta terça-feira (18). O evento ocorrerá às 10h. Além disso, aproveitando o retorno das atividades legislativas, a Prefeitura realizará uma audiência pública para prestar contas dos recursos aplicados na Saúde durante o último quadrimestre de 2024. O evento acontecerá na próxima quinta (20), às 15h, no plenário da Câmara e também será transmitido ao vivo pela internet, através do canal da Câmara Municipal.

RECEBENDO OS MORADORES

A prefeita de Araruama, Daniela Soares (MDB), mal chega pra trabalhar e se depara com fila na porta do gabinete, de munícipes ansiosos em conversar com a jovem política. Pela primeira vez em anos, um chefe do executivo municipal araruamense lembrou que a cidade tem eleitores. Nesta segunda-feira (17), Daniela recebeu uma cidadã da Fazendinha, que aproveitou a ocasião rara para entregar pessoalmente algumas reivindicações. O momento foi simbólico, já que o último registro de algo parecido ocorreu na época do ex-prefeito Vilmar Meira. Parece que o roteiro da política local ganhou uma reviravolta. Daniela surge como uma novidade em comparação com sua antecessora, Lívia de Chiquinho (PODE), que, por sua vez, tinha um estilo de tratar as pessoas com rispidez – pelo menos era o que sempre se falava na cidade. Agora, com um atendimento mais direto, Daniela mostra um outro jeito, disposta a ouvir de perto as necessidades dos moradores.

FAKE NEWS EM FOCO

Em Araruama, o ex-prefeito Chiquinho da Educação (PODE), ou como é carinhosamente conhecido nos dias atuais, “Chiquinho do Chicote”, está numa missão desesperada para viralizar fake news mais rápido do que qualquer influenciador. O político não perde tempo e tem espalhado boatos sobre o governo da prefeita Daniela Soares (MDB), como se isso fosse resolver os problemas da cidade. Dessa vez, ele a fake parecia “roteiro de novela”: Daniela iria se filiar ao PT. Acontece que, ao contrário do que Chiquinho propaga, a prefeita segue firme no MDB, sem qualquer intenção de mudar de partido. Mas nem isso faz com que ele pare de despejar desinformação. E, como se não fosse suficiente, Chiquinho agora terá um programa dele chamado “Hora da Verdade”. Claro, com esse nome, já esperamos que a única verdade por lá seja a de que ele vai inventar mais histórias “mirabolantes” e continuar infernizando a vida de Daniela. Ah, Chiquinho da “Malcriação”, suas malcriações nunca terão fim, não é mesmo?

PRÉ-CARNAVAL NA CAPITAL DO SURF

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), já está no aquecimento para o Carnaval. Afinal, a folia não se organiza sozinha, e a cidade precisa estar nos “trinques” para a festa. Nesta segunda-feira (17), ela reuniu um time de peso no gabinete: o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá; o de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade; o de Saúde, João Alberto; o de Transportes e Serviços Públicos, Lindonor Ferreira; e o Procurador-Geral do Município, Claudius Valerius. Para reforçar o elenco, também marcaram presença o Corpo de Bombeiros Militar, representado pelo capitão Amarildo, o pessoal do 25° Batalhão, o delegado André Luiz, a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e o chefe da Salvamar, André Luiz. E acham que parou por aí? Nada disso! Hoje também teve mais papo sério. A prefeita ainda sentou para uma reunião com o secretário de Relações Institucionais, Antonio Peres, para tratar do programa “Conexão Universitária”. Mas calma, que ninguém é de ferro! Já no último sábado (15), Lucimar deu uma pausa estratégica nos compromissos e foi conferir o evento Sun Race. E quem ela encontrou por lá? Rafael Badá. Pelo visto, a velocidade não fica só na gestão pública.

SEMINÁRIO INTEGRADO

Já em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) segue sua rotina agitada, e no último sábado (15), participou do 1° Seminário Integrado da Gestão Municipal, ao lado do vice-prefeito Joãozinho Maurício (PT) e outros membros da administração. O evento visa melhorar a comunicação entre as secretarias e órgãos da gestão, com o objetivo de “integrar” as partes e otimizar recursos. Durante a palestra, Quaquá usou sua visão única sobre administração para explicar que o governo não é um “monte de pedaços soltos”, mas algo que precisa funcionar como um todo. “Esse é um seminário muito importante. O governo é uma coisa só! Esse encontro nos deu a oportunidade de saber o que cada um está fazendo e planejando realizar”, disse. Os projetos? Bem, esses estão aí, prontos para sair do papel.

PARCERIA DIVINA

Falando em Washington Quaquá, o prefeito de Maricá esteve com o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, no Rio, neste domingo (16). O assunto foi uma parceria pra impulsionar o turismo religioso no município maricaense, além de movimentar o turismo religioso e a cultura da cidade. “É uma honra e uma benção estar aqui com o nosso querido padre Omar. Eu, como cristão e católico, fico muito feliz de estar com o reitor do Cristo Redentor. E no dia 15 de agosto, você estará em Maricá para a festa da nossa padroeira, Nossa Senhora do Amparo, com um grande show para nossa população”, disse. Pois é, Quaquá e padre Omar são amigos de longa data e essa parceria tem tudo pra dar certo.

“Ô ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR”

O prefeito Welberth Rezende (CID) depois de uma semana intensa em Brasília na semana passada, agora está focado no Carnaval. Com poucos dias para a festa, ele já entrou no clima. Nesta segunda-feira (17), reuniu-se com o secretário de Turismo, Leonardo Anderson, e a secretária de Cultura, Valeska Freire, para discutir os preparativos. No encontro, mencionou a importância da segurança pública, destacando que sempre foi prioridade e que o evento tem um histórico familiar e seguro. Este ano, o Carnaval será organizado em conjunto pelas duas secretarias. Curioso sobre as novidades, o prefeito questionou: “O que os foliões de Macaé podem esperar?”. Com isso, oficialmente começa a contagem regressiva para a folia. E o prefeito, embalado pelo ritmo, já entoou com o seu samba-enredo: “Ô abre alas que eu quero passar”.

PEDAL DA FAMÍLIA

No último sábado (15), o prefeito Carlos Augusto (PL) aproveitou o calor para participar do evento “Pedal da Família”, passeio ciclístico do Sesc Verão 2025. Na ocasião, ele falou sobre a quantidade de pessoas unidas pelo esporte e bem-estar. Seu discurso teve como foco a integração, o lazer e a segurança. “O tempo de desordem acabou! Vamos transformar Rio das Ostras em um lugar de oportunidades, onde cada praça, cada rua e cada orla serão palco para eventos que aproximam as pessoas”, afirmou. E ainda deixou claro, para os desavisados: “Quem quer bagunça, procure outro destino.” Falou, tá falado.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias