InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)

Praia lagunar de São Pedro da Aldeia prestes a renovar certificação internacional; Justiça eleitoral aldeense manda suspender página de redes sociais; Após 8 anos, Câmara de Arraial promove entrega de título e comenda; Denúncia afirma que Magdala Furtado não pagou empresa que presta serviços à Saúde; Vantoil Martins na correria em pleno sábado; Alexandre Martins inclui Anarriê Búzios no calendário de eventos do município; Vereador de oposição confirma pré-candidatura em Araruama; Fabiano Horta recebe ministro Alexandre Padilha; Manoela Peres se reúne com equipe do programa 'Segurança Presente'... E muito mais!

SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (17) começa por São Pedro da Aldeia, cidade que está na iminência de renovar o certificado internacional da Bandeira Azul para a temporada 2024/2025, na praia das Pedras de Sapiatiba, uma das primeiras lagunares a receber o título, ocorrido em 2023. A praia aldeense está entre as 49 indicações do júri nacional, que divulgou o resultado no último dia 13. O resultado será em outubro. A Bandeira Azul confere qualidade ambiental a locais que atendem a critérios como sustentabilidade, serviço e qualidade de água, por exemplo. O primeiro hasteamento aconteceu em dezembro de 2023. O prefeito Fábio do Pastel (PL) sempre foi um entusiasta e incentivador das ações ambientais, o que colaborou para chegar ao título e mantê-lo, pela segunda vez consecutiva.

MUITO TRABALHO

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, a conquista é reflexo de muito trabalho em prol do ambiente e do turismo sustentável. “Demonstra claramente a recuperação da laguna de Araruama, que tem hoje três praias com Bandeira Azul. Isso é fruto de um trabalho de décadas, além de alavancar o município no ranking de praias certificadas internacionalmente. Para pleitear a Bandeira Azul tem que ter, no mínimo, dois anos de análise de água. Aqui em São Pedro temos mais de 120 coletas feitas e todas deram de boa qualidade”, destacou Mário Flávio. Além de São Pedro, estão no páreo para renovar o certificado as praias do Forno e Azeda/Azedinha, em Búzios; do Peró, em Cabo Frio; de Ubás (lagunar), em Iguaba Grande, e Pedras de Itaúna, em Saquarema. Já entre as novas praias da Região dos Lagos que concorrem pela primeira vez estão a de Tucuns, em Búzios, e a lagoa do Caiçara, em Arraial do Cabo.

REUNIÃO NA COLINA

Continuando sobre São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) participou de um encontro político, no último sábado (15), com o pré-candidato a vereador Fábio Carioca. O evento, realizado no bairro Colina, teve como principal propósito dialogar com os moradores locais sobre futuros projetos para o bairro e entender as necessidades da comunidade, visando alinhar propostas que possam solucionar os desafios enfrentados.

SUSPENSA POR 6 MESES

Ainda no município aldeense, a juíza eleitoral Anna Karina Guimarães Francisconi, decidiu pela suspensão da página Macega Digital (Instagram e Facebook), do blogueiro Carlos Vítor dos Santos, por 180 dias. O motivo foram os conteúdos ofensivos, não raros, contra o prefeito Fábio do Pastel. A ação foi movida pela executiva do Partido Liberal, legenda que o chefe do executivo representa, e já tinha parecer favorável do Ministério Público.

REUNIU 600 PESSOAS

A noite do sábado (15) foi de homenagens em Arraial do Cabo, reconhecendo cabistas de nascimento e de coração. Após hiato de oito anos, evento aconteceu no Tupy Esporte Clube e foi muito elogiado pelos presentes. Além do Título de Cidadão Cabista, também foi entregue a Comenda Medalha Arraial do Cabo. A solenidade reuniu cerca de 600 pessoas, entre sociedade civil e autoridades, como o prefeito Marcelo Magno (PL) e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB), um dos 70 homenageados e que agora também é cidadão cabista. O presidente da Câmara cabista, Pedro Cajueiro (União), falou sobre a alegria e a importância do momento. “É motivo de muito orgulho retornar com essa solenidade tão tradicional da nossa cidade. Foi um evento pensado, planejado com muito carinho e que deu certo. Só gratidão por esse momento tão especial”, afirmou. Confira outros registros:

________________

NOVA CRECHE

Ainda sobre Arraial do Cabo, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, esteve no último sábado (15) na inauguração da creche em tempo integral Adir Firmo Alves Cunha, na Praia do Anjos. A unidade começa a funcionar já no segundo semestre, com 120 novas vagas. Em 2022 eram 135 vagas em creche em tempo integral e hoje são mais de 500 em toda a rede municipal. Adir era professora e presidente do Conselho Municipal de Educação e faleceu em abril de 2021, aos 58 anos, por complicações da Covid.

SEM REPASSE, SEM EXAME

Em Cabo Frio, mais denúncias de descaso na Saúde estão deixando o legislativo de cabelo em pé, além de revoltar os usuários do setor no município. Segundo o vereador Davi Souza (PP), que foi o receptor dos relatos, os pacientes dão conta de que as empresas credenciadas para a realização de exames de imagem e laboratoriais não estão recebendo o repasse da secretaria de Saúde, por isso os exames não estão sendo feitos. “Os pacientes dão com a cara na porta, e não conseguem atendimento. Outros não conseguem nem marcar. A pergunta que fica é: por que a secretaria de Saúde não está repassando a verba para esses laboratórios? Cadê esse dinheiro? Será mesmo que esse “carma” de pagar a conta vai sempre sobrar para o cidadão cabo-friense que já paga seus impostos?”, questionou ele na rede social. A coluna pediu um posicionamento à Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, e aguarda uma resposta.

ENQUADRAMENTO

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), foi para a rede social, na última sexta (14), avisar que vai pagar o enquadramento referente ao mês de maio, em folha complementar aos profissionais da Educação. Disse ela que, ao todo, foram promovidos 661 candidatos e o pagamento será realizado em quatro grupos. “Em relação ao pagamento da adequação ao piso salarial para os professores, o documento necessário para o reajuste já foi assinado e será protocolado na Câmara Municipal. Assim que a Câmara aprovar, o pagamento será efetuado de forma integral, também em folha complementar”, escreveu ela. A ver.

RECUPERAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A Capela São Benedito, localizada na Passagem, em Cabo Frio, vai receber verba de R$ 2,5 milhões da Faperj. A assinatura do termo de outorga de verba de fomento aconteceu na noite de sexta (14) e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado estadual Dr. Serginho (PL), o presidente da Faperj, Jerson Lima, o subsecretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Leite, o padre Marcelo Chelles, o arcebispo Dom José Francisco Resende Dias e vereadores da cidade. O templo religioso foi um dos cinco projetos contemplados pelo Edital de Apoio à Recuperação do Patrimônio do Período Colonial. Segundo Dr. Serginho, é uma grande conquista para a memória de Cabo Frio: “Restaurar um patrimônio histórico é preservar a nossa memória, nossas raízes religiosas e culturais. Não há progresso sem preservar o passado”, afirmou. Fundada em 1761 para abrigar escravos pertencentes a irmandades, a capela, um símbolo do bairro que é o polo gastronômico da cidade, está fechada há dez anos devido à ação do tempo. A previsão é que a obra seja concluída em até dois anos.

SABADOU NA CORRERIA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), realizou diversas atividades no último sábado (15). Pela manhã, ele fez uma caminhada na trilha ecológica. Após o almoço, compareceu a uma reunião no bairro Canellas City com a pré-candidata a vereadora Suely ‘Dama de Ferro’. Para encerrar o dia, visitou as obras do futuro mirante, que será entregue à população ainda neste mês, com uma solenidade que deve reunir várias autoridades municipais e estaduais.

USINA FOTOVOLTAICA

Ainda em Iguaba, a UFF fará uma visita técnica à Usina Fotovoltaica da cidade, quando acontecerá a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação para a instalação e funcionamento da estrutura, que fica no Morro do Governo, na APA Serra de Sapiatiba. O evento será dia 24 de junho, às 11 horas. Na mesma ocasião, será instalado o Grupo de Trabalho responsável pelo estudo e implementação de um mecanismo de transferência de crédito para a economia local, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia da cidade.

ANARRIÊ BÚZIOS

Já em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (PL) divulgou em suas redes sociais no domingo (16) comemorando o primeiro ‘Anarriê Búzios’. O evento aconteceu na praça do Inefi e foi sucesso absoluto. Com muita comida típica, dança e música, a festa superou todas as expectativas. Eventos como esse são fundamentais para fomentar o comércio local e trazer mais atrativos para o bairro. A festa já entrou para o Calendário de Eventos do município.

VAI CONCORRER

Em Araruama, nesta segunda-feira (17), o vereador Oliveira da Guarda (União) anunciou sua pré-candidatura para vereador pelo partido União Brasil. Com base em sua experiência como defensor da ordem e segurança na cidade, ele oficializou seu compromisso com a Segurança Pública da cidade. Oliveira enfatizou que uma cidade segura é fundamental para o desenvolvimento social e econômico. Além disso, ele manifestou seu total apoio à esposa, a vereadora e pré-candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL).

OPRESSÃO POLÍTICA

Continuando em Araruama, neste domingo (16), o empresário Sérgio Ribeiro (DC), pré-candidato a prefeito, abordou questões relacionadas à pré-campanha eleitoral e às alegações de opressão política por parte da pré-candidata Daniela de Lívia (MDB). Em um vídeo divulgado, Sérgio criticou o que descreve como “interferência indevida do ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB), de impor uma governança de continuidade que coage seus aliados a se exporem e cometerem erros graves (campanha extemporânea) em troca de manter o poder político local”. O pré-candidato disse que essas práticas são ilegais e prejudiciais ao debate democrático, argumentando que distorcem a lisura do processo eleitoral. Ele declarou que a cidade necessita romper com esse ciclo de política retrógrada, caracterizado por promessas vazias e incapacidade de cumprir o que é prometido, e clamou pelo fim do que descreve como coronelismo na região. Eita.

PADILHA EM MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu no sábado (15) o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para conhecer os projetos inovadores da Codemar no município. Padilha desembarcou no Aeroporto de Maricá e visitou as novas instalações, seguindo para a Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, onde fez uma visita técnica ao Centro de Inovação em Aquicultura. A visita incluiu a recém-inaugurada fábrica de rações, onde acompanhou o processo de fabricação, além de alimentar camarões e tilápias em dois dos 10 tanques disponíveis. O ministro estava acompanhado por Horta, o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o secretário-executivo do Ministério de Relações Institucionais, Olavo Noleto, o deputado federal Dimas Gadelha (PT) e outras autoridades. Posteriormente, o grupo visitou a Casa Darcy Ribeiro no bairro Cordeirinho, que será inaugurada em breve, com a presença do curador Gringo Cardia, do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), e do ator José de Abreu.

SEGURANÇA PRESENTE

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), e o deputado estadual Pedro Ricardo (SDD) receberam, na última sexta-feira (14), a equipe do Segurança Presente, que será implementado no município. Durante a reunião, discutiram detalhes da aplicação do programa, enfatizando a importância da parceria entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e a administração municipal para atender à crescente demanda da população por segurança. Manoela destacou que o programa atende a uma antiga demanda por reforço na segurança, especialmente na região de Bacaxá, onde o comércio tem crescido consideravelmente.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo