back to top
quarta-feira, setembro 18, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (16)

Serginho segue na liderança, aponta sondagem; Pesquisa de São Pedro da Aldeia sai nesta terça (17); Penha Bernardes em Brasília com Bolsonaro; Justiça eleitoral indefere candidatura de Andinho Brito; Alexandre Martins e Rafael Aguiar cancelam agenda no fim de semana por luto; Fabinho Costa faz comício esta noite; 'Trinca de ases' nas caminhadas em Saquarema; Washington Quaquá encontra filho de ex-presidente do Brasil; Macaé Evaristo e Benedita da Silva dão entrevista exclusiva...E muito mais!

SERGINHO SEGUE NA LIDERANÇA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (16) começa por Cabo Frio, cidade que amanheceu com uma nova pesquisa realizada pelo instituto Ágora Pesquisa, a qual mostra que Serginho (PL) se mantém na liderança, com 67% das intenções de voto na pesquisa estimulada, ampliando a vantagem para 51 pontos percentuais sobre a atual prefeita, Magdala Furtado (PV), que aparece com 16%. Em seguida, aparecem Rafael Peçanha (REDE), com 4%, Fernando Luiz Cardoso (Novo) e Vinícius Seguraço (UP), com 1% cada. Com a maior rejeição entre os candidatos – 43%, Magdala Furtado enfrenta um desafio maior na conquista do eleitorado cabo-friense. Vale destacar que esta é a segunda pesquisa após Magdala se juntar ao ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), confirmando que o político não conseguiu transferir votos à prefeita, coisa que todos sabem que é realmente difícil. Aliás, antes dela se juntar com MM, já tinha pesquisa mostrando que se houvesse essa união, Serginho morderia um bom pedaço do eleitorado dele. O lado positivo é que a rejeição da atual prefeita caiu de 48,5% para 43%, o que não é suficiente, até o presente momento, para dar a reviravolta que Magdala necessita. O levantamento, registrado sob o número 06406/2024 no TSE. Cabe salientar, que há quatro anos, em 2020, Zé tinha nas pesquisas cerca de 33% das intenções de voto contra 19% de Dr Serginho.

“TIRO, PORRADA E BOMBA”

Ainda sobre Magdala, o comício que ela realizou na noite da última sexta (13) terminou de forma tumultuada após uma confusão envolvendo grupos dos candidatos a vereador de Tamoios, Wander do Celular (PSB) e Tatá de Tamoios (PRTB). A tentativa de um grupo de impedir o avanço do outro resultou em uma briga, com troca de empurrões e bandeiradas. A verdade é que esses grupos têm se estranhado não é de hoje. Ainda bem que o nome da coligação é “União do Bem”, né?

NA ZONA RURAL

Já o candidato a prefeito teve uma agenda rural no fim de semana. No sábado (14), ele esteve na Fazenda Campos Novos, em frente ao Centro Tecnológico. A caminhada, que também teve presença do vice, Miguel Alencar (União), percorreu diversos bairros da zona rural e reuniu uma grande quantidade de carros e moradores. “O que estamos vendo aqui é uma região cheia de potencial, mas que foi deixada de lado. Isso vai mudar”, afirmou Serginho. Nesta segunda-feira (16), o candidato do PL gravou conteúdo para a campanha, andou em carro de som pelas ruas da cidade e agora à noite tem reuniões com candidatos a vereador, agenda que se repete nesta terça-feira (17).

EM TAMOIOS

Já Magdala Furtado (PV) teve agenda intensa em Tamoios, no segundo distrito. No sábado (14), teve um encontro com artesãos da região (imagem), acompanhada do candidato a vereador Carlinhos Carrilho (PSB). Ainda no segundo distrito, Magdala e seu candidato a vice, Léo Mendes (MDB), participaram de uma segunda reunião, dessa vez com o vereador e candidato à reeleição Roberto Jesus (PRTB). Durante o encontro, discutiram propostas voltadas para o desenvolvimento da região e a continuidade de projetos já iniciados no distrito. No domingo (15), a agenda da candidata continuou com reuniões junto a lideranças e apoiadores. O dia foi finalizado com a participação de Magdala e o ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB), na cavalgada no bairro Manoel Corrêa.

A PAUTA É USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

O Conselho Municipal da Cidade (Concid) de Cabo Frio aprovou, nesta segunda-feira (16), a minuta de lei complementar relacionada ao novo zoneamento, uso e ocupação do solo na cidade, durante reunião do Plano Diretor, realizada na Câmara. O documento, formulado pela secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, defende um aumento expressivo no tamanho dos edifícios da cidade, possibilitando a construção de prédios de até 15 andares. Atualmente, os maiores têm oito. O candidato a prefeito, Rafael Peçanha (REDE), participou de parte desse debate e se colocou contrário à mudança. “A gente convive há 40 anos com uma legislação de zoneamento que é entrecortada o tempo todo. A verdade dos fatos é que da década de 70 pra cá, todas as alterações feitas em legislação de zoneamento são específicas para determinadas áreas para atender interesses da especulação imobiliária. Essa é a história de Cabo Frio (…) Preocupa deixar de pensar a cidade como um todo”. Esta reunião do Concid estava prevista para quarta-feira (18), mas foi antecipada para hoje. Segundo soubemos nos bastidores, a mudança no dia da reunião foi avisada em cima da hora, o que impossibilitou a participação de outras entidades, como ongs e concessionárias da Região dos Lagos. A aprovação relacionada ao novo zoneamento ainda vai passar por audiência pública, comissões do legislativo e votação na Câmara. Ainda nesta segunda, Rafael fez corpo a corpo no Parque Burle e agora à noite faz panfletagem na UVA.

PESQUISA DE SÃO PEDRO NESTA TERÇA (17)

Em São Pedro da Aldeia, expectativa grande para a pesquisa de intenção de votos, do Ágora Pesquisa, cujos dados serão divulgados nesta terça-feira (17). O que se pode adiantar é que o prefeito Fábio do Pastel (PL), candidato à reeleição, se mantém na liderança isolada e ainda conseguiu crescer um pouquinho mais em comparação com a última sondagem. A partir das 7h30 da manhã desta terça, tem matéria liberada no site de O DIA.

PASTEL EM MODO TURBO

E por falar em Fábio do Pastel (PL), o candidato à reeleição para prefeito de São Pedro da Aldeia anda animado na campanha. Ele não descansa nem no final de semana: está ligado no modo turbo. Pastel junto com o seu vice, Júlio Queiroz (União), participou no último sábado (14) de um corpo a corpo pelas ruas da cidade, rumo ao bairro Poço Fundo. O prefeito teve a chance de conversar com os moradores e ouvir de perto as suas necessidades. E a Rua do Fogo? Pois é! Lá também, Pastel cumpriu sua agenda realizando uma caminhada. E não para por aí: já nesta terça-feira (17), será realizada uma reunião com as mulheres, a partir das 19h, no galpão do Partido Liberal (PL). O objetivo desse encontro é fortalecer a representação feminina e mostrar que a voz das mulheres é importante para a sociedade.

CAMINHADA COM MENEGUELLI

Do outro lado, o candidato a prefeito, Cláudio Chumbinho (REP), realizou uma caminhada pelo centro da cidade no último sábado (14). Por lá, ele, junto com o seu vice, Paulo Martins (REP), se encontrou com o ex-prefeito de Colatina, no Espírito Santo, Sérgio Meneguelli (REP). Além de apoiar Chumbinho, ele detonou Fábio do Pastel, falando que se arrependeu de tê-lo apoiado nas últimas eleições. E as caminhadas continuaram. No domingo (15), Chumbinho, junto com seu vice, fez carreata de Campo Redondo a São João. Eles aproveitaram para conversar com a população e divulgar suas propostas.

AGENDA MOVIMENTADA

Já a candidata a prefeita na Aldeia, Bia (PSDB), está com sua agenda bastante movimentada. Ela só anda na correria. Junto com seu vice, Flávio Calixto (Avante), percorreram as ruas dos bairros Balneário e Praia Linda neste domingo (15). Ela fez uma pausa para conversar com os moradores através do carro de som, aproveitando para criticar a atual gestão, dizendo que os bairros precisam de melhorias. Bia já está focada em mais uma semana de agendas. Nesta terça-feira (17), ela estará no Parque Estoril, às 9h. Logo depois, na quarta (18), haverá outro encontro com os moradores do bairro Alecrim, no mesmo horário. Na quinta (19), será a vez do bairro São João, também às 9h. Para encerrar a semana, na sexta-feira (20), Bia percorrerá os bairros Vinhateiro e Porto do Carro. No sábado (21), a agenda será no Centro, e no domingo (22), no Porto da Aldeia e na Baleia, às 9h. Ufa! Haja fôlego para essas caminhadas.

DE OLHO NO ELEITORADO

De olho no eleitorado de Bolsonaro em Araruama, a candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) partiu para Brasília nesta segunda-feira (16) para conquistar um vídeo de apoio diretamente do ex-presidente. Já preparando terreno para as próximas eleições presidenciais, Bolsonaro tem buscado formar uma base de direita nos municípios e, em Araruama, ele afirma que é Penha Bernardes. Esse apoio tem mais importância ainda para a candidata do PL porque Chiquinho tem conduzido a campanha de Daniela de Lívia no sentido de criar uma confusão com as cores do Brasil, colocando um slogan muito usado por Bolsonaro. Por isso, Penha busca esse apoio para garantir e mostrar para aquele eleitorado da última eleição para presidente, votou mais de 70% em Bolsonaro, que para o ex-presidente ela é a melhor opção para a cidade.

“VOCÊ VAI TER MUITAS SURPRESAS NESSE DESAFIO”

O candidato a prefeito de Araruama, Sérgio Ribeiro (DC), se pronunciou em relação à pesquisa encomendada para Araruama e que teve pedido de impugnação por parte da candidata Penha Bernardes (PL). Ele se referiu a um vídeo de Chiquinho o desafiando a indicar um instituto de pesquisa eleitoral: “Se o senhor está tão certo da vitória nesta eleição, não vejo por que tanto desespero em realizar uma pesquisa para provar algo, não é mesmo? Se está certo de ganhar, não há motivo para impedir a candidata Dani de participar do debate do sindicato dos servidores, para que a população possa esclarecer dúvidas.” Eita! O engraçado é que agora Chiquinho reconhece Sérgio e Penha como candidatos, porque antes não estava reconhecendo. Para finalizar, Sérgio disse: “Eu não vou pedir instituto nenhum porque estou ouvindo as pessoas. Você vai ter muitas surpresas nesse desafio. Pode esperar.” O clima está tenso. É briga de cachorro grande. A verdade é essa.

BANDEIRAÇO NO CENTRO

Por outro lado, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB) realizou diversas atividades para a sua campanha. Para começar a semana, nesta segunda-feira (16), ela caminhou pelo bairro Mataruna para entregar o plano de governo aos moradores. Logo em seguida, Daniela foi para Boa Perna. No último sábado (14), Daniela, junto com a sua vice, Verônica Januário (Novo), realizou um bandeiraço pelo centro da cidade. Também estiveram presentes a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) e Chiquinho da Educação. Ela também entregou aos comerciantes diversas revistas sobre seu plano de governo. Daniela, assim como os outros candidatos, está atenta ao que as pesquisas podem mostrar.

VAI RECORRER

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, candidato ao cargo este ano, Andinho Brito (União), teve o registro de candidatura indeferido pela justiça eleitoral, por inelegibilidade, nesta segunda-feira (16). A juíza Cristiane da Silva Brandão Lima, da 146ª Zona eleitoral julgou procedente as ações movidas pela Coligação “A Força do Trabalho”, do prefeito Marcelo Magno (PL), e Ministério Público Eleitoral. Entre os motivos principais estão as contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo, referentes aos exercícios de 2013, 2015 e 2016, período em que exerceu o cargo de prefeito. Além das contas, a juíza elenca, em sua decisão condenação por abuso de poder político, condenação por lesão ao erário, falta de prestação de contas acerca de recursos de convênio firmado entre o município e a Funasa e condenação por conduta vedada. A gente já tinha previsto essa situação aqui na coluna. Mas Andinho ainda crê numa reviravolta. Na tarde de hoje, ele postou um stories reafirmando que é candidato sim, e certamente vai recorrer. Segue o baile.

CANCELARAM AGENDA

Em Armação dos Búzios, os candidatos a prefeito Alexandre Martins (REP), que concorre à reeleição, e Rafael Aguiar (PL), cancelaram as respectivas caminhadas que fariam no último sábado (14), dentro de suas agendas de campanha. O motivo foi a morte do sargento Flávio Nogueira, do 25º BPM, morto num confronto com traficantes no bairro de Maria Joaquina. Em respeito aos familiares, eles adiaram o evento. A coluna também se solidariza com o ocorrido e presta condolências à família do policial.

“CONFIAMOS QUE TODOS OS FATOS SERÃO ESCLARECIDOS”

Ainda em Búzios, a secretária da Mulher, Daniele Guimarães, postou um vídeo em seu Instagram, na tarde desta segunda-feira (16), prestando condolências aos familiares da jovem Dayane Varela de Souza, de 27 anos, encontrada morta dentro de casa, em Cem Braças. Daniele disse confiar “que todos os fatos serão esclarecidos pela polícia”. A secretária também reforçou a todas as mulheres vítimas de violência ou as que se sentirem ameaçadas que procurem a sede da secretaria ou a Casa da Mulher Buziana, para buscar ajuda. “Pela Dayane e por todas as mulheres, seguiremos juntas”, acrescentou.

COMÍCIO E CAMINHADA DA FAMÍLIA

Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID) está sempre atento ao que acontece na campanha. Nesta noite, ele participa de um comício junto com o seu vice, Marciley Lessa (PL), mais uma vez no bairro Cidade Nova. O prefeito Vantoil Martins (CID) também está presente. O encontro está reunindo diversos moradores e tem como objetivo discutir as propostas para o futuro da cidade. No sábado (14), houve mais uma agenda política, a “Caminhada da Família 23”, realizada também no bairro Cidade Nova. Com mais de 5 mil pessoas, Fabinho e Marciley arrastaram uma multidão e visitaram inúmeros moradores do bairro. A campanha de Fabinho está turbinada, completamente diferente do seu opositor, Marco Antônio (PSB), que parece estar mais parado do que nunca.

SÓ NOS PASSINHOS

Em Saquarema, a trinca de ases – a candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL), sua vice Dra. Raquel (União) e a prefeita Manoela Peres (PL) – está dando o que falar nessas caminhadas. Elas estão jogando duro e provando que a campanha pode, sim, ficar ainda mais fortalecida. No último sábado (14), deram um pulo em Jaconé para conversar com os moradores. Teve até o jingle da campanha. E olha que elas sabem dar aqueles passinhos para frente e para trás. Até o povo seguiu com elas. Já no domingo (15), estiveram presentes no bairro de Vilatur. Dá para perceber que Lucimar está mais ativa do que nunca. Ela está “on” mesmo. E a oposição? Quem anda um pouco mais parado é o candidato a prefeito Rômulo Gomes (Novo). Esse, sim, não está engrenando na campanha. Vamos ver o que ele vai fazer: se vai agir ou apenas continuar alfinetando o governo de Manoela.

REUNIÃO COM OS JOVENS

Outro candidato a prefeito que participa de diversas reuniões é Paulo Melo (MDB). No último sábado (14), ele, junto com sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), e a deputada estadual Franciane Motta (União), estiveram em um encontro com os jovens. Paulo ouviu diversas pessoas que fizeram parte da história de Saquarema. Mais cedo, no mesmo dia, ele participou de uma caminhada no bairro de Vilatur para conversar com a população. E ainda tem mais agenda. Nesta terça-feira (17), Paulo junto com a Nurimar vão realizar um comício virtual às 19h30. Ele também mantém críticas constantes à atual gestão, afirmando que o governo nunca fez nada e mencionando as denúncias. E, falando em pesquisas? Sobre isso, ele não vai comentar tão cedo. Contudo, ele age com cautela, sem confrontar os dados, ao contrário de muitos que temos visto por aí.

ENCONTRO COM GOULART

Após a justiça eleitoral aprovar sua candidatura, Washington Quaquá (PT) continua na ativa durante a campanha. No último sábado (14), Quaquá teve um encontro importante com João Vicente Goulart, filho do ex-presidente do Brasil, João Goulart. A reunião contou com a presença do ator José de Abreu, consultor de projetos culturais da candidatura, e da esposa de João Vicente, a professora Verônica Goulart. Os dois discutiram o projeto da Fundação que a prefeitura de Maricá criará no antigo imóvel de Jango, localizado no bairro de Ponta Grossa. Quaquá destacou o “legado” de Goulart para a política brasileira. Segundo ele, o novo espaço será um verdadeiro “templo da memória”, onde se poderá reverenciar a democracia, o desenvolvimento e os mais necessitados. Quaquá sabe que isso será fundamental, já que há, inclusive um projeto executivo para a fundação, assinado pelo renomado arquiteto maricaense Oscar Niemeyer.

HORTA EM NITERÓI

Ainda sobre Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) continua se deslocando de uma cidade para outra. Dessa vez, ele foi até Niterói e participou, no último sábado (14), de uma caminhada para apoiar o candidato a prefeito, Rodrigo Neves (PDT). Estiveram presentes nessa maratona o deputado federal e ex-presidente do Flamengo, Bandeira de Mello (PSB); a deputada estadual e delegada Martha Rocha (PDT); e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT). Eles aproveitaram para conversar com os moradores e apresentar suas ideias e propostas. O prefeito também permanece focado em apoiar Quaquá na campanha. É uma correria intensa, realmente. Ele está sempre presente e não perde uma reunião.

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM MACAÉ EVARISTO

A nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, foi uma das principais figuras na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, realizada neste domingo (15) em Copacabana. A 17ª edição, organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – CCIR e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, através do Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, contou também com a deputada federal Benedita da Silva (PT), além de outras lideranças políticas e religiosas, reforçando a importância do respeito entre as diversas crenças. Esta foi a primeira atividade de Evaristo enquanto ministra. Confira no vídeo acima.

BENÉ E DIEGO SILVA PRESENTES NA CAMINHADA

A deputada federal Benedita da Silva (PT) também foi uma das principais figuras na caminhada em defesa da liberdade religiosa, realizada neste domingo (17) em Copacabana. A 17ª edição, organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – CCIR e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, contou também com a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, além de outras lideranças políticas e religiosas, reforçando a importância do respeito entre as diversas crenças. Benedita foi calorosamente recebida pelos participantes e, em entrevista exclusiva, expressou o orgulho ao ver seu neto, o candidato a vereador em Cabo Frio, Diego da Silva (PT), engajado politicamente e participando da caminhada ao seu lado. Confira o bate-papo no vídeo acima.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo