26/12/2024 — 11:48
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (16)

Marcelo Magno recebe equipamento que vai transformar lodo em energia; Alexandre Martins lança calendário de eventos de Búzios; Lívia de Chiquinho anuncia novo projeto durante coletiva com direito a show de ignorância; Vantoil Martins e José Bonifácio em busca de aditivo de convênio com o DER; A indefinição sobre o secretariado de Fábio do Pastel... E muito mais!

Compartilhe

O PIONEIRISMO NO SANEAMENTO DE ARRAIAL E EVENTOS DO ANO TODO EM BÚZIOS

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (16) começa em dose dupla, com eventos importantes em Búzios e Arraial do Cabo. Na cidade mais badalada do Brasil, o prefeito Alexandre Martins (REP) lançou, de forma antecipada, o Calendário de Eventos 2023, com tudo que vai rolar de entretenimento durante o ano. Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), juntamente com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho, inauguraram o Projeto, pioneiro, Retransformar, uma Unidade de Tratamento de Resíduos que vai transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico em uma substância que pode ser tratada e reutilizada como gás biocombustível ou em um tipo de carvão vegetal. Confira.

LODO DE ESGOTO VAI VIRAR COMBUSTÍVEL

Em um momento histórico para o saneamento básico da Região dos Lagos, a Estação de Tratamento de Esgoto de Arraial do Cabo recebeu, nesta segunda-feira (16), o Projeto Retransformar, uma Unidade de Tratamento de Resíduos que vai transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico, material que geralmente é descartado em aterro sanitário, em uma substância que pode ser tratada e reutilizada como gás biocombustível ou em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar, elemento útil para aplicação na agricultura, para recuperar solos degradados e sequestro de carbono. Várias autoridades participaram. O prefeito Marcelo Magno destacou o pioneirismo da cidade e agradeceu a parceria com o Estado. “A gente só agradece, agradece ao nosso secretário Serginho e ao nosso governador, por esse apoio. Arraial do Cabo sendo pioneiro em um trabalho inovador como esse. E volto a dizer que Arraial do Cabo vive grande parte do seu poder de emprego através de turismo, e as pessoas vêm para dentro de Arraial para ver a beleza natural, então o que a gente tá fazendo aqui é tentar preservar o que a gente tem de mais valioso, que é a natureza”, disse.

‘PASSO ENORME PARA ARRAIAL DO CABO’

Dr Serginho avaliou como “um passo enorme pra Arraial do Cabo”. “Porque o material que iria pro lixo vira combustível ou insumo para a agricultura. Já pensou numa realidade prática assim?! Esse é um projeto que, dando resultados positivos, pode ser expandido para todo o Rio de Janeiro e se transformar em um processo econômico sustentável que ajuda o meio ambiente e, ao mesmo tempo, na geração de empregos. Por isso, a SECTI está apoiando esta pesquisa, que irá transformar a realidade da geração de combustíveis no nosso país”, disse o secretário Dr. Serginho. Marcelo Magno completou que a parceria com Serginho é de sempre e vai continuar. “Foi essa amizade, essa parceria, não junto só com a pessoa, como o próprio município, que ele já viveu bastante aqui no nosso arraial do cabo e, inclusive, na nossa região. eu acho que ainda tem muitas outras vitórias a vir com essa nossa parceria”, disse o prefeito cabista.

Alexandre Martins (REP) ladeado pelo vice, Miguel Pereira (PL), e o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP)

ATRAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

Em Armação dos Búzios, o prefeito, Alexandre Martins (REP) convocou coletiva de imprensa para anunciar o esperado calendário de eventos de 2023. A meta é ambiciosa: superar um 2022, que teve direito a Festival de Inverno, de Jazz, MPBúzios e festa de aniversário da cidade com desfile cívico histórico, que vão acontecer novamente esse ano. Uma das novidades deste ano será o “Mundial de Velas da Juventude”, com competidores de 75 nacionalidades confirmadas, em dezembro. “Vai movimentar a cidade de um jeito bem bacana”, disse o prefeito.A iniciativa é, naturalmente, fazer com que a economia circule no município fora da alta temporada, mantendo o comércio aquecido o ano todo. Sobre a antecipação do Calendário, Alexandre deixou claro que quer que as pessoas possam se programar antes de virem para a cidade, escolham a melhor data, os eventos que mais gostam. “Para a gente é muito importante essa programação. E também para os secretários e todos os envolvidos nos eventos tenham tempo de se organizarem. A montagem desses eventos é complexa, sai de um, vai pra outro. A gente está licitando produtora justamente para que tenhamos mais agilidade nos processos”, acrescentou Alexandre. Confira alguns discursos e registros.

____________________

CARLOS CUNHA ALFINETA: “É ASSIM QUE SE FAZ TURISMO”

O coordenador estadual de Turismo na Costa do Sol, Carlos Cunha – que já foi secretário de Turismo de Cabo Frio -, elogiou a programação antecipada de Búzios, que lançou o Calendário de Eventos 2023 no início da noite desta segunda-feira (16), num resort do balenário, e aproveitou para dar um “recado”. “Estou coordenador de Turismo, mas sou do trade turístico, sou empresário e milito na área do turismo há mais de 20 anos. Coordeno não só de Búzios, Arraial, mas de toda região. E é assim que se faz turismo, com calendário de eventos, de forma antecipada. Um calendáiro com antecedência, estruturado, atraente, com datas para que o turista, o visitante e a população saibam quando e onde será o evento”, disse.

MAYCON SIQUEIRA NO RC CAST

Falando em eventos, nesta terça-feira (17), o 53º podcast do Portal RC24h traz como convidado o secretário interino de Turismo de Armação dos Búzios, Maycon Siqueira, que, entre outros assuntos, também vai contar um pouco mais sobre o Calendário de Eventos 2023 da cidade, a ser lançado nesta segunda (16), e quais as expectativas para este ano. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 18h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

O ‘PROJETAÇO’ RESTRITO

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), também convocou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16) para anunciar o que seria um projeto revolucionário para o esporte e educação na cidade e na Região dos Lagos. Chamado de “Milésimo Gol Rei Pelé”, o programa é destinado aos estudantes de escolas municipais e prevê a desapropriação do estádio Guanabara, que será reformado e levará o nome de Estádio Municipal Rei Pelé. A desapropriação geraria muitas expectativas na cidade, uma vez que existe toda uma demanda do esporte no município reprimida, com a falta de incentivos e até mesmo de espaço para treinos. Seria oportuno, por exemplo, utilizar a estrutura para receber jogos do Campeonato Carioca – Série A2, que terá o Araruama Futebol Clube na disputa. No entanto, Lívia deixou claro que o estádio será exclusivo para o projeto. A desapropriação deve custar em algo na casa dos R$ 5 milhões, com deduções daquilo que é devido pelos atuais donos do estádio à Prefeitura. Após o depósito judicial, será feito todo o orçamento das reformas e obras necessárias para tornar o estádio aquilo que está no projeto, incluindo um museu com a história completa de Pelé.

Tadeu Sérgio, de máscara, na ponta da mesa, teve atrito duplo com Lívia

A GROSSERIA DE PRAXE

Dadas as informações sobre o projeto, foco da coletiva, podemos falar sobre a deselegância de Lívia de Chiquinho, que foi, mais uma vez, o ponto alto da reunião da prefeita com a imprensa. Primeiro, celulares deveriam ser desligados e não poderia haver nenhuma captação de vídeo, áudio ou imagem. Além disso, a chefe de gabinete de Lívia, Ângela Barreira, fez questão de afirmar reiteradas vezes que, de forma alguma, a fala da prefeita poderia ser interrompida. A mulher do ex-prefeito Chiquinho da Educação seguiu sem muitas papas na língua e afiada como sempre. Em alguns momentos, houve um certo clima de tensão entre Lívia e o respeitado jornalista veterano Tadeu Sérgio, que tem cerca de 70 anos de idade. Em um primeiro momento, Lívia e Tadeu chegaram a elevar o tom de voz porque a prefeita não deixava que o repórter concluísse seu raciocínio. Em outro momento, enquanto Tadeu trazia uma reclamação de moradores do bairro Parati, a prefeita, para encerrar o assunto, disse: “deixe que eles reclamem, deixa a população comigo”. Lívia também não poupou o Governo do Estado, que é, supostamente, alinhado a ela, e afirmou que precisa fazer investimentos em coisas, como uma Central de Imagens Municipal, porque o Estado não faz a parte dele.

MEGALOMANIA DE CHIQUINHO

No cenário político de Araruama, onde já existe Lívia de Chiquinho e Raiana de Chiquinho (PSD) se constituiu quase que uma terceira persona, que podemos chamar de Megalomania de Chiquinho. A maior escola da América Latina, a segunda maior orla urbanizada do Estado do Rio de Janeiro, o projeto Milésimo Gol Rei Pelé fazem referência, justamente, a essa postura constituída durante os mandatos do clã de Francisco Ribeiro em uma certa fixação constante e obstinada em se colocar como o maior em alguma coisa. É como uma necessidade de autoafirmação. Quanto a homenagem ao rei Pelé, justa, diga-se de passagem, lembra muito o que foi feito logo após a morte do menino João Hélio, que passou a nomear a praça até então conhecida como Antonio Raposo. É curioso, no entanto, que morte de pessoas que repercutam na mídia nacional gerem tanta comoção em Araruama e assassinatos ocorridos dentro da própria cidade, como foi o caso do jornalista Léo Pinheiro, em 2020, sejam tão solenemente ignorados pelo Poder Público municipal em exercício. Dois pesos e duas medidas, para dizer o mínimo.

LEI NOVA PROMULGADA

Ainda em Araruama, tem lei nova em vigor que obriga que agências bancárias e cooperativas de crédito mantenham vigilantes armados 24 horas no interior de suas unidades, incluindo fins de semana e feriados. A medida foi promulgada pelo então presidente da Câmara Júlio César Coutinho (PSC) e tem autoria do vereador Eloi Ramalho (PSD). O objetivo é reforçar a segurança dos servidores e clientes dessas instituições. A lei prevê multa diária de R$ 5 mil para os estabelecimentos que não cumprirem as determinações e pena dupla em caso de reincidência.

ADITIVO DE CONVÊNIO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve no Rio de Janeiro para assinar um aditivo de convênio com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER/RJ) para o programa Asfalto Presente. A ida do chefe do Executivo foi acompanhada pelo fiel escudeiro de Vantoil, o chefe de Gabinete Fábio Costa e o secretário de Obras, Alexandre Freitag. Vantoil declarou estar “bastante otimista na ampliação de parcerias”.

ADITIVO DE CONVÊNIO II

A propósito dessa visita iguabense ao DER, o chefe do Executivo de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), deve ir ao Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (17) na mesma missão. O objetivo da Prefeitura com o aditivo é obter massa asfáltica, essencial para continuidade das operações tapa buraco, que tem sido realizadas no município e intensificados nas últimas semanas.

OBRAS NA ESTRADINHA

Esse esforço maior nas operações para tapar buracos em Cabo Frio coincidem com a chegada do vereador Vanderson Bento à secretaria de Obras. Inclusive, Vanderson publicou um vídeo nesta segunda-feira (16) mostrando como andam as obras na Estrada Velha de Búzios, no bairro do Jardim Peró. A via, segundo Bento, está recebendo todo asfalto da principal. “Agora pôde-se passar com mais conforto nas ruas, que antes tinham muitos buracos”, afirmou o secretário.

MUDANÇAS NO GOVERNO

Em São Pedro da Aldeia, segue indefinido, pelo menos, oficialmente o ocupante da vaga de secretário de Segurança e Ordem Pública. No entanto, o substituto mais cotado para José Maria Cadimo no cargo é o subsecretário da pasta, Diego Amaral. A coluna segue no aguardo de informações oficiais sobre o tema.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo