InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (14)

Zé Bonifácio decide titular da Educação até sexta (18); Moeda Itajuru entra na pauta da Câmara de Cabo Frio nesta terça (15); Alexandre Martins recebe Patrícia Cardinot; Junho Vermelho em Búzios; Vantoil Martins comemora a marca de 10 mil vacinados; Marcelo Magno faz feira e política no fim de semana; Fábio do Pastel na expectativa sobre ação dos royalties; Lívia de Chiquinho em Praia Seca nesta terça (15)... E muito mais!

QUEM VAI ASSUMIR, AFINAL?

De Cabo Frio, a pergunta que não quer calar, desde a última sexta (11), é quem o prefeito José Bonifácio (PDT) vai colocar à frente da secretaria de Educação. Até o momento, o titular da pasta Flávio Guimarães – que seria desligado do cargo no fim de semana – continua no comando. Por telefone, Zé disse que tem conversado com Flávio e que até o fim desta semana um novo nome será definido. Mas por voltas das 20h, logo que começaram a pipocar apostas nas redes sociais, ligamos novamente para o prefeito que garantiu que ainda não bateu martelo por ninguém. Bonifácio disse apenas que pediu ao Flavio mais um dia, e que iria aproveitar que está em casa sozinho (a esposa está no Rio) para “buscar inspiração” e decidir de vez quem será responsável pela pasta. O Sepe Lagos, sindicato da categoria, aposta nos nomes de Márcia Tardelli e Elicéa da Silveira, mas ainda são especulações. Zé não se decidiu. Por outro lado, nos corredores da prefeitura, há quem diga que ele não descarta que pode ser uma das duas, ou até mesmo ambas. Será? Segura a ansiedade aí minha gente!

COVID EM DOSE DUPLA

O secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura, Marcos Azevedo, e a chefe de Gabinete, Tainara Oliveira, são as mais novas vítimas da Covid no executivo cabo-friense. Pelo telefone, Marcos disse que vem reagindo bem a doença. Se sentiu mal no domingo e nesta manhã de segunda (14), decidiu procurar o médico e fazer um teste que acabou confirmando que foi infectado pelo coronavírus. Mas apesar do susto, Marquinho disse que está sentindo apenas dores no corpo e um pouco febril, mas revelou que o desafio vai ser ficar duas semanas em isolamento, diante de tanto trabalho a realizar nos próximos dias. Melhoras aos dois.

MEMORIAL DA COVID

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) sancionou o projeto de lei do vereador Thiago Vasconcelos (foto – Avante) para homenagear as vítimas do novo coronavírus no município. A medida prevê a criação de um memorial confeccionado e administrado pela secretaria de Cultura, sendo uma maneira de preservação da memória, além de oferecer ao povo cabo-friense e aos familiares e amigos de vítimas da COVID-19 um local de luto e de homenagem.

MOEDA ITAJURU NA PAUTA

O projeto da Prefeitura de Cabo Frio de criar a Moeda Social Itajuru, nos moldes da Moeda Mumbuca, de Maricá, é um dos destaques da pauta da sessão legislativa cabo-friense desta terça-feira (15). A ideia do município é, no primeiro momento, beneficiar 500 famílias com 200 itajurus (equivalente a R$ 200) por mês para serem gastos no comércio local cadastrado. Ao Portal RC24h, o prefeito José Bonifácio (PDT) disse que há apenas um impasse em relação ao banco que vai emitir os cartões para o programa, porque não pode ser qualquer um e, por isso, está dependendo de uma ajuda de Maricá nesse sentido. Outro projeto de lei pautado para a próxima sessão ordinária da Câmara é o do vereador Vanderson Bento (PTB) que inclui jornalistas e profissionais da imprensa no grupo prioritário para vacinação contra a COVID-19. Por conta da insegurança em relação aos casos da doença registrados na casa, as atividades presenciais na sede do Legislativo seguem suspensas. Um rodízio entre funcionários continua sendo adotado e as sessões estão mantidas, mas com entrada restrita a vereadores e equipe técnica.

PATRÍCIA CARDINOT SE REÚNE COM ALEXANDRE MARTINS

A empoderada dos negócios imobiliários de Cabo Frio e Região dos Lagos, Patrícia Cardinot se encontrou nesta segunda-feira (14), com o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), para falar de vários assuntos, entre eles empreendedorismo, turismo e tudo mais que envolva o desenvolvimento econômico da península, como o ramo imobiliário. “Búzios cada vez mais se torna um grande polo no desenvolvimento imobiliário e essa valorização só cresce a cada dia. Estamos marcando com investidores que têm interesse em apostar na cidade. A empresa Patrícia Cardinot Imóveis participa dessa proximidade”, disse Patrícia, que não poupou elogios ao chefe do executivo buziano. “Alexandre tem uma atuação diferenciada no comando da cidade e tem tido uma postura arrojada, mesmo nesse momento tenso de pandemia, de comércios fechando. Essa atuação do prefeito é destacada até mesmo no receber a população buziana e todos os que o procuram”, destacou Cardinot. Na ocasião, a empresária também se encontrou e trocou algumas figurinhas com a primeira dama, Daniele Martins, que é secretária da Mulher e do Idoso.

JUNHO VERMELHO

Em Armação dos Búzios, o prefeito, Alexandre Martins (REP) sancionou o Projeto de Lei Junho Vermelho, do vereador Victor Santos (REP), para ressaltar a importância da união de esforços para a doação de sangue. Em comemoração ao Dia do Doador, celebrado nesta segunda-feira (14), a Câmara promoveu uma live sobre esse tema com a participação de Victor Santos, do presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), do vereador Raphael Braga (DEM), do secretário de Saúde, Dr. Marcelo Amaral, do Diretor Executivo do Hemolagos, Marcelo Paiva, e do doador – Vinícius Miguel. O chefe do executivo, através do secretário de Saúde, vai disponibilizar todas as semanas do mês de junho e posteriores, caso haja demanda, uma van para transportar pessoas interessadas na doação de sangue. O primeiro transporte para levar os doadores de Búzios ao Hemolagos está agendado para dia 23 de junho.

ARRAIÁ DO ZANINE

A secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios iniciou uma exposição no Espaço Cultural Zanine com festejos juninos em comemoração ao “Dia de São João”. O espaço está aberto ao público desde sábado (12), até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo o secretário, Luiz Romano, a exposição traz a Cultura dos Festejos Juninos, com seus Santos e suas devoções. A entrada no Espaço Zanine, está limitado devido à pandemia. O uso de máscara e gel é obrigatório. Na abertura da exposição, o próprio prefeito, Alexandre Martins (REP), foi conferir de perto a exposição, ao lado de Romano, que estava todo trabalhado no xadrez. Saudade de uma festa junina, né, meu filho?

ARTICULANDO NOS LAGOS

O pré-candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT), segue se articulando pela Região dos Lagos fechando alianças com políticos de fora de Cabo Frio. Neste sábado (12), Janio esteve em Iguaba Grande, onde tomou aquele cafezinho de lei com os amigos Marciley Lessa (PL), vereador do município, e Otávio Rascão (PDT), ex-candidato a vice-prefeito de São Pedro da Aldeia no ano passado. “Revivendo o passado e projetando o futuro”, escreveu Jânio na publicação. Pelo visto, a campanha segue a todo vapor. São duas lideranças importantes de São Pedro e Iguaba que Janio aproxima no jogo.

10 MIL VACINADOS

A Prefeitura de Iguaba Grande comemorou nas redes sociais, a marca de 10 mil iguabenses vacinados com a primeira dose dos imunizantes contra a COVID-19. O número de pessoas que já recebeu as duas doses da CoronaVac ou AstraZeneca no município já chega a 4.703. Portanto, Iguaba já aplicou 14.703 doses de vacina de um total de 15.125 doses recebidas. Levando em consideração a população estimada de Iguaba Grande pelo IBGE em 2020, 34,67% da população de Iguaba já recebeu a primeira dose, enquanto 16,31% já está completamente imunizada.

SEMANA RECHEADA DE INAUGURAÇÕES

Continuando em Iguaba Grande, a semana do prefeito Vantoil Martins (CID), está agitada por conta das inaugurações e outros eventos em comemoração aos 26 anos de emancipação da cidade. O lançamento da pedra fundamental da E.M. Maria Nazareth Teixeira Neves, no bairro Jardim Solares, que aconteceria nesta segunda-feira (14), teve que ser adiado e nova data será anunciada. No entanto, os outros eventos da semana estão confirmados. Nesta terça (15), tem o lançamento da pedra fundamental da sede própria da secretaria de Obras e Serviços Públicos; na quinta (17), Vantoil vai inaugurar a Rua Profeta Jeremias, no Centro; na sexta (18) será inaugurada a rampa acessível da lagoa de Araruama – que teve que ser adiada semana passada por conta da chuva; e no sábado (19) é a vez de inaugurar a Faetec, evento que deve ter a presença do governador Cláudio Castro (PL). Já na semana que vem, a segunda-feira (21) terá lançamento da pedra fundamental da pavimentação da Rua Mário Belizário, no Centro. Ainda a propósito das inaugurações, outro equipamento que teve a inauguração adiada já tem nova data: o Centro de Capacitação Lahylton Cézar – cujo evento de inauguração seria dia 18 – foi remarcado para 30 de junho.

ENCONTRO NA FEIRA

Domingo é dia de feira, em Cabo Frio, no mercado Sebastião Lan. E neste último (13), o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho, se esbarrou com o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL). MM gosta de comprar uma galinha caipira pelo menos a cada 15 dias. Aproveitando o encontro casual, rodaram juntos pela feira, comeram torresmo, tomaram caldo de mocotó e trocaram dois dedos de prosa. Para além de um momento oportuno de fazer compras, o encontro sinaliza um apoio político já previamente comprometido. Segundo pessoas próximas a MM, ele está fechado com Serginho para renovação de mandato na Alerj. Falando em Serginho, ele esteve no sábado (12) vistoriando as obras do IML de Cabo Frio e aproveitou para anunciar que a inauguração está prevista para 2 de julho. É aguardar para ver.

INAUGURAÇÃO DA POLICLÍNICA

A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo agendou para 13 de julho, a inauguração da Policlínica. Vai funcionar na Av. Liberdade, na Praia dos Anjos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e terá diversas especialidades médicas como dermatologia, pediatria, neuropediatra, alergista, otorrinologista, ginecologista, neurologista endocrinologista e outras. Também haverá atendimento de fisioterapia, psicologia, teste do pezinho e sala de procedimentos. Para atendimento na Policlínica, a marcação das consultas deverá ser feita em uma das oito unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), de acordo com avaliação médica. Governo deposita muitas expectativas nesta inauguração.

EXPECTATIVA GIGANTE

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) continua na expectativa (assim como o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins) de que a justiça se manifeste a favor da ação do município em face da Agência Nacional de Petróleo (ANP) por uma redistribuição mais justa dos royalties. Atualmente, São Pedro recebe em torno de R$ 1 milhão ao mês em vista de outras cidades vizinhas que são agraciadas com quase R$ 10 milhões mensais. A base dessa ação é o aspecto técnico das duas cidades, que estão inseridas na chamada Zona de Influência dos eventuais impactos ambientais, ou seja, São Pedro (assim como Iguaba) faz limite com cidades classificadas como produtoras (Cabo Frio, Araruama) e por conta disso, fazem jus a uma melhor compensação indenizatória. Esta semana, a justiça abriu prazo para que a ANP se manifeste e assim que isso acontecer, o juízo vai dar seu parecer final, que deve sair em julho. A expectativa é gigante nos dois municípios.

SERÁ QUE VEM AÍ?

Após as fortes chuvas que atingiram Araruama na semana passada, está marcado para esta terça-feira (15) a inauguração das obras de ampliação da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro Vasconcellos, com direito até a construção de ginásio poliesportivo reversível para teatro na unidade educacional do distrito de Praia Seca. A previsão é que a cerimônia seja transmitida pelo Facebook a partir das 11h. Na ocasião, assim como estava agendado para a última quinta (10), a revitalização da praça de Praia Seca também deve ser entregue à população. Vamos ver se, dessa vez, São Pedro dá uma forcinha. Não a cidade, mas o santo que controla o registro da chuva.

CHIQUINHO RESGUARDADO

Corre por aí em Araruama que o vereador Oliveira da Guarda (MDB) estava chateado com o primeiro-cavalheiro do município, Chiquinho da Educação, que estaria deixando de atender as ligações do edil. Procuramos Chiquinho nesta segunda-feira (14), para conferir se ele estava dando um gelo em Oliveira, mas ele negou e disse ao Portal RC24h que apenas está se resguardando até se sentir seguro em relação à própria saúde. A disposição do ex-prefeito, atualmente, é só para criticar o presidente. “Isso [disposição para criticar Bolsonaro] não vai faltar enquanto eu não ajudar a tirá-lo do poder”.

FABIANO E OS ROYALTIES

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) participou de um evento online organizado pela Prefeitura de Niterói sobre os Fundos de Royalties do Brasil nesta segunda-feira (14). A reunião falou sobre a criação de reservas financeiras captadas com percentuais de recebimentos dos royalties do petróleo. Maricá foi a primeira cidade no estado a criar e implementar com sucesso um Fundo Soberano. A lei de criação foi aprovada em dezembro de 2017 e o primeiro aporte foi feito em abril do ano seguinte. A transmissão foi mediada pela secretária da Fazenda de Niterói, Marília Ortiz. Entre os participantes estavam o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), os prefeitos de Niterói, Axel Grael (PDT), e de Ilhabela (SP), Toninho Colucci (PL), o professor da UFF Antônio Cláudio Lucas, e o membro da Divisão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), André Martinez.

PSOL COM LULA?

O ex-presidente Lula (PT) deu um passo importante em uma aproximação com o PSOL para corrida pelo Palácio do Planalto no ano que vem. O líder petista se reuniu com parte da cúpula psolista do Rio, como o vereador da capital Tarcísio Motta e a deputada estadual Renata Souza. De acordo com o presidente do PT-RJ, Joãozinho Maurício, o encontro foi uma conversa sobre as preocupações com o Estado e com o Brasil. Entre os assuntos abordados, estiveram os desafios na segurança pública e a recuperação e o desenvolvimento sustentável da economia fluminense. “Foi uma sobre o estado do Rio e o Brasil, mas tratando um pouco de eleição, porque a prioridade desse ano é vacina e emprego. Essas são as lutas que o [ex-]presidente Lula quer colocar, está se dispondo a fazer e nós também”, afirmou João. O fim de semana foi extremamente proveitoso para Lula no Rio, onde passou os últimos dias. Importante destacar o protagonismo de João na construção desses diálogos. Embora o encontro não debateu a sucessão presidencial, ninguém imagina o Psol em outro palanque que não de Lula em 2022. Mesmo que lancem, candidatura própria, como sempre fazem, no segundo turno, fatalmente o coração radical dos psolistas só consegue acenar ao ex-presidente, e olhe lá.

A DISPUTA QUE O BRASIL QUERIA

Bombou na internet a disputa sadia travada entre o governador de São Paulo, João Dória Jr. (PSDB), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), na corrida pela vacinação. Após Dória anunciar que, até 15 de setembro, todos os adultos do estado de SP já terão recebido, pelo menos, a primeira dose da vacina, Paes deu aquela alfinetada e disparou, em tom bem humorado, é claro: “Me aguarde, João Dória. Você é o pai da vacina, mas eu já adotei a criança e ganhei o coração do imunizante. Não me provoque. Estou preparando a resposta”. Na internet, não se fala de outra coisa. Até o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), entrou na onda e começou uma ofensiva para dinamizar a campanha, promovendo um “arraial de vacinação” com doses para todos os adultos com mais de 25 anos. Cláudio Castro, meu filho, cadê você? De qualquer forma, alguma dúvida que é essa a disputa que o povo brasileiro gostaria de ver? Mais corrida pela vacina e menos torneio de mentiras.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content