back to top
04/11/2024 — 08:55
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (14)

Vantoil Martins recebe Marlene Mattos e Júlio Alves para vistoria na futura "Ilha dos Dinossauros"; Marcelo Magno convoca secretariado para discutir alta temporada; Miguel Alencar dá entrevista exclusiva à coluna; Alexandre Martins entrega quiosques a pescadores; André Mônica e Sérgio Ribeiro falam de demissões em Araruama; Bia agradece pelos votos uma semana depois; Manoela Peres no surf e na saúde; Fabiano Horta em Niterói na campanha de Rodrigo Neves

Compartilhe

VESTIRAM A CAMISA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (14) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu Júlio Alves e Marlene Mattos, ex-empresária de Xuxa, que estão a frente do parque temático “Ilha dos Dinossauros”, que será inaugurado ano que vem. O prefeito acompanhou a dupla até o espaço onde será construído o equipamento, numa área do bairro Iguaba Pequena, à beira da laguna de Araruama. Os três, inclusive, já lançaram conceito e vestiram a camisa, literalmente. Júlio estava tão empolgado na área onde será instalado o parque que pegou um coco para beber a água e na hora de cortá-lo, cortou um pedaço do dedo junto. Mas não foi nada grave, ele foi atendido e medicado na UPA. Ainda sobre a Ilha, Vantoil contou que o projeto está na fase do estudo arquitetônico e biológico da área para distribuição dos 70 dinossauros. Só se fala nisso na cidade, a repercussão é grande e os iguabenses não veem a hora de poder curtir a novidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é captura-de-tela-2024-10-14-181224.jpg

REUNIÃO GERAL

Falando em Vantoil, ele convocou secretários e subsecretários para uma reunião, na quarta-feira (16). Entre os assuntos, inaugurações e a alta temporada. Para além disso, Vantoil participa, agora à noite, de jantar em homenagem aos professores, celebrados neste 15 de outubro. O evento acontece na Apierj com direito a música e entrega de presentes.

HASTEAMENTO EM DEZEMBRO

Ainda sobre a “Princesinha dos Lagos”, na manhã desta segunda-feira (14), os secretários de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, de Turismo e Lazer, Ricardo Coutinho, o subsecretário, Rogerinho Sampaio, realizaram uma vistoria técnica na Praia do Ubás, no trecho da Bandeira Azul, visando proporcionar segurança, funcionalidade e acessibilidade aos frequentadores do local. O vereador reeleito e ex-secretário de Turismo, Marcelo Durão (CID), também acompanhou. A vistoria também teve como objetivo o cumprimento das demandas do calendário anual de ações estabelecidas pelas Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul e planejamento na infraestrutura do local. O selo internacional foi conferido à Praia dos Ubás pelo segundo ano consecutivo.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

E quem já está se preparando para a alta temporada do verão é o prefeito eleito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL). Ele tem motivos de sobra para comemorar o ano de 2024, que está a pouco mais de dois meses de terminar. Magno esteve nesta segunda-feira (14) com o vice-prefeito eleito, Diego Silveira (MDB), e a equipe de secretários, entre eles o de Turismo, Júnior Chuchu, e o de Meio Ambiente, Jorge Oliveira. Além de várias entregas de equipamentos e melhorias na infraestrutura da cidade, principalmente na área de saneamento básico, o chefe do Executivo viu seu município se tornar oficialmente a Capital Nacional do Mergulho. O turismo também vem se destacando. Já no domingo (13), Magno esteve juntamente com Chuchu no distrito de Figueira para o Festival da Lagoa. Eles participaram de todos os preparativos. O evento contou com atrações musicais, gastronomia típica da região e cultura. Magno tá on! É trabalho que não acaba mais.

ZOAÇÃO QUE NÃO ACABA MAIS

Ainda no Cabo, a zoeira em relação ao ex-candidato a prefeito, Andinho Brito (União), não tem fim e os memes não acabam mais. Ele até agora nem se pronunciou nas redes sociais para agradecer pelos votos conquistados. É como se fosse a missa de sétimo dia; o cara nem deu as caras. Apesar de ter concorrido indeferido. Depois da pesquisa fake publicada por alguns veículos de comunicação que o colocavam à frente de Marcelo Magno, veio a zoação. E por falar no Ton Porto (PDT), que foi o vice dele? É outro que nem falou mais nada. É, Andinho, quem semeia vento colhe tempestade, e foi isso que deu.

EXCLUSIVA

Em Cabo Frio, o presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito eleito da cidade, Miguel Alencar (União), deu uma entrevista exclusiva à coluna, nesta segunda-feira (14). No “Cafezinho com a Renata”, ele bateu um papo falando sobre a primeira convocação aos concursados da Câmara, no dia 28 de outubro para dar continuidade ao processo de admissão. Miguel também lamentou a ausência de uma mulher e ainda fez comentários sobre as articulações para eleger o futuro presidente da Casa. Ainda na conversa, o presidente da Casa afirmou que não está se metendo em nada que tenha a ver com a disputa da presidência da Câmara. Contou, ainda, como está feliz de ter elegido pai, Milton Alencar, à vereança este ano, inclusive com mais votos do que ele próprio teve. Confira, acima, a entrevista na íntegra.

DENUNCIOU AO TCE

O ex-candidato a prefeito de Cabo Frio, professor Rafael Peçanha (REDE), protocolou, nesta segunda-feira (14), uma denúncia ao TCE acerca do que considera irregularidades no processo de adesão de ata que terceirizou a merenda escolar da rede municipal, em valor superior a R$ 47 milhões. “Não houve transparência, o Conselho de Alimentação Escolar não foi ouvido, vários trabalhadores foram demitidos sem direitos e o procedimento, sem licitação, foi realizado em período eleitoral. O TCE precisa aplicar uma lupa a esse caso e suspender tal absurdo”, defendeu Rafael. Peçanha afirma também que o Decreto Legislativo, recentemente aprovado pela Câmara para suspender o processo, não é válido nem suficiente para resolver o problema. “A gente saúda a boa intenção dos vereadores e o movimento de apoio à categoria através do Decreto Legislativo, mas ele não faz sentido tecnicamente, pois um ato desse tipo serve apenas para sustar os efeitos de decretos do Executivo que extrapolam o poder de regulamentação da prefeitura, o que não é o caso, pois a adesão de ata é uma ação administrativa, não normativa da parte do governo municipal”, explicou. A expectativa é que o Tribunal se manifeste nos próximos dias.

RACIONAMENTO DE COMBUSTÍVEL?

Tem um dito popular que afirma “o que tá ruim, sempre pode piorar”. No caso da prefeitura cabo-friense, a máxima vem se confirmando. Sem contar a derrota na tentativa de reeleição, a prefeita Magdala Furtado (PV), SuperMag tem que lidar com as polêmicas referentes à terceirização da merenda, ata de adesão da Comsercaf no valor de R$ 4,6 milhões e, nos últimos dias, falta de gasolina nas viaturas da Guarda Municipal, que não estariam circulando como deveriam. “Tá a maior bagunça lá na Guarda”, disse um dos denunciantes. E esse racionamento de combustível estariam atingindo outras pastas, como da Postura, Serviços Públicos e Saúde. A coluna entrou em contato com a Prefeitura para saber se a situação procede, mas ainda não houve um posicionamento.

QUIOSQUES NO MERCADO DO PESCADOR

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) assinou os termos de permissão para os quiosques do Mercado do Pescador. Essa etapa marca a conclusão do chamamento público, com cinco contemplados, além de dois quiosques e mais um na Praia Rasa. A entrega das chaves vai acontecer nesta terça-feira (15), quando Alexandre fará o ato pessoalmente. Segundo o prefeito, o objetivo maior é fortalecer a economia local e valorizar os pescadores. Falando em economia, a cidade ferveu nesse fim de semana com o MPBúzios. Tendo em vista a “Semana do Saco Cheio”, a turma do comércio é só alegria. No próximo fim de semana tem mais evento, do Esporte. O XC Run, uma das corridas de montanha mais aguardadas do país, acontece no sábado (19), com largada da Rua das Pedras.

REVIRAVOLTA À VISTA?

Ainda em Búzios, uma reviravolta pode estar se desenhando no cenário pós-eleições. Apesar de não ter havido reclamações sobre a Ata Geral da Eleição, segundo informação do cartório eleitoral local, uma nova fase do processo eleitoral se aproxima: a retotalização dos votos, em razão de alterações nos julgamentos dos recursos contra o indeferimento de candidaturas. A mudança mais significativa envolve os candidatos Dom (PL) e Torres (PSDB), cujo indeferimento ocorreu após a inserção dos nomes nas urnas. O recurso permite que os votos anteriormente considerados nulos sejam contabilizados como válidos. Segundo informações da Folha de Búzios, “analistas apontam que a disputa para a vaga no legislativo buziano se intensifica entre Neemias Lopes (PSDB) e Dida Gabarito (PL), enquanto José de DJ (PRD) pode ser o candidato a retroceder nesse cenário”.

“DEMISSÃO EM MASSA”

O ex-candidato a prefeito de Araruama, Sérgio Ribeiro (DC), comentou a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) ter demitido contratados na secretaria Municipal de Educação. Sem papas na língua. “Sabe por quê? O governo tem que fechar as contas. E vai rolar mais demissões durante essa semana. No máximo, o governo tem que gastar 54% do que arrecada com folha, e já tinha extrapolado. A máquina foi usada de uma forma absurda e agora estão vindo as consequências disso”. Quem também usou a rede social para disparar contra a prefeita foi o ex-candidato a vice-prefeito, André Mônica (União). “Muito se prometeu durante a campanha da Daniela e está aí o resultado, e olha que a cidade tem dinheiro com os royalties do petróleo”. Ele até falou sobre uma fake news que anda circulando: “Um áudio que circulou de alguém, supostamente tentando defender essa atitude inexplicável da prefeita, atribuiu a mim e à vereadora Penha Bernardes (PL) – ex-candidata a prefeita – uma suposta denúncia do MP e que teria partido uma determinação para que a Lívia tomasse essa providência. Isso é tudo mentira. Se realmente foi por conta de uma recomendação do MP, é evidente que isso teria sérias consequências, não só porque ela fez essas contratações de forma supostamente irregular, como também para quem pode ter se beneficiado no processo eleitoral”. Que coisa, hein?! É, para vocês verem que o caldo está engrossando no governo da Lívia, nesse fim de mandato. A ver em janeiro.

“NO MOMENTO OPORTUNO, DEUS COLOCARÁ”

Em São Pedro da Aldeia, uma semana após as eleições, Bia (PSDB) reapareceu em suas redes sociais neste domingo (13). E olha que demorou, hein?! Pelo menos foi lá e agradeceu a todos que participaram durante a sua campanha: “A alegria continua e eu sou muito grata a Deus por cada porta aberta, cada abraço recebido, cada aldeense que acreditou. Sou grata pela nossa coordenação, aos nossos candidatos a vereadores, aos presidentes de partido e ao meu vice-prefeito, que foi incansável nessa batalha. A promessa está de pé e, no momento oportuno, Deus colocará.” Bia teve algumas tretas com o prefeito eleito, Fábio do Pastel (PL), durante a campanha. Só que Pastel revidava; não ficava quieto. Isso se tornou um ponto chave para ele. Bia foi diferente: além de mandar indiretas até no próprio jingle, fez de tudo para tentar desestabilizar Pastel e fortalecer seu apoio. Quem entrou nessa pilha toda foi o ex-candidato a prefeito, Cláudio Chumbinho (REP), que também fazia provocações. Este, depois de perder as eleições, sumiu do mapa.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA E NOVA SALA DE RESSONÂNCIA

Já em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) anda na correria com os eventos que a Prefeitura está organizando e para entregar as inaugurações das obras antes de terminar seu mandato e passar a bola de vez para a sua sucessora, Lucimar Vidal (PL). E por falar em WSL, Manoela esteve neste domingo (13) recebendo a apresentação da Esquadrilha da Fumaça durante a etapa final do Challenger Series, a divisão de acesso ao circuito de elite do surf. Quem estava lá foi o presidente municipal do PL, Antonio Peres. E os compromissos não param. Na última sexta (11), ela acompanhou os últimos preparativos para a abertura da nova sala de ressonância magnética do Hospital Nossa Senhora de Nazaré. A previsão de entrega é para o final do mês. Manoela explicou que esse exame é de alta complexidade, ou seja, não é obrigatório que o município ofereça esse serviço: “Esse serviço deveria ser oferecido pelo estado ou pela União. Mas a gente entende a demanda que temos. São muitas pessoas na fila para fazer esse exame. Elas têm que sair de Saquarema para fazê-lo em outro lugar.” Serão feitas, no mínimo, 200 ressonâncias magnéticas por mês, e a cidade é a primeira da Baixada Litorânea a oferecer esse serviço pelo SUS. Se a oposição reclamava sobre os problemas para zerar a fila de exames, está aí a resposta dela. Quem não ouve conselhos, ouve “coitado”.

HORTA COM RODRIGO NEVES

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foi para o segundo round nas caminhadas políticas. Ele esteve em Niterói, neste domingo (13), para apoiar a campanha de 2º turno do candidato a prefeito, Rodrigo Neves (PDT), que vai concorrer com Carlos Jordy (PL). No primeiro turno, Rodrigo obteve 136.064 votos, enquanto Carlos recebeu 99.920. Quem também está apoiando Rodrigo é o deputado federal e prefeito eleito, Washington Quaquá (PT). A aliança deles visa à transferência de votos mais à esquerda para a frente democrática construída pelo candidato trabalhista, que tem chance de derrotar a extrema direita no segundo turno. Horta está, assim, com um olho na campanha e outro nas obras de inauguração.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo