BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (14)

Políticos da Região dos Lagos se encontram no aniversário de André Ceciliano; Baixas do governo de Zé Bonifácio ainda repercutem; 4 anos sem Marielle lembrado em Cabo Frio; Aquiles Barreto homenageado; Chiquinho da Educação 'dá cano' no PSD e se encontra com Gladys; Marcelo Magno confirma inauguração do mirante com governador; Fábio do Pastel põe a mão na massa em escola; A volta do festejo de São José em Búzios; Articulação pró-turismo em Iguaba... E muito mais!

1466

ANDRÉ, O AGREGADOR

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (14) começa pelo encontro político deste fim de semana. É que mais um ano chegou e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), mostrou que, além de uma grande liderança, é respeitado e notavelmente, um agregador nato. Ao comemorar seus 54 anos neste sábado (12), André foi prestigiado, em um sítio em Seropédica, por cerca de 2 mil pessoas, dentre os quais integrantes de diversos partidos. Foram cerca de 500 carros presentes no local. O PT, partido do deputado, teve representantes como o presidente estadual da sigla, João Maurício. Do diretório dos Trabalhadores de Cabo Frio, estiveram presentes Rafael Peçanha, Adriano Brisola e o presidente licenciado do PT do município, Ricardo Cardoso. Também da cidade, o PDT foi representado pelo prefeito cabo-friense, José Bonifácio, e o trio JJD: José, Janio Mendes e Davi Souza. Ainda no espectro estadual, teve integrantes do PSB, como o deputado federal Alessandro Molon, que é pré-candidato ao Senado, e o próprio governador Claudio Castro (PL). Tem prestígio o homem, hein?!

SEMPRE PRESTIGIADO

Em anos anteriores, a festa de aniversário de Ceciliano contou até com figuras da direita como o atual secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, que, inclusive, chegou a ser criticado por partidários na época, mas lembrou da amizade que construiu com Ceciliano independente de posicionamento político.

________________

POLÊMICA DAS DEMISSÕES

Continuando em Cabo Frio, ainda repercutem as últimas baixas no secretariado de Zé Bonifácio. Principalmente a saída de Carlos Cunha do Turismo. A acusação agora e que ele teria algum esquema de comércio na Praça das Águas. Essas especulações são inócuas. Pelo que nossas fontes afirmam, a demissão de Cunha se deu simplesmente porque o prefeito o chamou ao gabinete e avisou que precisaria do cargo. E ponto. O ex-secretário foi pego de surpresa da mesma maneira que o empresário Bebeto Cardozo, exonerado do Ibascaf. Lembrando que ambos foram muito elogiados por Zé, dias antes dos respectivos pedidos de desligamento. Para tentar pôr fim ao disse-me-disse, o ex-secretário de Turismo recorreu, mais uma vez, a sua linha de transmissão para prestar esclarecimentos, deixando claro que a demissão não foi por incompetência ou corrupção. Desde a semana passada ele está nessa luta. Não tão discreto como Cunha, Cardozo, por sua vez, fala mal de Zé por onde passa, criticando duramente o prefeito.

POLÊMICA DAS DEMISSÕES II

Ainda falando dessas demissões no governo cabo-friense, todos sabem que o ex-prefeito Marquinho Mendes é um verdadeiro ‘talarico da política’ e não é de hoje. Assim que soube que Carlos Cunha havia se desligado da Prefeitura, adivinha de quem ele recebeu um telefonema? De MM, claro, para consolar e oferecer apoio. Marquinho tá muito on para 2024. Embora 2024 esteja longe à beça.

VIDAL NO PODEMOS

O ex-presidente da Comsercaf Jefferson Vidal que já foi muy amigo do prefeito, José Bonifácio (PDT), e, hoje, é muy inimigo, vai fazer um grande festão de filiação ao Podemos. O evento será lá no Paradiso Corporate, nesta quinta-feira (17). É esperada a presença do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, e do secretário de Trabalho e Renda do Estado, Patrick Welber, que preside o Podemos no Rio de Janeiro.

14M: 4 ANOS SEM MARIELLE LEMBRADO EM CABO FRIO

No dia em que se completa quatro anos da morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, pontos na região central de Cabo Frio, na Costa do Sol, amanheceram diferentes. O movimento, em memória da ativista brutalmente assassinada a tiros em 2018, tomou conta das redes sociais nesta segunda-feira (14) e também ganhou as ruas cabo-frienses. Integrantes da executiva do PSOL do município colaram cartazes em pontos como a Praça Porto Rocha, coração de Cabo Frio, e também em postes na Praia do Forte, principal cartão-postal da cidade. Vestindo camisas com a #JustiçaPorMarielle, os militantes carregavam o banner que lembra a data do assassinato da vereadora e de seu motorista, Anderson Gomes, com os dizeres “não seremos interrompidas”. O presidente do diretório municipal, Lucas Muller, comentou nas redes sociais: “14M! Nesta manhã fizemos o Amanhecer por Marielle! Sua memória sempre será lembrada, sua inspiração e luta passada a gerações! Marielle Presente! Hoje e sempre”, postou ele.

SEM RESPOSTAS ATÉ HOJE

Apesar de envolvidos na morte dos dois já terem sido presos, ainda não se chegou à conclusão do caso, uma vez que não foi identificado quem mandou matar a vereadora. Na ocasião do aniversário do fatídico dia, a Câmara Municipal do Rio estendeu uma faixa questionando “quem mandou matar Marielle?”. Os pré-candidatos à presidência, Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) usaram as redes sociais para pedir respostas sobre o crime. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), companheiros de partido de Marielle, como Guilherme Boulos (PSOL), e deputadas, como Jandira Feghalli (PCdoB/RJ) e Tábata Amaral (PSB/SP) também se posicionaram no mesmo sentido.

ENCONTRO INUSITADO

O empresário da Comunicação (rádio Litoral) e ex-deputado federal, Bernardo Ariston teve um encontro nesta segunda-feira (14) com o ex-presidente da República, Michel Temer, no escritório dele, na capital paulista. Ficaram mais de uma hora conversando. O assunto, segundo Ariston foi o MDB-RJ. Mas eu quis saber se as eleições presidenciais entraram nessa pauta, ao que ele respondeu que “a maior preocupação de Temer é unificar o Brasil”. Outro assunto foi o semi-presidencialismo, a mais nova bandeira de Temer. Bernardo disse que ficou muito entusiasmado com a novidade e se sentiu muito prestigiado. Outro bastidor desse encontro foi que, no meio da conversa, Temer ligou para o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, ajustando agenda para quarta-feira (16) em Brasília. E… #partiubernardo.

TRABALHO RECONHECIDO

O secretário Especial de Integração Metropolitana do Rio, Aquiles Barreto, foi um dos homenageados na Câmara de vereadores da capital, na última sexta-feira (11), quando recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, como reconhecimento ao trabalho prestado. A honraria é a principal homenagem que o parlamento carioca presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. O prefeito Eduardo Paes (PSD) esteve presente à cerimônia. E quem também estava lá e tietou o filho de perto – com direito a discursar na tribuna – foi a querida professora e ex-secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto. Tá com tudo e não tá prosa.

CHIQUINHO DO CANO

O PSD de Eduardo Paes promoveu um grande ato de filiação no fim de semana. Da Região dos Lagos, era grande a expectativa para que o ex-prefeito de Araruama Chiquinho da Educação se filiasse ao partido para concorrer às eleições como deputado estadual. A vice-prefeita do município, Raiana Alcebíades, até foi e se filiou ao PSD, conforme combinado. Só que Chiquinho não apareceu, não. “Deu o cano”, como se diz no popular.

IÊ, IÊ, IÊ, INFIEL

As informações de bastidores dão conta de que Chiquinho estava com agenda marcada com o secretário Estadual das Cidades, Uruan Cintra, nesta segunda-feira (14), e cada vez mais, tenta se aproximar do governador, Cláudio Castro (PL), em franca ascensão nas pesquisas. Portanto, a filiação de Chiquinho ao partido de Eduardo Paes, meio que subiu no telhado. Não é novidade nenhuma, esse jeito de ser do Chiquinho. Só para essa corrida eleitoral, Chiquinho (que tem dezenas de processos nas costas e pode, facilmente, ter a candidatura indeferida), chegou a ser chamado de Chiquinho de Lula ao flertar com o PT, namorou sério com o Patriota e quase casou com PSD. Surpresa mesmo seria se o veterano e experiente político cumprisse e levasse sua palavra até o final. A fama de Chiquinho é que o que ele fala, não se escreve. Vamos ver se é um fim do noivado de Paes com Chiquinho ou se vai ter mais alguma novidade para, digamos, reacender o fogo dessa paixão. O que dizem é que a relação que se construía pode acabar em desquite antes mesmo de subir ao altar.

ENCONTRO INUSITADO II

Outra movimentação do Chiquinho que chamou atenção foi encontro que o político teve no fim da semana passada com a ex-vereadora de Búzios Gladys Nunes. Muita gente ficou interessada em saber qual seria o assunto que pautou a conversa de políticos com posicionamento e, supostamente, visão de mundo tão diferentes. Às vezes, a política tem dessas. Além do encontro, une os dois, outro ponto. Nas eleições de 2020, Gladys teimou que teimou que estava elegível. A coluna apontou que a chance da candidatura de Gladys à Prefeitura buziana ser impugnada era muito grande. Ela bateu o pé, brigou com a imprensa, reclamou, achou ruim, não gostou nada do que foi comentado na época, mas foi dito e feito. Chegou na hora, não teve opção a não ser apoiar outro candidato para prefeito, porque estava o quê? Inelegível. A situação não é diferente de Chiquinho. Por conta dos processos que ele carrega, é muito difícil, data hoje, acreditar que ele vá poder ser candidato sem o menor problema. Claro que uma reviravolta pode acontecer nos próximos tempos, mas que a luta na Justiça vai ser árdua, ah, isso vai. Situação que até cego pode ver como deve terminar.

BATEU O MARTELO

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) bateu o martelo e marcou a data para inaugurar o Mirante da Prainha, que ficou pronto na última semana. Será dia 23 de março, com a presença do governador Cláudio Castro (PL), só falta confirmar o horário. Mas as inaugurações não param por aí. Depois do mirante, o chefe do executivo lança, no dia 26 de março a pedra fundamental do programa “Água para Todos”, de saneamento, que vai levar água até o distrito de Pernambuca. Atualmente, o abastecimento é feito só até Figueira, mas uma PPP entre a prefeitura e a Prolagos vai propiciar a ação, que tem investimento total de mais de R$ 100 milhões para os próximos cinco anos (R$ 74 milhões da concessionária e R$ 40 milhões do município). Esse vai ser o ano dos distritos. Inclusive, semana passada, Marcelo recebeu a visita (foto) do presidente da Agenersa, Rafael Franca, e seu vice, Vladimir Macedo, quando discutiram o plano de investimentos de obras de água e esgoto, a melhoria da eficiência da estação de tratamento de esgoto, entre outros assuntos.

ADRENALINA NO FIM DE SEMANA

Continuando no Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) ficou todo bobo com a movimentação enorme que teve na cidade com a corrida da Faetec, que rolou neste domingo (13), com grande participação não só de atletas como também de amadores e pessoas de outras cidades. “Pude ver famílias se divertindo, crianças brincando e pessoas prestigiando o evento de hoje com toda educação e exemplo de cidadania”, disse ele em seu perfil, onde também agradeceu ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, que também estava lá, e ao presidente da instituição, João Carrilho, “pela bela iniciativa”.

SERGINHO LIBERAL

O secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação e deputado estadual licenciado, Dr. Serginho, foi a Brasília no sábado (12) para formalizar sua saída do Republicanos (REP) para se filiar ao Partido Liberal (PL), sigla do presidente Jair Bolsonaro. O deputado federal Carlos Jordy, então do PSL, também fez a troca partidária. Bolsonaro presenciou a filiação e abonou as fichas dos colegas. Ao jornal O Dia, Serginho disse que a filiação foi um convite de Jair e afirmou que a expectativa agora “é de construção de um partido forte junto ao presidente”.

APROVEITOU E PÔS A MÃO NA MASSA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) foi conferir os últimos detalhes da obra de reforma e manutenção da Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, nesta segunda-feira (14). A cerimônia de reinauguração será na quarta (16), às 10h. Como diz o ditado que “soldado no quartel quer trabalho”, Pastel não se fez de rogado, pegou rodo e mangueira e ajudou seus funcionários na limpeza. “Acompanho de perto as ações da Educação, porque é uma das prioridades do nosso governo. Na última sexta-feira, tivemos a satisfação de entregar uma obra linda na Escola Manoel Martins, no Balneário das Conchas. Teremos mais um momento especial com a entrega da Antônio Rodrigues e vem mais por aí”, disse o prefeito.

ESCLARECIMENTOS, NÃO SUSPENSÃO

Ainda no município aldeense, mais cedo surgiu a informação de que o TCE havia pedido a suspensão das obras do novo cemitério da cidade por indícios de irregularidade, por se tratar de obra emergencial. Mas não foi bem assim. Entramos em contato com a assessoria de Gabinete do prefeito Fábio do Pastel (PL), que esclareceu que o Tribunal pediu esclarecimentos sobre a emergência da obra – que a procuradoria do município disse que tem 72 horas para responder -, mas não que paralisasse a mesma. A emergência é fato, lembrando que houve ampla divulgação de prefeitura e da imprensa sobre a falta de vagas para enterro na cidade no período crítico da pandemia. Outro detalhe importante de se ressaltar, é que a obra não é para o cemitério inteiro, “o emergencial é para construção do primeiro módulo para dar vazão à demanda; para o restante do cemitério, é licitação normal”, explicou a assessoria.

TRADIÇÃO DE 86 ANOS

Em Armação dos Búzios, depois de uma semana intensa de lançamento do calendário oficial de eventos do município para este ano, o clima no balneário é de expectativa para a tradicional Festa de São José, que acontece no fim de semana, após longo hiato por conta da pandemia. Os festejos são pra lá de tradicionais entre o povo buziano, é uma manifestação de fé e cultura que acontece há 86 anos. A celebração começa na sexta-feira (18) e segue até domingo (20), com missas, procissão, show de música e barraquinhas de comidas típicas da região.

REAJUSTE ANUAL

Ainda sobre Búzios, está na pauta da sessão desta terça-feira (15) da Câmara Municipal o PL do prefeito Alexandre Martins (REP) que fixa o percentual da Revisão Geral Anual dos salários e vencimentos básicos dos agentes Políticos, empregados públicos e servidores ocupantes de cargo efetivo e em comissão.

ARTICULAÇÃO PRÓ-TURISMO

Em Iguaba Grande, a sexta-feira (11) teve uma reunião da secretária de Turismo, Carla Valle, e o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, com o Capitão de Corveta Geraldo, delegado da Capitania dos Portos. O objetivo foi entender as questões legais para a transferência da sede da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer para o local que, atualmente, é a sede da 4ª companhia da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). O intuito é transformar o local, na orla de Cidade Nova, em um polo turístico na beira da lagoa, com gastronomia e artesanato. Nas redes sociais, teve quem questionasse a retirada do posto de Polícia Militar no local que ocupa atualmente. A Prefeitura de Iguaba Grande respondeu que o posto permanecerá na rodovia Amaral Peixoto, porém será reposicionado “em uma área estratégica para a maior efetivação do policiamento ostensivo na cidade”.

COMEMOROU DECISÃO

O ex-vereador de Macaé Marcel Silvano comemorou, nas redes sociais, uma decisão da Justiça de acatar um processo dele contra o blogueiro André Cabral, que é assessor da Prefeitura atualmente. Segundo Marcel, é “um importante passo no combate à utilização de notícias falsas para atacar reputações e espalhar mentiras contra adversários”. De acordo com a sentença, publicada na semana passada, “a matéria, de autoria do réu, veiculada no Blog do Cabral publicada em 20/10/2018 ultrapassou os limites da informação, atacando diretamente a honra e a dignidade do autor”. A decisão garante a Marcel Silvano direito de resposta, a ser publicado nos canais do “Blog do Cabral” e também prevê indenização por danos morais a ser pago pelo réu, que ainda pode recorrer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui