REABERTURA DO TEATRO MUNICIPAL
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (13) começa por Cabo Frio, onde o prefeito Serginho (PL) vai anunciar a reabertura do teatro municipal Inah de Azevedo Mureb, um sonho antigo, principalmente da classe artística e dos amantes da arte. A novidade é resultado de uma reunião que ele teve hoje, no Rio, com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes. A ideia é fazer um teatro-escola, com apoio da Faetec, o que significa que além de ser um passo importantíssimo para a cultura de Cabo Frio, vai garantir uma educação multidisciplinar. Inclusive o secretário de Cultura, Carlos Ernesto, o Carlão, havia antecipado à coluna que Serginho faria um movimento político neste sentido. Certamente isso vai mexer com a autoestima da cultura cabo-friense e também seria um acalanto para os artistas da cidade.
FIM DA BURAQUEIRA?
Ainda sobre a ida de Serginho ao Rio – foi acompanhado do vice e secretário de Cidade, Miguel Alencar (União) e do secretário de Comunicação, Paulo Becker -, teve reunião com o presidente do DER, Pedro Ramos, pra buscar recurso de massa asfáltica e dar uma melhorada na situação da buraqueira deixada por Magdala Furtado. As intervenções, que também abrangem a iluminação da RJ-106 (Amaral Peixoto), em Tamoios, começarão ainda neste mês. Haverá, ainda, a requalificação completa do asfalto e implantação de sinalização horizontal na RJ-140, entre a ponte da Praia do Siqueira e o limite entre Cabo Frio e Arraial do Cabo. Assim que voltou da capital, Serginho se reuniu com a secretaria de Segurança Pública para discutir o trabalho dos ambulantes no Cabofolia. Em seguida, se reuniria com Fazenda e Administração sobre a questão do salário em atraso do servidor.
RESGATE DE FILHOTES
Continuando em Cabo Frio, no último sábado (11), Miguel Alencar resgatou uma ninhada de filhotes de cachorro abandonados no bairro Portinho. A iniciativa do vice-prefeito ocorreu após ser acionado por moradores que encontraram os animais em situação de vulnerabilidade. Os filhotes foram encaminhados para o Canil Municipal para receberem cuidados e estarão disponíveis para adoção. Para quem se interessar em dar um lar amoroso a um desses filhotes ou a outros animais que se encontram no Canil Municipal, basta procurar a unidade localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 123, em Campos Novos.
AINDA REPERCUTE
Continuando pelo município cabo-friense, um caso que chamou atenção no início do mês e vem repercutindo até hoje foi a demissão da ex-chefe de gabinete da presidência da Câmara, Maria Nazaré Paiva de Castro, após ter se dedicado por mais de 40 anos ao legislativo municipal. A saída de Nazaré, que foi mandada embora pelo novo presidente da Casa, vereador Vaguinho (PL), causou desconforto entre muitos vereadores mas, mais que isso, uma indignação entre servidores, imprensa e população em geral que costuma frequentar a assistência durante as sessões. Até onde se sabe, a demissão de Nazaré seria devido ao corte de custos implementado pelo nobre edil. A imagem acima, feita em novembro passado, mostra Nazaré na cerimônia de comemoração aos 409 anos de Cabo Frio, ocasião em que ela recebeu homenagem os vereadores com a Comenda Major Belegard como reconhecimento pelo comprometimento e pela trajetória da servidora, que iniciou a carreira na Câmara em 1979.
PROCESSO SELETIVO TEVE 26 MIL INSCRITOS
Ainda em Cabo Frio, cerca de 26 mil pessoas devem participar processo seletivo da Educação, cujas inscrições terminaram na última sexta (10). O primeiro balanço apontava 24 mil, mas esse número foi superado. Na tarde desta segunda-feira (13), encontramos com o secretário de Esporte, Alfredo Gonçalves, num restaurante da Rua Porto Alegre. Num papo rápido, ele disse que ficou impressionado com a quantidade de pessoas. Segundo ele, do total, aproximadamente 9 mil são da região central da cidade, pouco mais de 6 mil são de Tamoios e o restante de outros bairros e municípios. “É um número que assusta, são pessoas que procuram emprego. Mas também a gente enxerga com bons olhos esse momento do Serginho, as pessoas buscando emprego na prefeitura de Cabo Frio, tendo a esperança de ser um bom emprego, de receber em dia, tudo isso conta pra que eles estejam buscando essa oportunidade.
CONQUISTA IMPORTANTE
Em Armação dos Búzios, a manhã desta segunda-feira (13) foi de solenidade mas também de uma grande conquista na segurança pública da cidade. Tomou posse a nova delegada titular da 127ª DP, Flávia Monteiro Barros, que substituiu o delegado Geraldo Assed, a primeira mulher a assumir o cargo na península. Dra Flávia tem uma relação próxima com a Região dos Lagos, onde já comandou as DPs de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Também atuou em importantes unidades como a 11ª DP (Rocinha) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Volta Redonda (Deam-VR). A lembrar, a cidade viveu vários episódios de feminicídio nos últimos anos, o que gerou até processo para o prefeito. A primeira-dama, Daniele Martins, que também esteve na posse, disse que tem amizade antiga com Flávia e acredita que essa vinda dela vai somar forças com o município e que a prefeitura se colocou à inteira disposição para garantir que as ações de defesa da mulher “sejam cada vez mais potencializadas”. A atual secretária da Mulher, Karen Coutinho, que também esteve por lá, disse ser um marco histórico uma mulher a frente da delegacia buziana, além de apostar num olhar diferenciado da delegada. “A vinda da Flávia vai garantir a solidificação das ações de enfrentamento à violência contra a mulher”, avaliou a secretária. “Eu estou muito feliz, vamos combater a criminalidade, a violência doméstica, ajudar o turismo internacional, estou muito feliz”, declarou Flávia Monteiro.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
A Câmara Municipal de Búzios realizará, nesta terça-feira (14), às 10 horas, uma sessão extraordinária. Entre os temas em discussão, destaca-se o projeto de lei de anistia para pagamento de débitos tributários em atraso, de autoria do Poder Executivo, que visa facilitar a regularização de dívidas municipais. Outro destaque da sessão será a análise do projeto de resolução para a criação da Comissão Especial de Acompanhamento de Obras de Drenagem e Prevenção de Alagamentos, de autoria do vereador Raphael Braga (PRD). A proposta busca monitorar e fiscalizar ações voltadas para evitar transtornos relacionados a alagamentos no município, especialmente durante períodos de chuvas intensas. Além das deliberações, a sessão contará com a cerimônia de posse do vereador Uriel da Saúde (REP), que assumirá o cargo em decorrência do licenciamento da vereadora Jô da Saúde, do mesmo partido, que foi nomeada secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. As sessões são abertas ao público e podem ser acompanhadas presencialmente, no plenário da Câmara Municipal, e virtualmente, pelo YouTube e pelo Facebook.
SE DISFARÇOU DE TURISTA
O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu, se “disfarçou” de turista no último sábado (11) para fiscalizar as atividades. Quando o assunto é a alta temporada de verão, Chuchu faz de tudo para dar atenção especial. Na ocasião, ele flagroiu os guias que estavam fazendo a entrada com os grupos de turismo e não acompanharam as pessoas até o ponto obrigatório. E o ordenamento para o verão continua “a todo vapor”. O objetivo é fomentar o turismo nessas áreas, garantindo que a experiência dos visitantes seja mais diversificada e que a economia local se beneficie de forma mais ampla.
NOVO LÍDER
Ainda no Cabo, na última sexta-feira (10), durante sessão da Câmara Municipal, o vereador Bruno Carudo (PSD) foi anunciado como o novo líder de governo. O presidente da Câmara, Dieguinho (PL), também participou da sessão. Bruno, de 44 anos, está em seu primeiro mandato como vereador. Antes de ser eleito, atuou nos bastidores da política e participou de diversas campanhas eleitorais.
OS DINOSSAUROS ESTÃO CHEGANDO
Em Iguaba Grande, a expectativa pela inauguração da “Ilha dos Dinossauros”, espaço de educação, lazer e entretenimento que a cidade vai ganhar em julho próximo, é imensa. A gente vem divulgando o assunto aqui desde a primeira visita dos empresários à cidade para conferir a viabilidade de se instalar o negócio por lá. Na última sexta (10), o prefeito Fabinho Costa (CID) recebeu a equipe empresarial do parque jurássico, composta por Marlene Mattos, Júlio Alves, Serginho e a diretora jurídica do empreendimento, Carolina Moraes, para começar os processos burocráticos do início das obras. Também acompanharam o encontro o vice-prefeito, Marciley Lessa (PL), e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Vantoil Martins, e de Meio Ambiente, Júnior Guimarães. Na ocasião, os empresários trouxeram modelos de Tyrannosaurus rex para observarem questões estéticas e de planejamento do perímetro do parque, além de apresentar para a população uma mostra do que será a Ilha dos Dinossauros. “A Ilha dos Dinossauros terá um papel fundamental no crescimento de Iguaba e na vida dos iguabenses beneficiados pelos mais de 500 empregos diretos abertos pela iniciativa. Hoje, Iguaba honra o seu sobrenome e entra para a história”, avaliou Facbinho.
MUTIRÃO DE SERVIÇOS
Falando em Fabinho Costa, ele foi conferir de perto, no último sábado (11), o mutirão de limpeza em Iguaba Pequena. Quem estava lá eram o secretário de Serviços Públicos, pastor Mauro, e o vereador Dudu de Natalino (REP). Fabinho também aproveitou para ouvir os moradores: “Nosso objetivo é garantir um ambiente mais limpo, organizado e seguro para a população. Com ações como essas, queremos trazer mais qualidade de vida para todos os bairros da cidade”. A ação incluiu serviços como roçagem, limpeza geral, poda de árvores e o uso de máquinas de patrolamento para melhorar as condições das ruas. Seja na chuva ou no sol, Fabinho está em todo lugar. O importante é mostrar serviço.
APENAS UM EQUÍVOCO
Em São Pedro da Aldeia, deu o que falar a “exoneração” do secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, publicada erroneamente na última sexta-feira (10). Mas até provar que “focinho de porco não é tomada”, já viu, né? Foi o suficiente pra choverem especulações na cidade, principalmente de que Diego e o prefeito Fábio do Pastel (PL) tiveram “uma briga feia”. A gente conversou, por telefone, com o secretário, que esclareceu o ocorrido. “Foi um equívoco, já estou nomeado novamente, deve sair no próximo boletim, entre hoje e amanhã. Não teve briga nem feia nem bonita, não mudou nada. Inclusive quando saiu “a exoneração”, estávamos juntos, eu, o prefeito, o secretário de Governo, Junior, e outras pessoas do governo. Tá tudo certo, graças a Deus o trabalho continua. E esse ano vamos ter grandes entregas na área da segurança pública na cidade”, garantiu Diego.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ainda na Aldeia, o chefe de Gabinete de Pastel, Fernando Frauches, foi olhar a quantas anda a construção da nova sede da Escola Municipal de Educação Especial (EMESPP), no bairro Nova São Pedro. O investimento é de mais de R$ 4 milhões em recursos próprios. Atualmente, a obra está na fase de instalação das caixas de passagem internas e externas, além da regularização da área destinada ao estacionamento. Conforme o cronograma estabelecido, a próxima etapa envolverá a execução da elétrica e hidráulica e a implementação das telhas. Pastel também esteve lá, mais cedo, nesta segunda. “Em breve, os alunos matriculados na EMESPP terão acesso a um ambiente moderno e melhor equipado. Essa era uma das prioridades do prefeito, já que a antiga sede, no bairro Bela Vista, era um galpão inadequado, sem ventilação, deixando as crianças praticamente trancadas. Tenho certeza de que a população aprova essa iniciativa”, afirmou Frauches.
NOVO GOVERNO, VELHO PROBLEMA
A situação das filas no PAM de Araruama voltou a repercutir nas redes sociais, nesta segunda-feira (13). O problema, que acontece há mais de uma década, foi novamente abordado durante uma reportagem da InterTV, indicando que permanece sem solução. Em 2016, a então prefeita Lívia de Chiquinho (PODE), atualmente secretária de Governo, prometeu acabar com as filas para marcação de consultas, mas a medida não foi implementada de forma eficaz. De acordo com relatos de moradores, houve apenas uma redistribuição do problema. Em vez de concentrar a demanda em uma única fila no PAM, a marcação de consultas passou a ser feita em filas menores nos postos de saúde do município. Com a posse da nova prefeita, Daniela de Lívia (MDB), há 13 dias, a expectativa da população é de que sejam apresentadas soluções que melhorem o sistema de atendimento à saúde. A administração atual enfrenta cobranças devido à insatisfação popular gerada pela gestão anterior.
SOBREVOARAM NA ZONA PORTUÁRIA
O vice-prefeito de Maricá, Joãozinho Maurício (PT), vem trabalhando arduamente na administração municipal, ao lado do prefeito Washington Quaquá (PT). No sábado (11), ele recebeu o ministro da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. O objetivo da visita foi conhecer o local onde será construído o Porto de Jaconé. Também estavam presentes para recepcionar Olavo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, e o diretor da empresa DTA Engenharia Portuária e Ambiental, Rodrigo Ruic. Eles aproveitam para fazer um sobrevoo na zona portuária da cidade. No local, a comitiva conheceu a área onde está prevista a construção da Zona de Processamento de Exportação. A expectativa é de que as obras comecem em até 90 dias. Serão investidos R$ 12 bilhões em capital privado para a construção do porto, sendo R$ 2,5 bilhões destinados à primeira etapa. O empreendimento ocupará uma área de 5,6 milhões m². O local é privilegiado, pois possui um calado natural de 25 metros de profundidade e fica a 500 metros da praia. Essa parceria entre Joãozinho e Quaquá já está dando o que falar. São projetos que não acabam mais.
“HÁ COISAS QUE SÓ ACONTECEM AO GLORIOSO”
Enquanto isso, o ex-prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), anda curtindo uma “pelada”, mas de olhos bem abertos, como aconteceu no último sábado (11), no estádio Nilton Santos. Horta ficou impressionado quando o Maricá venceu o seu time por 2 a 1, pelo Campeonato Carioca. Quem diria, hein? Pois é! “Rapaziada, há coisas que só acontecem ao glorioso Botafogo. Campeão da América, campeão do Brasil, hoje batiza o Maricá na primeira divisão do futebol carioca. A gente viveu para ver isso: Maricá ganhar do Botafogo. Que loucura. Parabéns aos jogadores!”. O mais botafoguense dos prefeitos ficou de “queixo caído” pela derrota, mas feliz pela alegria dos maricaenses.
FESTIVAL DE VERÃO
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), já iniciou o planejamento para a programação do Festival de Verão. Na última sexta-feira (10), ela esteve acompanhada da secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, e do secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá, para conferir a montagem das barracas e do palco. O evento ocorrerá até o dia 22 de fevereiro, com um total de sete shows de nível nacional e uma programação de atividades esportivas e culturais, voltadas para atender tanto os moradores quanto os visitantes. Lucimar segue ativa, alinhando os eventos que estão por vir e se reunindo com os secretários. O início de uma gestão é assim mesmo: tudo na correria.
EX-ASSESSOR DE BOLSONARO É SUBSECRETÁRIO DE SEGURANÇA
Ainda em Saquarema, Lucimar Vidal nomeou Fabrício Queiroz como subsecretário de Segurança e Ordem Pública. O ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL) não conseguiu se eleger vereador na cidade (588 votos) e ficou como suplente. Queiroz, que se apresentava na rede social como “soldado de Bolsonaro”, foi apontado pelo MP como operador do esquema de rachadinha no gabinete de Flávio quando ele era deputado na Alerj. Ele é policial militar e chegou a ser preso em 2020, porém foi solto em 2021 e no ano seguinte o caso foi arquivado.
REUNIÃO COM OS SECRETÁRIOS
Em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) está com aquele “gás a mil por hora”. Todo final de semana tem sido bastante agitado. Já dá para imaginar como serão os próximos. Pois é! No último sábado (11), ele se reuniu com diversos secretários para uma reunião estratégica: “Aqui, o trabalho não para, porque a missão de resgatar nossa cidade exige dedicação total. Estamos determinados a devolver a dignidade e a qualidade de vida que nossa população merece.” É, Carlos, a hora é agora! É preciso que tudo esteja alinhado, organizando rapidamente com os secretários para cumprir todas as demandas planejadas para os próximos 90 dias: “Não adianta imaginar o desfile de 7 de setembro se não entregarmos a merenda, o uniforme e a quantidade de professores, além de resolver a questão da coleta de lixo.” E o tempo passa rápido! Num piscar de olhos, o prefeito vai encerrar o mês de janeiro com diversos eventos. Tem projeto Botinho, Sesc Verão e, é claro, o Carnaval, que movimenta o turismo e a economia da cidade. É tudo de uma vez só. Haja fôlego!