CONEXÃO CABO FRIO-JAPÃO
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (13) começa por Cabo Frio, onde o cônsul-geral do Japão no RJ, Ken Hashiba, foi recebido pelo prefeito José Bonifácio (PDT). Pela manhã, Hashiba visitou o terreno onde será construída a nova sede da Apae de Tamoios, que será custeada pelo consulado. Em seguida, foi conhecer o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. À tarde, o cônsul e o prefeito cabo-friense firmaram o convênio em cerimônia de assinatura do contrato, ocorrida no Palácio das Águias, acompanhada por diversas autoridades.
DEU ‘UMA DURA’ NA SECRETÁRIA
Ainda sobre Cabo Frio, a vice-prefeita, Magdala Furtado (PL), deu uma senhora “enquadrada” na secretária municipal de Fazenda, Daniela Mendes. Ocorre que, logo após a repercussão da entrevista que Magdala deu ao RC Cast, no último dia 7 (véspera do Dia Internacional da Mulher), quando ela falou da violência política que as mulheres sofrem, incluindo ela própria, que, no caso, foi isolada pelo prefeito. E Daniela, que também é filha do secretário de Saúde, Janio Mendes, se utilizou da condição de mulher para desqualificar o assédio e violência política que Magdala tem sofrido. Daniela fez uma colocação como se representasse todas as mulheres do governo, o que não é o caso. Mas, ao que parece, a fala de Daniela não está convencendo ninguém. Inclusive a própria vice-prefeita tratou de dar um escracho nela no intuito de pará-la, porque essa mania já tá feia: ao invés de somar forças com as mulheres, soma com os homens. Natural que ela, como secretária indicada pelo pai e que trabalha pro prefeito, fique ao lado do chefe do executivo, né?
TEMPORADA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
A partir desta quarta-feira (15), está aberta a temporada de audiências públicas em Cabo Frio, e é de extrema importância que a população fique atenta sobre esse agendamento nas próximas semanas. De cara, são três audiências de suma importância: Plano Diretor, Código de Obras e o projeto para construção de parque aquático e resort nas imediações da Ilha do Japonês. A coluna entrevistou o presidente da Câmara Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), que destacou as duas primeiras como essenciais. Na quarta, a partir das 9h, o debate será em torno do PL para atualização do Plano Diretor sustentável do município de Cabo Frio. Uma semana depois, no dia 22, a pauta será o PL para atualização do Código de Obras. “Após, eu sugeri ao vereador Davi (Davi Souza, PDT) uma discussão em cima da lei, já implementada, do Plano Municipal de Cultura, que tem que ser discutido e atualizado a cada dois anos e não está sendo. Vamos discutir com os membros possíveis alterações dessa lei”, explicou o presidente da Câmara cabo-friense. Plano Verão também está no radar, assim como o mega projeto do parque de aventuras no Peró e um resort e parque aquático nas imediações da Ilha do Japonês. “A cidade tem que participar e opinar para que, aí sim, o parlamento possa estar junto, em qualquer tipo de posicionamento a favor da sociedade cabo-friense e da cidade”, acrescentou.
NAZARÉ PRESENTE
Inclusive, sobre essa entrevista com Miguel na Câmara, não dá para deixar de destacar a diva do Legislativo cabo-friense, Nazaré Paiva. Ao chegar no Parlamento, lá ela estava, toda maravilhosa com um terninho branco. A funcionária da Câmara é uma pessoa muito querida por todos, simpaticíssima, carinhosa, é sempre um prazer lidar com a gentileza e a competência dela na frente dos trabalhos na Câmara. Mulher de ouro!
MAIS ENTREGA DE CARTÕES
O bairro Manoel Corrêa conta com novos 64 contemplados do programa, que vão receber 200 itajurus mensais assim como as outras 2.500 famílias já beneficiadas. Todos os novos beneficiários compareceram nesta segunda-feira (13) na Prefeitura para receber os cartões e entender um pouco mais sobre como funciona a Moeda Itajuru. A equipe de Assistência Social realizou diversas visitas técnicas para mapeamento social, buscando novas pessoas que se encaixam no perfil do benefício. Já foram mais de R$ 5 milhões movimentados.
DE OLHO NAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
Em cumprimento a uma decisão judicial, o MPF realizou, nesta segunda-feira (13), vistorias nas Dunas do Peró, em Cabo Frio. A ação contou com a presença do procurador da República, Leandro Mitidieri, e de ambientalistas liderados por Lucas Müller. A ação teve o propósito de verificar possíveis construções na área de proteção ambiental, tendo em vista que o local tem sido cobiçado por especuladores mobiliários. Após averiguações, com auxílio de drones, inicialmente, não foram constatadas possíveis construções, além de cercas que seguem dividindo terrenos. O procurador Mitidieri afirma que as imagens registradas durante esta segunda serão novamente analisadas, pois toda cautela é importante neste caso. “É para realmente evitar qualquer construção ali”, afirmou. Conforme o documento judicial, a ação teve como principal objetivo conferir se as sociedades empresárias teriam efetuado novas construções e/ou supressão de vegetação nativa, com base na última licença ambiental expedida pelo INEA.
FEST VERÃO 2023
Em São Pedro da Aldeia, o Fest Verão promete agitar o município nas próximas semanas. Nesta segunda-feira (13), por exemplo, a programação conta com jogos de beach soccer nas categorias sub-15, sub17 e adulto. O torneio é muito tradicional e envolve tanto jogadores da cidade quanto do estado. Além das partidas de beach soccer, carro-chefe do torneio, a programação da 39ª edição do evento conta com as modalidades futevôlei, vôlei de praia, canoa havaiana, frescobol, aquathlon, natação e corrida rústica. A grande novidade de 2023 ficou por conta da inclusão do jiu-jitsu, beach tennis, judô e boxe. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), acompanhou a abertura do evento, na sexta (10), e disse que o comprometimento da gestão dele também está em promover a qualidade de vida aos nossos jovens, seja por meio do esporte, da cultura ou da educação. “Tenho certeza que o Fest Verão proporciona isso aos nossos jovens atletas e, por isso, continuaremos sempre com este evento”, disse Fábio.
GOVERNADOR NA ÁREA
Já nesta terça-feira (14), Fábio do Pastel (PL) recebe o governador, Cláudio Castro (PL), para a cerimônia de entrega da nova frota de ambulâncias do SAMU. Os veículos vão atender São Pedro, Saquarema, Silva Jardim, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande. A solenidade será realizada às 9h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. Cabo Frio, por exemplo, vai receber três novas unidades. Aliás, o governador Cláudio Castro chegou a confirmar presença em outro evento na Região dos Lagos nesta segunda (13): a inauguração do novo hospital municipal de Saquarema. Quem anunciou a presença do governador foi a prefeita, Manoela Peres (UNIÃO), nas redes sociais.
CONSELHO DE CULTURA NA LUTA
Ainda em São Pedro da Aldeia, o imbróglio na área da Cultura está fervendo. Os membros do Fórum Permanente da área estão de olho na tramitação do Projeto de Lei do Executivo sobre o novo sistema de cultura da cidade. Segundo nota do Fórum, neste PL, há vários artigos criados e extintos e alguns, inclusive, suprimem direitos da Sociedade Civil garantidos. “Por ser um instrumento de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil, é imprescindível que estejamos de fato representados nesta construção de forma efetiva”, escreveu o Fórum. Após a PL ir para o expediente da Câmara, os integrantes do Fórum começaram a cobrar uma audiência pública do Legislativo para discutir o projeto. Vamos acompanhar o desenrolar desse novelo.
QUE SEMANA, HEIN?
Falando agora de Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) fez questão de comparecer ao encerramento da programação da Semana da Mulher no município, na sexta-feira (10), com show da banda Melim. A última semana foi correria para o chefe do Executivo. O prefeito chegou de Portugal, abriu o evento na Praça do Inefi, na Rasa, no Dia da Mulher, viajou para Brasília para agenda com ministro e ainda correu para conferir a atração musical que lotou a cidade. Uffa! Que loucura, né? Aliás, a semana já começou com visita de Alexandre a uma escola no município nesta segunda-feira (13). Ativou o modo turbo.
LIVE DO PREFEITO
Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) anunciou, para esta segunda-feira (13), uma live com o objetivo de tratar sobre as principais obras em andamento no município. A transmissão, marcada para 19h, foi compartilhada no perfil do secretário de Obras iguabense, Alexandre Freitag. Os detalhes dessa live, você confere na próxima edição da coluna Boca Miúda.
ESTADO DE ELIFAS
Por falar em Iguaba, a coluna continua atualizando o estado de saúde do vereador Elifas Ramalho (PP), baleado na noite de quinta-feira (9). Segundo o também parlamentar Adriano Tikinho (UNIÃO), amigo pessoal de Elifas, o vereador está muito abalado com as dores físicas e principalmente as emocionais. Quanto às investigações sobre o caso, a delegada da 129ª Delegacia de Polícia, Drª Janaína Peregrino, a apuração segue sob sigilo. A delegada disse que não pode passar nenhuma informação.
PEDRO CAJU NO RC CAST
O 64º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (14), terá como convidado o presidente da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, vereador Pedro Caju (UNIÃO), que recém assumiu a chefia do legislativo. Além de conhecer um pouco mais sobre a história do político, de 34 anos, vamos saber das expectativas do parlamento cabista para o ano de 2023. E vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 18h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio). Vale a pena conferir.
FESTÃO DE MELMAN
A neta do ex-prefeito de Arraial do Cabo Henrique Melman Ana Carolina Melman, que completou 32 anos no início do mês, fez uma festa na lendária mansão do Pontal do Atalaia no último sábado (11). O evento reuniu amigos, parentes e pessoas próximas. Quem marcou presença por lá, inclusive, foi o presidente da Câmara de Arraial, Pedro Caju (UNIÃO). Ao ser anfitriã da festa, Ana relembrou os velhos tempos das recepções, jantares e petits comités que o avô promovia no local. Aliás, nesse sentido, os convidados chegaram até a entoar um grito de campanha dizendo algo como “Vote no 12 com o coração, vote na Melman da nova geração”. Ana é vista como sucessora natural do legado de Henrique e a hipótese dela sair candidata a vereadora nas eleições do ano que vem tem sido, de fato, estudada. Ana tem vocação para política, e gosta do tema. Justamente por isso, há quem diga que a vereança é pouco para ela e tem gente defendendo que ela seja candidata a prefeita ou vice. Será que vem aí? 2024 tá chegando.
LIXO NO PONTAL
As prainhas do Pontal do Atalaia ficam lotadas no fim de semana e, infelizmente, frequentadores não tem respeito pela natureza. Muito lixo foi visto no local neste fim de semana e fica difícil não defender que haja cobrança de uma taxa de proteção ambiental no local e até mesmo a limitação de barcos e presença de pessoas nas praias do conta desses mau frequentadores. A Prefeitura precisa tomar providências, que seja uma capacitação para aqueles ambulantes que trabalham por ali, enfim. Não dá para ficar nesse jeito, esperando o dia seguinte para poder recolher o lixo. Mas o problema mesmo, convenhamos, está na falta de educação do frequentador da praia. O secretário de Turismo, Júnior Chuchu, tem ciência da situação e disse que esse é um problema que eles estão tentando melhorar e vendo soluções para resolver. A natureza espera respostas.
FISCALIZAÇÃO DE ESGOTO
A Prefeitura de Araruama publicou, na sexta-feira (10), um decreto que determina a fiscalização para verificar a existência de fossa, filtro e sumidouro nos imóveis residenciais e comerciais no bairro Salinas. A suspeita é de despejo do esgoto in natura em vias públicas e galerias pluviais, colocando em risco a Laguna de Araruama. No mesmo dia, fiscais das secretarias de Meio Ambiente, Obras e fiscais de Posturas realizaram a primeira ação de fiscalização. Segundo o decreto, os imóveis que não possuírem os itens de saneamento serão notificados e irão sofrer as sanções previstas em lei. Além disso, os proprietários terão um prazo de 60 dias para regularizar a situação e instalar todo o sistema de saneamento.