CASTRO VAI DESTINAR R$ 1 BI AOS MUNICÍPIOS
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (13), começa pelo Palácio Guanabara, onde o governador Cláudio Castro (PL) reuniu prefeitos e representantes dos 92 municípios, para o lançamento do programa “Cuidar + Saúde para Todos”. O Estado vai destinar cerca de R$ 1 bilhão em recursos para a atenção básica em saúde – 70% para custeio e 30% para obras de reformas. Depois de vir por duas vezes, somente este mês, à Região dos Lagos, desta vez o encontro foi na capital. Participaram da solenidade os prefeitos de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT); de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID); de Búzios, Alexandre Martins (REP); de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL); de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL); e de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). De Saquarema, a prefeita Manoela Peres (UNIÃO) não pode comparecer, sendo representada pelo secretário de Educação, Antonio Peres. Castro está em alta conta por aqui.
BALANÇO POSITIVO
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) – na foto com Vantoil e Fábio do Pastel – durante o evento, achou o encontro super positivo. Destacou que o objetivo é trazer mais recursos e salientou que nenhum outro governador investiu tanto na nossa região como Cláudio Castro. Disse ainda que esse tipo de agenda, com todos os prefeitos, é muito importante, “ainda mais para o futuro da nossa região”. Alexandre também lembrou que a questão dos consórcios municipais foi destacado por Castro e que ele saiu do encontro bastante satisfeito.
BALANÇO POSITIVO II
Quem também saiu contente dos ares palacianos foi o prefeito cabista, Marcelo Magno (PL), afinal mais recurso para a saúde nunca é demais. Marcelo não foi sozinho, quem o acompanhou foi o secretário de Saúde do município, Jorge Diniz.
“RECURSO IMPORTANTE PARA AS ESFs”
A gente também conversou com o prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), que achou o encontro muito bom, apesar de haver ainda algumas dúvidas. “Na realidade, os valores para cada município a gente não sabe. A data-limite para a formalização é 2 de julho, então até lá vamos aguardar para ver o quanto que cada município vai receber. Mas, em princípio, 30% será destinado à atenção básica. Isso é importante para a gente que está trabalhando muito as Equipes de Saúde da Família (ESF), que atuam com ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população”, destacou Zé.
DIÁLOGO COM DIFERENTES SETORES
Falando em Cláudio Castro, não é de se estranhar que ele já esteja despontando nas pesquisas, a frente de Marcelo Freixo (PSB). Pelo menos na Região dos Lagos, onde teve lançamento da Uerj, recapeamento de ruas nas cidades e nas RJs que dão acesso pra cá, programa de saneamento e mais dinheiro entrando nos cofres municipais, vai ser difícil mudar o cenário da disputa. Nesse contexto, tem algo que talvez fuja à compreensão do próprio governador, que em tempo de tanta polarização é ódio na política, dialoga como ninguém com os mais diferentes setores. Dia desses, numa entrevista a uma jornalista de um site da grande mídia, foi “provocado” a falar mal do ex-presidente Lula, no que ele respondeu que para mostrar o apoio dele a Bolsonaro não precisaria atacar o petista. Um outro exemplo, conseguiu fazer a junção do advogado da Dilma, professor Ricardo Lodi, ex-reitor da Uerj, com o maior articulador do bolsonarismo na Região dos Lagos, que é o deputado Dr Serginho (PL). Colocou todo mundo junto para trazer uma universidade pública para cá, o sonho de uma vida inteira dos munícipes daqui.
META DOS 100 MIL
A propósito de Dr Serginho (PL), a classe política repercutiu todo fim de semana o evento de lançamento da pré-candidatura do deputado, realizado na última sexta (10), logo após a cerimônia de inauguração da Uerj em Cabo Frio. A Associação Atlética Cabofriense, perto da Praia do Forte, não comportou o público. Algo semelhante, em menor escala, só em convenções dos ex-prefeitos Alair Corrêa e Marquinho Mendes. Na ocasião, o próprio governador lançou o desafio de 100 mil votos para o deputado na Região dos Lagos. E ainda sobrou fôlego para um jantar na casa de Antônio Carlos Trindade (imagem), ex-vereador cabo-friense, recebendo o governador, prefeitos, deputados e senador. Castro dormiu na cidade e só foi embora no dia seguinte.
POLÊMICA EM DEBATE
Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (13), uma audiência pública na Câmara de Cabo Frio para debater dois projetos de lei que pretendem modificar as regras do estacionamento rotativo das ruas da cidade. Dentre as mudanças, a mais polêmica é sobre o possível fim da gratuidade para veículos com placa do município. O debate foi promovido pelo presidente Miguel Alencar (UNIÃO), que também informou que a Casa receberá sugestões sobre o estacionamento pelo e-mail comunicacao@cabofrio.rj.leg.br. O PL retornará à pauta em setembro para então ser votado. A audiência foi bem concorrida, além dos vereadores, também compareceram representantes da Prefeitura, Acia, Sindicato dos Ambulantes, Uniamacaf, comerciantes e moradores. No vídeo, Miguel Alencar conversou com o RC24h ao fim da audiência, fez uma avaliação sobre o encontro e explicou quais serão os próximos passos. A propósito, na quarta-feira (15) nova audiência pública promete movimentar a Câmara novamente. Na pauta, as alterações no PCCR dos servidores. A iniciativa é do vereador Roberto Jesus (MDB).
MIGUEL NO RC CAST
Ainda na seara do legislativo cabo-friense, Miguel Alencar é o convidado do quarto episódio do novo podcast do RC24h, o RC Cast. O presidente da Câmara vai falar dessa polêmica do estacionamento rotativo, da próxima audiência sobre PCCR, vamos abordar um pouco a biografia do jovem político e os internautas podem participar, mandando perguntas. O programa será transmitido ao vivo pelas páginas do Portal nesta terça-feira (14), a partir das 17h. Fiquem ligados.
GOL DE PLACA
Em Iguaba Grande, o fim de semana foi marcado pelo encerramento da programação de shows do aniversário de 27 anos da cidade, com o show de Vitor Kley, no sábado (11). A chuva que caiu antes do show e a noite fria não abalou o público, que compareceu em peso à nova praça da Estação, mais de 20 mil pessoas. Antes já haviam passado pelo palco nomes como a banda Preto no Branco, Vou Zuar, Marcos e Belutti e Dilsinho, cinco noites de show, todos lotados. Comerciantes satisfeitos, população idem. O prefeito Vantoil Martins (CID) destacou que essa foi a maior festa de comemoração já ocorrida na história da cidade. “Comprovamos que sabemos cuidar de saúde, educação, segurança, realizar obras e também fazer eventos grandiosos. E tudo isso com toda responsabilidade, valores dentro da legalidade e sem comprometer outras áreas tão importantes para o nosso povo”, completou. O prefeito vizinho, Fábio do Pastel (PL) também esteve lá conferindo o evento, só não pode ficar para o show principal. Na imagem com Vantoil, além de Pastel, os vereadores Luciano Silva (CID) e Alan Rodrigues (MDB) e o secretário de Educação, Jales Lins.
SEGURANÇA E TURISMO
Continuando em Iguaba, os secretários municipais de Planejamento, Eron Bezerra, e de Turismo, Carla Valle, se reuniram no BPRv da cidade, com o coronel Henrique e coronel Barbosa, para formalizar a troca da sede do comando para a secretaria de Turismo. O encontro também discutiu uma capacitação do BPRv junto aos guardas e Polícia Militar. Quem também acompanhou de perto essa reunião foi o deputado Chiquinho Brazão (UNIÃO).
SÓ PELA INTERNET
Em Armação dos Búzios, o incansável secretário de Cultura e do Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, teve que dar uma desacelerada compulsória na atribulada rotina. Por telefone, ele contou que testou positivo para Covid-19 e disse que está de molho esses dias. Disse que está se sentindo bem, mas lamentou não ter podido prestigiar os festejos de Santo Antônio, na Rasa, e o Sétimo Circuito de Arte, no Centro, eventos que rolaram no fim de semana. A coluna estima melhoras ao secretário buziano.