InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (10)

Saiba o que rolou na misteriosa reunião de Zé Bonifácio, que nomeou secretária nova no fim de semana; A paz impera no legislativo de Búzios; Presidente da Câmara de Arraial manda devolver parecer do TCE; Vantoil Martins estende programa voltado para jovens; Fábio do Pastel endurece medidas e comemora número de empresas abertas na cidade este ano; Lívia tem mais uma live de inauguração essa semana... E muito mais!

REUNIÃO MISTERIOSA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) começou a semana com reunião de secretariado. Aliás, essa reunião vai passar a ser todo mês. E a que aconteceu nesta segunda-feira (10), foi daquelas demoradas. Começou às 9h e terminou por volta de 12h. O único “de fora” que participou desse encontro foi o vereador líder do governo, Davi Souza (PDT). Duas secretárias não puderam participar, Nilza Miquelotti – porque virou avó (parabéns vovó!) e Katyuscia Brito, que acabou de assumir a secretaria de Agricultura. O objetivo da reunião foi um balanço geral, com direcionamento do governo às metas a serem alcançadas nos próximos meses. O encontro também tratou da relação executivo e Câmara municipal. Ainda sobre a reunião, tentamos descobrir se eles falaram da CPI da Covid em algum momento, já que existe a expectativa de que nesta terça (11), o requerimento para instalação da Comissão seja colocado em pauta, já que o presidente da Casa, Miguel Alencar (DEM), se comprometeu em assinar o pedido de Roberto Jesus (MDB). Porém, segundo soubemos, nada sobre esse assunto foi tratado, ou seja, a preocupação do governo em relação à CPI é zero.

NOMEAÇÃO E MIMOS

Ainda sobre Zé Bonifácio, o prefeito de Cabo Frio convidou oficialmente convidar Katyuscia Brito para ser a nova secretária de Agricultura e Pesca de Cabo Frio. Nós já havíamos antecipado aqui na coluna que as apostas eram nela. A informação foi confirmada com exclusividade ao Portal neste domingo (9). Katyuscia atuava como secretária-adjunta de Administração do Parque de Exposições de Tamoios, o xodó de Zé, diga-se de passagem. E agora, com esse presentão do Dia das Mães, ela assumiu a pasta no lugar de Luciene Lima, que assumiu foi para Comsercaf. E a mexida do Zé agradou, pelo menos aos funcionários da Campos Novos, que nesta segunda-feira (10) recepcionaram a nova secretária com flores, balões e um belo café da manhã.

PL DA SEGURANÇA ARMADA

Continuando em Cabo Frio, será apresentado na sessão da Câmara desta terça-feira (11), o Projeto de Lei do vereador Vanderson Bento (PTB), que defende a segurança armada nas instituições de ensino da cidade. O debate vai ser “daqueles”, até porque o tema, infelizmente, é bem atual, a lembrar. O vereador Davi Souza (PDT), líder de governo, ponderou, na última semana, que essa não seria a saída ideal para manter a segurança dos alunos. Davi aposta mais no fortalecimento de políticas públicas de saúde mental do que no armamento da população. O debate promete ser bastante interessante.

LEGISLATIVO EM PAZ

Na Câmara de Búzios, a paz voltou a reinar. Entretanto, nos corredores, o comentário é que o vereador Aurélio Barros (PATRI) não para de telefonar para o prefeito. Por outro lado, soubemos nos corredores da Prefeitura, que Alexandre Martins (REP) está fingindo não ouvir o telefone tocar. A gente até tentou falar com ele para confirmar essa informação, mas não conseguimos. Para além disso, os comentários (em off) na Câmara é que os outros vereadores estão chamando Raphael Braga (DEM) de “metido a moralista”. Isso porque o parlamentar, em seu discurso polêmico, disse que se recusou a “se vender para o prefeito”, o que causou insatisfação, ou seja, dando a entender que os outros colegas do “Grupão do Lorram” se venderam. Com tudo isso, o clima é de distanciamento de Raphael, que tem andado um tanto isolado ultimamente.

‘QUE QUE TÁ ACONTECENDO?’

Tem coisas que só acontecem em Arraial do Cabo mesmo. O presidente da Câmara cabista, Shogum (PSL), decidiu devolver ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o relatório sobre as contas dos ex-prefeitos do município Andinho (MDB) e Renatinho Vianna (REP). Segundo os comentários nos corredores do Legislativo, Shogum teria justificado que tomou essa atitude porque a equipe que fez as contas de Andinho foi a mesma presa naquelas operações que investigavam denúncias de corrupção durante do mandato dele. Já em relação a Renatinho, e que, no entendimento dele, estava tudo errado no governo, que não se explicaria, a aprovação do TCE. Portanto, ele resolveu devolver para os conselheiros, embora ele não tenha qualquer experiência como auditor, economista ou como um burocrata de carreira, né? Enfim, no Beco da Fofoca, o que dizem é que o sonho de Shogum é ser prefeito de Arraial do Cabo e, por isso, está tentando eliminar possíveis adversários. Será que Andinho e Renatinho seriam essas possíveis ‘pedras no sapato’ no futuro do chefe do Legislativo cabista? É isso que a turma está comentando. Fica a conferir.

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

No mesmo dia em que Cabo Frio assistia, incrédula, à apreensão de um adolescente que planejava atacar uma escola como se fosse um terrorista, sem saber o vereador Junior Chuchu (PV), de Arraial do Cabo, teve seu Projeto de lei sobre segurança escolar aprovado por unanimidade. Segundo o parlamentar, o PL obriga as escolas a prestarem atendimento administrativo fora do horário de aulas e indica também que um segurança escolar acompanhe essas pessoas que serão atendidas enquanto as mesmas estiverem dentro da instituição. “Essa onda de ataques é realmente preocupante, precisamos dar mais segurança às nossas crianças”, disse. Agora só falta o prefeito sancionar. Lembrando que no município cabo-friense teve apresentação de projeto que visa à segurança escolar também, do vereador Vanderson Bento (PTB), mas que pede segurança armada. Perto desse, o projeto de Chuchu é até mais soft.

LUTO NO CABO

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Viana (REP) postou uma mensagem de luto nesta segunda-feira (10), sobre a morte do empresário do ramo de hotelaria e ex-secretário de Turismo do município, Paulo Ribeiro, de 85 anos. Nas palavras de Renatinho, Paulo era uma grande pessoa e um grande exemplo. O ex-prefeito, inclusive, considerou uma honra o período em que trabalharam juntos. O Portal RC24h se solidariza com família e amigos de Paulo Ribeiro.

RENOVOU O ‘CIDADÃO PARTICIPATIVO’

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) assinou na manhã desta segunda-feira (10), o termo aditivo que prorroga até o projeto ‘Cidadão Participativo’ até dezembro. O programa, da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, é voltado para jovens de 16 a 24 anos e tem como objetivo oferecer oportunidades como primeiro emprego, incentivo a escolaridade e prestação de serviços em setores da Prefeitura com auxílio financeiro de meio salário mínimo. Na parte da tarde, Vantoil reuniu todo o secretariado para a reunião geral mensal, de balanços e metas do governo.

OPOSTOS VIZINHOS

Enquanto Cabo Frio relaxou as restrições no combate à Pandemia, com ampliação do horário do comércio e permissão para abertura de casas de festas com 50% da capacidade, Fábio do Pastel (PODE), prefeito de São Pedro da Aldeia, foi justamente na direção contrária. Nesta sexta-feira (7), o município voltou a bandeira vermelha e manteve as medidas restritivas e o acesso às praias continua proibido, assim como o funcionamento de quiosques. Salões de festas, casas noturnas e clubes também não podem funcionar. Não é porque é vizinho que tem que ser igual, né? Vamos aguardar os efeitos dos decretos.

ABERTURA DE EMPRESAS

Araruama não é o único município que tem se destacado na abertura de empresas na Região dos Lagos. De acordo com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), a cidade já teve mais de 100 novos registros empresariais só neste ano. Neste sábado (8), por exemplo, o próprio prefeito foi conferir de perto a inauguração de uma loja de utilidades e eletrônicos. “Essa é uma grande oportunidade para a população, pois ao contrário do que vemos em outras cidades, temos novas vagas de emprego sendo abertas no município”, destacou Pastel. Apesar de todos usarem máscara na inauguração, os internautas mais atentos notaram uma aglomeração de leve no evento. Tem que cuidar, hein? Mas sucesso e vida longa ao empreendimento e os empregos gerados.

ENTREGA DE OBRA

A Prefeitura de Araruama vai realizar mais uma live de inauguração nesta quarta-feira (12). Desta vez, será entregue a obra de asfaltamento da rua Jussara, no bairro Paraty. A transmissão será realizada na página da prefeita, Lívia Bello (PP), a partir das 11h.

AÇÃO PARA FECHAMENTO IMEDIATO

O Ministério Público ajuizou ação civil pública para que o Estado e o município de Araruama providenciem o fechamento imediato da porta de entrada do Centro de Atendimento Integrado Protógenes Guimarães e se abstenham de admitir novos acolhidos na instituição. Na ação, o MPRJ justifica que a unidade está em absoluto desacordo com a legislação pátria e internacional sobre o tema. Para se ter ideia, o local tem acolhidos há mais de 20 anos, configurando a perpetuação dos acolhimentos por prazo excessivo. Também há suspeita do uso de medicações com a finalidade de contenção química das pessoas institucionalizadas. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

AULAS ONLINE ATÉ JUNHO

A Prefeitura de Saquarema emitiu uma nota nesta segunda-feira (10), informando que solicitou aos diretores escolares para que comunicassem aos pais e responsáveis de alunos que as aulas continuam de forma remota no período de finalização de trimestre e planejamento, com a proposta das novas Apostilas Volume Único. A data oficial para o término dessa fase online é 2 de junho. A Prefeitura ressaltou que os comunicados devem ser checados nos canais de comunicação oficiais do município. Segundo orientação da nota da secretaria de Educação, em caso de dúvidas, pais ou responsáveis devem procurar a direção de cada unidade escolar.

FISCALIZAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS

A ANP e a Secretaria de Estado de Fazenda terão até a primeira semana de junho para apresentar à Alerj a redação final do convênio para melhorar a metodologia de fiscalização das participações governamentais na exploração de petróleo. O prazo foi estipulado pelo presidente da CPI que investiga a queda na arrecadação de receitas compensatórias da exploração de petróleo e gás no estado, deputado Luiz Paulo (CID), em reunião realizada nesta segunda-feira (10). A execução desse convênio cumpre uma decisão do STF.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content