11/02/2025 — 04:53
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (10)

Dr Serginho e Daniela Soares recepcionam garotada na volta às aulas; Marcelo Magno recepciona prefeitos da Região dos Lagos para um passeio de barco; Fabinho Costa está em Brasília; Fábio do Pastel entrega escola reformada e ampliada nesta terça (11); Bandeira Azul novamente hasteada em duas praias de Búzios; Quaquá e Joãozinho Maurício na Sapucaí; Lucimar Vidal no lançamento do "Quintais Produtivos"; Carlos Augusto botando a casa em ordem; Welberth Rezende acompanha pavimentação... E muito mais!

Compartilhe

PREFEITO E PREFEITA NA VOLTA ÀS AULAS

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (10) começa por Cabo Frio e Araruama, cidades cujos prefeitos, Dr Serginho (PL) e Daniela Soares (MDB), respectivamente, iniciaram a semana recepcionando meninos e meninas na volta às aulas. Em Cabo Frio, Serginho foi a uma das maiores escolas da periferia do município, a Maria Dária Saldanha, no Jardim Esperança, onde conversou com diretores e servidores sobre os desafios da rede pública de ensino neste começo de ano.

Na véspera da volta às aulas, no domingo (9), o prefeito também esteve na Secretaria de Educação para acompanhar a finalização dos preparativos para o início do ano letivo. Entre as atividades, monitorou a chegada dos alimentos para a merenda escolar e a alocação de professores nas unidades de ensino. Serginho destacou o empenho da equipe da Secretaria de Educação e do secretário Alfredo Gonçalves na organização das atividades, enfatizando que o trabalho tem sido realizado de forma ininterrupta para garantir o funcionamento das escolas. Apesar dos esforços, a prefeitura reconheceu que algumas unidades escolares enfrentam problemas de infraestrutura. Na sexta (7), o prefeito divulgou um informe alertando pais e responsáveis sobre possíveis dificuldades nesta primeira semana de aulas. De acordo com ele, diversas unidades anunciadas como reformadas pela gestão anterior não tiveram suas obras concluídas. Um dos casos mais críticos é o da escola de Maria Joaquina, onde foi investido aproximadamente R$ 1,8 milhão em numa reforma que, segundo a prefeitura, não foi efetivada.

RECEPCIONOU A GAROTADA

Já em Araruama, a prefeita Daniela Soares (MDB), que está em seu primeiro mandato, fez questão de percorrer algumas escolas, acompanhada da secretária de Educação, Valéria Amaral. Daniela conversou com professores, merendeiras e demais servidores das unidades escolares visitadas. Em algumas, foi ela própria quem recepcionou os estudantes em suas salas de aula, e recebeu muito carinho das crianças. A iniciativa ganhou a simpatia de todos, já que, até então, era uma prática não muito comum das administrações anteriores. “Momento de escuta e alinhamento, muito importante pra que possamos trabalhar em sintonia com a administração”, disse uma servidora.

DEMOLIÇÃO

Voltando a Cabo Frio, Serginho mal parou no fim de semana. O sábado foi dedicado ao acompanhamento da demolição das ruínas do antigo hotel Acapulco, que fica na Praia das Dunas e há tempos era alvo de reclamação de moradores pelo fato do local ter virado abrigo de usuários de drogas e ninho de bichos peçonhentos em meio a entulho e lixo. Inclusive, os entulhos gerados na demolição serão reutilizados em obras de manutenção de estradas vicinais e outras intervenções na infraestrutura da cidade. “Cabo Frio é a cidade mais bonita do mundo. Estamos vencendo cada desafio, passo a passo, para transformar nossa cidade. Nosso objetivo é torná-la o melhor lugar para se viver, e ações como essa demonstram que, com planejamento e responsabilidade, isso é possível”, declarou o prefeito. No domingo (9), Serginho esteve na Secretaria de Educação, com Alfredo Gonçalves, titular da pasta, para conferir as convocações dos servidores do processo seletivo. “Infelizmente, a gestão anterior deixou de fazer sua parte, não abrindo o processo seletivo no ano passado, o que nos trouxe desafios adicionais. Com total transparência, convocamos os classificados rigorosamente na ordem publicada no sistema”, explicou.

FONTE DO ITAJURU

Nesta segunda-feira (10), os secretários de Cultura, Carlos Ernesto, o Carlão, e de Cidade, vice-prefeito Miguel Alencar (União), foram acompanhar o início dos trabalhos de revitalização da Fonte do Itajuru. Por lá vai ter melhorias na sinalização, iluminação e paisagismo do entorno, tornando o local mais acessível e atrativo para moradores e turistas. “A Fonte do Itajuru é um dos principais pontos turísticos e históricos da nossa Cabo Frio. Vamos restaurar não somente a Fonte do Itajuru, mas também todo o Parque Municipal para trazer de volta a visitação dos turistas, moradores e alunos, reativando um espaço para que as pessoas possam conhecer de perto esse trecho da história não só da nossa cidade, mas do nosso país”, Miguel. Carlão lembrou que o local faz parte da história da cidade. A guarita foi construída em 1847 e protegia a fonte que na época era responsável pelo abastecimento de água em Cabo Frio. “Essa revitalização reforça o compromisso do município com a preservação da memória e identidade cultural da sétima cidade mais antiga do Brasil. Vamos ocupar esse e outros locais com muitas manifestações culturais”, afirmou o secretário de Cultura.

PROCESSO SELETIVO

Voltando a Araruama, Daniela Soares, soltou um story que repercutiu positivamente pela cidade, que foi o anúncio de mais um processo seletivo na área da Saúde. Neste primeiro momento será para fonoaudiólogos. “Essa é mais uma das nossas ações para aumentar a equipe técnica da Saúde. Com certeza terão muitas outras oportunidades também”, deu o recado.

ENCONTRO DE PREFEITOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu, no sábado (8), colegas prefeitos da Região dos Lagos para um passeio de barco. O grupo aproveitou um dia de lazer em alto-mar, mas também colocou na pauta discussões sobre a situação da Lagoa de Araruama e o trabalho desenvolvido pela concessionária de água e esgoto. O anfitrião recebeu Daniela Soares (MDB), de Araruama, Fabinho Costa (CID), de Iguaba Grande, juntamente com o ex-prefeito Vantoil Martins (CID), Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia, com seu chefe de gabinete, Fernando Frauches. Além disso, Magno contou com a presença do vice-prefeito, Diego Silveira, e do secretário de Educação, Bernardo Alcântara. O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL) foi o último a chegar, porque na parte da manhã ficou focado na demolição das ruínas do Hotel Acapulco. Ele chegou na parte da tarde, permaneceu por cerca de 40 minutos, deu um abraço no pessoal e depois teve que sair. Questionado se essa reunião teve um quê também de resenha política com olhos voltados para as eleições de 2026, Marcelo disse que não. Contou que foi meramente um encontro de amigos, um sábado de sol, de verão, para dar uma relaxada e falar um pouquinho das belezas naturais da nossa região, da importância de preservar as belezas naturais, aproveitando o passeio tradicional da cidade.

VICE-GOVERNADOR PRESENTE

Quem também marcou presença foi o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (União). Em conversa com ele, disse que estar na região é sempre uma alegria e que considera os prefeitos amigos, destacando que já teve a oportunidade de ajudá-los enquanto ocupava o cargo de secretário de Meio Ambiente. Pampolha afirmou que, mesmo em um momento de descanso, a política acaba sendo assunto inevitável e que a conversa girou em torno dos royalties, da situação da Lagoa de Araruama e do trabalho que já foi realizado até agora. Ele ressaltou que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito e que agora é o momento de unir os gestores para acelerar os investimentos na recuperação da lagoa, garantindo melhorias concretas para a região. O prefeito de Arraial comentou com a coluna que organizou o passeio justamente porque o Pampolha estaria de passagem na cidade, então ele tratou de ligar para os amigos prefeitos pra organizar esse encontro. Magno também aproveitou a oportunidade para conhecer a Daniela Soares, a nova prefeita de Araruama, a quem elogiou muito e disse que ela se mostrou uma grande parceira. Aliás, todos foram unânimes em elogiar Daniela por ser “um pessoa simples e com humildade”. Inevitável a comparação com o governo passado, época nem tão distante assim, quando a nobreza de Araruama não se misturava com ninguém.

FIM DE SEMANA LUXUOSO

Falando em quem não se mistura, enquanto Daniela participava de uma resenha em Arraial o ex-prefeito inelegível, ‘Chiquinho do Chicote’ (PODE), a esposa e ex-prefeita, Lívia de Chiquinho (PODE) e a filha do casal, Laura Ribeiro, se isolaram num resort de luxo, na Costa Verde, cuja diária pra casal, segundo apuramos, ultrapassa os R$ 2,6 mil. Nas redes dos três, fotos variadas da ostentação, que não repercutiu muito bem na cidade, só se falava nisso.

FESTIVAL DO TORRESMO

Falando em Marcelo Magno, ele marcou presença no Festival do Torresmo e Churrasco de Chão, que encerrou neste domingo (9). Ao seu lado, estava o vice-prefeito, Diego Silveira (MDB), e o secretário de Governo, Thiago Fantinha. Magno esteve acompanhado da família: a esposa, primeira-dama Gabriele Neto, e o filho João Marcelo. Enquanto isso, Diego, sempre atento, mostrou que, além de se destacar, também gosta de planejar, junto com os secretários, um calendário de eventos que promete movimentar o município. Magno, por sua vez, não perdeu a oportunidade de saborear um delicioso torresmo. E o Churrasco de Chão? Também deve ter dado “água na boca”.

EM BRASÍLIA

O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), está em Brasília, onde vai participar do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta (13). O evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos. Serão mais de 170 atividades simultâneas. Fabinho voou para a capital nesta segunda (10) e a agenda começou hoje mesmo. Agora à noite, Fabinho tem um jantar com o secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, e alguns ministros.

SELO NACIONAL, CATEGORIA OURO

Quem também está na comitiva do prefeito de Iguaba é a secretária municipal de Educação, Camila Lessa, que vai participar da cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – categoria Ouro -, com presença do presidente Lula, ele é quem vai entregar pessoalmente o selo às cidades que se destacaram na implementação de políticas eficazes de alfabetização. “A educação é prioridade em Iguaba Grande, e este selo é fruto do trabalho conjunto de nossos educadores, gestores e toda a comunidade escolar. É um orgulho ver nosso município sendo reconhecido nacionalmente”, disse Camila.

INAUGURAÇÃO DA APEIG

A secretária de Assistência Social de Iguaba Grande, Cláudia Souza, participou, nesta segunda-feira (10), da inauguração da APEIG, uma nova iniciativa voltada para a inclusão e o apoio a famílias de pessoas com deficiência. Em sua fala, a gestora destacou “a importância de ações que busquem garantir dignidade, oportunidades e suporte a esse público”. A APEIG foi descrita como um projeto que resulta da dedicação de pais e responsáveis, que buscam construir um futuro mais justo e acessível para seus filhos. Cláudia também reforçou “o compromisso da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em apoiar a associação” e afirmou que “a união de esforços pode transformar Iguaba Grande em uma cidade cada vez mais inclusiva, com benefícios para as pessoas com deficiência e suas famílias”.

ENTREGA DA NOVA ESCOLA

Em clima de volta às aulas, o prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL), fez um anúncio chamando a população pra inauguração da Escola Municipalizada Capitão Costa, no bairro da Cruz, para esta terça-feira (11), às 9h. Pastel, sempre presente, não podia perder a oportunidade de conferir os últimos ajustes ao lado da secretária de Educação, Danielle Corrêa: “Confesso a vocês que é um momento de muita felicidade para a gente. Essa obra durou um bom tempo, devido ao tamanho da escola. Este local tinha 7 salas e agora estamos entregando 12. Só para vocês terem noção do tamanho que a escola alcançou”. E, claro, como a ocasião é de festa, não pode faltar o cafezinho. Pastel adora um bom café. E quem sabe, até uns pãezinhos para acompanhar?

BANDEIRA AZUL HASTEADA NOVAMENTE

A Bandeira Azul foi novamente erguida nas praias do Forno e Tucuns, em Búzios, após a Prefeitura cumprir no prazo determinado as adequações exigidas pelo Programa Bandeira Azul. De acordo com o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, as exigências foram, adequação do posicionamento de guarda-vidas nas duas praias e melhoria na acessibilidade da praia do Forno, além de placas indicando a qualidade da água. “Através de reuniões e parcerias com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Guarda-vidas), conseguimos atender todas as exigências do Programa, no prazo determinado”.

LUTO NA PENÍNSULA

Ainda em Búzios, a Câmara Municipal se manifestou, nesta segunda-feira (10), sobre o falecimento de Isaías Souza da Silveira. Isaías foi vereador na primeira legislatura da cidade, exercendo o cargo entre 1997 e 2000, e presidiu a Casa Legislativa durante o biênio 1999-2000. Também ocupou as funções de secretário-geral e assessor parlamentar. Desde jovem, ele se envolveu no movimento de emancipação do município e se destacou pela participação ativa na política local. A Câmara decretou luto oficial de 3 dias.

QUAQUÁ E JOÃOZINHO NA SAPUCAÍ

E quem desfilou na Marquês de Sapucaí, entre tamborins e olhares atentos, no último sábado (8), foi o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT). Ele e seu vice, Joãozinho Maurício (PT) atravessaram a Ponte Rio-Niterói com um propósito nobre: checar, pessoalmente, se o samba da União de Maricá estava em dia no ensaio técnico. Lá estava ele, firme na avenida, enquanto o céu ganhava fogos e a Sapucaí, discursos. “A União de Maricá brilhou no ensaio técnico, mostrando que está pronta para fazer história neste Carnaval! Não tem pra ninguém! A escola toda cantando o samba, linda, tudo pra ser campeã! Viva a União de Maricá”, declarou Quaquá. Acompanhado da primeira-dama, Gabriela Lopes, do vice-prefeito, Joãozinho Maurício (PT), de Antonio Grassi e de Neguinho da Beija-Flor, Quaquá fez questão de mostrar que a comissão de frente da política também sabe pisar na avenida. A União de Maricá será a 6ª a desfilar, mas quem parecia já estar na apoteose era o prefeito. Enquanto isso, em Maricá, o relógio segue seu ritmo. Afinal, nem só de samba vive uma cidade.

QUINTAIS PRODUTIVOS

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), segue com sua agenda movimentada. A semana promete desafios, mas, claro, nada é mais importante do que seus compromissos. Já na última sexta-feira (7), a prefeita participou do lançamento do projeto Quintais Produtivos, uma parceria com o Sebrae, que envolve também a prefeitura e a Fundação Banco do Brasil. Segundo Lucimar, 50 produtoras do município estão recebendo capacitação, kits de apoio e muitas oportunidades para expandir suas produções: “É importante ressaltar que as capacitações são abertas a todos que tenham interesse em participar. É só procurar a secretaria de Agricultura para ficar por dentro de mais informações.” No ritmo acelerado, Lucimar segue “turbinada” e, pelo visto, a semana só vai aumentar em intensidade.

RITMO DE TRABALHO NO ‘FINDI’

Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) colocou a “casa em ordem”, analisando uma série de documentos no último sábado (8). Isso porque, desde o início da gestão, o ritmo é de segunda a segunda, sem pausa: 40 dias de governo focados na parte burocrática. Passou voando, né? Num “piscar de olhos”, lá se foram. Nesta segunda-feira (10), Carlos foi conferir outras secretarias. Afinal, a burocracia não se resolve sozinha. E acabou? Longe disso. Ele ainda fiscalizou o evento do Sesc Verão, onde declarou: “Esse entusiasmo eu quero agradecer a toda a equipe que hoje esteve nesse mutirão, mas também a todos aqueles servidores da prefeitura que, junto com a sociedade organizada, estão participando e torcendo para que a cidade volte a estar entre as primeiras em qualidade de vida.” E tem mais: Carlos vai até Brasília nesta semana para buscar emendas e projetos. A semana promete. Haja fôlego!

PAVIMENTAÇÃO NO VERDE MARES

Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CID) decidiu que o asfalto não podia mais esperar. As máquinas ganharam as ruas, e o bairro Verde Mares virou “palco” da transformação: o recapeamento. Lá estava ele, nesta segunda-feira (10), firme, acompanhado do asfalto fresco e da pavimentação, dizendo, numa sensação térmica de quase 50°C: “Olha que coisa, neném! Estamos recapeando aqui as principais ruas do bairro e também da cidade.” O plano é simples: andar por todos os cantos. Um pé na obra, outro no gabinete, né, Welberth?

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo