InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (9)

José Bonifácio e a polêmica saga da licitação do aeroporto; Vantoil Martins prestigia reinauguração de instituto e vereadores se encontram com vice-governador; Alexandre Martins envia à Câmara projeto de lei proibindo motos barulhentas; Fábio do Pastel convoca nova reunião para tratar do Carnaval; Arraial reforça segurança na entrada da cidade; Vereador assume secretaria em Araruama... E muito mais!

IMBRÓGLIO DO AEROPORTO, PARTE 2

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (9) começa por Cabo Frio, que novamente vê acontecer um novo imbróglio acerca do edital de licitação do leilão de concessão do aeroporto internacional. Primeiro, o documento foi alvo de reclamação entre o trade e empresários cabo-frienses, que alegavam possível favorecimento das operações offshore e os estudos técnicos; além do edital para o certame estarem sendo feitos pela Prefeitura em parceria com a consultoria do Consórcio Marazul, que também vai participar da concorrência do leilão. Agora, faltando pouco para que o edital seja lançado – o que deve acontecer em abril, quando termina a permissão do atual operador – o executivo voltou atrás e modificou as regras da licitação.

PREFEITURA PRESSIONADA

O recuo, segundo a Prefeitura, teria ocorrido por conta da contestação gerada anteriormente. Acontece que essa mudança de última hora, segundo fontes, poderia ser um indício de favorecimento do empresário Alessandro Carvalho de Miranda, que seria sócio de empreiteiras beneficiadas com contratos junto ao governo estadual e de prefeituras da Região dos Lagos. Miranda tem seu nome ligado a casos de corrupção, como a “Máfia da Sanguessugas” (2006), na qual ambulâncias foram compradas a preços superfaturados. O prefeito José Bonifácio (PDT), em entrevista a rádio nesta quinta, disse que “a pressão foi muito grande, dizendo que nós estávamos limitando a apenas duas ou três possíveis concorrentes. Vai sair o edital e ele, provavelmente, não vai ter mais essa exigência”, disse. A conferir.

POSSE DAS EQUIPES DIRETIVAS

Ainda em Cabo Frio, as equipes diretivas das 90 unidades escolares tomaram posse na noite desta quarta-feira (8), em cerimônia realizada no Costa Azul Iate Clube. Elas serão responsáveis por gerir as escolas da rede municipal durante o próximo triênio. Compuseram a mesa das autoridades a presidente da comissão permanente de diretores, Jacqueline Gestal; o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, Rodolfo Machado (SD); a secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, e o prefeito José Bonifácio (PDT), que deu as boas-vindas aos gestores.

LA VISITE

O vereador de Cabo Frio Davi Souza (PDT) recebeu a visita de um vereador francês nesta quinta-feira (9). Sandro Pepin ocupa o cargo na comuna de Scionzier. O parlamentar estava acompanhado de seu assessor Greg Maistre, que já morou em Cabo Frio. Segundo Davi, “foi um momento de muita integração e troca de cultura, além da construção de possíveis parcerias para as cidades”.

SEGURANÇA PÚBLICA

Nesta quarta (8), agentes da área de telecomunicações da PMERJ estiveram em Cabo Frio visitando o local identificado para receber uma base que será instalada para fornecer sinal, para que as forças de segurança da cidade possam melhorar a comunicação entre seus agentes. A parceria foi firmada entre a PMERJ, 25º BPM e secretaria municipal de Direitos Humanos e Segurança. A equipe esteve no Condomínio Bosque do Peró para fazer toda verificação e medições necessárias para elaboração do projeto. Segundo o titular da pasta, coronel Ruy França, o uso do rádio comunicador pela guarda vai trazer muito mais eficiência, agilidade e segurança nas missões. “Essa integração existente entre a secretaria de Direitos Humanos e Segurança, PMERJ e 25° BPM tem trazido excelentes resultados para Cabo Frio e podem esperar que trará muito mais. Uma comunicação rápida, segura e eficiente, ajuda a proteger, auxiliar e até salvar vidas”, disse ele.

PRESTIGIANDO REINAUGURAÇÃO

Na noite desta quarta (8), o prefeito de Iguaba, Vantoil Martins (CID) foi prestigiar a reinauguração do Instituto Genária Viana, colégio tradicional da cidade fundado há quase 30 anos. A proprietária, que deu o nome ao colégio, é muito querida na cidade com a qual tem estreita relação.

CONEXÃO IGUABA x RIO

Os vereadores de Iguaba Grande, Luciano Silva (CID) e Alan Rodrigues (MDB) se reuniram, nesta quinta-feira (9), com o vice-governador Thiago Pampolha (UNIÃO), no Palácio Guanabara. Na pauta, segurança, meio ambiente, economia e turismo. O que será que vem por aí?

CONEXÃO IGUABA x BRASÍLIA

Continuando sobre Iguaba, a advogada, presidente fundadora da OAB iguabense e ex-candidata a prefeita da cidade pelo PT, Margoth Cardoso teve uma reunião em Brasília, nesta quinta-feira (9). O encontro foi no Congresso Nacional, com a deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO). Na ocasião, dra Margoth apresentou seu projeto socioambiental desenvolvido para Iguaba Grande e que foi premiado como um dos dez melhores do Brasil pelo XXI ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas) em 2019, que tem condições de ser implantado em todo território nacional. “O projeto é de um polo ambiental que visa à revitalização dos rios e um tratamento de esgoto ecológico para Iguaba, que resultará na despoluição da Laguna de Araruama. Além disso, esse polo terá um núcleo de estudos ambientais, mercado municipal, horta orgânica, centro de eventos, tudo com um paisagismo para atrair o turismo, gerando 300 empregos diretos”, disse ela na ocasião da entrevista para o RC Cast. “Política se faz assim: com ideias, projetos, diálogo e muita coragem para enfrentar os desafios impostos por sermos um país com extrema desigualdade social”, acrescentou Margoth Cardoso.

PL APRESENTADO

Conforme havia antecipado que faria, o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), enviou à Câmara um Projeto de Lei que pretende proibir a circulação de motocicletas que geram poluição sonora. A matéria foi encaminhada na sessão desta quinta-feira (9). A proibição se estende às empresas prestadoras de serviços de entrega. Conforme o texto, violam as normas ambientais de emissão de ruídos, os veículos que ultrapassam 99 decibéis (motocicletas e similares) e 103 decibéis (veículos automotores e similares). As penalidades previstas para o descumprimento da lei vão de advertência; multa de 100 UPFM (Unidade Padrão Fiscal do Município) até a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Por falar em Búzios, o vereador Dida Gabarito (PRTB) foi eleito o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A eleição suplementar foi na sessão de terça-feira (7), visando substituir o vereador Dom, que exerce, atualmente, o cargo de secretário de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos. A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023-24 foi realizada em abril de 2021. Os outros membros da Mesa são o vereador Rafael Aguiar (REP, presidente); Josué Pereira (PRTB, vice-presidente) e Victor Santos (REP, primeiro secretário).

PARCERIA FIRMADA

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, realizou uma visita técnica ao Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói, na última terça-feira (7). Na ocasião, ele conheceu as instalações, o projeto museológico e a reserva técnica do local, no qual firmou-se uma parceria cultural, em uma reunião com o artista plástico Vilmar Madruga. A partir desta parceria, haverá um intercâmbio de exposições, por meio do qual, Búzios realizará a Exposição “Heróis do Mar de Búzios” durante a “Semana dos Museus”, que acontecerá em maio deste ano no Museu de Itaipu. Já em Búzios, será apresentado uma exposição sobre os pescadores do mar de Itaipú, do artista plástico Vilmar Madruga. De acordo com Romano, assim que as datas das exposições forem definidas, toda a comunidade buziana será convidada a participar, tanto em Armação dos Búzios, como em Niterói.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda na península, a secretaria do Ambiente e Urbanismo realiza, nesta sexta (10), uma audiência pública na Câmara Municipal, das 10h às 12h, para criação do Monumento Natural, Brava/João Fernandes. A nova Unidade de Conservação abrangerá os costões da Ponta do Criminoso até a praia da Brava. A audiência será transmitida ao vivo no Facebook e YouTube da Câmara.

Foto: Arquivo

ALINHAMENTO PARA O CARNAVAL

O clima de folia já está presente em São Pedro da Aldeia, pelo menos, no que diz respeito à organização do Carnaval. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), deve conduzir mais uma reunião, nesta sexta-feira (10) pela manhã, com as secretarias responsáveis. O município prevê uma extensa programação, com shows locais, de artistas nacionais e cerca de 20 blocos espalhados pelos bairros aldeenses. O início oficial do Carnaval em São Pedro será na próxima sexta-feira (17).

SEGURANÇA REFORÇADA

Às vésperas do Carnaval, a Prefeitura de Arraial do Cabo intensificou a fiscalização na entrada da cidade. Equipes da Guarda Civil Municipal em conjunto com o CPROEIS realizam mais uma operação com o intuito de coibir a entrada material ilícito na cidade e gerar conforto e segurança para população e visitantes. Inclusive, a gente lembra que um dos compromissos do novo secretário de Turismo de Arraial, Junior Chuchu, é se reunir com setores, como a segurança, no começo da semana que vem, para se certificar dos planejamentos com relação à folia no município.

INAUGURAÇÃO MARCADA

Por falar em Arraial, o Posto de Saúde Hermes Barcellos será inaugurado na próxima semana. Os moradores da Cabocla, Praia dos Anjos e Sítio terão de volta a unidade, após anos de espera, a partir da quinta-feira que vem, dia 16 de fevereiro, às 18h. A estrutura conta com dois pavimentos novos e acessibilidade para atender os moradores da região. O espaço conta com dois consultórios, farmácia, sala de dentista, sala de enfermagem e obstetrícia, sala para curativos, vacinação, elevador, além de quatro espaços específicos para fisioterapia.

NOMEAÇÃO SAIU

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), oficializou a nomeação de Luiz Antônio Bernardes, o Luiz do Táxi, para exercer o cargo de secretário de Transportes. O documento foi publicado nesta quarta-feira (8). Com isso, Luiz se licencia da Câmara, onde exercia, além do mandato de vereador, o posto de líder do Governo. O primeiro suplente do partido de Luiz é Armando Polati. O novo líder de Governo, no entanto, não foi anunciado.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo