Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (8)

Marcelo Magno é PL e Alexandre Martins está quase lá; Arraial do Cabo 'reabre' turismo; Governador não anda em calçada: a intriga do 'gabinete do ódio' e o Unilagos; O sonho de Vantoil Martins está perto de virar realidade em Iguaba; Os rodízios de Fábio do Pastel, que também pode ir para o PL; Livia de Chiquinho enlutada; MP de olho no aumento salarial de Manoela Peres... E muito mais!

PARTIDO FORTE

Tal como antecipamos aqui na coluna, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno agora é PL. A cerimônia de filiação aconteceu nesta quinta (8), no Rio, na sede do Partido Liberal. “A gente está indo com um grupo político, não vou citar nomes agora para não dar problema”, disse. Questionado se a mudança foi feita visando 2022, Marcelo confirmou. “O que a gente quer é fazer um bloco forte, que tenha voz para nossa região. O Altineu (Côrtes) é um homem de palavra, isso nos motiva. A ideia do PL é puxar de 25 a 30 prefeitos do estado”. Com relação à saída do Solidariedade, Magno disse que não teve nenhum problema com a sigla, mas o chamado do PL foi mais forte. “Quero o que é melhor para o município”, destacou.

ARRAIAL ‘REABRE’ DIA 12

Falando em Arraial, o prefeito Marcelo Magno vai lançar novo decreto nesta sexta-feira (9), flexibilizando em 50% as atividades turísticas e de comércio, que começará a valer na segunda-feira (12). O decreto é válido até 3 de maio, mas antes disso, no dia 28 de abril, o prefeito fará nova reunião. “Sei de todas as dificuldades da pandemia, mas se não morrer de Covid, as pessoas vão morrer de fome. A cidade vive do turismo e da prefeitura. Se eu não ceder um pouquinho, fica difícil a sobrevivência”, completou. A novidade foi confirmada pelo secretário de Turismo, Marcos Simas, que por telefone contou como serão as novas medidas. A geração de QR Code só poderá acontecer das 12h às 23h59, pelas seguintes atividades: embarcações, pousadas e restaurante, com 50% da capacidade (somente para o mesmo dia); as casas de aluguel estão proibidas de gerar o código. Limitação de passageiros de acordo com o píer: Píer 2, com 35 passageiros e pier 3, 50; pier da praia, 23 passageiros. Já barco-táxi, 15 passageiros. Para mergulho, 30 passageiros – com apenas uma saída. Vale destacar que é proibido fazer check-in dentro da Marina, só entrar com o grupo quando o barco estiver atracado no cais. Obrigatório uso de pulseira de identificação da embarcação; proibição de novos cadastros para gerar QR Code nos próximos 20 dias. O comércio poderá ficar aberto até 23h. Música ao vivo só pode até as 22h. Ônibus, vans e similares continuam proibidos: se for constatado que estão fazendo transbordo (ônibus para em São Pedro e os passageiros chegam em arraia através de táxi), a empresa que gerou o QR Code será penalizada e terá a geração do código suspensa. Táxi e buggy não poderão passar pela Rebeche, e os clientes também terão que ter QR Code.

PRESTIGIOU FILIAÇÕES DO PL

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) também esteve na sede do Partido Liberal, nesta quinta-feira (8), juntamente com seu vice, Miguel Pereira (PL) e com o presidente da Câmara municipal, Rafael Aguiar (REP). Perguntei se ele também tinha se filiado ao PL, ao que ele respondeu: “Por enquanto não” (dando entender que o futuro a Deus pertence). Mas ele disse que é muito grato pois foi o partido que mais o ajudou nas eleições, não só pelo melhor vice que ele poderia ter, “pode até ter outro vice tão bom quanto, mas melhor não tem não”. Ele também destacou o apoio tanto do deputado Altineu Côrtes, durante o pleito do ano passado, como do senador Romário, que também foi prestigiar Alexandre, cometendo inclusive desobediência ao partido (Podemos) pelo ato. Uma coisa é certa, Alexandre deixou claro que é o momento de retribuir tudo que o PL fez para ele nas eleições municipais, agora com vistas em 2022. Se o PL conseguir levar Alexandre também (como levou Marcelo Magno), serão dois prefeitos de duas das cidades mais badaladas da nossa região a somar esforços com a sigla.

PRESSÃO NA ENEL

O secretário de Serviços Públicos de Armação dos Búzios, Marcão, se reuniu nesta quinta-feira (8), com representantes da concessionária de energia Enel, para tratar de assuntos como a poda de árvores em contatos com fios de alta tensão, conservação dos postes e, claro, atuar como um meio de campo para estreitar laços entre a Prefeitura e a empresa. A Enel é recordista de reclamações na prestação de serviços aqui nas cidades da Região dos Lagos e na península isso não é diferente. Quem sabe chamando na “chincha” como se diz no popular, pode ajudar a minimizar os problemas. Afinal, muitas das questões é mera omissão da empresa, tais como manutenção nos postes e transformadores. Pressão nos caras!

GOVERNADOR NÃO ANDA SOZINHO EM CALÇADA MINHA GENTE!

Como já publicado aqui, na coluna de quarta (7), os vereadores cabo-friense Davi Souza (PDT) e Léo Mendes (DC), acompanhados do ex-deputado Janio Mendes, estiveram com o governador Cláudio Castro (PSC) a quem entregaram um ofício pedindo celeridade na reabertura do Unilagos. Porém, os disseminadores de fake News da Região dos Lagos, num tom de despeito, afirmaram que o governador os recebeu na calçada, é mole? A pessoa tem que ser muito sem noção, sem conhecimento e mentirosa para soltar uma nota dizendo que o governador os recebeu na calçada, até porque governador não anda em calçada, não gente! Tamanha tolice so podia partir de alguém que, obviamente, não conhece o Palácio Guanabara. Aliás, tem todo um esquema de certificação de segurança para se ter acesso à sede de qualquer governo. A foto foi feita no jardim do Palácio. Na verdade, esse encontro estava marcado com o secretário de Governo, André Lazaroni, que é muito amigo de Janio Mendes, e com ele iriam protocolar o ofício. Quando o grupo estava aguardando, dentro do Palácio, para ser atendido pelo secretário de Governo, eis que surge o governador e sua comitiva. Quando Claúdio Castro os viu, foi até eles espontaneamente. Segundo Davi, o chefe do executivo foi muito gentil e cortês – apesar da visita ter sido uma cobrança -, e que Cláudio Castro fez questão de registrar o momento, “para vocês mandarem essa foto para Cabo Frio”, teria dito o governador. E ainda convidou os vereadores para acompanharem a cerimônia de assinatura de convênio do DER com municípios do sul fluminense. Entenderam agora?

INTRIGA DO ‘GABINETE DO ÓDIO’

A bem da verdade, é que toda essa intriga montada pelo “gabinete do ódio” daqui da Região dos Lagos tá com cara de despeito. Pelo seguinte: o prefeito José Bonifácio (PDT) e Janio é que estavam articulando para que a secretaria de Saúde de Cabo Frio e a Saúde do Estado tomassem a frente das tratativas de reativação da unidade, conforme o próprio governador disse em coletiva e que foi divulgado não só pelo Portal RC24h, como também pela rádio Costa do Sol FM e jornal O DIA. Mas, eis que as coisas mudaram. E mudaram a pedido do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho. Ele fez questão de ter gerência sobre tudo, fez o pedido diretamente ao governador para que sua secretaria tocasse o processo, porque ele queria transformar o Unilagos em hospital universitário. O pedido, muito nobre por sinal, foi acatado por Castro. Contudo, o nobre pedido vai levar um bom tempo, haja vista a burocracia ‘leeeenta’ que há em nosso país. Ou seja, aquilo que estava na ponta do caixa e que o governador previa que iria acontecer em uma semana, agora, vai demorar, e não será pouco.

INTRIGA DO ‘GABINETE DO ÓDIO’ II

Nossas fontes, fidedignas, da secretaria estadual de Saúde, nos informaram que estava tudo pronto para fechar a gestão com a OS que administra o hospital regional de Araruama ou com a OS que administra a UPA aldeense. Porém, diante do pedido de Dr Serginho, para que ele tivesse gerência sobre a transação, o governador não pode negar a solicitação – afinal de contas Serginho é membro do governo. Mas será que esse pedido tinha que ser agora, num momento em que muitos estão morrendo por falta de leitos para Covid? Isso pode levar meses e muitos infectados não terão esse tempo. Longe da gente achar que o pedido foi uma vaidade. Mas se foi o caso, isso, infelizmente, poderá custar muitas vidas. Se a intenção era nobre, ela derrapa sobremaneira na corrida pela vida. É o comentário geral da classe política nos corredores do Palácio Guanabara e também no meio político da Região dos Lagos.

LIVE COM FELIPE FERNANDES

Nesta sexta-feira (9) tem #15MinutosnoRC, com o secretário de saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, que também vai responder a perguntas dos internautas. Será partir das 10h, onde Felipe vai esclarecer e tirar dúvidas sobre todo o processo em relação ao plano de vacinação contra a Covid, que tem gerado grande reclamação da população. O bate-papo será transmitido nas fanpages do Portal RC24h e rádio Costa do Sol FM.

SONHO PERTO DE VIRAR REALIDADE

O prefeito Vantoil Martins (CID) se reuniu na tarde desta quinta (8), com os arquitetos Paulo Dias e Roberta Simões, que apresentaram o projeto do Mirante Municipal, que ficará localizado no bairro Pedreira, popularmente conhecido como Morro da Caixa D’Água. Aliás, o mirante é um sonho de Vantoil há muito tempo, foi promessa de campanha, inclusive, para transformar o local em espaço de lazer e turismo. Também está em andamento um estudo de viabilidade para instalar um teleférico que sai do alto do morro e vai até a Nova Praça da Estação. A Princesinha dos Lagos tem tudo para virar novo destino turístico na região. Além do prefeito, também participaram da reunião o empresário Damião Lopes, parte do secretariado e os vereadores Luciano Silva (CID), Marcelo Durão (PL), Marciley Lessa (PL) e Alan Rodrigues (MDB).

RODÍZIOS DE PASTEL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), não consegue abandonar a ocupação de proprietário de estabelecimentos alimentícios nem mesmo na sede do Executivo municipal. O motivo? Vai gostar de um rodízio assim lá longe. Pela quarta vez, a administração aldeense anunciou uma troca no secretariado. Nesta quinta-feira (8), foi publicada nota oficial informando da exoneração de Hugo Thiengo (imagem), aquele mesmo que foi escolhido para a secretaria de Administração há cerca de 15 dias. O município agradeceu o trabalho de Thiengo anunciou que, interinamente, quem comanda a pasta será o atual secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, que vai acumular as duas funções até que seja nomeado um novo nome para comandar a Administração. Antes de Hugo, quem comandava a secretaria era Marcel Mesquita. A primeira alteração no secretariado de Fábio do Pastel foi feita já na primeira semana de governo, na secretaria de Saúde com a saída de Bruno Alpacino. No dia 13 de janeiro, Cláudio Viviani também deixou o primeiro time de Pastel ao ser desligado da secretaria de Desenvolvimento Econômico.

MUDANÇAS À VISTA

Já que o assunto é mudança e Fábio do Pastel na mesma frase, é possível que o prefeito de São Pedro da Aldeia siga os passos do senador Romário e troque o Podemos pelo PL. De acordo com fontes do alto clero do partido, a expectativa é que os “liberais” filiem cerca de 30 prefeitos, incluindo o aldeense. Estão potentes, hein? Vamos ver se desse mato sai coelho.

ARARUAMA ENLUTADA

A COVID-19 fez mais uma vítima ilustre na cidade de Araruama. A diretora do Departamento de Cerimonial do município, Sueli Amaral de Bragança, morreu nesta quinta-feira (8), informou a Prefeitura. A servidora trabalhou no Executivo municipal por quase três décadas. A morte dela fez com que a Prefeitura decretasse luto oficial de três dias. Em nota, o município afirmou que “a sua brilhante trajetória profissional, bem como a firmeza de caráter e retidão, agora, faz parte de um legado que permanecerá como um norte a ser seguido pelas novas gerações”. A prefeita do município, Lívia Bello (PP), também se posicionou e disse que é “difícil expressar a tamanha dor” que sentiu com a perda “da grande amiga Sueli Amaral”, que foi “uma mulher extraordinária, elegante, sensível, inteligentíssima”. “Só Deus para nos dar força. Descanse em paz, guerreira”, escreveu a prefeita no Facebook. Vale destacar que amigos disseram que Sueli fazia isolamento por causa de sua mãe de 97 anos. Mas não foi suficiente para livrar da COVID. O Portal RC24h se solidariza com família e amigos de dona Sueli.

RODA CULTURAL

A Prefeitura de Maricá promove, a partir desta sexta-feira (9), das 14h às 21h, a Roda Cultural, um evento que, até domingo (11), vai contar com apresentações de artistas e grupos musicais por meio de lives. O festival será transmitido nos canais oficiais da Prefeitura no Facebook e no YouTube, com sete atrações logo no primeiro dia. O cantor e compositor Ronaldo Valentim abre a série de lives, seguido de Dalva Alves, Vivi Serrano, Rose Lima e Leandro Brunno. Também se apresentam a dupla Roberta Tílio e Ricardo Agura e o cantor Laranjeiras. É fomento a cultura e entretenimento responsável para esse fim de semana, né? Fica a dica para os municípios vizinhos.

MP VEM AÍ?

A informação da vez que corre por aí em Saquarema é que está a caminho do MP uma representação contra o aumento salarial da prefeita, vice e secretários no fim do ano passado. Em pleno período de pandemia, os vereadores aprovaram R$ 5 mil a mais nos vencimentos mensais deles. No caso da prefeita Manoela Peres (DEM), o subsídio passou para R$ 22 mil. Assim como em Rio Bonito, a aprovação da lei teria se dado de forma irregular, segundo pontua a representação. Advogados afirmam que as despesas com pessoal não poderiam ser aumentadas nos últimos 180 dias do último ano de mandato de Manoela. O artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) proíbe ao gestor público contrair, dentro dos dois últimos quadrimestres do mandato, “despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito”. Quando o mesmo aconteceu em Rio Bonito, o juiz Rafael Azevedo Ribeiro Alves concedeu uma liminar favorável a representação do MP no dia 7 de janeiro, suspendendo o aumento salarial.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE OLHO

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro emitiu, na última segunda (5), uma recomendação para que o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), exonere o irmão, que ocupa, atualmente, a secretaria Municipal de Infraestrutura. Segundo o MP, Márcio Rezende foi nomeado sem possuir a qualificação técnica para a pasta. O parecer também declara que a nomeação é uma afronta a Súmula Vinculante 13, do STF, que proíbe a nomeação de familiares para cargos políticos no caso das hipóteses. Olha o nepotismo aí, gente.

ONDE O FILHO CHORA E A MÃE NÃO VÊ

Começa nesta sexta-feira (9), o julgamento do prefeito eleito de Silva Jardim, Jaime Figueiredo (PROS), no TSE. O relator do processo é o ministro Luís Felipe Salomão. Jaime foi eleito em 2020 com 56% dos votos, porém não chegou nem a assumir o cargo pois acabou tendo problemas com a documentação da campanha, o que será julgado pelo Tribunal Superior. Por conta da votação expressiva de Jaime, caso ele seja condenado, haverá eleição suplementar em Silva Jardim, que vive uma situação caótica em relação à política. Em 2016, Wanderson Alexandre (SDD) foi eleito prefeito, com Cilene (SDD) vice. Em 2018, Wanderson tentou uma vaga na Alerj e, por isso, Cilene assumiu a Prefeitura. A chapa Wanderson-Cilene foi derrubada em 2019 por decisão judicial e a prefeita em exercício teve que deixar o cargo. Jaime Figueiredo, vereador na época, assumiu a Prefeitura interinamente e foi eleito em suplementar naquele mesmo ano. Contudo, ele não chegou a ser diplomado e a eleição foi considerada inválida. Deveria haver uma nova suplementar, o que não aconteceu. Jaime continuou na Prefeitura até que venceu as eleições no ano passado. Não assumiu por conta da atual questão. Fabrício de Napinho (PSD), atualmente, é o prefeito de Silva Jardim. Ele foi eleito presidente da Câmara no dia 1º de janeiro e acabou sendo alçado à chefia do Executivo por conta do imbróglio político. Tá para existir município mais complicado, hein?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content