SEPTAGENÁRIO DO BICENTEÁRIO
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira ( 8 ) começa por Cabo Frio, mostrando como prefeito José Bonifácio (PDT) participou ativamente das celebrações do bicentenário da Independência na cidade. Na parte da manhã, teve cerimônia na prefeitura, mas durante e noite, ele fez questão de prestigiar o lançamento da exposição da “Independência ou Morte”, no Instituto Cultural Carlos Scliar. Foi um evento pequeno, só para convidados, mas que é a cara do prefeito, no jeitinho que ele curte. Acompanhado da esposa, dra. Ana Valadão, Zé prestou atenção em tudo. A prova é esse registro, em que estava ele sozinho, em uma das salas do museu assistindo a um vídeo que falava um pouco da história do artista Cildo Meirelles, um dos maiores expoentes da arte contemporânea, que doou uma obra para o espaço. Sentadinho, de pernas cruzadas, mão na cabeça, por aí se vê que ele estava bem focado e interessado no que assistia. E assim ficou ate o final. Zé pode até não gostar de rock como acusaram os empresários da Passagem, mas de artes plásticas, ao que tudo indica, gosta muito.
‘DEVERIA TER UMA CPI DE FRAUDE IMOBILIÁRIA EM CABO FRIO’
Ainda em Cabo Frio, o documentarista e ativista político Lucas Muller foi o entrevistado do 30º RC Cast, nesta quinta-feira ( 8). Aos 37 anos, já foi candidato a vereador e hoje é um dos maiores combatentes ferrenhos contra a especulação imobiliária em áreas de conservação ambiental de Cabo Frio, como o Mangue da Ogiva e as Dunas do Peró. “Se tivesse uma CPI de fraude imobiliária em Cabo Frio, iriam ter que responder muita coisa”, disse ele. Segundo Lucas, não fossem os movimentos ambientais e algumas figuras políticas de fora da cidade – como o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) – muitas dessas questões não viriam à tona e mais áreas de conservação seriam degradadas. “A secretaria de Planejamento é a maior criminosa”, disse ele, completando que o presidente da Comissão de Licitação da prefeitura de Cabo Frio, Gustavo Beranger – que é amigo pessoal do prefeito José Bonifácio (PDT), inclusive tendo trabalhado com ele nas gestões anteriores – está envolvido em esquema de legalização de área de posse para aprovar empreendimento. O Portal RC24h, inclusive, tentou contato outras vezes com o citado sobre essa questão, mas sem resposta. Confira na íntegra no RC24h.
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
Ainda de Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) esteve, nesta quarta-feira (7), na abertura da programação do Bicentenário da Independência na cidade. O ato foi na frente da sede da Prefeitura, com hasteamento da bandeira do Brasil e apresentação musical com o Coral Marearte. A programação seguiu nesta quinta (8) e também terá ações na próxima quarta-feira (14), com encerramento no dia 28 de setembro, com atividades para crianças dos Cras do município, na Casa do Bicentenário.
BICENTENÁRIO OU CAMPANHA?
Cabo Frio, Búzios e São Pedro registraram carreatas a favor do presidente Jair Bolsonaro neste 7 de setembro, quando se comemorou o Bicentenário da Indepêndencia. Uma delas, no município cabo-friense, promovida pelo candidato à reeleição a deputado estadual pelo PL, Dr. Serginho, saiu da Praça de São Cristóvão e seguiu até a orla da Praia do Forte e Centro. Aproximadamente 100 carros apoiaram essa manifestação, alguns com palavras do tipo “a nossa bandeira nunca será vermelha” e “Deus acima de todos”. Em Búzios, bolsonaristas se reuniram em frente à Escola Nicomedes, em Manguinhos, onde cerca de 30 pessoas vestidas de verde e amarelo, com bandeiras, gritos e apitos, compareceram no protesto. Duas placas estendidas chamaram a atenção: “Intervenção Federal com Bolsonaro no Poder” e “Supremo é o Povo”. Em SPA, também teve carreata de apoio ao presidente, saindo da Havan, um dos maiores apoiadores de Bolsonaro. O que ocorreu foram que esses movimentos tiveram o mesmo objetivo e transformaram a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil em ato eleitoral. Um momento que serviria para unir os brasileiros acabou virando palanque.
OLHO NO LANCE
O vereador cabo-friense e candidato a deputado federal Alexandre da Colônia (SDD), não está brincando em serviço e pelas imagens dá para ver que tem muita gente que vai com ele. Olho no lance, vocês podem ser surpreendidos! As imagens são de um evento da campanha dele, em Macaé, na última terça (6), para onde foi logo após ser entrevistado no RC Cast. E estava bem cheio, a maioria de pescadores. Também fez caminhada pelas ruas do município. É um candidato orgânico, de legítima representatividade, oriundo da classe que representa. Alexandre está dominando a agenda, tem uma bandeira clara e é uma pauta urgente. Ou seja, se ele se eleger será um fato histórico: um pescador legítimo da Região dos Lagos se elegendo a uma vaga no Congresso. Mais um detalhe, segundo ele disse na entrevista são necessários 25 mil votos, pra se ter ideia tem candidato por aí que precisa de 60 mil. Não estranhem se Alexandre da Colônia se eleger, porque o voto dele é orgânico assim como sua campanha esta sendo, sem precisar de cargo fantasma em prefeitura, em Ceperj, em Casa do Trabalhador. É no peito, na raça e no talento.
PT CABO FRIO PRESENTE
O coordenador da secretaria de Assistência Social de Cabo Frio Adriano Brisola, que é o responsável pela área do projeto da Moeda Itajuru, e o subsecretário da Melhor Idade, Ricardo Cardoso (à esq.) partiram para Nova Iguaçu nesta quinta-feira (8) para participar do comício do presidenciável Lula (PT). Lideranças progressistas de todo o estado eram esperadas no evento, afinal trata-se do líder nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto. O comício também teve o objetivo de promover a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao Governo do Estado.
CONEXÃO CARAPEBUS x CABO FRIO
Continuando sobre Cabo Frio, a justiça eleitoral deverá avaliar o vídeo acima que viralizou nas redes sociais – apesar de já ter sido deletado – onde um servidor do transporte de Carapebus, Ademir Maia, publicou sobre uma reunião política com o candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT) e convocou o funcionalismo em nome do prefeito Bernard Tavares (REP). Janio esteve na cidade no último dia 22 de agosto. O servidor em questão teria intimidado os servidores com possíveis cortes. “Quem não é visto, não é lembrado. Na política só lembram na hora do corte”, disse o servidor. O caso de possível intimidação e o vídeo será encaminhado à justiça eleitoral.
RUA DOS BIQUÍNIS EM PAUTA
O deputado federal Julio Lopes (PP) está pensando em estratégias junto com comerciantes da Rua dos Biquínis para fomentar a economia do local. Nesta terça-feira (6), o parlamentar passou por lá e colocou seu mandato a disposição dos comerciantes para ajudá-los com atrações e ideias com mudanças para revitalizar o local. O deputado, inclusive, pretende levar emenda para reformar trechos da rua. Inclusive, haverá, nos dias 17 e 24, um desfile para fomentar o comércio com apresentação de um saxofonista e um DJ. Os detalhes do evento serão discutidos em uma reunião ainda nesta semana.
VISTORIA NO FERIADO
O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), não deu muita bola para o feriado nesta quarta-feira (7) e partiu com o vice e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), para fazer uma vistoria no Alto da Boa Vista e loteamento Pórtico de Búzios. Os locais receberão obras de drenagem e pavimentação nos próximos dias. Na ocasião, o gestor anunciou que, no Alto da Boa Vista, mais de 23 ruas serão contempladas. As obras começam dentro de 10 dias, e as manilhas da drenagem já chegaram em vários locais. No loteamento Pórtico de Búzios, as três ruas que faltaram no passado, serão concluídas a partir da próxima semana, segundo garantiu Miguel.
ÁREA DE PESCA ARTESANAL
Ainda em Búzios, mas falando da Câmara, o projeto da Área de Proteção Ambiental e da Pesca Artesanal de Armação dos Búzios (APAPAB) foi aprovado na sessão legislativa desta quinta-feira (8). De autoria do vereador Niltinho de Beloca (PROS), o PL segue para sanção do prefeito. A matéria foi discutida em reuniões com pescadores e em audiência pública e torna a lei da APAPAB menos restritiva para a prática da pesca artesanal.
VOLTA DA CAVALGADA
Em São Pedro da Aldeia, a quarta-feira (7) foi de festa com o retorno da tradicional cavalgada no Polo Rural. Após dois anos sem o evento devido à Pandemia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) acompanhou a programação, que começou na parte da manhã e se estendeu até o fim do dia, com shows e atividades para toda a família. Nas redes sociais, o chefe do Executivo escreveu que foi uma “festa agradável, cheia de crianças, muita família, brinquedos de graça pra meninada, contato com a natureza” e afirmou que foi “uma lembrança pra vida inteira”. O prefeito agradeceu ainda ao secretário de Agricultura, Trabalho e Renda, Thiago Ribeiro, ao secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, e ao coordenador de Eventos, Rodolpho Jotha.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Por falar em São Pedro da Aldeia, a população do município vai ter a oportunidade de participar da consulta pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual. A consulta foi aberta no último dia 6. Fábio do Pastel reforçou a importância de um governo participativo e convocou os moradores a apontarem as principais necessidades de cada área da cidade. A pesquisa é realizada de forma on-line pela secretaria municipal de Planejamento e Gestão e o questionário fica disponível até o dia 30 de setembro.
15 ANOS COMUNITÁRIO
O sonho da festa de debutante de até 15 meninas de Iguaba Grande será realizado pela Prefeitura em novembro. O município liberou o edital para participar do projeto “15 Anos Comunitário”. Assim como era feito antes da pandemia, as contempladas vão ganhar o pacote completo: vestido, penteado, maquiagem e poderão levar até 10 convidados para o evento. As inscrições gratuitas iniciam nesta segunda-feira (12) e vão até a sexta-feira (16), das 9h às 16h e deverão ser realizadas pelo responsável legal da aniversariante, de forma presencial, na sede da secretaria de Assistência Social. Na última edição, lá em 2019, o prefeito Vantoil Martins (CID) não só compareceu ao evento, como até dançou com as aniversariantes.
AMBIENTAÇÃO
Os novos secretário e subsecretário de Cultura de Iguaba Grande, Miqueias Gomes e José Antônio Carvalho, reuniram os servidores da secretaria para alinhamento e planejamento de ações da pasta para os próximos meses. A pasta já tem algumas agendas marcadas, entre elas o Festival Estudantil da Canção (Fesc).
DIA INSTITUCIONAL
A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), acompanhou a solenidade de hasteamento das bandeiras e assistiu ao desfile cívico de escolas e repartições públicas nesta quarta-feira (7), Dia de Independência. Enquanto a chefe do Executivo se encarregava da parte institucional, o marido de Lívia, Chiquinho da Educação (UNIÃO), e a vice-prefeita da cidade, Raiana de Chiquinho (PSD), se engajaram na campanha dela a deputada estadual.
PARADA NO CABO
Agora é oficial. No próximo domingo (11), Arraial do Cabo vai sediar a 11ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+. O evento acontecerá no Parque Público e o tema deste ano é “Vote com Orgulho”. A parada, que não acontece desde 2019 devido à pandemia, é uma realização do Grupo Arraial Free, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo.
ADESIVAÇO PRÓ-LULA
O feriado de Independência nesta quarta-feira (7) para o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foi “de luta pela mudança do Rio e do Brasil”. Na sede do diretório municipal do PT, na parte da manhã, o chefe do Executivo botou a mão na massa e se engajou em um adesivaço de carros para a campanha de Lula (PT) para presidente e Marcelo Freixo (PSB) para governador.
WITZEL INDEFERIDO
O TRE-RJ indeferiu o pedido de registro de candidatura de Wilson Witzel (PMB) ao governo do estado, na sessão plenária desta quinta-feira (8). Por unanimidade, a Corte se posicionou pela inelegibilidade do candidato, que fora condenado à perda do cargo de governador (impeachment) e à inabilitação para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de cinco anos, em razão do cometimento de crime de responsabilidade, com base no art. 4º, inciso V, e art. 9º, item 7, da Lei 1.079/1950. A Corte determinou, ainda, por maioria, a devolução ao Partido da Mulher Brasileira dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha porventura recebidos pelo candidato que não tenham sido utilizados por ele, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de 10% do valor a ser devolvido. Na mesma sessão, o candidato a vice da chapa Sidclei Nogueira da Silva Bernardo (PMB) também teve o seu registro indeferido, por estar inelegível, com base no art. 1º, I, “g”, da Lei Complementar 64/90. O candidato teve as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU).