15/01/2025 — 12:26
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (5)

Com exonerações na secretaria de Fazenda, servidores de Cabo Frio podem ficar sem pagamento; São Pedro se prepara para ser palco do 1º Fórum de Secretariado da Região dos Lagos; Vantoil Martins recebe empresários da "Ilha dos Dinossauros"; Câmara de Búzios aprova emenda que altera prazos de apresentação das matérias orçamentárias ao Legislativo; vice-prefeito de Arraial do Cabo, Diego Silveira, almoça com aliados políticos; composição da Câmara Municipal de Araruama para 2025 pode ser alterada; Manoela Peres participa de eventos na capital; Fabiano Horta regulariza pagamento das merendeiras... E muito mais!

Compartilhe

QUINTA CAÓTICA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (5) começa mais uma vez por Cabo Frio, já que é impossível ignorar o caos instalado na cidade. O dia começou com a presidente da Comsercaf, Luanna Buais, pedindo exoneração do cargo, alegando “incompatibilidade de visão com a gestão da chefe do Executivo e restrição de autonomia”. E ainda no final da tarde, vazaram os ofícios de exoneração (a pedido), do secretário de Fazenda, Volnei Gomes, bem como a adjunta, Ana Luisa Vasconcelos. A dúvida que fica é: quem vai pagar o salário? Sabemos que isso significa confusão na certa. Nos bastidores, o que se comenta é que a prefeita teria determinado a Luanna que pagasse um fornecedor específico. Buais alegou que era fundamental pagar servidores e caminhoneiros em atraso há quatro meses. Elas bateram boca, o que culminou em pedido de demissão. O marido dela, lotado na procuradoria, Fellipe Corrêa, também pediu demissão. Daí para frente foi uma saraivada de especulações. Fato é, que no final do dia soubemos dos pedidos de exoneração de Volnei que seria sogro de Luanna, e do bonde todo.

SEM PREVISÃO

A situação ficou descontrolada. Magdala correu para secretaria de Fazenda. Ficou trancada a tarde toda com o secretário de Saúde (Bruno Alapacino) no gabinete. Informações extra oficiais dão conta de que a prefeita estava mais preocupada com fornecedores do que com servidores. Como Magdala é inacessível e a comunicação da prefeitura está capenga, a população fica refém de boatos, denúncias via WhatsApp e rumores de esquina. Nem mesmo um comunicado oficial foi emitido. Enquanto isso, pipocam reclamações de todos os lados. Servidores continuam sem receber seus salários, e a expectativa é que a prefeita realize o pagamento até esta sexta-feira (6). Caso contrário, circulam rumores de que até próprios funcionários da Fazenda farão greve senão receberem até amanhã. Haja Rivotril e oração para os servidores de Cabo Frio. Mas soubemos por fontes do setor, que não há previsão de pagamento dos servidores, tanto salário de novembro como 13º. Cheirinho de calote no ar…

UM FIASCO

Por outro lado, o secretário de Educação declarou, em uma festinha de confraternização – que ninguém sabe quem pagou – que os 50% do décimo terceiro será depositado na conta do pessoal também nessa sexta. Enquanto Saúde, Administração e Assistência social não receberam o pagamento de novembro. Inúmeros servidores da saúde não receberam sequer o pagamento de outubro e seguem desesperados sem saber de nada, ameaçando quebrar tudo e fazer greve. É esse o cenário de Cabo Frio. A expectativa é tremenda para que os servidores recebam logo, já que a economia da cidade não engrena. Com Natal se aproximando e o povo sem grana, o comércio não vende, empresário não lucra, fica ruim pra todo lado. Assim como foi na reta final do governo Adriano: um fiasco. Como ter espírito natalino desse jeito?

UM PASSO À FRENTE

Em contrapartida, o prefeito eleito, Dr. Serginho (PL) nem assumiu, e está na capital em busca de recursos para a cidade, dialogando com Governo do Estado e com os secretários na tentativa de trazer asfalto, iluminação, e sanar outras deficiências. O que já sabemos é que nessa agenda, ele já esteve com o líder do PL, Altineu Cortês e com o suplente de senador, Bruno Bonetti (PL), provavelmente vem notícia boa desses encontros. É aquilo, né?! Serginho não tá nem correndo atrás, ele está correndo à frente. Apesar de todo caos em que a cidade está, ele ainda não pode fazer nada a não ser o que já está fazendo: planejar e tentar conseguir mais recursos para fazer uma boa transição. O certo é que ele vai pagar a cidade em frangalhos.

FÓRUM DE SECRETARIADO

São Pedro da Aldeia será palco do 1º Fórum de Secretariado da Região dos Lagos nesta sexta-feira (6). O evento ocorrerá na unidade Firjan SESI SENAI, no Centro, com início às 9h30. O encontro reunirá os secretários de Desenvolvimento Econômico da Baixada Litorânea. O objetivo do fórum é discutir estratégias para o fortalecimento do setor industrial, com foco na melhoria do ambiente de negócios e na geração de emprego e renda para a população da região. A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, destaca que o crescimento do estado está ligado ao revigoramento do interior, e que a harmonia entre os poderes estadual e municipal é essencial para o sucesso das ações. A ideia do Fórum surgiu durante o Codin Reúne Região dos Lagos, realizado em outubro, em Cabo Frio. O presidente da Codin, Fábio Picanço, vê o encontro como uma oportunidade de avançar nas discussões e o desenvolvimento econômico dos municípios da região. A Codin planeja expandir para outras regiões do estado.

ILHA DOS DINOSSAUROS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu nesta quinta-feira (5) Júlio Alves e Marlene Mattos, ex-empresária de Xuxa, que estão à frente do parque temático “Ilha dos Dinossauros”, com inauguração prevista para o ano que vem. Vantoil visitou o local mais uma vez para observar os últimos detalhes. Desta vez, o arquiteto Ronaldo também esteve presente, planejando todos os aspectos do projeto. Quem também marcou presença foi Anilson, responsável pelo desenvolvimento das réplicas de dinossauros. O prefeito acompanhou o grupo até o espaço onde o empreendimento será construído, localizado no bairro Iguaba Pequena, à beira da laguna de Araruama. Todos vestiam a camisa do projeto, que já se tornou uma marca do parque na cidade. Só se fala nisso na pequena Iguaba, a repercussão é grande e a população não vê a hora de poder curtir a novidade.

APROVADO EM PRIMEIRO TURNO

A Câmara de Búzios aprovou nesta quinta-feira (5), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 3/2024. De autoria dos vereadores Dida Gabarito (PL), Raphael Braga (PRD) e Victor Santos (MDB), a emenda altera os prazos de apresentação das matérias orçamentárias ao Legislativo e revisa o limite de emendas parlamentares no orçamento municipal. O texto determina que o projeto do PPA deverá ser apresentado até 15 de setembro, enquanto a LDO deverá ser entregue até 1º de junho, e a LOA, até 15 de setembro. Atualmente, os prazos previstos na Lei Orgânica Municipal são 15 de setembro, 15 de outubro e 15 de novembro, respectivamente. Outra modificação incluída no documento estabelece um limite de 2% da receita corrente líquida do orçamento municipal para emendas parlamentares, sendo metade desse percentual destinado a ações e serviços públicos de saúde. O limite atual é de 1,2%. A medida ainda precisa ser aprovada em segundo turno para que as mudanças entrem em vigor.

ALMOÇO ‘DAQUELES’

O vice-prefeito de Arraial do Cabo, Diego Silveira (MDB), reuniu-se com aliados políticos e amigos para um almoço no tradicional restaurante Tio Dorp. Participaram do encontro os secretários municipais Bernardo Alcântara (Educação), Jorge Diniz (Saúde) e Victor Fontes. O almoço descontraído ocorreu logo no início da parte da tarde, marcada pelo trabalho conjunto de Diego com o prefeito Marcelo Magno (PL) para dar continuidade às ações estratégicas do município. Apesar do clima de informalidade, a presença de figuras centrais da gestão cabista reforça a sinergia entre os gestores e a importância da troca de ideias para o avanço das pautas administrativas. Almoço junto com um bate papo legal combina com tudo, ainda mais com política, é claro.

RECÁLCULO DO QP

A composição da Câmara Municipal de Araruama para 2025 pode ser alterada após decisão da desembargadora Kátia Valverde Junqueira, do TRE. Em recurso apresentado pelo partido Novo, foi determinado que os 709 votos recebidos pela candidata Mãezona do Povo sejam computados para a legenda e considerados no cálculo do quociente partidário, critério que define o número de vereadores eleitos por cada partido. Atualmente, o Novo conta com apenas um vereador eleito, Rodriguinho das Excursões, que obteve 1.571 votos. Com a inclusão dos votos de Mãezona, o partido pode conquistar uma segunda cadeira na Câmara. Caso o recálculo confirme a alteração, a vaga será ocupada por Waguinho da Agência, primeiro suplente do Novo. A candidatura de Mãezona foi indeferida pela 92ª Zona Eleitoral devido a um erro na documentação enviada à justiça eleitoral. Apesar de sua aprovação na convenção do partido e inclusão na ata, o Diretório do Novo não registrou o nome dela nos documentos formais. Por conta disso, ela concorreu sub judice e teve seus votos desconsiderados inicialmente. Após a negativa do TRE em reverter o indeferimento da candidatura, Mãezona desistiu do recurso. A ação foi, então, assumida pelo partido e pelo candidato Waguinho, que buscaram o aproveitamento dos votos para o quociente partidário do Novo.

“COMO UM PAPAGAIO DE PIRATA”

O ex-candidato a prefeito de Araruama, Sérgio Ribeiro (DC), voltou com tudo às suas redes sociais nesta quarta-feira (4). Ele estava meio sumido durante os últimos dias, mas reapareceu. Porém, não deixou de comentar sobre o que aconteceu com o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB). Vocês se lembram quando ele conseguiu firmar um acordo entre o PL e o governo da prefeita eleita Daniela de Lívia (MDB)? Pois bem, Sérgio chamou de ‘síndrome do fim do mandato’: “O que eu tenho reparado nos últimos dias é que acabou a campanha, e o Chiquinho inelegível botou o trator, passando por cima do ex-presidente Bolsonaro (PL), dos filhos do deputado federal Altineu Côrtes (PL), além de outras pessoas. Não entendo aquelas charges que ele insistia em mandar todo mundo compartilhar e, agora, na semana passada, Chiquinho estava como um papagaio de pirata tirando foto com o Bolsonaro. Ele já começa a querer aparecer e estava na mesma reunião que o deputado estadual Márcio Canellas (União). E, nessa semana, leva a Daniela, como se ela já não tivesse pouco a fazer. Na verdade, Dani, vamos administrar a nossa cidade. Eu já não sou mais seu adversário”. Para finalizar, Sérgio comentou que o encontro estadual com o presidente nacional do Podemos não faz sentido: “Isso é até ruim para começar a administração, porque demonstra que não tem lado. Demonstra que é para onde o vento está carregando. É preciso falar menos de política e mais da cidade”, completou.

NA CAPITAL

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), participou nesta quarta-feira (4), da edição brasileira do encontro global Tomorrow.Blue Economy, realizado em Niterói. O evento discutiu o potencial da Economia Azul no contexto brasileiro, abordando a importância de acelerar a transição verde diante de desafios políticos, econômicos e climáticos. A Economia Azul, que envolve a exploração sustentável dos recursos do oceano, foi destacada como essencial para o desenvolvimento econômico e ambiental. O encontro reuniu especialistas e empresas do setor, com foco em inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e educação. Logo depois, Manoela também se encontrou com Paulo Protasio, autoridade em desenvolvimento sustentável do estado, na Casa 20, em Ipanema, para discutir projetos estratégicos para 2025. O objetivo do encontro foi planejar o próximo passo de um projeto que recebeu o prêmio do G-20, com vistas a expandir seu impacto no próximo ano. Já nesta quinta (5), a prefeita esteve no Palácio Guanabara, na capital, onde se reuniu com André Souza, assessor de relações internacionais, e Adriana Novis, coordenadora de Relações Internacionais. A reunião teve como foco as iniciativas para o próximo ano, com o objetivo de promover parcerias internacionais estratégicas de cooperação técnica.

TÁ NA CONTA!

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta se reuniu com o secretário de Educação, Márcio Jardim, para formalizar o trâmite burocrático necessário para regularizar o pagamento das merendeiras municipais, cujos valores estavam pendentes desde julho. Com a assinatura dos documentos, os salários foram imediatamente creditados nas contas. Além disso, Horta, focado no último mês de seu mandato, intensifica os esforços para a entrega de diversas obras em andamento.

HOTEL MARICÁ

Ainda em Maricá, o deputado federal e prefeito eleito Washington Quaquá (PT) esteve nesta quinta-feira (5), ao lado do aeroporto em Araçatiba, para falar sobre o projeto em andamento para a construção do Hotel Maricá. O empreendimento contará com 166 unidades hoteleiras, sete andares, restaurante com capacidade para 180 pessoas, um centro de convenções modular para 250 participantes, estrutura completa para eventos e um centro de negócios. Quaquá comentou sobre o projeto: “Esse hotel vai atender todo o aeroporto, a demanda e os trabalhadores que saem daqui todos os dias para as plataformas de petróleo. Maricá tem hoje a segunda maior operação offshore para transporte de trabalhadores para as plataformas de petróleo do Brasil. Nós construiremos mais sete hotéis. Vamos desenvolver o turismo em Maricá, e nós precisamos de você, da população, se formando como dirigentes de hotel, trabalhadores de hotel. Portanto, vamos aproveitar o pessoal do Passaporte Universitário para treinar como gerentes de hotel, administradores e também nas áreas de gastronomia e nutrição.” Vale ressaltar que o prefeito Fabiano Horta (PT) já havia anunciado o lançamento oficial das obras do Hotel Maricá. Sobre o aeroporto, é importante lembrar que esse sonho começou com Quaquá, que sempre acreditou que a cidade merecia um aeroporto de referência para o Rio e para o Brasil. Junto com Horta, ele trilhou esse caminho e, hoje, deram mais um passo para concretizar esse projeto.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo