VETOS AO ORÇAMENTO
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (5) começa com Armação dos Búzios, porque o prefeito, Alexandre Martins (REP), enviou à Câmara vetos ao Projeto de Lei da LOA 2023. A proposta veta cerca de 20 emendas dos vereadores incorporadas ao orçamento. Algumas das emendas a serem vetadas estabelecem dotação no orçamento para cannabis medicinal, castração animal, desporto profissional, entre outros. A justificativa do veto é “manter o equilíbrio econômico-financeiro da Administração Pública”. A proposta do prefeito foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara em sessão extraordinária nesta quinta (5).
PENÍNSULA BADALADA
Continuando em Búzios, a península está mais badalada do que nunca nesta alta temporada recém-iniciada. Além de estar lotada, uma galera em especial escolheu a Armação como point nesse verão, os rappers e MCs. Um deles, inclusive, tem dado o que falar com sua presença na cidade, o rapper Orochi, de 23 anos e cachê de mais de R$ 200 mil por show, que alugou mansão em Geribá e já tá causando: foi detido nesta quarta (4) porque havia armas no casarão. Além dele, vários MCs famosos escolheram o município para lazer, tais como Mc Kevin, Mc Daniel, Mc Brinquedo, entre outros. E bota lazer nisso: festões com modelos, carros importados, enfim, toda ostentação que o dinheiro pode comprar. Os caras trabalham no que gostam e gastam onde estão a fim. É mais grana circulando no município.
ELITISMO, RACISMO E DESPEITO
Na esteira dos figurões da atualidade que circulam em seus carrões por Búzios, veio também uma enxurrada de comentários que retratam o elitismo e o racismo vindos, principalmente, de quem mora na cidade. Porque, a bem da verdade, como comentou uma fotógrafa da região, que de maneira “cirúrgica” resumiu o que está, de fato, acontecendo: “esse tipo de ostentação sempre aconteceu, a diferença é que a galera era de outra cor (…) O dinheiro do preto sempre será marginalizado”. E mais, achar que Búzios deveria continuar sendo frequentada pela elite cult e branca há um quê de despeito e parece mais um reflexo de viúva da ditadura. Ou acha que Bardot vai voltar a circular por aqui no alto dos seus mais de 80 anos? Pelé já morreu, sabia? Enfim, esse “tal de Orochi” certamente ganha mais do que todos os despeitados juntos e cujos filhos ou netos certamente são fãs do artista. Além do mais, é uma fala que dialoga diretamente com o racismo estrutural que ainda enfrentamos em pleno século 21. E tem outra, um político que já foi prefeito de Búzios três vezes mas agora é remunerado pela prefeitura de Cabo Frio, deveria ter um olhar mais crítico quanto ao abandono da pobre cidade rica e ajudar a resolver os problemas mais emergenciais.
OBRAS DE CRECHE RETOMADAS
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), publicou um vídeo nesta quarta-feira (4) na Rua do Fogo para anunciar o retorno das obras de uma creche no bairro paralisadas há quatro anos. O prefeito afirmou que espera a inauguração da unidade para agosto. A visita foi acompanhada pelo vereador Márcio Soares (PDT). Nas redes sociais, Fábio escreveu que “dinheiro público não pode ser desperdiçado”.
ACAMPAMENTO DE VOLTA
Os manifestantes inconformados com a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, nas eleições do ano passado, voltaram a se reunir na frente da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia nesta quarta-feira (4). Passados 66 dias do 2º turno do pleito, realizado em 30 de outubro, o grupo voltou a se apropriar da bandeira do Brasil com pedidos de intervenção militar contra o governo democraticamente eleito. Os manifestantes acamparam em frente à base aldeense, assim como em diversos outros pontos do país, por cerca de dois meses ininterruptos, fizesse chuva ou sol. No último fim de semana, no qual Bolsonaro deixou o país para passar um período sabático nos Estados Unidos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse, os manifestantes chegaram a desmobilizar o acampamento.
POSSE DE PAULA
A transmissão do cargo de secretaria de Turismo de Cabo Frio, que estava prevista para esta quinta-feira (5), às 10h, no auditório da Prefeitura, foi adiada. A nova data para a posse de Paula Pinheiro é quarta-feira (11), no mesmo horário e local. A futura secretária é uma indicação do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), e partiu dele o pedido para o adiamento da cerimônia. Atual ocupante do cargo, Katyuscia Brito deve voltar para a secretaria de Agricultura após deixar o Turismo.
SEGUNDO SECRETÁRIO
Ainda em Cabo Frio, o vereador Roberto Jesus (MDB) tomou posse como segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara na manhã desta quinta-feira (5). Os parlamentares Miguel Alencar (UNIÃO), presidente da Casa, e Luís Geraldo (REP) também participaram do ato.
ACOMPANHANDO OS TRABALHOS
Com a chuva na noite desta quarta-feira (4), o secretário de Obras de Cabo Frio, Vanderson Bento, ficou em estado de alerta e foi acompanhar as equipes da Defesa Civil em visita aos pontos mais críticos de alagamentos na cidade. “Pude observar que os pontos que nós já fizemos obras e desassoreamos não está alagando mais, sinal que estamos no caminho certo, porém ainda falta muito e muitos bairros precisam de intervenções e espero solucionar dentro do tempo que teremos na secretária”, pontuou. O responsável pela Defesa Civil em Cabo Frio, Marcus Dothavio, também esteve no local.
SÍTIO NOVA VIDA
A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), publicou um vídeo nesta quinta-feira (5) mostrando as obras avançadas do Sítio Nova Vida, que deve ser inaugurado no dia 6 de fevereiro. O objetivo do programa é oferecer um lar a pessoas em situação de rua, com toda a infraestrutura para que elas ganhem autonomia e possam se manter. No local, haverá acompanhamento por equipes de psicólogos e assistentes sociais. Os moradores também terão acesso a oficinas de agricultura familiar e aulas de artesanato. Em uma loja em frente ao sítio, eles vão poder vender o que produzirem no projeto, gerando trabalho e renda.
AÇÃO COLETIVA DO SINDICATO
Ainda em Araruama, o Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA) protocolou uma ação coletiva para que a Prefeitura cumpra a lei da regência e da produtividade. De acordo com a entidade, a falta da gratificação é uma das queixas mais comuns dos docentes, gestores escolares e especialistas da educação. O objetivo é que as decisões judiciais individuais que tem sido reiteradas pela concessão da gratificação de produtividade e regência, nos percentuais de 10 e 30% sobre o vencimento base, garantindo também o direito à incorporação após dois anos de efetivo exercício, agora tenha um alcance maior, especialmente para aqueles servidores que, apesar de filiados, desconhecem a existência desse direito ou que, apesar de cientes, ainda não o pleitearam.
CONFUSÃO EM ALTO MAR
Uma confusão chamou a atenção de turistas que faziam o tradicional passeio de barco em Arraial do Cabo, nesta quarta-feira (4). Na briga, pelo menos, quatro mulheres trocavam xingamentos e foram controladas por homens. De acordo com testemunhas, outra briga aconteceu no píer, onde turistas embarcam para os passeios. Ainda não há informações do que pode ter causado as “tretas”, mas cenas como essa tem acontecido com uma certa frequência no Cabo, principalmente em períodos de grande movimento de turistas. Será que a secretaria de Segurança do Cabo tá de olho nisso?
FÓRUM CULTURAL
A Prefeitura de Arraial do Cabo promove, na próxima quarta-feira (11), o II Fórum Cultural. O encontro será às 18h30, na sede da Subcult, que fica no antigo cinema de Arraial. “Sua presença é muito importante. Faça parte da cultura do município e exerça a sua cidadania”, convidou a Prefeitura.
IGUAVERÃO 2023
A Princesinha dos Lagos está com a melhor alta temporada de todos os tempos. Depois de um réveillon pra ninguém botar defeito, vem mais por aí. O evento Iguaverão 2023 começa neste sábado (7), na Praia do Ubás, na altura do quiosque 12. A festividade, que também será realizada no domingo (8), contará com shows musicais, aulas de Zumba nos dois dias e muito mais. No sábado, a partir das 18h, quem vai comandar o show é o cantor sertanejo Felipe Cowboy. Já no domingo, às 15h, o evento começa com os DJs Leozinho e Flávio Caburé, que vão esquentar o clima de Iguaba Grande. Em seguida, às 16h, será a vez do público dançar pagode e samba carioca com o Grupo Clareou. O evento é gratuito.