InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (4)

A popularidade de Marcelo Magno junto ao cabista e Chuchu no RC Cast; As conexões entre Iguaba e o governo do Estado; José Bonifácio cabulando repouso e a celeuma da Educação; Fabiano Horta se encontra com ministro; O intercâmbio entre Maricá e São Pedro da Aldeia; Alexandre Martins e o vereador que não sabe se vai ou se fica; Paulo Melo está on; A representante de Araruama na equipe de Ministério da Saúde... E muito mais!

MARCELO TÁ ON

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (4) começa por Arraial do Cabo, onde pesquisas de opinião de aprovação do governo mostram que o prefeito Marcelo Magno (PL) está com 65% de aprovação. Por isso está muito focado nas entregas, em vistoriar obras. Tanto é assim, que nesta quinta-feira (4) ele foi vistoriar as obras no distrito de Monte Alto, onde vistoriou praça, creche, a Escola Municipal Luiz Francisco Sobrinho (imagem) e o Parque das Garças. Ainda falando sobre pesquisas de opinião, é claro que a gente ficou de olho no quesito eleições 2024. Apesar do Andinho estar inelegível – mas aposta que vai conseguir um jeito de ser candidato -, hoje ele aparece atrás do prefeito na disputa com Ton Porto (PDT) em 3º lugar, “roubando” a colocação de Ton, na traseira de Marcelo Magno. Segundo as informações da pesquisa que obtivemos, destacando que não é um instituto aqui da região, Marcelo tem bastante gordura diante do seu ex-aliado Andinho. No entanto, para materializar esse projeto, Andinho ainda vai enfrentar a justiça eleitoral e também a vontade popular porque, a julgar pelas pesquisas Marcelo tá on, hein?

REUNIÃO DO ANIVERSÁRIO

Por falar em Arraial do Cabo, a festa de 28 anos do município está chegando. Nesta quarta-feira (3), representantes do Poder Público se reuniram para discutir os últimos detalhes do evento, que promete reunir milhares de pessoas na Praia dos Anjos entre 12 e 14 de maio. Para esse ano, serão posicionadas torres e equipes de segurança em pontos estratégicos do lugar, além da presença da Defesa Civil. A secretaria de Segurança Pública aumentou todo o efetivo para garantir a segurança dos presentes. A festa também vai contar com uma ambulância e tendas da secretaria de Saúde, ofertando todo o suporte necessário para garantir o bem estar de moradores e visitantes. Ao lado de Marcelo Magno, participaram da reunião representantes das secretarias de Turismo, Segurança Pública, Ambiente e Saneamento, Posturas, Governo, IDAC e COMTRANS.

NOVO PLANO DIRETOR E O TURISMO NOS DISTRITOS

O entrevistado do RC Cast, que chegou ao seu 77º episódio nesta quinta-feira (4), foi o secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Pacheco, o Júnior Chuchu, que completa três meses na pasta, após ter se licenciado da Câmara Municipal. Entre os principais assuntos do tema, Chuchu destacou a importância do Plano Diretor. O secretário cabista também falou sobre o governo atual e a perspectiva com relação à corrida de 2024. “A eleição no Cabo está sendo decidida cada dia mais num curto tempo (…) Existe o momento de todas as coisas e pessoas. Quando não é o seu momento, tem que dar oportunidade a outro fazer”.

VISITA DO GOVERNO ESTADUAL

Enquanto isso, em Iguaba Grande, nesta quinta-feira (4), o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu, em seu gabinete, Diogo Bastos, superintendente da secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro e sua equipe. O objetivo foi alinhar os detalhes do 1º Encontro Técnico da Proteção Social Básica (PSB) do Estado, que acontecerá na próxima sexta-feira (5). A iniciativa já conta com 79 municípios e 189 técnicos inscritos. Marcaram presença na reunião os vereadores Luciano Silva (CID) e Junior Negão (PATRI), a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, e a diretora de Proteção Social Básica e Especial, Hellen Tavares.

AGENDA NO RIO

Já o presidente da Câmara de Iguaba Grande, Marciley Lessa (PL), foi ao Rio de Janeiro para uma agenda com o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Flavio Campos Ferreira, o Dr. Flávio. O titular da pasta de Agricultura, Abastecimento e Pesca em Iguaba, Vagnei Lessa, também acompanhou o encontro. À coluna, Marciley comentou que uma das questões abordadas na reunião é a viabilidade de se levar para Iguaba a Patrulha Mecanizada, programa do Governo do Estado, com o objetivo de revitalizar as estradas vicinais do município. O parlamentar afirmou que as conversas estão adiantadas e os equipamentos devem chegar a Iguaba em breve. Outra situação foi a possibilidade da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para ajudar os pescadores da cidade devido aos dois períodos de defeso na Lagoa de Araruama.

VEREADORA EMPOSSADA

E a Câmara de Iguaba Grande agora conta com uma vereadora. Silvana Grimauth (CID) assumiu, nesta quinta-feira (4), o mandato parlamentar com a ida do vereador Paulo Rito (CID) para o secretariado de Vantoil Martins. Aliás, o prefeito prestigiou a sessão neste fim de tarde. Não só ele, como os secretários de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza; Educação e Governo, Jales Lins; chefia de Gabinete e Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa; Obras, Alexandre Freitag; e Fazenda, Jorgino Fabiano. E teve a presença até da deputada Zeidan (PT). Silvana, única mulher na Câmara após 15 anos, está interessada fazer um mandato levantando as bandeiras das pessoas que, muitas vezes, não têm voz. Por aí, entende-se, principalmente, as mulheres e as pessoas com deficiência. Essa é a vertente política que a única mulher do parlamento iguabense pretende seguir.

CABULANDO O REPOUSO

Após levar um tombo no aeroporto de Fortaleza no último domingo (30) e ter recebido recomendações médicas para permanecer em repouso, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), segue trabalhando na medida do possível. Apesar de não ter se reunido com a equipe do SEPE no protesto dos servidores da Educação nesta quarta (3), Zé informou a imprensa que foi inaugurar, pessoalmente, a extensão da linha de ônibus que circula na Sinagoga, no distrito de Tamoios, para a Fazendinha. A ampliação do itinerário foi um pedido da população ao prefeito. A comunicação da Prefeitura confirmou que Bonifácio marcou presença na viagem inaugural do novo trajeto, mas não fez registros fotográficos.

SEPE DETERMINADO

Enquanto isso, a celeuma da Educação continua, apesar da Prefeitura ter anunciado uma readequação nos salários dos professores da Rede Municipal de Ensino da cidade, adaptando os valores ao piso nacional. Acontece que o município optou por prover reajuste para os cargos de docente I efetivo; docente I contratado, e docente II contratado. Já os professores no cargo de docente II efetivo não terão o reajuste porque “já recebem 32,93% acima do piso”. Segundo a coordenadora do Sepe, Denize Alvarenga “a ‘readequação’ anunciada é para tirar direitos históricos dos professores da rede municipal”. A professora acrescenta que “dizer que os ‘demais’ já recebem 32% acima do piso é achar que toda a população é completamente desconhecedora do significado do PCCR (plano de Cargos Carreiras e Remuneração)”. E completou: “O governo não nos engana e não irá ludibriar a população. Se um professor com anos de profissão, com graduação, pós graduação, mestrado, doutorado recebe 32% acima do piso (R$ 2.100,00), o que será que a população dirá se souber que prefeito recebe 519% acima do piso de um professor?” Insatisfeita, a classe fará nova paralisação na terça (9). E agora, José?

REUNIÃO COM MINISTRO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), publicou, nesta quinta-feira (4), registros de uma reunião com o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O objetivo foi discutir ações que o Governo Federal trará para combater a miséria, distribuir renda, criar novos referenciais de avaliação social e estimular o empreendedorismo social das cidades. “Maricá, por sua longa trajetória na construção de direitos sociais, certamente, fará parte deste novo ciclo de políticas inventivas e ousadas que tanto nosso povo espera”, declarou Horta.

ALDEIA EM MARICÁ

Representantes da secretaria de Fazenda de São Pedro da Aldeia realizaram uma visita técnica à secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá. Os objetivos foram conhecer a estrutura e organização da área tributária maricaense e, ainda, compartilhar informações sobre as gestões econômicas das duas cidades. Participaram do encontro os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, de Fazenda, Renaldo Martins, o adjunto Gustavo Amoedo, o coordenador de ISS da pasta, Leonardo Carvalho, e os fiscais de tributo, Felipe Ribeiro e Phelipe Amorim. Os servidores aldeenses foram recebidos pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, Leonardo de Oliveira Alves, o subsecretário de Fazenda, Cesar Augusto Barbiero, o chefe de gabinete da pasta, Lawrice dos Santos Souza, e o coordenador tributário, Carlos Eduardo Silva Gonçalves.

EX TÁ NO PÁREO

Por falar em São Pedro da Aldeia, o ex-prefeito Claudio Chumbinho (UNIÃO) assumiu que é pré-candidato a prefeito em 2024. O desafio dele é impedir a reeleição de Fábio do Pastel (PL). O internauta deve estar se questionando: “Chumbinho não está inelegível, não?”. A gente foi apurar e a inelegibilidade dele terminava entre as eleições do ano passado e as próximas. A condenação dele já expirou e, portanto, ele está livre, leve e solto para disputar as eleições de 2024. Chumbinho deixa um legado importante e vai encarar um prefeito que também tenta superá-lo no legado. Vamos ver como é que essa disputa vai se desenrolar. Além dos dois nomes certos, Chumbinho e Fábio, muitos especulam que Bia de Guga (MDB) também será candidata, já que ela disputou as eleições de 2020. A turma fica por ali tentando definir se ela vai lançar o nome ou se juntar a Chumbinho de novo. Vamos acompanhar.

O DOM DA INDECISÃO

O vereador de Armação dos Búzios Dom (PROS) publicou registros visitando obras na cidade com o prefeito, Alexandre Martins (REP), nesta quarta-feira (3). Até aí, tudo bem. Na legenda, Dom caprichou nos elogios ao prefeito, dizendo que “o homem não para nem em hora de almoço” e declarando que é “uma honra fazer parte desta equipe” que o abraçou. Para quem não se lembra, enquanto era secretário de Alexandre, Dom vivia dando declarações e fazendo publicações das mais esquisitas, chegando até a apontar perseguições contra ele. Fato é que, na península, ninguém consegue entender muito bem qual é a de Dom. Há quem acredite que ele é daqueles como diz a música: “Não sei se vou ou fico / Não sei se fico ou vou / Pra decidir está difícil / Por isso, pensando estou”.

CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO

A Câmara de Búzios aprovou, nesta quinta-feira (4), o Projeto de Lei que autoriza a abertura de crédito orçamentário no valor de R$ 1.617.389,48 para manutenção de unidades escolares de ensino infantil e ensino fundamental, FUNDEB 30% e FUNDEB 70%. Os recursos serão provenientes de excesso de arrecadação da fonte 1.471 – VAAF (Valorização dos Profissionais de Educação para exercício 2023, modalidade Valor Anual por Aluno). O projeto de iniciativa do Poder Executivo segue para sanção do prefeito, Alexandre Martins, e publicação da lei.

AGLUTINANDO NOMES

Outro político que está reunindo forças para uma pré-candidatura a prefeito é o ex-deputado estadual Paulo Melo (UNIÃO). Nesta quinta-feira (4), o político publicou fotos de um encontro com o presidente estadual do PRTB, Alexandre Bergamo, e sua vice, Jessica Nascimento. Na ocasião, os dois foram declarar apoio a pré-candidatura de Paulo à Prefeitura de Saquarema. Tá on e roteando, como se diz no popular.

APROVADO NA CCJ

Enquanto isso, na Alerj, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta quarta-feira (3), um projeto de autoria do deputado estadual Dr. Serginho (PL) que obriga concessionárias de rodovias a prestarem atendimento veterinário emergencial a animais acidentados nessas estradas. “A ideia é, além de socorrer esses animais, criar um banco de dados para monitorar esses acidentes e evitar novos sinistros”, acrescentou o parlamentar. Com o aval da CCJ, o próximo passo é colocar o projeto para votação da Assembleia.

REPRESENTANTE EM BRASÍLIA

Filha da ex-vereadora de Araruama Valéria Amaral, Gabriela Amaral está morando e trabalhando em Brasília. Ela compõe a equipe de Chico D’Angelo, que é assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O papel deles é fazer uma articulação com o Congresso Nacional e com prefeitos e vereadores da cidade do interior. À coluna, Gabriela contou que está articulando bastante em nome da Região dos Lagos. Em especial, de Araruama. A equipe que ela faz parte já se reuniu, por exemplo, com o prefeito Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande, e com a Elisia Rangel (PDT), vereadora da base de Saquarema. Inclusive, existe uma agenda a ser marcada tanto para Vantoil quanto para Manoela Peres (UNIÃO), prefeita saquaremense, irem a Brasília para uma reunião com a ministra da Saúde. Gabriela também falou que tem dialogado bastante com Joice Costa, secretária de Assistência Social de Búzios e com membros da equipe de Fábio do Pastel (PL), da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Entre as pautas das conversas, programas já existentes, como o Mais Médicos e o Saúde na Hora.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo