BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (4)

Fake news de assessor de Chiquinho da Educação contra Dr. Serginho agita grupos de WhatsApp; Zé Bonifácio participa de inauguração e anuncia shows; Miguel Alencar rebate Prefeitura sobre concurso público de Cabo Frio; Janio Mendes lembra que ViaLagos nem deveria estar operando; Fábio do Pastel envia dados de taxistas para benefícios; novo código tributário na pauta da Câmara de Búzios; as movimentações dos secretários de Iguaba; o balanço da segurança de Arraial... E muito mais!

1161

DENÚNCIA FAKE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (4) começa falando sobre a polêmica que agitou os grupos de WhatsApp na noite passada. Um portal de notícias de procedência, até então, desconhecida publicou que a Ceperj, órgão que seria vinculado à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação na gestão do deputado estadual Dr. Serginho, era alvo de uma denúncia do Ministério Público envolvendo um esquema de lavagem de dinheiro na ordem de R$288 milhões. A maracutaia seria feita através de pagamentos na boca do caixa para funcionários fantasmas. A coluna, de pronto, procurou Dr. Serginho para pedir um esclarecimento sobre a questão. Serginho informou que o Ceperj passou a ser de responsabilidade da secretaria da Casa Civil. Inclusive, a mudança do órgão de secretaria se deu no mesmo dia da nomeação de Serginho para assumir a Secti. Portanto, ele nada tem a ver com a história.

REDE CHIQUINHO DE ZAPDIFUSÃO

Nesse história toda, quem ficou em polvorosa compartilhando essa (des)informação a torto e a direito pelos grupos do WhatsApp foi o candidato a deputado estadual Chiquinho da Educação (UNIÃO), ex-prefeito de Araruama. Chiquinho, aparentemente, ressentido por conta da matéria publicada pelo Portal RC24h na segunda-feira (1º) tratando de um suposto loteamento de cargos no qual teriam indicados dele lotados na Casa do Trabalhador de Araruama, fez questão de marcar a jornalista Renata Cristiane nos compartilhamentos da matéria de procedência duvidosa em tudo que é grupo de WhatsApp.

CUSPIU PARA O ALTO, CAMPEÃO

Acontece que menos de uma hora depois, um outro portal de notícias que é conhecido, porém tem fama de gerar fake news, esclareceu a notícia falsa, desta vez, conforme a apuração desta coluna, fizeram o dever de casa certinho. Dando nome aos bois, na ocasião, foi revelado que o domínio do site da notícia que coloca Serginho no esquema pertence a Leo Hezer, que está trabalhando justamente na campanha de Chiquinho da Educação. A gente vê como a vida é engraçada, para não dizer irônica. Na segunda, após a publicação da matéria sobre a Casa do Trabalhador de Araruama, a assessoria jurídica de Chiquinho mandou uma nota dizendo que repudia a utilização dos veículos de comunicação para difundir notícias falsas plantadas por adversários. Por aí dá para perceber que é verdade o que dizem sobre as críticas: muitas vezes, elas são confissões de si mesmo. Será que o candidato tem medo de fazerem com ele o que ele parece fazer com seus adversários?

SOBROU PRO COMPANHEIRO DA DOBRADA

A história tomou proporções consideráveis ao longo do dia e sobrou até para o companheiro de dobrada de Chiquinho em Cabo Frio, o candidato a deputado federal Aquiles Barreto (PSD). É que Leo Hezer, até então, também estava na campanha do ex-vereador cabo-friense. Aquiles fez questão, nesta quinta-feira (4), de dizer que não tem nada a ver com isso, não suporta esse tipo de prática e demonstrou indignação com a situação.

ANUNCIOU SHOWS E CONVITE AOS EX-PREFEITOS

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) anunciou que fará uma entrega solene da nova orla do Boulevard Canal, que recebeu melhorias e troca de piso do deck, que há muito estava detonado e oferecia risco a quem passasse por ali a pé ou de bicicleta. A cerimônia acontece dia 19 de agosto – uma sexta-feira -, a partir das 17h. O local será interditado para veículos. Além desse evento, Zé anunciou outro, chamado Viva o Compositor Brasileiro, de 19 a 21 de agosto, com shows de Kleiton e Kleidir, Yassir Chediak e Ivan Lins, respectivamente. Antes deles, artistas locais vão se apresentar também. E não para por aí. Zé convidou os ex-prefeitos para participarem do evento: Alair Corrêa – que deu início à obra em sua última gestão, Dr Adriano, Marquinho Mendes e Ivo Saldanha. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4), durante inauguração da nova sede integrada de atendimento à população, espaço que reunirá os serviços prestados pelas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e da Fiscalização de Obras Particulares. Também participaram da solenidade o chefe de Gabinete, Mirinho Braga; o presidente do Ibascaf, Jefferson Buitrago; as secretárias de Educação, Elicéa da Silveira; de Mobilidade Urbana, Tita Calvet; e da Criança e do Adolescente, Betânia Batista; e o vereador Josias da Swell (PL).

VAI MEXER EM VESPEIRO

Ainda na inauguração da sede integrada, Zé Bonifácio também falou sobre algumas obras de revitalização que serão executadas em breve, como na Praça Porto Rocha e no Palácio das Águias, que começou internamente no início do ano, no calçadão da Rua Érico Coelho. Esse último, Zé já prevê um embate com o comércio. É que nesse local o trabalho será um pouco maior, já que a Prefeitura vai ter que mexer na fachada dos estabelecimentos que ficam entorno do prédio histórico, ou seja, vai ter chiação. “Não tem jeito, vamos ter que mexer, até porque algumas (das fachadas) estão em desconformidade com a legislação. Mas vai ficar um espetáculo”, disse o prefeito.

A NOVELA DO CONCURSO

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), se posicionou na sessão desta quinta-feira (4) sobre a novela da não-homologação do concurso público do município. O vereador criticou a condução do prefeito, José Bonifácio (PDT), sobre condicionar a homologação a aprovação pela Casa Legislativa do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores. Miguel disse que deve pautar a matéria na semana que vem e afirmou que a Casa vai se unir para conversar com o prefeito cabo-friense. O parlamentar fez um discurso no sentido de dizer que maus entendidos na relação entre Executivo e Legislativo não podem gerar problemas nos munícipes. Em nota sobre a decisão judicial que determinou a homologação do concurso, a Prefeitura chegou a tirar o seu da reta, para botar no da Câmara. Que fase…

“CONTRATO DA VIALAGOS ESTÁ ILEGAL”, LEMBRA JANIO

O ex-deputado Janio Mendes (PDT), que é novamente candidato a retornar à Alerj nas eleições, foi o convidado do 20º RC Cast, transmitido nesta quinta-feira (4). O auge da entrevista foi a concessionária da RJ-124, a ViaLagos. Janio lembrou que após análise do TCE a justiça determinou que o contrato de concessão não poderia mais continuar a partir de janeiro de 2022, quanto mais aumentar a tarifa de pedágio. “Em 2021 a justiça havia determinado o fim da concessão da ViaLagos, o contrato era para ter sido suspenso, conforme avaliação do TCE. Se o contrato está suspenso, não pode haver aumento de tarifa. A concessionária lucra 19% em cima dos ganhos com pedágio, quando a taxa deveria ser 7% que é o praticado nas concessionárias do Brasil e do mundo. Uma nova licitação para a RJ-124 colocaria fim a esse absurdo. Isso é um crime contra a economia popular”, disse. Janio falou ainda sobre o momento de polarização por que passa o país, do apoio a Rodrigo Neves para o governo estadual e da possibilidade do PT apoiar o pedetista no Estado. O imbróglio do concurso de 2020, ainda não homologado, também não passou batido. “O processo está na Câmara, o diálogo existe e não pode ter intransigência”.

BENEFÍCIO EMERGENCIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou, por meio de nota, que enviou, no dia 30 de julho, os dados dos 293 taxistas do município que irão receber o Auxílio-Taxista de até R$ 1.000,00 por parcela, valor estipulado pelo Governo Federal. O Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (Bem-Taxista) estabelecido pela Emenda Constitucional nº 123/2022, tem previsão de pagar até seis parcelas, observados a quantidade de taxistas elegíveis e o limite global disponível para o pagamento do auxílio federal. O primeiro pagamento será no dia 16 de agosto e deverá contemplar duas parcelas, referentes aos meses de julho e agosto.

NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO

O assunto, agora, é Armação dos Búzios, mais precisamente, o Legislativo buziano. Na sessão desta quinta-feira (4), foi encaminhado à CCJR o Projeto de Lei Complementar, que visa alterar dispositivos do Código Tributário Municipal. A proposta do Poder Executivo será analisada antes de ir ao plenário. Ainda na sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que estabelece que os cartórios de Búzios passem a ofertar a opção de pagamento por cartão de crédito e débito. A proposta é de autoria do vereador Rafael Aguiar (REP), presidente da Casa, e segue para sanção do prefeito, Alexandre Martins (REP).

RECAPEAMENTO EM BÚZIOS

A Prefeitura de Búzios iniciou, nesta quarta-feira (3), as obras de recapeamento do asfalto da Avenida da Usina Velha, do bairro da Brava ao bairro de João Fernandes. Antes do recapeamento, o trecho que liga os dois bairros recebeu obra de implantação de rede separativas de esgoto realizada em parceria com a Prolagos. Foram mais de mil metros de rede separativa para acabar com as ligações de esgoto clandestinas nos dois bairros da cidade. A obra de pavimentação é executada com recursos próprios do município.

BALANÇO DA SAÚDE

Ainda de Búzios, a secretaria de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (4), o número de exames autorizados na rede municipal em 2022. Desde janeiro, foram 15.700, regularizando o fluxo de pedidos que estavam acumulados pela demanda reprimida de gestões passadas, somadas as restrições para realização de exames no ano de 2021 devido a pandemia de Covid-19. A maior demanda era para os exames de ressonância magnética (RNM), procedimento de alta complexidade que é solicitado para a pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Mais de 1000 ressonâncias foram realizadas neste período, número acima da média de municípios com maior índice populacional. Os exames são prescritos pelo médico especialista nas Unidades Básicas de Saúde e policlínicas, depois precisa ser validado pela Central de Marcação na sede da secretaria de Saúde, na Estrada da Usina Velha, nº 953, próximo ao Fórum e Prefeitura.

REUNIÃO NA BASE

De Iguaba Grande, os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, e de Educação e Governo, Jales Lins, estiveram, nesta quinta-feira (4), na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Eles se encontraram com o capitão de Fragata Marcos Alves e o suboficial Reinaldo Givigi, respectivamente, coordenador e supervisor geral do PROFESP. O programa consiste em enviar crianças que moram perto de área de risco e comunidades para participar de atividades de reforço escolar, treinamento físico, capacitação em judô, karaté e diversos esportes. Na reunião, ficou acertado que o projeto vai atender mais 25 crianças de Iguaba, totalizando 85 contemplados.

OBRAS NO SÃO MIGUEL

Ainda em Iguaba, o chefe de Gabinete, Fábio Costa, e o vereador Júnior Bombeiro da Saúde (MDB) foram conferir as obras que estão sendo feitas na Rua Adinal Santos Medeiros, em São Miguel, bairro onde mora o parlamentar e que liga a Estrada do Arrastão até a escola Oscar Magalhães. O local será pavimentado e receberá iluminação em LED, assim como muitos outros bairros que tiveram essa melhoria. E ainda há outros por fazer, que já estão no cronograma. O poeirão na seca e o atoleiro na época de chuva, que era “tradição” na cidade, parece que vai ter um fim depois de décadas.

BALANÇO DA SEGURANÇA

A secretaria de Segurança Pública de Arraial do Cabo divulgou, nesta quarta-feira (3), o balanço dos atendimentos e apreensões policiais feitas no período de janeiro a junho de 2022. De acordo com a secretaria, durante os seis primeiros meses deste ano, a cidade registrou apenas duas ocorrências de letalidade violenta/homicídio doloso. Além disso, em apenas um mês, a SEMUSP retirou sete armas de fogo das ruas. Além dos agentes que atuam na segurança do Município, Arraial do Cabo também conta com a atuação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). O município chegou a ser considerado, no começo do ano, o mais seguro da Região dos Lagos, de acordo com o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Contudo, vale a ponderação que, infelizmente, casos recentes de violência, como o assalto à mão armada contra uma família de turistas, podem mudar esse título de Arraial.

MÊS DA JUVENTUDE

Agosto é o mês da juventude e, em Arraial do Cabo, a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos preparou uma programação recheada de atividades, destinadas aos jovens da cidade. A primeira ação foi nesta quinta-feira (4), na Praça de Monte Alto. Foi a 2ª Feira de Oportunidades. O evento é intersetorial e conta com atividades na área da saúde, direitos do consumidor, esporte, cultura e educação. Entre os serviços oferecidos, sub-registro, balcão de empregos, confecção de currículos, atendimento ao consumidor, testagem rápida de COVID-19, vacinação, aferição de pressão, glicose, orientações sobre tabagismo, avaliação bucal, inscrições para artesãos, stand de artesanato e distribuição de livros didáticos. Ao longo do mês, a Prefeitura vai organizar Fórum da Juventude, mutirão para doar sangue, atividades culturais, dentre outras.

MAIS UM PRA CONTA

O cientista político Felipe d’Ávila (NOVO) foi o quarto candidato à presidência da República registrado na Justiça Eleitoral para as eleições gerais de 2022. Na última atualização do DivulgaCand, na noite desta quarta-feira (3), o nome dele se junta aos de Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Léo Péricles (UP) como os únicos que constam nos registros. Felipe compõe uma chapa puro-sangue com o administrador e deputado federal Tiago Mitraud (NOVO). De acordo com dados do DivulgaCand, essa será a primeira eleição disputada por Felipe d’Ávila. Já Tiago concorreu e foi eleito deputado federal por Minas Gerais em 2018, também pelo partido Novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui