InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (30)

Marcelo Magno e o resgate histórico na entrega do Centro Cultural; Câmara aprova requerimentos de líder da oposição e Magdala Furtado vai ter que responder sobre parque e portarias; Nova polêmica de possível assédio a servidores de Araruama; Fábio do Pastel fará entrega de obras nesta sexta (1); Vantoil Martins tem contas aprovadas por unanimidade; Alexandre Martins recebe gestores da Região dos Lagos em Fórum nesta sexta-feira; Fabiano Horta anuncia abono natalino; Manoela Peres e a medalha do Mérito da Educação... E muito mais!

RESGATE HISTÓRICO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (30) começa por Arraial do Cabo, onde, no início desta noite, o prefeito Marcelo Magno (PL) fez uma entrega que resgata a história da cidade, uma das mais antigas do país e que, segundo ele, estava sendo dissolvida. O Centro Cultural Manoel Camargo, na Avenida Liberdade, abre as portas para a população após anos de abandono. Totalmente reformulado, o espaço ficou mais inclusivo, acessível e oferece uma ampla gama de recursos às pessoas. Dentre as melhorias implementadas, destacam-se os banheiros acessíveis, salas com indicações em braile e um elevador que facilita o acesso ao piso superior. “A história do nosso município é riquíssima e estava abandonada. Quando cheguei aqui, logo no início do mandato, vi que a história estava sendo dissolvida (…) Quem não conhece, venha conhecer e entender a importância que o município tem na história do nosso país”, disse ele, em entrevista ao Portal (veja no vídeo abaixo). Em tempo, Marcelo disse que semana que vem tem nova inauguração. No dia 7 de dezembro ele entrega a sede do Corpo de Bombeiros, que fica ao lado do pórtico de entrada do município. Na semana seguinte, no dia 14, ele inaugura a Praça de Monte Alto.

_______________

VAI TER QUE RESPONDER

Em Cabo Frio, a Câmara de Vereadores aprovou dois requerimentos do vereador e líder da oposição Josias da Swell (PL). Em um deles, a prefeita Magdala Furtado (PL) vai ter que responder, um por um, quem são os portariados, o que fazem, em qual setor estão lotados, quanto ganham, enfim, um raio X das contratações – que já ultrapassaram o limite imposto por lei orgânica municipal. O máximo de portarias seria algo em torno de 1,4 mil, mas esse número já teria ultrapassado 2 mil. E tem um agravante, denúncias dão conta de que muitos desses contratados seriam funcionários “fantasmas” e alguns sequer morariam no país. O outro requerimento solicita o processo inteiro e expedição do alvará para instalação do parque na praça do Peró, assunto que deu o que falar na cidade essa semana. O que se quer saber é quem conduziu esse processo, já que o parque não poderia aparecer lá do dia pra noite, é necessário que o projeto percorra um longo caminho, leia-se secretaria de Fazenda, Postura, etc. Lembrando que o não cumprimento desses pedidos de resposta pode configurar crime de improbidade. O vereador autor da proposta conversou conosco com exclusividade. Confira.

MAIORIA FOI PELA APROVAÇÃO

Embora a chefe do executivo cabo-friense tenha uma base de apoio sólida, os parlamentares não se acovardaram e votaram em grande maioria pela aprovação dos requerimentos que foram apresentados pelo líder da oposição, Josias da Swell (PL). O presidente do parlamento, Miguel Alencar (União) também falou sobre o assunto, assim como o vereador Thiago Vasconcelos (Avante). Até o próprio líder do governo, Léo Mendes (DC) também comentou ambos os fatos e mostrou coragem ao enfrentar os temas com naturalidade e espírito democrático. Outros ainda como Davi Souza (PDT), Alexandre da Colônia (PSD) e Douglas Felizardo (Avante) também fizeram uso da palavra. Confira como foram os debates.

NOVA RESTRIÇÃO EM CABO FRIO

Ainda sobre Cabo Frio, o deputado estadual Dr Serginho (PL) foi mais uma vez à tribuna da Alerj para falar que a população da cidade sofreu um novo impedimento no direito de usufruir uma área de uso comum. Além da polêmica do parque instalado na Praça do Moinho, no Peró, desta vez a restrição aconteceu no acesso à Praia do Sudoeste, que fica na beira da lagoa de Araruama, perto do aeroporto internacional. A Anac cercou o local por questões de segurança. A prefeitura acatou mas deu outra alternativa ao público que usufrui da praia. “Foi de maneira abrupta e não me parece razoável fazer isso de um dia pro outro. É necessário oportunizar outro acesso”, disse Serginho, acrescentando que já entrou em contato com o Inea também, conforme o vídeo acima. O assunto também foi objeto de debate na Câmara cabo-friense, nesta quinta (30), com fala do presidente da Casa, Miguel Alencar (União).

ASSÉDIO QUE CHAMA?

O ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação (União), obrigou os servidores a compartilharem os conteúdos da esposa, a prefeita Lívia do Chiquinho (REP). O vídeo viralizou as redes sociais. “Eu vejo que as pessoas não estão comprometidas. Algumas delas acabaram de publicar o vídeo de treze horas e outras de nove minutos. Gente isso não é legal. Já ficou combinado, quando é combinado não é caro, né”. A gente procurou Chiquinho para se posicionar, mas ele não havia respondido até o fechamento da coluna. Na Praça do Blindex não se fala noutra coisa.

INAUGURAÇÃO NA ALDEIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), fará mais uma inauguração na cidade, nesta sexta-feira (1º). Serão diversas ruas no bairro Porto da Aldeia, que receberam drenagem, pavimentação e instalação de luminárias em LED. O evento deve começar por volta das 16h, segundo nos informou o chefe de Gabinete de Pastel, Móises Batista.

PIM AVANÇA

Falando em obras, em Iguaba Grande o prefeito Vantoil Martins (CID), acompanhado do chefe de Gabinete e fiel escudeiro, Fábio Costa, percorreram o bairro Parque Tamariz para conferir a quantas anda a pavimentação na localidade. Foram duas ruas que receberem pavimentação através do PIM, o Programa Iguaba Melhor, em parceria com o Estado. “Sabemos que ainda há muitas ruas em toda cidade que precisam de pavimentação, mas nosso governo trabalha para chegar em todos os bairros e em todas as ruas”, garantiu o prefeito.

CONTAS APROVADAS

Os vereadores de Iguaba Grande aprovaram, nesta quinta-feira (30), por unanimidade, as contas do prefeito Vantoil Martins (CID) relativas à gestão 2020. Segundo o presidente da Câmara, Marciley Lessa (PL), outras contas serão colocadas em votação nas próximas sessões: a dos ex-prefeitos Hugo Canellas (relativas a 1998) e Grasiella Magalhães (2015). Dessas duas, apenas a de Grasiella teve rejeição do TCE.

LÍDER LAGOS

Búzios recebe, nesta sexta (1º), o Fórum LIDER Lagos, evento que acontece no Hotel Atlântico Búzios, a partir das 9h. Além do prefeito Alexandre Martins (REP), participarão os representantes do executivo de Araruama, Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim. A programação é exclusiva para convidados e o intuito é apresentar ao público o planejamento elaborado por esses dez municípios em prol do desenvolvimento socioeconômico local, com foco nos objetivos sustentáveis da Agenda 2030.

ATIVIDADES NÁUTICAS

A Câmara de Búzios aprovou o Projeto de Lei Complementar que regulamenta a exploração comercial de atividades náuticas nas praias do balneário. A matéria segue para sanção e publicação da lei. Além de estabelecer o limite de autorizações por atividade náutica no município e as exigências para exploração da atividade noturna; também cria o Selo de Cadastramento – que atestará a regularidade da embarcação – e sua Taxa de Expediente. O texto também prevê as penalidades para o descumprimento da lei, que vão de multa, suspensão da atividade a cancelamento da autorização. A aplicação das penalidades será de competência exclusiva da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.

ABONO NATALINO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), anunciou nas redes sociais, nesta quarta (29), que os servidores irão receber um abono natalino no valor de um salário mínimo, o qual será pago em moeda social, a Mumbuca. “Todo mundo reconhece o valor do nosso servidor público e a importância dele para o funcionamento da cidade. Garantir e valorizar o servidor público é a certeza de uma cidade que se constrói para o futuro”, disse Fabiano. O servidor de Maricá tá rindo à toa.

PASSAPORTE TÉCNICO

Continuando sobre Maricá, o secretário de Governo da cidade, Joãozinho do PT destacou, em suas redes sociais, o lançamento do programa Passaporte Técnico, ocorrido nesta quarta (29), no Cine Henfil. O programa vai distribuir cerca de 1.000 bolsas integrais em diversos cursos técnicos, tais como eletrotécnica, enfermagem, guia de turismo, informática, radiologia, segurança do trabalho, entre outros. “Sabemos que às vezes muita gente não tem como ficar anos dentro de uma universidade e da dificuldade do dia a dia. Muitas mulheres têm seus filhos para criar, mas querem dar um passo na vida, ter uma profissão, poderem criar seus filhos com mais dignidade, ter um salário melhor e é isso que fazemos hoje aqui”, afirmou Joãozinho. O prefeito Fabiano Horta (PT) falou sobre a valorização do ensino técnico para o desenvolvimento da cidade. “Oportunizar essa juventude com a formação técnica faz a diferença. Uma cidade que cresce numa velocidade muito rápida com muitas demandas de natureza técnica aqui em Maricá, do setor de turismo que vai crescer e tem crescido com muita potência. Aproximar a dinâmica social de Maricá com as formações técnicas é um elemento muito importante para o desenvolvimento da cidade e para a formação do cidadão”, afirmou o prefeito.

MÉRITO DA EDUCAÇÃO

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) e o secretário de Educação, Antônio Peres, participaram da entrega da Medalha do Mérito da Educação, celebrada na última terça-feira (28). O evento homenageou diversas personalidades que se destacaram nas esferas municipal, estadual e privada do ensino. Vinte professores foram honrados durante a solenidade. “A entrega da Medalha do Mérito da Educação destaca a significativa contribuição dos professores homenageados, verdadeiros agentes de transformação na educação do município”, afirmou Manoela. Peres também celebrou a entrega das medalhas. “Como secretário, sinto orgulho por participar desses momentos. Reconhecer esses educadores é reconhecer a base sólida sobre a qual construímos o futuro de nossa cidade. Juntos, estamos moldando gerações e investindo na transformação pela educação”.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo