InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (30)

Vantoil Martins recebe vice-governador em Iguaba; Dr. Serginho tem dia agitado incluindo reunião com governador e almoço com Marcelo Magno; O panorama da corrida eleitoral cabo-friense; Margareth Ferreira no RC Cast; Fábio do Pastel apresenta projeto de UBS no Morro dos Milagres; Alexandre Martins é anfitrião em assembleia do Condetur; Joãozinho Maurício fala de agendas em Brasília; A sucessão de Manoela Peres; Ex-prefeito de Araruama critica saúde no município... E muito mais!

PAMPOLHA NA ÁREA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (30) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito, Vantoil Martins (CID), recebeu, nesta tarde, o vice-governador e secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. A ocasião se deu por conta do ato público de lançamento da macrodrenagem do Parque Tamariz, obra que objetiva por fim às enchentes. O vice-governador foi recepcionado no gabinete do prefeito. Logo em seguida, chegou o deputado federal Chiquinho Brazão (UNIÃO). Na sequência, uma comitiva iguabense e os convidados entraram em uma van e foram conferir o andamento das obras da Zona Especial de Negócios (ZEN). Nesse sentido, o prefeito solicitou que o vice-governador ajude a dar celeridade aos processos restantes para a conclusão da obra, que estão em tramitação na secretaria Estadual do Ambiente. Logo depois, o grupo partiu para ver as obras da nova instalação do posto 4.1 do BPRv na cidade. Dali, foram para o ato público das obras de macrodrenagem, que vão impactar os bairros Canellas City, Parque Tamariz e Centro. Confira outros registros:

____________________

ESCOLA EM TAMOIOS

O deputado estadual cabo-friense, Dr Serginho (PL) participou de uma reunião, nesta quinta-feira (30), com o governador Cláudio Castro (PL), a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto e membros dos setores de segurança, educação e tecnologia para tratar do programa de segurança nas escolas. O objetivo é a prevenção e enfrentamento a situações de violência, principalmente. Ainda na reunião, foi tratada a construção de mais escolas de Ensino Médio. Cabo Frio está incluída e vai ganhar uma unidade em Tamoios, no segundo distrito. Conforme o deputado contou à coluna, a instituição deverá ser instalada na rodovia RJ-106, a Amaral Peixoto. Outro destaque é que Dr. Serginho protocolou projeto de lei na Alerj que cria o programa da advocacia dativa remunerada no Rio Janeiro, que visa garantir assistência jurídica à população que não pode pagar pelo serviço. A ideia da proposta é que o Estado assegure o pagamento dos honorários do advogado iniciante, garantindo justiça gratuita quando a Defensoria Pública não tiver condições de atender a demanda. Falando em educação, nesta sexta-feira (31), finalmente acontece a posse da Uerj no prédio que hoje é ocupado pela Ferlagos. Serginho garantiu que estará presente.

“INVISIBILIZOU PESSOAS NEGRAS DO PRIMEIRO ESCALÃO”

Encerrando o mês da Mulher, a convidada do RC Cast desta quinta-feira (30), que chegou ao seu 69º episódio, foi a coordenadora nacional jurídica do Movimento Negro Unificado, Margareth Ferreira. Inclusive trouxe a informação de que a Região dos Lagos detém o maior número de movimento negro no Estado. Entre os assuntos debatidos, dra Margareth falou sobre a questão da violência contra o negro, incluindo aí as escolas – por racismo e perseguição religiosa. Ainda sobre perseguição religiosa, Margareth não poupou críticas à prefeitura de São Pedro da Aldeia nesse sentido, de não inserir a cultura religiosa de matriz africana no setor cultural. E mais, comentou que o executivo invisibilizou as pessoas negras do primeiro escalão e colocou a maioria no segundo distrito. Confira.

GARANTINDO O ALMOÇO

Depois da reunião com o governador e a secretária de Educação, o deputado Dr Serginho (PL) foi se encontrar com o prefeito cabista, Marcelo Magno (PL), que saiu do Cabo exclusivamente para almoçar com o parlamentar no Rio. No cardápio, evidentemente, política ao molho de pimenta, afinal de contas estamos falando de Arraial do Cabo, onde o processo eleitoral já está mais antecipado que muitas das cidades aqui da região. Nessa semana, como divulgado aqui na coluna, muitos atores políticos têm frequentado a capital, e o prefeito não foi diferente. Uma coisa é certa: ele já garantiu o almoço com o Dr Serginho.

FALA FORA DE CONTEXTO

Enquanto isso, em Arraial do Cabo, o vereador Ayron Freixo (REP) alegou ter sido vítima de fake news. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (29), o parlamentar disse que recortaram uma fala dele e a usaram fora de contexto. Em uma audiência pública sobre a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, opositores afirmaram que Ayron se referiu aos moradores dos morros da cidade como “favelados”. O líder do Governo de Marcelo Magno (PL) na Câmara se defendeu, afirmando que se refiria “ao crescimento desenfreado e desordenado que a cidade vem enfrentando, o que não reflete de forma positiva na cidade que vivemos”. O parlamentar também publicou, no YouTube, o vídeo com sua fala completa para esclarecer a questão.

A POLARIZAÇÃO E A REJEIÇÃO

Enquanto isso, em Cabo Frio, mais pesquisa está rodando na cidade, nas listas de transmissões e privados, sobre o cenário político de 2024. Trata-se do terceiro levantamento que aponta para o mesmo cenário: uma polarização entre Marquinho Mendes (sem partido) e Dr. Serginho (PL), tendo o prefeito, José Bonifácio (PDT) na terceira colocação. Aliás, a vice, Magdala Furtado (PL), também aparece nessa pesquisa, como Alair Corrêa. Assim como nas outras pesquisas, a maior rejeição dos pré-candidato está em Bonifácio. Nesse sentido, ele vai ter que se esforçar muito para reverter esse quadro se pretende, realmente, impedir que essa polarização se consolide. Vale afirmar, inclusive, que trata-se de polorização com uma vantagem considerável para o deputado estadual. Mais detalhes dessa pesquisa, só para quem tem o telefone da editora dessa coluna.

REQUERIMENTO APROVADO

O vereador de Cabo Frio Roberto Jesus (MDB) conseguiu, nesta quinta-feira (30), aprovar um requerimento pedindo informações da Prefeitura de Cabo Frio sobre os gastos com o Carnaval. Em seu pronunciamento na tribuna da Casa, Jesus voltou a pedir transparência por parte da Associação de Blocos Carnavalescos da cidade. O documento do vereador requer detalhes sobre o repasse para Associação dos Blocos, reforma dos bonecos e a prestação de contas do Bloco Brincareta. Nesse sentido, por exemplo, Jesus manifestou interesse em ter acesso a todas as notas fiscais e contratos que comprovem a forma que foi utilizado o valor de R$ 400 mil proveniente de recurso público repassados a ABACCAF, assim como, os extratos bancários que comprovem as transferências. Na justificativa do requerimento, Jesus pontuou que “a busca de informações sobre o referido assunto é uma prerrogativa do Poder Legislativo, o qual tem o papel de fiscalizar os atos da Administração Pública, em relação aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, razoabilidade, finalidade, motivação e atendimento ao interesse público”.

UBS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu, nesta quinta-feira (30), o vereador Chiquinho de Dona Chica (PP) para apresentar o projeto de construção da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Morro do Milagre. O projeto, já aprovado e com local definido, foi elaborado pela secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano. Atualmente, o processo de construção está em fase de definição orçamentária para, em seguida, ser encaminhado à secretaria de Licitações da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que seguirá com todos os trâmites licitatórios. O secretário adjunto de Obras, Kauê Vattimo, também esteve presente no encontro.

RENDEU CARTA ABERTA

O pessoal da Cultura de São Pedro da Aldeia ainda não engoliu a ausência do secretário da pasta, Thiago Marques, que não compareceu para a reunião convocada pelos vereadores, na última segunda (27) a fim de tratar das denúncias de irregularidades, como, por exemplo, a dissolução do Conselho Municipal do setor. Nesta quarta (29), Marques apresentou desculpas aos parlamentares aldeenses pelo não comparecimento e disse que houve uma falha de comunicação. A resposta ao pedido de desculpas foi uma “carta aberta aos fazedores de cultura” da cidade. “Infelizmente, estamos diante de uma gestão que publicamente convida ao diálogo, porém se mantém surda diante de nossas demandas. Uma gestão que desarticula nossas propostas, dissolveu o Conselho Municipal de Cultura, e que hoje propõe a retirada de direitos da categoria através de Projeto de Lei enviado à Câmara Municipal (014/2023)”, diz trecho da carta, que pode ser conferida aqui.

CONSELHO DE TURISMO

A Prefeitura de Armação dos Búzios recebeu a Assembleia Geral do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol nesta quarta-feira (29). Durante o evento, que aconteceu na sede da secretaria de Turismo de Búzios, diversos temas inerentes ao turismo da Região da Costa do Sol estiveram em pauta, além de terem sido feitos uma prestação de contas, foram debatidos a segurança pública da região, mobilidade urbana, maneiras de garantir um desenvolvimento sustentável e meios de estabelecer cada vez mais integração entre os municípios que fazem parte do conselho. A assembleia contou com a presença do prefeito, Alexandre Martins (REP), do secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, o presidente do Condetur, Marco Navega, o secretário-geral do Condetur, Marco Simas, o vice-presidente da iniciativa privada do Condetur e presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Bares e Similares de Búzios (SindSol), Thomas Weber; além de secretários de municípios e de representantes de entidades e convention bureaux da região.

JOICE COSTA EM BRASÍLIA

Enquanto isso, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda buziana, Joice Costa, cumprindo agenda em Brasília, participou, nesta quarta-feira (29), da XXIV Marcha em Defesa dos Municípios. Na ocasião, a secretária participou dos debates em defesa do SUAS e encontrou-se com o Ministro das Cidades, Jader Filho, e a subsecretária da Mulher do Rio de Janeiro, Lidiane Pereira. Juntamente com a coordenadora da Criança e do Adolescente, Érica Rodrigues, Joice também teve agenda para tratar da execução do Programa Criança Feliz no de Búzios. Durante os trabalhos em Brasília, a secretária e a coordenadora dirigiram-se até o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, onde se reuniram com o coordenador do Programa Criança Feliz, Sr. Márcio Di Calafiori e a Sr. Karina, que é assessora da secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rosângela Gomes. O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

AGENDA INTENSA EM BRASÍLIA

O secretário de Governo de Maricá e presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, conversou com a coluna Boca Miúda sobre uma agenda intensa que teve nos últimos dias em Brasília. O político comentou que, na Marca dos Prefeitos, já se sente uma diferença no tratamento, do diálogo, do Governo Federal com as prefeituras e com os governos de estado. “Tem muitos prefeitos aqui em Brasília e o Governo Federal montou balcões de cada ministério, para poder resolver os problemas dos municípios. Todo mundo elogiando muito isso, a volta do diálogo aqui entre as prefeituras e o Governo Federal”, disse Joãozinho. Maurício teve também um encontro com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), sobre a questão do desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e da região Sudeste, como um todo. Entre as pautas, Joãozinho falou com Geraldo sobre os protótipos dos ônibus de hidrogênio que estão sendo desenvolvidos por uma parceria da Prefeitura de Maricá com a Coppe/UFRJ. Inclusive, o prefeito Fabiano Horta (PT) deve ter uma audiência com Alckmin para poder tratar esse tema. Sobre a chegada de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil, Joãozinho declarou que o clima é normal e disse “as pessoas estão com tantos problemas nos municípios, que não estão para perder tempo com ‘oba oba'”. “Claro que você tem ali uma porcentagem mínima, esses bolsonaristas mais histéricos, que ficam fazendo uma algazarra em torno do Bolsonaro, mas a maioria dos prefeitos, dos vereadores querem governar e resolver os problemas dos municípios”, concluiu.

ENCONTRO COM LIDERANÇAS

O deputado estadual Dr. Pedro Ricardo (PROS) recebeu, em seu gabinete, na Alerj, na tarde de quarta-feira (29), duas grandes lideranças de Araruama: os ex vice-prefeitos da cidade, Anderson Moura e o médico, Dr. Marcelo Amaral que, também, já foi secretário de Saúde de Búzios. Em suas redes sociais, Dr. Pedro Ricardo publicou uma foto em que os três estão abraçados. “A Região dos Lagos reunida pelo progresso. Em uma conversa super produtiva, firmamos uma aliança de batalha, na qual reiterei meu compromisso pela saúde de qualidade e mais dignidade para a população araruamense”, escreveu. A turma que acompanha a política de Saquarema, onde Pedro Ricardo já foi vereador, vice-prefeito e secretário de Saúde, está de olho nas movimentações do deputado e aposta no nome dele para sucessão de Manoela Peres (UNIÃO). Seria um caminho natural, já que ele foi vice de Manoela no primeiro mandato e candidato da máquina nas eleições para a Alerj em 2018 e 2022.

Cláudio Castro, Dr. Luizinho, Manoela Peres, Pedro Ricardo e Antonio Peres na inauguração de hospital em Saquarema

APESAR DISSO…

No entanto, a coluna Boca Miúda foi assuntar com o secretário de Educação e líder desse grupo político de Saquarema, Antonio Peres, se Pedro já era o pré-candidato oficial da máquina. O ex-prefeito foi direto: “ainda é cedo para falar em sucessor”. Peres comentou que a eleição é apenas em outubro de 2024 e, por isso, tem muita coisa para acontecer. Fato é que fontes da coluna aos pés da Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth dão conta de que o momento de Manoela é espetacular, com pesquisas indicando uma aprovação de até 95%. Por conta disso, tem muito secretário trabalhando para caramba, apresentando serviço para poder cair nas graças dela. Será que vai ter mudança de planos? A conferir…

DESCASO COM A SAÚDE

O ex-prefeito de Araruama André Mônica (PDT) usou as redes sociais nesta quinta-feira (30) para falar sobre a situação crítica da UPA do município. Na ocasião, o advogado estava no velório de mais um paciente que morreu esperando transferência da UPA para uma outra unidade de saúde. A história é antiga e se repete infinitamente. Falta um serviço de atendimento e internação qualificado em Araruama. Com o hospital municipal não funciona para atender emergências e um hospital regional fechado para atender internações clínicas, a sobrecarga da UPA faz com que, na visão de André, a unidade funcione quase que como um hospital improvisado. O ex-chefe do Executivo se posicionou no sentido de cobrar dos governos municipal e estadual atitudes que possam melhorar a saúde, afinal, a prioridade deve ser a vida das pessoas. “Mais importante do que ambulâncias, para transferir paciente se houver vaga, é nós termos atendimento aqui para nossas famílias”, disparou André, comentando sobre a recente chegada de ambulâncias do SAMU para o município.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo