InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (30)

Bonifácio comenta relação desgastada com Magdala e outros pontos no RC Cast; o aniversário de Marcelo Magno; Vantoil na formatura do Proerd; Lívia quer hospital universitário a todo custo; Alexandre acompanha evento de Ambiente; Pastel comemora permissão para pescadores; vice-prefeito de Maricá em Cuba; e muito mais...

ENTREVISTA BOMBÁSTICA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (30) não poderia começar diferente. O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), foi o convidado do 11º episódio do RC Cast. No finalzinho da entrevista, o destaque: a relação com a vice-prefeita, Magdala Furtado (PL). Zé lamentou a relação dos dois estar irreversivelmente desgastada. O prefeito ainda afirmou que, devido a postura de Furtado quando assumiu a prefeitura por poucos dias no fim de abril (quando Zé cumpriu licença médica), decidiu, por exemplo, não sair do país enquanto durasse o mandato atual. Com todas as letras, Zé disse que só deixaria o cargo nas mãos de Magdala caso morresse.

DESGASTE PROGRESSIVO

O desgaste entre Zé e Magdala, como o próprio prefeito confirmou, foi brutalmente intensificado após o vazamento de um áudio no ano passado em que Magdala criticava abertamente o prefeito a um apoiador. Depois desse episódio, segundo Zé, Magdala passou a não mais frequentar o Gabinete e as ligações entre os dois passaram a ser praticamente inexistentes. O prefeito comentou que, quando foi internado para retirar um nódulo no começo de abril, Magdala apenas mandou uma mensagem desejando melhoras. Ele ligou para ela na véspera do dia em que ela assumiria como prefeita interina e se colocou à disposição. Depois disso, segundo Bonifácio, Magdala nunca mais falou com ele. O prefeito falou que ela chegou na prefeitura na segunda-feira, 25 de abril, ao lado de um advogado de Dr Serginho (PL) e agiu de maneira intimidatória, como se Zé não fosse mais voltar à Prefeitura. A postura foi o que levou o prefeito a retomar o mandato assim que possível o que se deu na terça-feira, dia seguinte, 26 de abril.

OTRAS COISITAS MÁS

Durante o bate-papo, Bonifácio mostrou estar com boa saúde e afirmou que já está de volta às suas andanças de bicicleta, após a cirurgia de dois meses atrás. A única restrição, por enquanto, é andar de moto. O prefeito comentou sobre concurso público e falou ainda do troca-troca sem fim no secretariado, além de comentar os empreendimentos que estão na mira dos ambientalistas de plantão. A entrevista está imperdível e disponível abaixo na íntegra. Vale a pena conferir:

TÁ COM TODO MUNDO?

Ainda falando de José Bonifácio, o prefeito cabo-friense compartilhou na sua lista de transmissão um convite para o ato de lançamento da pré-candidatura de Flávio Tiziu (PSB) a deputado federal. O evento será nesta sexta-feira (1º), às 19h, no Clube Progresso, no bairro Jardim Olinda. Ok. Só que o candidato de Bonifácio não era o vereador Davi Souza (PDT)? No RC Cast, Zé reforçou que está fechado com o parlamentar, mas comentou que não é a favor do clima bélico na política e pontuou que existem diversos candidatos que ele gosta.

APARECEU A MARGARIDA

Tá vendo a moça ali no cantinho esquerdo da foto? A vereadora Carol Midori (PP) esteve na sessão da Câmara desta quinta-feira (30). Mas por que isso é notícia? Porque a parlamentar mais votada das eleições de 2020 no município, ganhou a fama de faltosa nos corredores da Câmara. Segundo dados do site do Legislativo, Carol esteve presente em 27 sessões no exercício atual, o que representa apenas 62,79% do total. O único parlamentar que acompanhou menos sessões foi Davi Souza (PDT), com 19, mas, a bem da verdade, boa parte deste ano, Davi ocupava a secretaria de Governo e estava licenciado. Carol é pré-candidata a deputada federal. Será que quer levar essa bagagem de ausências para Brasília?

DIA DE FESTA NO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), completou 49 anos de idade nesta quinta-feira (30) com direito a surpresa dos servidores. Marcelo chegou cedo na sede do Executivo cabista cedo, às 6h40, e ganhou uma festinha com direito a bolo e “parabéns para você” e oração. O dia começou animado por lá e foi visível o gosto dos servidores pelo chefe do Executivo. Reflexo da popularidade do prefeito, não só com o funcionalismo, mas nas ruas também. Um dos mais aprovados da Região dos Lagos. Sobre isso, os projetos e os segredos da gestão, Marcelo Magno deve comentar em entrevista ao RC Cast nas próximas semanas. Fiquem ligados para saber a data. Por ora, saúde e sucesso para o prefeito em mais um ciclo de vida.

A TURMA DO TON

Ainda em Arraial, a turma do beco da fofoca repercutiu a nota da coluna Boca Miúda desta quarta-feira (29) sobre a reunião de Ton Porto (PDT), que ele disse ter sido prestigiada por 150 pessoas. Falaram que, na verdade, não tinha nem 100. Uma inflação considerável, né? Além disso, a liderança política estaria cortando um dobrado para emplacar seus candidatos. Sobretudo, a deputado estadual. É que Dr. Serginho (PL) está dando um banho por lá, com apoio em tudo que é esquina. Reza a lenda que o homem disparou no Cabo.

FORMATURA DO PROERD

A gente fala agora de Iguaba Grande, porque, nesta quinta-feira (30), teve formatura dos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Foram mais de 300 crianças, da rede pública e privada de ensino, que participaram da celebração que contou com a distribuição de certificados e medalhas para as melhores redações do programa. A iniciativa é uma parceria da prefeitura de Iguaba Grande, através da secretaria de Educação, com o 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito Vantoil Martins (CID) esteve na cerimônia de entrega dos certificados acompanhado do secretário de Educação e Governo Jales Lins e do vereador, líder do governo na Câmara, Luciano Silva (CID). “É muito importante essa parceria com a Polícia Militar, reforçando na instrução aos nossos alunos contra esse problema que é cada vez mais evidente na nossa sociedade. Através de ensinamentos e conversas a sementinha é plantada e podemos contribuir com a formação de cada aluno aqui presente”, reforçou Vantoil.

DESTAQUE NO ICMS VERDE

Ainda em Iguaba, o município foi destaque na premiação das cidades com as melhores iniciativas no ranking estadual do ICMS Ecológico 2021. A solenidade foi nesta quarta-feira (29) na sede da Fecomércio, no Rio. Iguaba ficou em segundo lugar no ranking estadual no quesito de coleta e tratamento de esgoto. No somatório geral do ranking de avaliação, o município ficou na 23ª posição em disputa com cidades de todo o Estado. Com isso, Iguaba terá valor estimado de repasses financeiros de, aproximadamente, R$4 milhões pelo cumprimento das metas ambientais. O ranking é montado segundo as ações realizadas pelo município no ano anterior, entre elas é necessário quantificar as áreas pertencentes às unidades de conservação ambiental; a qualidade ambiental dos recursos hídricos; a estrutura da rede de saneamento básico; a gestão dos resíduos sólidos urbanos (Destinação de Resíduos, Coleta Seletiva, Coleta de óleo vegetal); a coleta e o tratamento de efluentes e a formação de um sistema municipal de meio ambiente. O secretário e o subsecretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle e Mauro Oliveira, respectivamente, estiveram representando o município e receberam a premiação.

FÓRUM DE SEGURANÇA

O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Iguaba Grande reuniu, nesta quarta-feira (29), os conselhos de Araruama, São Pedro e Saquarema para o 1º Fórum de Debate Sobre a Violência Doméstica e Crimes Contra a Mulher. A ideia é trazer a realidade dos casos de violência para que se consiga ter uma casa de amparo as mulheres vítimas de violência. O vereador Luciano Silva (CID), líder do Governo, falou que já existe a indicação parlamentar da realização deste projeto na cidade. O Poder Executivo foi representado pelo secretário de Planejamento, Eron Bezerra, e pela titular de Ação Social, Claudia Souza. O vereador Alan Rodrigues (MDB) também participou. A delegada Janaina Peregrino, o Comandante Tenente Nascimento, da 7ª Cia da Polícia Militar, o presidente da OAB, Diego Moraes, e o coordenador do Instituto de Segurança Pública Estadual, Capitão Gustavo Matheus foram outras autoridades presentes.

DA UERJ AO EaD

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), havia anunciado em uma live, com toda a pompa e circunstância, que o hospital de São Vicente seria transformado em um “moderno” Hospital Universitário. Na época, inclusive, falou de tratativas com a UERJ para gerir a unidade. Pelo visto, Lívia está, mesmo, é atirando para todo lado para arranjar uma universidade que sustente esse título que ela deu para o hospital, recém-transformado em policlínica de luxo com atendimento 24 horas. Nesta quinta-feira (30), Lívia visitou as instalações no distrito acompanhada da reitora de uma universidade privada de ensino à distância. Segundo de Chiquinho, ela e a profissional estiveram acompanhando a estrutura onde vai funcionar o “moderno hospital”. Com todo respeito do mundo à instituição de ensino, mas, entre ela e a UERJ, existe um enorme abismo, vamos combinar, hein? Isso sim que é querer um hospital universitário a qualquer custo. Vai vendo…

OUTRA GROSSERIA

Por falar em Lívia, a vereadora Penha Bernardes (PL) expôs mais uma situação de grosseria que teria sido cometido pela prefeita na sessão da Câmara desta quinta-feira (30). A parlamentar trouxe o relato de uma mulher que teria, durante uma inauguração de Lívia, estendido um cartaz afirmando que precisava de uma consulta há mais de 30 dias para o marido e não havia conseguido seu direito à saúde. Insatisfeita com a manifestação, como sempre mostra quando é contrariada, a prefeita teria dito, antes da inauguração começar, que a mulher queria aparecer e pediu para que tirassem fotos dela. Um segurança ex-secretário, inclusive, teria sido instruído a alimentar a afirmação contra a cidadã, dizendo que ela deveria botar uma melancia para aparecer e tudo mais. Um comportamento exemplar. Não no sentido de exemplo a ser seguido, mas no sentido de exemplificar o espírito de 5ª série que habita a prefeita, que realmente busca se inspirar em certo político que se diz da Educação. Afinal, de grosseria, tem ex-prefeito em Araruama que entende e dá aula. À propósito, Penha Bernardes estará no RC Cast na próxima semana para comentar polêmicas, como a suposta ameaça de morte que sofreu por parte de Francisco Ribeiro e os outros assuntos referentes a oposição em Araruama, como os indícios de tramoia na distribuição de unidades do Minha Casa, Minha Vida. Não dá para perder.

OS JUDEUS, SEGUNDO LUIZ

De volta à sessão da Câmara de Araruama desta quinta-feira (30), a gente fala sobre um episódio muito peculiar que exemplifica o despreparo dos vereadores no município. O vereador Eloi Ramalho (PSD), ao destacar o serviço da Polícia Militar usou aquele discurso batido e repetido a exaustão de que, na hora do aperto, até o ateu acredita em Deus e que até os “vagabundos” que falam mal da PM acionam a corporação. Ok. Dispensa comentários. Mas o que chamou atenção foi o vereador líder de Governo, Luiz do Táxi (PL), que, ao repetir o discurso de Elói, provavelmente, por falta de repertório do que dizer para enaltecer os policiais militares, soltou a pérola: “aquele que não crê em Deus, aquele que não é temente a Deus, que é judeu, na hora da morte, na hora da dificuldade, pede a Deus para lhe ajudar”. Provavelmente, o parlamentar se esqueceu que quem não acredita em Deus é, na verdade, ateu. Erro crasso, né? O que será que a comunidade judaica achou disso?

MÊS DO AMBIENTE

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), esteve na Praça do Inefi, na Rasa, nesta quinta-feira (30) para acompanhar a última atividade da programação temática do mês do Ambiente. Tratou-se de um encontro das escolas públicas com diversos projetos ambientais, como o Albatroz. O prefeito também comemorou os títulos conquistados pelo município na premiação do ICMS Verde na noite de quarta (29).

BOAS NOVAS PARA A PESCA

Em uma cerimônia em São Pedro da Aldeia, nesta quarta-feira (29), pescadores da Região dos Lagos receberam certificados de permissão para a implantação de arte de pesca fixa na Lagoa de Araruama. Segundo o prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL), foi “um dia para ficar na história”. O chefe do Executivo estava no Rio e foi o vice-prefeito, Júlio Queiroz (PSDB), que prestigiou o evento em nome da Prefeitura, em pleno Dia do Pescador. Os documentos foram entregues pela superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro, Stella Romanos. Estiveram presentes também no evento a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, o vereador de Cabo Frio Alexandre da Colônia (SDD) e o representante da Colônia de pescadores de Cabo Frio Eli da Costa.

‘VAI PRA CUBA’

A galera de esquerda ouviu tanto “vai pra Cuba” nos últimos anos, que o vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan (PT), acabou indo mesmo. Uma comitiva da Prefeitura de Maricá está em Cuba em busca de acordo de cooperação científica para ter uma fábrica própria de medicamentos e criar um polo de ensino e pesquisa na área biomédica na cidade. Liderada pelo vice-prefeito, os representantes do município estão em visita ao país caribenho para conhecer a BioCubaFarma e ver de perto como funciona o sistema de saúde básica, além de saber mais sobre pesquisas e vacinas desenvolvidas e patenteadas no país. No começo da semana, por exemplo, a comitiva foi recebida pelo presidente cubano Miguel Diaz-Canel, o vice-primeiro ministro de Relações Exteriores, Ricardo Cabrisas Ruiz, e o presidente da empresa BioCubaFarma, Eduardo Martinez. Com uma extensa agenda de visitas e reuniões na busca por parcerias com o país caribenho, os representantes da Prefeitura têm a missão de conhecer a infraestrutura de pesquisa científica na área de fármacos, assim como outras iniciativas com o programa de saúde básica e o de erradicação do analfabetismo, entre outros projetos.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

Enquanto isso, em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (30), com representantes das secretarias de Governo, Trânsito, Turismo, Meio Ambiente, Postura e SEOP, além de PM’s do 12BPM e Ambiental para definir detalhes sobre as comemorações do Arraiá de Maricá. Foram abordados os temas de segurança e mobilidade, dentre eles estacionamento, definição de interdição na via, fluxo de acesso à Divinéa e cuidados para melhor receber as famílias.

AS VOLTAS DE GLAIDSON

Preso desde o ano passado, o empresário Glaidson Acácio dos Santos (DC) está se movimentando para reunir apoio político para sua pré-candidatura a deputado federal. Uma equipe dele está conduzindo as reuniões. Uma delas, nesta quarta-feira (29), em um condomínio fechado de São Pedro da Aldeia, terminou em confusão. Um investidor lesado da GAS Consultoria Bitcoin, empresa do “Faraó”, esteve no local e, ao lutar pelos direitos e questionar sobre os investimentos aportados, acabou sendo expulso do local. Ao Portal RC24h, Fabio Mendonça, morador de São Gonçalo, conta que soube da reunião e resolveu ir até o encontro em busca de respostas sobre o valor que investiu na consultora. Assim que chegou, foi alertado por dois seguranças que era proibido gravar imagens durante o encontro. “Provavelmente me reconheceram e, quando entrei, me olhavam de cara feia. Em meio a isso, me filmaram e publicaram na internet com deboches”, relembrou. Uma nova reunião foi marcada nesta quinta (30), em uma escola de Rio das Ostras. Isso mesmo. Escola… Que fase!

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo