26/12/2024 — 16:13
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (29)

A cobertura completa da posse de Átila da Ótica e Ruy França como vereadores de Cabo Frio; Alexandre Martins em cerimônia na busca por reparação; Marcelo Magno inaugura, simbolicamente, Clínica Oftalmológica; Fábio do Pastel na expectativa da Festa de São Pedro; Turma de Iguaba Grande volta de Brasília com promessa de emendas milionárias; Araruama pode ficar sem ICMS Ecológico... E muito mais!

Compartilhe

FEZ DISCURSO E DESAGRADOU GERAL

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (29) começa por Cabo Frio. É que o clima na Câmara Municipal de Cabo Frio foi de mal-estar, nesta quinta-feira (29), dia em que dois novos vereadores tomaram posse, depois que a justiça mandou cassar os mandatos de dois parlamentares cujos partidos teriam cometido fraude à cota de gênero nas últimas eleições. Ruy França (CID) e Átila da Ótica (Avante) completaram as 17 cadeiras do legislativo. Quem não agradou nem um pouco, logo na estreia, foi Átila. Tal como uma metralhadora giratória, chegou fazendo discurso um tom acima. O parlamentar já estava sendo tratado com desconfiança, afinal de contas ele tirou da cadeira dois vereadores por uma decisão da justiça, que acatou sua ação. Isso já vinha trazendo um sinal de alerta aos demais pares. Em sua fala direto do púlpito, criticou Aquiles Barreto (que foi presidente da Câmara em 2018), cobrou transparência do presidente da Casa, Miguel Alencar (UNIÃO), dizendo que, do contrário não poderia cobrar a mesma coisa do executivo, já que o legislativo não era transparente.

Thiago Vasconcelos (Avante), Lucas (presidente do Avante em Cabo Frio), Átila e Douglas Felizardo (Avante)

‘INFANTIL’ E ‘GROSSEIRO’

Finalizada a sessão extraordinária para a posse, pausa para o cafezinho. Átila não recebeu nenhum aplauso. Os vereadores ficaram de braços cruzados e, por fim, começaram as resenhas de bastidores. Um dos comentários que mais chamou atenção foi justamente de um vereador, que preferiu não se identificar, o qual chamou Átila de infantil e grosseiro. Já na opinião do vereador Roberto Jesus (MDB), “é comum chegar com essa postura”, mas ele quer “ver na prática, no dia-a-dia”, como vai ser. Completou e disse que o que o Átila quer fazer ele já faz há muito tempo, inclusive com relação à transparência. E que Miguel tem respondido sempre aos questionamentos. O vereador Douglas Felizardo (Avante), por exemplo, destacou que Átila precisa de um colegiado. “Ele tem que lembrar que é um partido e que a sigla tem outros veradores, com os quais ele tem que conversar. O partido não vai caminhar nesse sentido que ele está se posicionando”, declarou. Quem também acompanhou a cerimônia de posse foi Lucas, o presidente do partido Avante em Cabo Frio.

‘ACELERADO’

Outros acharam que ele chegou muito acelerado, “É muita hipocrisia. Aqui na Câmara está cheio de ‘meio-honesto'”, acrescentou outro vereador, que também não quis ser identificado. Fato é que o discurso do novo vereador foi muito mal visto. Nesse sentido, vale lembrar que a Câmara, enquanto os eleitores passam por processo eleitoral a cada dois anos, na casa legislativa a eleição é no dia a dia, na medida em que um vereador precisa de apoio para aprovação de seu projeto de lei e pra isso tem que conversar com seus pares, a fim de convencê-los a votar na proposta dele e não chegar com esse tipo de discurso. Pode ser bem ruim.

Ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, e Aquiles Barreto

TODOS CONTRA

Uma voz da experiência ‘soprou’ nos corredores da Câmara durante o cafezinho: “Muito burro esse discurso do vereador. Já vai começar o mandato dele com 16 vereadores contra”. Outro vereador trouxe uma outra lembrança: “Não era o Atila da Ótica que estava na lista do Ceperj?”, disparou. Ao que um terceiro, enquanto esta colunista passava pelo corredor, mandou essa: “Cadê aquele áudio dele querendo extorquir os vereadores? Cadê aquele áudio?” “O discurso de Átila é de quem não vive o mundo político, né? Muito estranho ele estar dentro da política”, lançou outro. Aquiles Barreto (atual secretário de Integração Metropolitana do Rio), que foi mencionado por Átila quando ele disse da falta de transparência do legislativo, disse que cada um determina o tipo de linha que quer adotar. “Ele já adotou a linha dele, vai ser o eu, eu, eu e eu”.

NÃO TOMOU CONHECIMENTO

O presidente do legislativo cabo-friense, Miguel Alencar, comentou a crítica feita por Átila direta pra ele. “Aqui estamos sempre recebendo críticas, o tempo todo. É para melhorar. Quanto às críticas colocadas por ele, as informações estão no portal da transparência, que inclusive, ano passado, foi considerado um dos mais transparentes do Estado. Mas não acho nada demais, qualquer crítica é normal”, minimizou. Ainda sobre as alfinetadas de Átila, Miguel crê que seja porque é o primeiro momento de Átila. “Quando fui vereador pela primeira vez, em 2017, lembro que havia manifestação acontecendo aqui na Câmara. Não sabia direito como me posicionar diante do que acontecia, é normal. Quando o parlamentar chega, já vai questionando coisas, às vezes porque não tem noção”, acrescentou.

DISPOSIÇÃO É GRANDE

Já o vereador Ruy França (CID) usou do discurso para agradecer aos que “acreditaram e votaram” nele. À coluna, França contou que está com expectativa muito boa. “Vou me dedicar e trabalhar muito. Disposição foi grande para chegar aqui. Quero utilizar o aprendizado e, sobretudo, colocar em prática o que eu aprendi com a gestão que tive na Prefeitura para que tenhamos uma cidade melhor. Isso é o mais importante”, completou Ruy, que foi secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança. “Trabalhar para a população mais necessitada, esse é o grande desafio”, disse Ruy, que também foi prestigiado pelos comandantes do 25º BPM, tenente-coronel Leonardo Oliveira, e do CPA, coronel Sylvio Guerra.

SÓ UMA PASSADINHA

Outro fato que chamou a atenção é que ninguém do governo municipal ficou na posse dos vereadores. Até o deputado federal Chiquinho Brazão (UNIÃO) ficou lá o tempo todo. Quem também fez questão de prestigiar foi o empresário e ex-presidente da Acia de Cabo Frio, Walmir Porto. Mas da Prefeitura, negativo. Quem deu uma passada por lá foram os secretários Gustavo Fecher (Administração); Jefferson Buitrago (Mobilidade Urbana) e Mirinho Braga (chefia de Gabinete) – esses dois considerados mais prefeitos que o próprio José Bonifácio (PDT), que não compareceu, apesar do governo garantir que ele está bem. Luiz Cláudio Gama (Controladoria-Geral) também esteve na Câmara.

EXPECTATIVA DOS VEREADORES

A seguir, alguns trechos dos discursos e entrevistas que os vereadores empossados deram à coluna. Enquanto França agradeceu, Átila disparou críticas todo o tempo. “Chega de discursinho bonitinho e ser mais do mesmo. Não vim aqui pra ser amiguinho de vereador”. Confira.

EM BUSCA DE REPARAÇÃO HISTÓRICA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), conduziu, nesta quarta-feira (28), a solenidade de renomeação da Escola Municipal Eva Maria da Conceição Oliveira. Atendendo à uma Lei, a unidade passou a chamar-se Escola Municipal Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira. A inserção do termo “quilombola”, se deu devido a unidade estar situada no território do Quilombo da Rasa. O evento teve o objetivo de celebrar a cultura desse povo como mais um avanço em direção à reparação histórica sofrida pela população negra do país. A Escola Municipal Eva Maria da Conceição Oliveira foi inaugurada no dia 13 de fevereiro de 2012, na Rua Nelson Altino Gonçalves, em Vila Verde. A escola recebeu este nome para homenagear a cidadã Dona Eva Maria, moradora da localidade, que está, atualmente, com 113 anos.

ENCONTRÃO EM BÚZIOS

Búzios sediou, nesta quinta-feira (29), mais uma dinâmica do curso LIDER, do Sebrae. Diversas autoridades da Região dos Lagos marcaram presença, como os secretários de Turismo de Búzios, Cristiano Marques; de Arraial do Cabo, Junior Chuchu; e de Cabo Frio, Paula Pinheiro; além de titulares de outras pastas em cidades da Região dos Lagos. Casos do responsável pelo Ambiente e Saneamento cabista, Jorge Oliveira, pelo Desenvolvimento Econômico e Urbano de Iguaba, Wallace Martins, e pelo Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Araurma, Danieli Correa Braz. À coluna, Chuchu contou que a dinâmica teve a apresentação de três projetos sociais. Os gestores se dividiram em três grupos e cada um deles deveria se articular para ajudar um projeto. Os projeto apresentaram suas necessidades e, nesta sexta (30), às 9h, cada grupo vai mostrar seu plano de ação para o projeto.

ATO SIMBÓLICO

O atendimento à população no Centro Oftalmológico Municipal de Arraial do Cabo teve início na segunda-feira (26). No entanto, em uma cerimônia simbólica, nesta quarta (28), o prefeito Marcelo Magno (PL) esteve presente por lá, com a família de Jairo da Farmácia, figura importante para a saúde do município que nomeia a unidade. A cerimônia de inauguração, inicialmente agendada para o dia 26 de junho, foi cancelada devido ao período de luto oficial em virtude do falecimento de Diego Veríssimo, que ocupava o cargo de secretário de Posturas do município. Os serviços da unidade já estão disponíveis para os moradores que agora contam com um centro especializado dedicado ao tratamento ocular.

FERIADO PROLONGADO NA ALDEIA

São Pedro é o padroeiro dos pescadores e também de São Pedro da Aldeia. Por isso, a quinta-feira (29), Dia do Santo, é feriado por lá. Na noite desta quarta (28), o prefeito, Fábio do Pastel (PL), conferiu os preparativos para a festa e chamou a população para prestigiar o evento. As celebrações tiveram missas, benção dos objetos religiosos, procissão marítima e terrestre, além dos shows do cantor Tony Allysson, do grupo Roda do Sol e do Arraiá do Monobloco nesta noite. Além do feriado, nesta sexta (30), tem ponto facultativo por lá.

CONEXÃO IGUABA X BRASÍLIA

A comitiva iguabense que passou parte desta semana em Brasília deixou a capital federal nesta quinta-feira (29). À coluna, o secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, fez um balanço da agenda intensa por lá. No Ministério das Cidades, Iguaba conseguiu cadastrar uma proposta de R$ 1,78 milhão para criar uma ciclovia entre a cidade e Araruama. O deputado federal Gutemberg Reis (MDB) se comprometeu a enviar R$ 1 milhão para a construção de uma imagem da Santa Rita de Cássia de 13 metros de altura, que será colocada na ilha Santa Rita, na lagoa de Araruama. Os deputados Chiquinho Brazão (UNIÃO) e Sóstenes Cavalcante (PL) também devem mandar emendas de, respectivamente, R$ 500 mil e R$ 1 milhão. O fim da agenda foi nesta quinta, no Ministério da Agricultura. Eron contou que a comitiva conseguiu cadastrar uma proposta de R$ 1,8 milhão para a aquisição de implementos agrícolas. “Foram três dias fantásticos, onde a gente trouxe várias emendas e, principalmente, várias pontes foram construídas nos ministérios. O resultado foi fantástico”, concluiu. O vice-prefeito de Iguaba Grande, Alexandre Carvalho, o Alexandre da Farmácia (PL), o presidente da Câmara iguabense, Marciley Lessa (PL), e o secretário municipal de Turismo, Marcelo Durão, compuseram a comitiva com Eron.

FESTEJO DE SÃO PEDRO

Em comemoração ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Iguaba Grande, Vagnei Lessa, publicou um vídeo nesta quinta-feira (29). Além disso, a Prefeitura, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-29, realiza, no sábado (1º), a partir das 15h, a tradicional procissão fluvial de São Pedro. De acordo com a organização, aproximadamente 30 barcos irão colorir a Laguna de Araruama no decorrer da procissão marítima para as homenagens ao Santo Protetor dos Pescadores, São Pedro. O cortejo, que irá levar a imagem de São Pedro, começará no Píer do Porto da Salga e seguirá sentido à Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praia do Popeye, para uma bênção do Padre. Ao final da procissão, os três barcos mais enfeitados ganharam um troféu.

ARARUAMA SEM ICMS ECOLÓGICO?

A secretaria de Estado do Ambiente e o Inea, em parceria com o Ceperj publicaram, na edição da última terça-feira (27) do Diário Oficial do Estado, os resultados provisórios do ICMS Ecológico 2023. A partir desta publicação, as secretarias municipais de meio ambiente terão 30 dias para prepararem e enviarem seus recursos para análise das equipes dos órgãos ambientais estaduais. Segundo o documento, o município gerido por Lívia de Chiquinho (PP) só atendeu a um dos quatro critérios estabelecidos para receber a verba, portanto, não se qualificaria para ter acesso aos recursos. Apesar de ter, segundo a planilha, órgão executor da política ambiental, faltam ao município: Conselho Municipal de Meio Ambiente; Fundo Municipal de Meio Ambiente; e a situação da Guarda Ambiental. Vamos ver se vem aí.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo